Prefeitura de Betim apresenta protocolo para formar consórcio com a participação de Belo Horizonte e Contagem
A Prefeitura de Betim apresentou dia 4 de novembro protocolo com objetivo de formar um consórcio metropolitano sobre trilhos, com a participação das Prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. A meta é que o consórcio facilite a implantação do sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT) do Bairro Eldorado, em Contagem, até o Jardim das Alterosas, em Betim, um trecho de 17,8 quilômetros cuja operação pode beneficiar mais de 1 milhão de habitantes de 13 cidades.
O documento foi entregue às administrações durante o seminário sobre mobilidade urbana, promovido em 4 de novembro pela Agência de Desenvolvimento Metropolitana na cidade da Grande BH. Mas, enquanto Betim não apresenta estudo de viabilidade do projeto, que deveria ter sido entregue à Secretaria da Casa Civil da Presidência da República em outubro, a vizinha Contagem, que já tem pesquisa sobre o VLT no município, busca outros parceiros para o projeto.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, se reuniu em 3 de novembro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade, com o objetivo de criar alianças e firmar uma parceria público-privada para o VLT, a exemplo de Brasília e Recife, cujas administrações têm parcerias com bancos francês e japonês, respectivamente. "É um projeto que interessa também à atividade econômica, pois se trata de infraestrutura. A próxima iniciativa é uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que possamos tentar novas parcerias. Precisamos agir rápido para que o projeto esteja dentro do PAC da Mobilidade e que possa ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014", afirma Marília.
Em Contagem, a proposta do VLT consiste em um trecho entre os bairros Eldorado e Bernardo Monteiro e outro do Bernardo Monteiro ao Barreiro, na capital, num total de 16 quilômetros. Os trens circulariam em trecho sob concessão atual da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O estudo de viabilidade aponta a possibilidade de usar os mesmos trilhos ou outra linha, ao lado da existente. Neste caso, o custo seria de R$ 530 milhões, cerca de R$ 33 milhões por quilômetro, ou um terço dos recursos de uma expansão do metrô. O trecho de Contagem atenderia 150 mil passageiros/dia.
O presidente da Fiemg disse que a instituição apoia o VLT: "A região metropolitana precisa de melhorias no transporte de passageiros, pois um projeto viável para o transporte facilita a atração de investimentos para o Estado. Vamos tratar da questão junto à FCA e ao governo estadual. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) certamente tem recursos disponíveis para um projeto como esse".
Fonte: BHTrans
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Só para contextualizar a importância desse projeto:
Contagem é o maior parque industrial de Minas Gerais (inclusive tem indústria ferroviária), uma cidade de mais de 600.000 habitantes e o município mais integrado a Belo Horizonte, praticamente mais uma região da capital mineira. É onde também fica o maior shopping do estado, o Itaú Power Shopping.
Betim é um dos maiores PIBs de Minas Gerais. O município de mais de 400.000 habitantes que também fica na região metropolitana de Belo Horizonte conta com refinaria da Petrobrás e a maior fábrica de automóveis do grupo FIAT do mundo inteiro. A fábrica que já é enorme já tem previsão confirmada pelo grupo, mesmo depois da crise, para expansão na ordem de R$5bi.
Juntos somente Belo Horizonte, Contagem e Betim contam com mais de 3.400.000 de habitantes. Mais de 60% da população de toda a região metropolitana.
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Betim e Contagem na batalha pelo VLT
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT
Esse projeto não está bem explicado!
Será utilizada a atual linha, mas como ficará o tráfego de ida e volta? Será só uma composição indo e tem de esperar ela voltar pra ir de novo? E os trens de carga que passam nela diariamnete?
Não entendi nada!
Será utilizada a atual linha, mas como ficará o tráfego de ida e volta? Será só uma composição indo e tem de esperar ela voltar pra ir de novo? E os trens de carga que passam nela diariamnete?
Não entendi nada!
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Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT
Bom, conheço boa parte deste trajeto aí, visto que quando vou a BH a trabalho, na realidade vou a Betim / Ibirité. Desço em Confins, passo em frente ao novo complexo do governo de MG, e vou até ao lado da Petrobrás (REGAP), que é onde fica a base da Ultra (na estrada do Petrovale, nos fundos da Fiat).
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Betim e Contagem na batalha pelo VLT
Eu acredito que não haja projeto ainda. Mas pelo menos os políticos e a comunidade estão se mobilizando para estudar a implantação do VLT na RMBH.Elmo escreveu:Esse projeto não está bem explicado!
Será utilizada a atual linha, mas como ficará o tráfego de ida e volta? Será só uma composição indo e tem de esperar ela voltar pra ir de novo? E os trens de carga que passam nela diariamnete?
Não entendi nada!
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