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Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Moderador: Caco
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Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
- Mensagens: 411
- Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
- Localização: Mogi das Cruzes/SP
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Os trilhos da Estrada de Ferro de Itatinga localizados no Alto da Serra foram inaugurados em 1906, assim como os demais trechos da ferrovia: o sistema funicular e o trecho da baixada. Com cerca de 2.200 metros de extensão, serviu para facilitar a construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Este trecho, localizado no alto da Serra do Mar a cerca de 900 metros de altitude, liga a barragem do Rio Itatinga, na divisa de Mogi das Cruzes com Bertioga aos tanques de armazenagem de água antes da tubulação que leva água para gerar as turbinas na usina, no sopé da serra.
Esses trilhos do alto da serra serpenteaim a encosta da mesma, com um paredão de um lado e uma ribanceira do outro. Passa a maior parte do tempo encoberta por um denso nevoeiro, sendo essa a região com mais alta taxa pluviométrica do país. O terreno acidentado exigiu a construção de algumas pontes, cortes na pedra e até um túnel. Acredito que esse trecho não seja mais utilizado, pois não vi nenhum veículo de tração, apenas alguns vagões que devem circular pelo sistema funicular.
Abaixo vão algumas das fotos que fiz no último domingo (25 de outubro de 2009), quando fiz a pé todo esse espetacular percurso. O tempo estava muito fechado, com um denso nevoeiro, que impediu fotos melhores mas que proporcionou um ambiente surreal para as fotos.
01. Início dos trilhos próximo à Barragem do Rio Itatinga.
02. Um desvio para um pequeno abrigo.
03. Reparem no penhasco à esquerda.
04. Primeira ponte do percurso. Notem que abaixo da ferrovia está o aqueduto que leva as águas da represa até a usina hidrelétrica.
05. Sobre a ponte.
06.
07.
08. Ponte de estrutura metálica.
09. Sobre a ponte metálica.
10. As brumas de Itatinga.
11. O único túnel da ferrovia.
12. O interior do túnel, que possui cerca de 15 metros de extensão.
13. O túnel foi construído sob uma cachoeira. Notem que há uma canaleta que desvia a água para o aqueduto.
14. Pedras cortadas.
15. A ferrovia com o aqueduto ao lado.
16. Um pequena poste sobre um riacho.
17. O aqueduto novamente.
18.
19. Serpenteando a Serra do Mar.
20. Final do trecho do alto da serra. Aqui se inicia o sistema funicular.
Espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
Comentem!
Os trilhos da Estrada de Ferro de Itatinga localizados no Alto da Serra foram inaugurados em 1906, assim como os demais trechos da ferrovia: o sistema funicular e o trecho da baixada. Com cerca de 2.200 metros de extensão, serviu para facilitar a construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Este trecho, localizado no alto da Serra do Mar a cerca de 900 metros de altitude, liga a barragem do Rio Itatinga, na divisa de Mogi das Cruzes com Bertioga aos tanques de armazenagem de água antes da tubulação que leva água para gerar as turbinas na usina, no sopé da serra.
Esses trilhos do alto da serra serpenteaim a encosta da mesma, com um paredão de um lado e uma ribanceira do outro. Passa a maior parte do tempo encoberta por um denso nevoeiro, sendo essa a região com mais alta taxa pluviométrica do país. O terreno acidentado exigiu a construção de algumas pontes, cortes na pedra e até um túnel. Acredito que esse trecho não seja mais utilizado, pois não vi nenhum veículo de tração, apenas alguns vagões que devem circular pelo sistema funicular.
Abaixo vão algumas das fotos que fiz no último domingo (25 de outubro de 2009), quando fiz a pé todo esse espetacular percurso. O tempo estava muito fechado, com um denso nevoeiro, que impediu fotos melhores mas que proporcionou um ambiente surreal para as fotos.
01. Início dos trilhos próximo à Barragem do Rio Itatinga.
02. Um desvio para um pequeno abrigo.
03. Reparem no penhasco à esquerda.
04. Primeira ponte do percurso. Notem que abaixo da ferrovia está o aqueduto que leva as águas da represa até a usina hidrelétrica.
05. Sobre a ponte.
06.
07.
08. Ponte de estrutura metálica.
09. Sobre a ponte metálica.
10. As brumas de Itatinga.
11. O único túnel da ferrovia.
12. O interior do túnel, que possui cerca de 15 metros de extensão.
13. O túnel foi construído sob uma cachoeira. Notem que há uma canaleta que desvia a água para o aqueduto.
14. Pedras cortadas.
15. A ferrovia com o aqueduto ao lado.
16. Um pequena poste sobre um riacho.
17. O aqueduto novamente.
18.
19. Serpenteando a Serra do Mar.
20. Final do trecho do alto da serra. Aqui se inicia o sistema funicular.
Espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
Comentem!
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Simplesmente... Simplesmente...
Sem palavras...
Muito bom mesmo, parabéns!
app app
Sem palavras...
Muito bom mesmo, parabéns!
app app
Rodrigo Lopes
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Túnel largo pra caramba!
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Funicular, Serra do Mar, neblina, vila operária...
É um filhote de Paranapiacaba. E operante! :)
É um filhote de Paranapiacaba. E operante! :)
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Tão largo que não dá nem pra abrir os braços.Gustavodc escreveu:Túnel largo pra caramba!
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
A atmosfera é muito convidativa, é um lugar meio misterioso e vejam que o caminho está tomado por flores. Existe algum plano para criarem uma linha turística e por que não até comercial?Caco escreveu:18.
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Autor do tópico - MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Acho difícil sair algum projeto turístico nesta linha do alto da serra, tendo em vista que e ferrovia fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e o acesso de visitantes (à pé) já é bastante restrito.Inconfidente escreveu:A atmosfera é muito convidativa, é um lugar meio misterioso e vejam que o caminho está tomado por flores. Existe algum plano para criarem uma linha turística e por que não até comercial?Caco escreveu:18.
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Caco, tente enviar a foto 18 pro Railpictures. Ela é espetacular.
Meu amigo, que passeio... É tudo muito bonito e como o Inconfidente falou, é bem misterioso.
OFF: Algumas das fotos parecem cenários do Resident Evil 4.
Meu amigo, que passeio... É tudo muito bonito e como o Inconfidente falou, é bem misterioso.
OFF: Algumas das fotos parecem cenários do Resident Evil 4.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Eu tenho uma conta no Railpictures mas infelizmente não consigo enviar as minhas fotos. Vou lá tentar mais uma fuçada.Renanfsouza escreveu:Caco, tente enviar a foto 18 pro Railpictures. Ela é espetacular.
Meu amigo, que passeio... É tudo muito bonito e como o Inconfidente falou, é bem misterioso.
OFF: Algumas das fotos parecem cenários do Resident Evil 4.
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
Maravilhoso.
O passeio com certesa foi mágico, e seu thrend é inspirador.
Exelente trabalho.
O passeio com certesa foi mágico, e seu thrend é inspirador.
Exelente trabalho.
Alto do Lageado, ponto culminante ferroviário do Brasil. Eu estive lá .
Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 2): Alto da Serra
bem legal as fotos.
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