Um adendo sobre a "necessidade" de se utilizar a bitola "standard" devido a argumentos como dimensões de túnel e trem, caem por terra. (A não ser que a caixa do trem também ou tivesse 1435mm ou, o trem fosse um tipo de "toblerone" sobre trilhos. É muita discussão por causa de
16,5cm
Pra começar, se não temos um parque industrial pro setor, ele pode ser criado, e aí sim, produzir para consumo interno, ao invés de comprar lá fora pro brasileiro procurar emprego no trem estrangeiro.
No máximo isso seria aceitável num 1o momento.
Custo muito mais alto, não sei se justifica, até porque a própria foto do trem na fábrica mostra a bitola de 1,60 mista com a standard. (sinal de que a empreza produz) E qual o custo de não termos uma padronização?
Não sou contra a standard, mas contra justamente a falta de "standardização" a falta de padronização.
Estamos entrando numa 3a bitola de trilhos. Só no Brasil mesmo.
O assunto poderá ser debatido (muito oportunamente por sinal) aqui :
http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... f=7&t=3832