[EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

[EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Caco » 12 Set 2009, 16:03

Estação Itapeti

Hoje de manhã (12 de setembro de 2009) fui conhecer a Estação Itapeti, na Variante do Parateí da Estrada de Ferro Central do Brasil, atualmente sob concessão da MRS Logística.

A estação localiza-se no bairro do Itapeti, na região norte de Mogi das Cruzes, há cerca de 20 quilômetros do centro da cidade. Situa-se perto da Rodovia Ayrton Senna, mas o acesso se dá por estradas vicinais.

A situação do prédio é deprimente, pois deve estar abandonada há anos, como podem notar pelas fotos.

Segundo o site http://www.estacoesferroviarias.com.br, a Estação Itapeti foi inaugurada em 19 de agosto de 1952, juntamente com a Variante do Parateí, que encurtou a distância entre São Paulo e São José dos Campos em 11 quilômetros em relação ao Ramal de São Paulo, que passa pelo centro de Mogi das Cruzes. Servia como parada dos trens de passageiros que ligavam Manoel Feio à São José dos Campos até 1978, quando o serviço foi desativado. Até 1998 passava por ali o luxuoso Trem de Prata (o último a operar Rio-São Paulo), mas não parava na estação.

01. Estação Itapeti.
Imagem

02. Estação e passagem de nível com a Serra do Itapeti ao fundo.
Imagem

03. Pátio de manobras próximo à estação.
Imagem

04. Aparelho de Mudança de Via no pátio próximo à estação.
Imagem

05. Ruínas.
Imagem

06. Itapeti, além de ser o nome do bairro, é o nome da serra que corta o município de Mogi das Cruzes.
Imagem

07. Plataforma.
Imagem

08. Será que é tão difícil pra MRS cuidar desse patrimônio?
Imagem

09. Distância KM 431+908. Essa metragem, distância do Rio de Janeiro, não é mais utilizada. Agora ela é medida a partir de São Paulo.
Imagem

10. “Selva” no interior da estação.
Imagem

11. A linha vista da plataforma.
Imagem

12. Ao fundo está a Serra do Itapeti.
Imagem

13. Rodovia Ayrton Senna (SP-70) vista da estação.
Imagem


Obrigado pela visita e espero que tenham gostado.

Comentem.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Renanfsouza » 13 Set 2009, 10:19

Ah, que tristeza ver a estação assim, em ruinas.

Estranho é que muitas vezes ao redor das estações costuma ter algum desenvolvimento, em especial estações da EFCB, que promovia a integração nacional.

Mas ao redor desse lugar não tem nada :lol:

O dístico está perfeitamente legível. Muito legal.

Caco, escolha a sua foto preferida pra eu fazer a thumb okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Caco » 13 Set 2009, 10:51

^^ escolho a foto nº 5, Renan.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Vicente » 14 Set 2009, 10:44

Pôxa... que situação triste...
Caramba, dá pra vê-la da rodovia também, não? Eu sempre passo por aí a trabalho, indo a São José dos Campos...
Obrigado, Caco.
Mais uma da Central no caminho do TGVBR!


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Caco » 15 Set 2009, 22:16

Vicente A.O.Junior escreveu:Pôxa... que situação triste...
Caramba, dá pra vê-la da rodovia também, não? Eu sempre passo por aí a trabalho, indo a São José dos Campos...
Obrigado, Caco.
Mais uma da Central no caminho do TGVBR!
Acho que dá pra ver ela sim, Vicente.

Depois do pedágio de Guararema (sentido Capital) ela está ao lado do primeiro viaduto, à esquerda.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por HGP » 16 Set 2009, 16:56

Se o trem dos Romeiros usar a Variante vai ser um festival de fotos e vídeos........Valeu Caco, desbravador, mais uma estação eternizada aqui graças a você!

Avatar do usuário

Evandro
USUÁRIO JR
Mensagens: 218
Registrado em: 17 Set 2008, 20:34
Localização: Itapevi / Mogi das Cruzes - SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Evandro » 08 Out 2009, 10:25

Belo trabalho, Caco... okk

Pena ver a estação assim, em ruínas... nnoo
Agradecemos aos 4800 pelos serviços prestados nos últimos 50 anos. Saudades...


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por R E N F E » 08 Dez 2009, 20:24

Estive nesta estaçao no sabado, a situaçao nao mudou, praticamente...

1-

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho mais imagens da regiao, mas devo estar postando em um outro topico okk

Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Caco » 13 Dez 2009, 17:11

^^ valeu pela contribuição. A região norte de Mogi das Cruzes é recheda de surpresas como essas.

Incrível que o guarda-chuvas continua lá, na mesma posição.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: [EFCB - Variante do Parateí] Estação Itapeti

Mensagem não lida por Caco » 13 Dez 2009, 17:22

Renanfsouza escreveu:Estranho é que muitas vezes ao redor das estações costuma ter algum desenvolvimento, em especial estações da EFCB, que promovia a integração nacional.

Mas ao redor desse lugar não tem nada :lol:
É que a Variante do Parateí foi utilizada para desafogar a Linha Tronco do Ramal de São Paulo da EFCB, que passa pelo área central de Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí. A variante era (é) utilizada por composições cargueiras, sendo que poucas composições de passageiros serviram ao local, o que impossibilitou a urbanização do entorno.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante