Vamos então completar a thread sobre as Alco das series 1500 e 1520 da CP, publicando alguns dos dados tecnicos junto com um pouco da sua historia.
Estas foram as primeiras diesel de linha a fazer serviço em Portugal. As primeiras 12 locomotivas entraram ao serviço em 1948 e foram numeradas em duas sub-series: DE 101 - 106 e DE 1101 – 1106. As series diferentes resultavam da afectação das locomotivas a duas regiões distintas. As primeiras à zona Centro da CP e as segundas à zona Sul (mais tarde esta prática terminou e as 12 constituiram a serie 1501 - 1512). Originalmente estavam equipadas com o motor Alco 244 (12 cilindros em V). A sua potencia de 1650 HP resultava em 1520 HP a 1000 rpm na entrada do gerador principal. O código Alco para esta configuração era RSC 2.
Em 1951, são compradas mais 5 locomotivas, DE121 – 125 (mais tarde 1521 – 1525), um pouco mais potentes. A potencia de entrada no gerador atingia os 1600 HP. O código Alco para este modelo era RSC 3u.
Nos anos 70, devido ao bom estado das 2 séries, a CP decide modernizá-las. As oficinas do Barreiro são encarregadas da sua transformação incluindo a componente motora com a instalação de motores novos do tipo Alco 251-C fornecidos pela canadiana MLW. É esta configuração, a final, que vamos detalhar:
Configuração:
A1A-A1A
Construtores:
Partes mecânicas: ALCO
Motor Diesel: ALCO
Transmissão: General Electric
Freios: Knorr-Bremse
Registador de Velocidade: Hasler
Dimensões:
Altura: 4385 mm
Largura: 3025 mm
Comprimento entre os centros dos bogies: 9143 mm
Diametro das rodas (novas): 1016 mm
Comprimento entre batentes: 16988 mm
Comprimento dos Bogies: 3352mm
Performance:
Velocidade máxima: 120 km/h
Esforço de tracção máximo no arranque: 21000kg com factor de adesão de (u) 0.22
Esforço de tracção no regime continuo: 17000kg a 21 km/h
Esforço de tracção a velocidade máxima: 3800kg
Potência nominal nas rodas: 1730 HP
Pesos:
Tara: 108T
Peso em ordem de marcha: 114T
Peso aderente: 78T
Peso máximo por eixo: 19.5T
Peso de cada bogie completo: 21.1T
Motor Diesel:
Construtor: ALCO
Tipo: 251-C
Ciclo: 4 tempos
Cilindros: V 12
Rotação máxima: 1025 rpm
Potência nominal (segundo norma UIC 623): 2185 HP
Potência CP: 2185 HP
Transmissão:
Tipo: Electrica
Gerador de tracção: General Electrics 5 GT 564-C1
Motores de tracção: General Electrics 5 GE 752-A1
Em Agosto de 1989, a 1510 na estação de Beja com um comboio para o Barreiro:
Abraços
rp