Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois das primeiras obras do sistema
RIO - Em junho de 1970, dois dias depois da conquista do tricampeonato da seleção brasileira, o governador do Estado da Guanabara deu início, na Glória, às obras do metrô carioca, cuja a linha prioritária deveria ligar a Tijuca a Ipanema. Nesta segunda-feira, quando os trens finalmente chegarem à Praça General Osório, terão se passado quase 40 anos.
Mas, de acordo com a reportagem de Paulo Marqueiro, quem já esperou tanto tempo terá de aguardar mais um dia. O trecho de 800 metros entre as estações Cantagalo e General Osório será inaugurado, na segunda-feira, às 15h, pelo presidente Luiz Inácio da Silva e pelo governador Sérgio Cabral. A operação comercial, no entanto, só deverá ser iniciada no dia seguinte. A obra custou cerca de R$ 420 milhões, a maior parte financiada pelo BNDES. A terceira maior estação do metrô (atrás apenas de Carioca e Estácio), e a mais moderna, terá 12 elevadores, 17 escadas rolantes e seis esteiras rolantes. A concessionária Metrô Rio estima um movimento de cerca de 20 mil passageiros por dia.
A estação será decorada com sete painéis de arte. O maior acesso - o da Teixeira de Melo - terá três: o mosaico "Comunidade, dignidade, cidade", da artista plástica Leilah Costa; o da bossa nova (assinado por Urbano Iglesias) e "Crianças do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho fazendo artes no metrô", do mesmo artista. Completam a "galeria de arte" do metrô um painel em homenagem à Banda de Ipanema (de Iglesias); um de Ziraldo sobre o Simpatia é Quase Amor; uma série da artista plástica Alice Klesck em referência à Feira Hippie de Ipanema e as pinturas em alusão à arte rupestre (de Iglesias e Ruy Pereira).
Junto com a estação General Osório, será inaugurada a conexão direta Pavuna-Botafogo, que eliminará a baldeação no Estácio. Bancada pela concessionária, o conjunto de obras de R$ 1,15 bilhão ligando as Linhas 1 e 2 (inclui estações, passarela e compra de trens) implicará uma série de mudanças no sistema. Num primeiro momento, os trens que partem de Pavuna, entre 5h e 16h, seguirão até a Glória; depois de 16h, eles vão até Botafogo; os que saem da Praça Saens Peña irão até General Osório. Segundo a Metrô Rio, todos os trens terão sinalização na frente e nas portas, com a indicação do destino.
- Com a conexão direta, nós teremos uma oferta extra de 200 mil lugares em todo o sistema - diz Joubert Flores, diretor de relações institucionais da concessionária.
A Estação Cidade Nova, que está sendo construída em frente à sede da prefeitura, só será inaugurada ano que vem. Já a da Rua Uruguai, na Tijuca, está prevista para 2014.
Com as inaugurações, o metrô, que hoje transporta 550 mil passageiros por dia, passa a contabilizar cerca de 40 quilômetros de rede. É como se, desde 1970, ele avançasse um quilômetro por ano. O primeiro trecho do metrô carioca foi inaugurado em 5 de março de 1979. Depois de quase nove anos de obras, que reviraram a cidade pelo avesso, o presidente Ernesto Geisel e o governador Faria Lima entregaram à população modestos cinco quilômetros de linha, ligando a Glória à Praça Onze. E nem todas as estações ficaram prontas a tempo: Carioca e Uruguaiana só foram abertas nos anos seguintes. O trecho inaugural correspondia a apenas um sétimo da linha prioritária.
As outras estações foram sendo concluídas pouco a pouco. O metrô chegou a Botafogo em 1981 e, à Praça Saens Peña, em 1982. Pavuna, na Linha 2, foi entregue em 1998, assim como Cardeal Arcoverde, em Copacabana. Siqueira Campos foi aberta em 2002. Já Cantagalo, a mais recente, foi inaugurada duas vezes (em 2006, incompleta, e em 2007). Com a abertura de General Osório, Copacabana passa a ser o bairro mais bem servido por metrô, com três estações (Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo) e, de quebra, um dos acessos (Sá Ferreira) da estação Ipanema.
A Estação General Osório já poderia estar pronta há quase duas décadas. Em 1988, o governador Moreira Franco deu início às obras, que, no entanto, foram interrompidas pouco tempo depois, por falta de verbas. A paralisação causou uma série de transtornos à vizinhança, que passou a conviver com uma praça transformada em canteiro de obras. As escavações em Ipanema, a cargo da Odebrecht, só seriam retomadas em 2007, durante o governo Sérgio Cabral.
Agora, resta saber quanto tempo o metrô ficará parado na estação de Ipanema. Pelos planos do estado, o próximo passo é a expansão para a Barra da Tijuca, mirando nas Olimpíadas de 2016. A Linha 1 seria estendida da Praça General Osório até a Gávea, onde encontraria a Linha 4, que seria construída apenas no trecho Barra-Gávea. O trajeto teria sete estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon (duas), Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra). Por enquanto, não há ainda recursos assegurados para a obra, mas o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, está otimista.
- A ideia é começar a obra em março, pela Barra. Estamos trabalhando firme para isso.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/12 ... 291218.asp
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois...
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois...
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... TRASO.htmlLula inaugura estação de metrô de Ipanema com 2 horas de atraso
Presidente está no Rio para uma série de eventos.
Estação inaugura após 2 anos e 8 meses de início das obras.
Alba Valéria Mendonça
do G1, no Rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros Edson Santos e Márcio Fortes e do governador Sérgio Cabral, inaugurou na tarde desta segunda-feira (21) a estação General Osório, do metrô, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com duas horas de atraso, Lula chegou por volta das 17h10 e fez um pequeno discurso.
"Há 50 anos o Rio de Janeiro era um retrato de desolação e abandono. Nós estamos realizando um trabalho para recuperar aquilo que o Rio já teve de mais extravagante", disse o presidente.
A obra durou dois anos e oito meses. A estação General Osório ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, a 23 metros abaixo do nível da rua. Segundo a Secretaria estadual de Transporte, a estação será utilizada por 80 mil pessoas diariamente.
Em seguida, o presidente seguiu de metrô até a estação Maracanã, na Zona Norte da cidade, onde inaugurou a conexão direta Pavuna-Botafogo, que permite que os passageiros da Linha 2 sigam diretamente da Pavuna para a Zona Sul, sem fazer baldeação na estação Estácio. A linha será aberta ao público a partir desta terça-feira (22).
O presidente Lula também vai acompanhar, também, no hall do Maracanã, a inauguração de uma estátua em homenagem ao jornalista João Saldanha. Em seguida, no Maracanazinho, Lula vai entregar o Prêmio Brasil Olímpico, de melhor atleta do ano (feminino e masculino).
Na terça (22) de manhã, o presidente visita o Complexo do Alemão e também Manguinhos, para inaugurar as obras do PAC.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois...
Só uma dúvida: essa ligação Pavuna X Botafogo não comprometerá a operação das Linhas 1 e 2? Quantos carros serão? E alguém sabe como será o intervalo desse loop?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Re: Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois...
Sim Rafael, como era previsto, está comprometendo a operação das Linhas 1 e 2, pois não estão conseguindo sincronizar as duas Linhas e o trecho Central-Botafogo, onde os Trens estão em alguns momentos circulando tão perto um do outro, que um sai da plataforma e o outro fica até 1 minuto parado no túnel aguardando o da frente tomar distância.
A inauguração da General Osório também prejudica a Linha 1 porque nenhum Trem foi comprado para surprir o trecho Botafogo-General Osório desde 1998 quando a Cardeal Arcoverde foi inaugurada.
Parece que a Linha 1 está com 16 Trens de 5 carros e a Linha 2 com 17 de 6 carros.
Intervalos de 6 minutos em média no trecho compartilhado no vale, e entre 12 e 15 minutos também no vale nos trechos extremos da Linha 1.
No pico está entre 3 minutos e meio e 4 minutos no trecho compartilhado, não mudou nada praticamente no pico no quesito intervalo neste trecho, só encheu mais a linha. e nos extremos da Linha 1 fica entre 7 e 10 minutos, na Linha 2 o intervalo está entre 8 e 11 minutos.
Pela manhã o intervalo em ambas as linhas permanece 7 minutos na Linha 1, e 8 na Linha 2.
A inauguração da General Osório também prejudica a Linha 1 porque nenhum Trem foi comprado para surprir o trecho Botafogo-General Osório desde 1998 quando a Cardeal Arcoverde foi inaugurada.
Parece que a Linha 1 está com 16 Trens de 5 carros e a Linha 2 com 17 de 6 carros.
Intervalos de 6 minutos em média no trecho compartilhado no vale, e entre 12 e 15 minutos também no vale nos trechos extremos da Linha 1.
No pico está entre 3 minutos e meio e 4 minutos no trecho compartilhado, não mudou nada praticamente no pico no quesito intervalo neste trecho, só encheu mais a linha. e nos extremos da Linha 1 fica entre 7 e 10 minutos, na Linha 2 o intervalo está entre 8 e 11 minutos.
Pela manhã o intervalo em ambas as linhas permanece 7 minutos na Linha 1, e 8 na Linha 2.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante