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RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Moderadores: AGV, Francis, Vicente
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Autor do tópico - FUNDADOR
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RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Pessoal, estou estudando o conceito de atrito roda-trilho e gostaria de saber qual a rampa máxima que uma composição de passageiros pode operar.
Há variações, pois, há diferenças entre trens com todas as rodas motrizes (rampas de até 4%, como os trens do Metrô de SP,RJ,Brasília, além de trens como o ICE ou Velaro) e trens com carros motor e reboque.
O exemplo do Velaro temos aqui:
http://www.revistaferroviaria.com.br/nt ... rilhos.pdf
Obrigado!
Há variações, pois, há diferenças entre trens com todas as rodas motrizes (rampas de até 4%, como os trens do Metrô de SP,RJ,Brasília, além de trens como o ICE ou Velaro) e trens com carros motor e reboque.
O exemplo do Velaro temos aqui:
http://www.revistaferroviaria.com.br/nt ... rilhos.pdf
Obrigado!
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- MEMBRO SENIOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Na EFCJ eu li que é simples aderência com rampas de 11%.
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Qêêêêêêêêêê?????
Cacilda!
Bom, lembrei nesse instante que os bondes de Santa teresa quase sobe parede lá no RJ
É verdade.
Mas preciso saber se há trens de passageiros que trabalhem nornal trafegando em vias com 4%.
Um dado interessante é que a normatização no Brasil, praticamente "ignora" os trens de passageiros, isso, é claro, lendo nas entrelinhas. (Na verdade deve estar faltando Know-How....), pois a prática do tráfego está voltada para as cargas. (Ou seja, trabalho a fazer...)
Por isto estou procurando este material, não somente o material rodante como a Normatização, que tem de andar juntas.
Exemplo: Não adianta um trem poder andar em 6% de rampa (tração em todos os eixos) e a norma permitir 2.
Cacilda!
Bom, lembrei nesse instante que os bondes de Santa teresa quase sobe parede lá no RJ
É verdade.
Mas preciso saber se há trens de passageiros que trabalhem nornal trafegando em vias com 4%.
Um dado interessante é que a normatização no Brasil, praticamente "ignora" os trens de passageiros, isso, é claro, lendo nas entrelinhas. (Na verdade deve estar faltando Know-How....), pois a prática do tráfego está voltada para as cargas. (Ou seja, trabalho a fazer...)
Por isto estou procurando este material, não somente o material rodante como a Normatização, que tem de andar juntas.
Exemplo: Não adianta um trem poder andar em 6% de rampa (tração em todos os eixos) e a norma permitir 2.
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- MEMBRO SENIOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Que eu saiba, o padrão da CBTU de meados de 1980 (das séries de trens 700, 800 e 900, e dos trens do Metrô-BH e Metrorec) também estabelece que os trens possam subir rampas de 4%, com 50% de motorização. A CPTM manteve esse padrão.
Já os VLTs são projetados para rampas mais "loucas", como o VLT de Tenerife, que sobe rampas de 8,5%. Não sei de VLTs que sobem rampas ainda mais severas com simples aderência (mas que devem existir).
Já os VLTs são projetados para rampas mais "loucas", como o VLT de Tenerife, que sobe rampas de 8,5%. Não sei de VLTs que sobem rampas ainda mais severas com simples aderência (mas que devem existir).
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Ou seja, se for de até 4%, o trem é "configurado" para isto.
Tudo bem que não usei como referência nada "oficial" (embora esta fonte seja da Poli-USP (rss)
http://www.poli.usp.br/d/PTR0540/downlo ... rampas.pdf
Só que aqui fala-se de rampas mínimas. (suponho que seja considerando ferrovias para carga )
Tudo bem que não usei como referência nada "oficial" (embora esta fonte seja da Poli-USP (rss)
http://www.poli.usp.br/d/PTR0540/downlo ... rampas.pdf
Só que aqui fala-se de rampas mínimas. (suponho que seja considerando ferrovias para carga )
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
O documento fala em raio mínimo e rampa máxima
Como engenheiro, grande poeta.
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Escreví errado. Desculpe. Era rampa máxima.
Rampa mínima é ZERO!
...Ué
Depois eu corrijo o post, limpo estas respostas e continuamos o assunto, sem estas retificações
Rampa mínima é ZERO!
...Ué
Depois eu corrijo o post, limpo estas respostas e continuamos o assunto, sem estas retificações
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- MEMBRO SENIOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Que eu saiba o Metropolitano, quando descia a crema, ia numa hitachi, que é 10% de rampa lá.
Mas eu acho que isso depende de tipo de trem, peso e outras coisas.
Recentemente ficamos sabendo que a ALL não opera mais Dash 9 na Mairinque - Santos porque, na chuva, se ela patinar, é um abraço.
Mas eu acho que isso depende de tipo de trem, peso e outras coisas.
Recentemente ficamos sabendo que a ALL não opera mais Dash 9 na Mairinque - Santos porque, na chuva, se ela patinar, é um abraço.
Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Segundo julgo saber, o caminho-de-ferro de passageiros actualmente em exploração em simples adesão, com a rampa mais acentuada do mundo, é o Trogenerbahn na Suiça (http://fr.wikipedia.org/wiki/Trogenerbahn). A inclinação máxima atingida é consistentemente da ordem dos 7.3%.
Nas linhas de Alta Velocidade, nomeadamente nas LGV francesas e nas Neubaustrecke alemãs, é comum encontrar pendentes até 4%. Isso faz baixar os custos de construção ao permitir que a via acompanhe melhor os desníveis do terreno, no entanto obriga à utilização de material circulante com boa relação peso/potência o que não é problemático devido à extrema especialização do tráfego que as utiliza (o que não impede os franceses de fazerem passar comboios de mercadorias clássicos (maquina e vagoes) a 200 km/h...)
Abraços
rp
Nas linhas de Alta Velocidade, nomeadamente nas LGV francesas e nas Neubaustrecke alemãs, é comum encontrar pendentes até 4%. Isso faz baixar os custos de construção ao permitir que a via acompanhe melhor os desníveis do terreno, no entanto obriga à utilização de material circulante com boa relação peso/potência o que não é problemático devido à extrema especialização do tráfego que as utiliza (o que não impede os franceses de fazerem passar comboios de mercadorias clássicos (maquina e vagoes) a 200 km/h...)
Abraços
rp
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
É a conceito de física: Atrito estático x atrito dinâmico.Gustavodc escreveu: Recentemente ficamos sabendo que a ALL não opera mais Dash 9 na Mairinque - Santos porque, na chuva, se ela patinar, é um abraço.
Quase o mesmo esquema pro carro. Derrapou, invariavelmente, perdeu o controle. Imagina uma Dash...
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Autor do tópico - FUNDADOR
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Sim, depende da combinação de fatores como a rampa x peso do trem x tração, entre outros.racia escreveu:Segundo julgo saber, o caminho-de-ferro de passageiros actualmente em exploração em simples adesão, com a rampa mais acentuada do mundo, é o Trogenerbahn na Suiça (http://fr.wikipedia.org/wiki/Trogenerbahn). A inclinação máxima atingida é consistentemente da ordem dos 7.3%.
Nas linhas de Alta Velocidade, nomeadamente nas LGV francesas e nas Neubaustrecke alemãs, é comum encontrar pendentes até 4%. Isso faz baixar os custos de construção ao permitir que a via acompanhe melhor os desníveis do terreno, no entanto obriga à utilização de material circulante com boa relação peso/potência o que não é problemático devido à extrema especialização do tráfego que as utiliza (o que não impede os franceses de fazerem passar comboios de mercadorias clássicos (maquina e vagoes) a 200 km/h...)
Abraços
rp
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
No carro se tu soltar o pé um pouco a roda traciona e tem como controlar.AGV escreveu:É a conceito de física: Atrito estático x atrito dinâmico.Gustavodc escreveu: Recentemente ficamos sabendo que a ALL não opera mais Dash 9 na Mairinque - Santos porque, na chuva, se ela patinar, é um abraço.
Quase o mesmo esquema pro carro. Derrapou, invariavelmente, perdeu o controle. Imagina uma Dash...
Numa Dash carregada...
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- MEMBRO FREQUENTE
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Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Só lembrando que aqui em São Paulo havia trilhos de bonde com rampa de 12% . Um desses lugares é a Augusta (acho que a Teodoro não fica muito atrás).
Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Conforme se pode ver na wikipedia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de ... ord%C3%A3o) a Estrada de Ferro Campos do Jordão possue uma rampa de 11% que é vencida por livre aderência. É a mesma que conduz ao Alto do Lageado, ponto culminante ferroviário do Brasil, com altitude de 1.743 m. Eu tive o imenso prazer de pessoalmente conferir estes dados, por viajar em uma das automotrizes que servem esta ferrovia.
Alto do Lageado, ponto culminante ferroviário do Brasil. Eu estive lá .
Re: RAMPA MÁXIMA PARA TRÁFEGO DE TRENS DE PASSAGEIROS
Caros,
É a minha primeira visita a esse fórum...
Na cremalheira Piaçaguera - Paranapiacaba os trens de subúrbio de São Paulo podiam subir sozinhos, sem o auxílio das Hitachi, se não me engano. Estou pesquisando pra saber com certeza. As RDC Budd também podiam subir a Serra sem auxílio.
Antigamente, os trens unidade diesel-elétrico Cometa, Planeta e Estrela venciam a Serra de paranapiacaba sem auxílio das locobreques.
Em um livro meu, eu vi algumas fotos interessantes, como a de um trem de subúrbio Budd subindo a Serra Nova, sem carros-motor e tracionados por uma locobreque, e uma composição de subúrbio passando pelo viaduto antigo da Serra Velha, tracionada por uma locobreque.
Eu tenho algumas dúvidas sobre a Serra Velha: Até quando os Serrabreques foram usados? Quais foram as modificações feitas na Serra Velha para uso das locobreques? Quando a linha da Serra Velha foi abandonada?
Dúvida sobre a Serra Nova: Alguma das máquinas fixas ainda possuem chaminé???
Grande abraço.
É a minha primeira visita a esse fórum...
Na cremalheira Piaçaguera - Paranapiacaba os trens de subúrbio de São Paulo podiam subir sozinhos, sem o auxílio das Hitachi, se não me engano. Estou pesquisando pra saber com certeza. As RDC Budd também podiam subir a Serra sem auxílio.
Antigamente, os trens unidade diesel-elétrico Cometa, Planeta e Estrela venciam a Serra de paranapiacaba sem auxílio das locobreques.
Em um livro meu, eu vi algumas fotos interessantes, como a de um trem de subúrbio Budd subindo a Serra Nova, sem carros-motor e tracionados por uma locobreque, e uma composição de subúrbio passando pelo viaduto antigo da Serra Velha, tracionada por uma locobreque.
Eu tenho algumas dúvidas sobre a Serra Velha: Até quando os Serrabreques foram usados? Quais foram as modificações feitas na Serra Velha para uso das locobreques? Quando a linha da Serra Velha foi abandonada?
Dúvida sobre a Serra Nova: Alguma das máquinas fixas ainda possuem chaminé???
Grande abraço.
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