Inauguração: 1980 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro
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. Metrô Rio
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Linhas: 1 e 2
Plataformas: 2
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Demais Serviços: Lanchonetes.
Acessos:
. Acesso Uruguaiana: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
. Acesso Senhor dos Passos: Segunda a Sexta: 5h às 21h; Sábados: 5h às 18h; Domingos e Feriados: Não abre
. Acesso Presidente Vargas: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: Não abre
. Acesso Alfândega: Segunda a Sexta: 5h às 20h; Sábados: 5h às 14h; Domingos e Feriados: Não abre
A Estação Uruguaiana foi inaugurada em 1980 no trecho entre as estações Cinelândia e Presidente Vargas, abertas na inauguração do trecho inicial do sistema no ano anterior.
A Rua Uruguaiana, que dá nome à estação, também é bem próxima de grandes pontos turísticos do centro da cidade como a Candelária, Praça Tiradentes e o Largo São Francisco de Paula. A região da Rua Uruguaiana é conhecida pelo famoso camelódromo (Comércio Popular Uruguaiana) e é bem próxima do Saara, situando-se assim no maior pólo comercial do Centro do Rio de Janeiro.
A estação é subterrânea, integrante das Linhas 1 e 2 e conta com duas plataformas de embarque e desembarque: uma no sentido Saens Peña (Tijuca)/Pavuna e outra no sentido General Osório. Ela possui quatro acessos: Rua Uruguaiana, Rua da Alfândega, Avenida Presidente Vargas e Rua Senhor dos Passos [3].
Originalmente a estação era integrante da Linha 1 apenas, contudo com a inauguração da Linha 1A (Ligação Direta Pavuna x Botafogo) em 21/12/2009, a estação passou também a integrar a Linha 2.
Foto 1: Plataforma sentido Saens Peña/Pavuna
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Foto 2: Extremidade da estação na plataforma sentido Saens Peña
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Foto 3: Escadas de acesso ao mezanino
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Foto 4: Plataforma sentido Saens Peña/Pavuna, de cima da escada
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Foto 5: Roletas
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Foto 6: Plataforma sentido General Osório
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Foto 7:
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Foto 8: Mafersa "Linha 1" sentido General Osório
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Foto 9:
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Foto 10: Comunicações visuais do Metrô Rio
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Foto 11: Pessoas aguardam a composição rumo à Saens Peña
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Foto 12:
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Foto 13:
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Foto 14:
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Foto 15: Geral
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Foto 16: Cobertura, abaixo do mezanino
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Foto 17: Escadas
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Foto 18: Mafersa "Linha 1" rumo à General Osório
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Foto 19:
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Foto 20:
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Foto 21:
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Foto 22: De dentro de um Mafersa "Linha 1"
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Foto 23:
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Foto 24: Luzes azuis sob o piso da plataforma, para alertar os usuários sobre o vão entre o trem e a plataforma
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Foto 25:
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Foto 26:
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Créditos
Texto: Renan Souza e Guilherme Pinho
Fotos: 1-23 por Renan Souza sendo 1-21 em 2007 e 22-23 em 10/2009 e 24-26 por Nighto em 2009
Referências Bibliográficas
[1] Helio Suevo Rodrigues. A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro – O Resgate da sua Memória
[2] Jorge M. Rebelo. Rail and Subway Concessions in Rio de Janeiro - Designing Contracts and Bidding Process. Public Policy for the Private Sector, 1999
[3] Site do Metrô Rio, <http://www.metrorio.com.br/>, acessado em 02/12/2009