BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Série 900 em SP
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Série 900 em SP
Poucas fotos dele operando aqui existem. Por isso, uma foto rara, tirada por Carlos Alberto Mendes, de um deles na Luz.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Série 900 em SP
Pelo que sei,foram 10 unidades emprestadas pela CBTU STU-RJ para a CBTU STU-SP e as unidades emprestadas correspondiam do TUE 950 (E 950 - ER 950 - ER 1950 - E 1950/Sem informações,todos ou alguns carros imobilizados ou prov.convertidos para Série 9000)ao TUE 960 (E 960 - ER 960 - ER 1960 - E 1960/Ativo-Reformado pela Inepar).
Vale lembrar que atualmente na SuperVia poucas são as unidades dessa faixa de numeração vivas e ativas,aí vai a numeração dos carros inativos e/ou convertidos pra Série 9000(Os carros convertidos p/9000 ainda não temos ciência) dessa faixa:
Suponho eu que todas estas tenham sido baixadas,por entre outros problemas,fadiga nos sistemas elétricos e de alimentação,provavelmente agravados dessa passagem pela STU-SP,mas o principal mesmo foi a falta de manutenção,presente desde da chegada destes...
Vale lembrar que atualmente na SuperVia poucas são as unidades dessa faixa de numeração vivas e ativas,aí vai a numeração dos carros inativos e/ou convertidos pra Série 9000(Os carros convertidos p/9000 ainda não temos ciência) dessa faixa:
Código: Selecionar todos
E 950-ER 950-ER 1950-E 1950
E 951-ER 951-ER 1951-E 1951
E 952-ER 952-ER 1952-E 1952
E 953-ER 1953
E 954-ER 954 [ ER 1954 (IMOBILIZADO) (OCR NIL RAMAL JAPERI) ]
ER 955-ER 955-E 1955
ER 956-ER 1956-E 1956
E 957-ER 957-ER 1957-E 1957
ER 958-ER 1958-E 1958
E 1959
Editado pela última vez por André Vasconcellos em 22 Mai 2010, 15:00, em um total de 1 vez.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Re: Série 900 em SP
Gostava muito destes trens. Ninguem conseguia segurar as portas pois elas tinham uma pressão...Rafael Lopes escreveu:Poucas fotos dele operando aqui existem. Por isso, uma foto rara, tirada por Carlos Alberto Mendes, de um deles na Luz.
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 639
- Registrado em: 01 Jan 2009, 12:16
- Localização: São Paulo, SP
- Contato:
Re: Série 900 em SP
André, conheço um pouco a história da passagem dos TUE's da Série 900 pela STU-SP. Vou transcrever abaixo:
Erick_UT440R escreveu:No início dos anos 80, a RFFSA havia adquirido um total de 180 TUE's, divididos da seguinte forma:
- 30 TUE's da Série 500;
- 30 TUE's da Série 700;
- 60 TUE's da Série 800,
- 60 TUE's da Série 900.
Assim sendo, ao mesmo tempo que ocorriam a chegada dos novos trens, havia todo um pacote de investimentos na melhoria dos sistemas da DES - Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio. Porém esses investimentos sofreram um corte abrupto de orçamento, o que impediu a continuação dos mesmo. Assim sendo, a então DES viu-se com uma quantidade enorme de TUE's sem poder utilizar essa frota em sua totalidade. A direção da RFFSA decidiu então pelo congelamento dos contratos, mas que poderiam ser reativados em caso da volta dos investimentos na implantaçà odas melhorias.
Entretanto, o único cotrato ainda ativo era o celebrado entre a RFFSA e o Consórcio Construtor de Trens Unidades - CCTU. O contrato original previa a fabricação de 60 TUE's, em dois lotes de 30 TUE's cada um (denominaçào técnica: Rio II & Rio IV). faltavam ainda 10 trens a serem fabricados quando a RFFSA congelou o contrato.
Em 1984, ocorreu a cisão entre as divisòes de carga e passageiros da RFFSA, vindo o transporte ferroviário metropolitano a ser incorporado junto à nova empresa CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Nessa mesma época, os subúrbios de São Paulo sob a administração da CBTU [reunidos na STU-SP (Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo)] estavam enfrentando grandes dificuldades decorrentes da falta de material rodante, pois apenas os velhos trens da Série 101 cobriam o trecho entre as estações de Jundiaí e Paranapiacaba. A revolta dos usuários era crescente, com vários quebra quebra e incêndios às composições (que já eram poucas).
Algo precisava ser feito.
A CBTU decidiu então reativar o contrato com o CCTU, alocando esses 10 TUE's na STU-SP. Ao mesmo tempo, a direção da CBTU resolveu adquirir em compra direta, sem licitação 25 trens junto ao consórcio Mafersa / Hitachi / Toshiba, utilizando o mesmo projeto padrão adotado nos 30 TUE's previamente fabricados para a DES (renomeada pela CBTU como STU-RJ).
O empréstimo dos 10 TUE's da Série 900 terminaria conforme a entrega dos novos trens da Série 700, de forma que, ao final dos anos 80, todos os TUE's da Série 900 seguiram rumo à STU-RJ.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Re: Série 900 em SP
não vemos estes trens por aqui hoje, por que nos anos 80 quando a CBTU administrava o transporte ferroviário paulista , após uma troca com a STU-RJ, onde trens da série 900 (que operavam em São Paulo), foram para o Rio de Janeiro e alguns trens da série 700 vieram para São Paulo e com isso essa série de trem que operava aqui foi para lá e os 700 para cá.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Série 900 em SP
Os nossos 700 foram comprados 0km pelo que eu saiba.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Série 900 em SP
segundo minhas pesquisas na internet os 700 vieram do Rio mas não informaram se vieram já usados ou novos.
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: Série 900 em SP
Nossos 700 nunca rodaram em terras paulistanas,o que aconteceu foi que a STU-SP gostou dos nossos Mafersas 700 rodando pelo RJ e então aconteceu o cogitado pelo Erick.
Os 900 sim rodaram por SP,os 10 emprestados correspondiam do TUE 950(E 950-ER 950-ER 1950-E 1950-prov.baixado ou transf.Série 9000) ao TUE 960(E 960-ER 960-ER 1960-E 1960,ativo e reformado pela Inepar),só olhar minha mensagem mais acima.
Os 900 sim rodaram por SP,os 10 emprestados correspondiam do TUE 950(E 950-ER 950-ER 1950-E 1950-prov.baixado ou transf.Série 9000) ao TUE 960(E 960-ER 960-ER 1960-E 1960,ativo e reformado pela Inepar),só olhar minha mensagem mais acima.
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: Série 900 em SP
Agora caiu a ficha..valeu André.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 239
- Registrado em: 02 Ago 2008, 13:56
- Localização: São Paulo - SP
Já andei nos Cobrasma Série 900
Já andei nesses trens por volta de 86-87. Foram fabricados pela Cobrasma.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes