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(EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Pablo ITT
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(EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 17 Out 2009, 23:07

Todos os Santos
Aberta em 1868. Já foi desativada há muitos anos.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... tro_rj.htm

Aérea

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Arredores com a pracinha, acessos Amaro Cavalcante e acesso Arquias Cordeiro.

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Viaduto de Todos os Santos e vista em direção à estação

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Caco
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Caco » 18 Out 2009, 19:41

Parabéns pela contribuição, Pablo.

Belas fotos.


Renanfsouza
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Renanfsouza » 22 Out 2009, 23:13

Bela contribuição, como sempre Pablo. Você está querendo descobrir todas as estações desativadas pelo Ramal de Campo Grande ? Isso daria um encontro bem legal !

Agora me tira uma dúvida... Tem alguma coisa ainda de pé da Estação Todos os Santos ? Pelas fotos parece que simplesmente muraram parte do acesso à estação e o restante foi demolido. É isso mesmo ?

Excepcional contribuição cara. Meus parabéns app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Renanfsouza
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Nov 2009, 01:06

Olhando no Estações Ferroviárias acabei descobrindo que ela está em ruinas, ou seja, ainda existe algo dela e pode ser visto de dentro dos trens.

Assim sendo, meu caríssimo Pablo, por favor escolha a foto para o nosso mural ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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André Vasconcellos
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Jan 2010, 11:49

Aqui vou postar a visão que se tem das ruínas da estação Todos os Santos,de um trêm direto.As fotos também mostram a operação do pessoal de manutenção de linha da SuperVia que trocava dormentes no trecho.

A estação inativa aos poucos chegando,o muro de pedras a direita diminuindo...
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Ela ali próximo:
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A estação em ruínas a direita:
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O 728 passando em frente a estação:
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O 944 em frente a estação,imaginemos se a estação ainda existisse atualmente... :rl:
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A estação,parcialmente demolida.Percebe-se o espaço entre as duas linhas dos paradores,a plataforma era ali:
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Enfim,sinceramente não sei dizer pq a estação foi desativada.Distância das estações Méier e Eng.Dentro tem,demanda teria tbm...Infelizmente o retrato do descaso com a ferrovia que existiu há outrora tempos e que ainda existe. :sn:
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Guilherme Pinho
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 09 Jan 2010, 00:50

André Vasconcellos escreveu:enfim,sinceramente não sei dizer pq a estação foi desativada.Distância das estações Méier e Eng.Dentro tem,demanda teria tbm...Infelizmente o retrato do descaso com a ferrovia que existiu há outrora tempos e que ainda existe. :sn:
Muito provávelmente que tenha sido pela proximidade com a estação meier e a baixa demanda mesmo,
nunca vi essa estação ativada.
A estação fica a menos de 5 minutos a pé da estação Meier e essa região era menos densa naquela época, não haviam tantos edificios como tem nos dias de hoje pela região, vide os edifícios da rua Getúlio e rua Silva Rabelo onde se encontram os mais recentes.

A estaçao não foi a única coisa que ficou em ruinas, quem passa na Arquias cordeiro poderá ver o que restou de um bar e de um açougue.

Enfim, se ela esivesse ativada nos dias de hoje, seria de muita ultilidade para os moradores da região, hospital Pasteur, e a faculdade


Brunoraraujo
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 09 Jan 2010, 02:21

Foi a proximidade mesmo. O mesmo aconteceu com a estação do Encantado, muito próximas da Piedade e Eng. Dentro (assim os moradores mais antigos contam por aqui), mas creio que a velocidade seria prejudicada também.
Na verdade o final da estação do que seria a plataforma já seria o Méier...
Abraços,
Bruno

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André Vasconcellos
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 09 Jan 2010, 16:51

Encantado realmente é colada com Engenho de Dentro,a ''Travessia da L.Amarela''(antigo acesso a estação)é uma prova disso,não se há dúvidas.A estação de Todos os Santos é próxima ao Méier,sim,mas na minha opinião não foi essa a causa,se levarmos em conta casos como a estação desativada do Encantado e a do Eng.Dentro.Demanda sim pode ser a real culpa,se compararmos com a proximidade famosa de Mangueira e Maracanã,que são duas estações rentáveis e a proximidade uma com a outra não as matou(proximidade que seria muito maior caso a RFFSA decidisse interligar a Maracanã da Cia.do Metropolitano com a da EFCB).Mas hoje iria dar demanda sim...
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Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Mar 2010, 16:55

Há algum tempo me interesso pela história do urbanismo da cidade e é claro isso inclui a ferrovia.
Sobre Todos os Santos e as estações citadas aqui, tenho uma longa história e espero que tenham paciência para ler.

A minha opinião é que a estação foi desativada e demolida por ter um movimento reduzido, pois apenas a distância não explicaria, uma vez que Riachuelo e Sampaio estão aproximadamente à mesma distância uma da outra, que Todos os Santos tinha do Méier e ambas estão em operação.

Durante as minhas pesquisas sobre o assunto, li em um trecho de livro que os moradores de Todos os Santos tinham o orgulho de ter uma estação pacata e os do Méier reclamavam que os vizinhos iam tirar-lhes o sossego, concluindo que o movimento em Todos os Santos seria muito menor que no Méier devido à migração transitória dos moradores, o que pode ter contribuído para a Rede Ferroviária ter concluído que a estação Todos os Santos seria supérflua. O interessante é que a estação de Todos os Santos, inaugurada em 1868 era 21 anos mais antiga que a do Méier.

Outra curiosidade é que em épocas passadas, as plataformas eram mais curtas e mais baixas. Em me recordo quando a plataforma do Méier foi aumentada em altura nos anos 80, mas o seu comprimento original já não é mais o mesmo desde os anos 30 ou 40 e ia até pouco depois da Rua Lucídio Lago no sentido Todos os Santos. Quem for mais atento pode olhar a plataforma do Méier vista da Rua Arquias Cordeiro e verá onde ela terminava em forma de rampa como as estações antigas. Dá para ver a emenda do concreto em comparação à plataforma original feita em pedra, tanto na altura quanto no comprimento.
Outra questão é que o acesso à estação do Méier até essa alteração era somente pela 1ª passarela, pois a passarela do Salgado Filho ainda não existia, ou seja, o acesso único para a estação do Méier era quase tão distante de Todos os Santos quanto era do Engenho Novo.

Tenho 39 anos hoje e no início de 1980 me mudei para o Méier, sendo que no ano anterior já freqüentava o bairro e posso garantir que nessa época já não havia o menor sinal da estação.
No final dos anos 80 a passagem subterrânea que interligava os dois lados do bairro ainda existia e como era perigoso ir sozinho, resolvi chamar um amigo ir junto comigo e matar a curiosidade de passar por ali. Era mal iluminada, tinha o cheiro horrível e internamente era em forma de arco, mas deu para ver, também em forma de arco, o acesso à extinta plataforma lá debaixo. É claro que estava concretada.
Tinha azulejos a meia parede, canaletas para escoamento da água nos cantos e era tudo muito antigo e pesquisando livros achei uma referência que parece ser a construção da passagem subterrânea em 1922, mas o texto não deixa isso bem claro. Esse ano coincide com o ano de construção do viaduto de Todos os Santos.
Antes disso, imagino que o acesso deveria ser pelos trilhos a partir da rua, pois os trens circulavam com velocidade bem menor que hoje em dia.

No início dos anos 90, passaram a usar a passagem subterrânea para depósito de lixo, obstruindo a mesma e resolveram acabar com a passagem. Demoliram totalmente o lado voltado para a Arquias Cordeiro e dá para ver onde era a passagem, pois ali a calçada é bem mais larga. No lado da Amaro demoliram a passagem, mas deixaram de pé apenas uma parede, talvez por preservação.

A estação não somente foi desativada, mas demolida também. Após muita pesquisa cheguei à conclusão que foi desativada no final dos anos 60 ou iniciozinho dos 70, mas não sei se foi demolida logo depois ou se a plataforma ficou lá por um tempo.
Quem pode responder isso são moradores que sejam pelo menos 10 anos mais velhos que eu, pois esses devem se lembrar da estação, mas imagino que ela deveria ser muito parecida com a estação do Sampaio, com a cobertura da escadaria de acesso em forma de caixa de concreto e alvenaria no início da estação, uma pequena parte coberta e o restante descoberta, mas isso é meramente palpite.

Sobre o que o André escreveu é fato. Dá para ver do viaduto de Todos os Santos onde era a plataforma, pois existe um afastamento dos trilhos para a conformação da mesma e o local está cheio de capim, que apenas cresceu exatamente onde era a plataforma, permitindo estimar o seu comprimento.
Outra coisa interessante é a partir da Rua Arquias Cordeiro podemos concluir que uma grade acompanhava a plataforma da estação do jeito que é no Méier e que ia da Rua Getúlio até a Rua José Bonifácio, pois percebemos uma descontinuidade no muro, pois foi construído um em cima do original depois que a estação foi demolida. Existem também dois portões de ferro cimentados, um próximo a Getúlio e outro próximo à José Bonifácio, permitindo estimar o comprimento da ex estação.

Esclarecendo o que o Bruno disse, não existia parte alguma da estação de Todos os Santos dentro do Méier, pois o limite dos bairros do lado da Amaro Cavalcanti é a Rua Medina, sendo que esta ainda é Méier. A partir daí o bairro é Todos os Santos, mas essa divisão não é contínua do lado oposto, pois se assim fosse, Todos os Santos seria logo após a Coração de Maria e isso não acontece. Desse lado, Todos os Santos se inicia na Rua Getúlio, com esta inclusa. Para fechar o polígono desta descontinuidade, o limite dos bairros acompanha a linha férrea. Vi o limite dos bairros no site da prefeitura.

Também discordo que Encantado tenha sido demolida devido à proximidade com Engenho de Dentro, pois a distância entre elas era de 900 metros e até Piedade era de 1 Km (distância medida a partir do início de cada plataforma).
No caso de Encantado dá para ver o espaçamento nos trilhos onde era a plataforma, visto da linha amarela a partir do 3º trilho a partir da Avenida Amaro Cavalcanti. Próximo à Rua Goiás existe um espaçamento, mas foi devido à supressão de outro trilho.
O seu comprimento era da passagem subterrânea até pouco antes de passagem de veículos sob a linha férrea que interliga os 2 lados do bairro.

Somente na cidade do Rio as estações extintas são: (ramal Deodoro): Rocha, Silva Freire, Todos os Santos, Encantado e Dona Clara. (ramal Santa Cruz): Viegas, João Ellis e Matadouro. (ramal Belford Roxo-antiga auxiliar): Herédia de Sá, Maria da Graça (também pertencente à extinta E.F. Rio D’ouro), Monhangaba, Terra Nova, Engenheiro Leal, Eduardo Araújo e Turiaçú e as estações da extinta E.F. Rio D’ouro cuja maioria virou estação do metrô, são elas: Maria da Graça (também pertencente à auxiliar), Del Castilho (a plataforma da auxiliar está em operação hoje e somente a da Rio D’ouro foi demolida), Inhaúma, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto e Acari. Não incluí nessa lista as estações terminais.

De todas as estações citadas, acho que só Viegas, Monhangaba e Eduardo Araújo foram desativada em tempos muito remotos. Acho que todas as outras, sem exceção, existiram pelo menos até os anos 60.
Da lista acima também, enfatizo que somente as plataformas de João Ellis, Matadouro e Silva Freire ainda existem hoje.

Sobre a volta de Todos os Santos talvez hoje tivesse demanda, pelo menos para estação funcionar em horário comercial, mas não sei a posição da Supervia quanto a isso.

Parabéns pela paciência se vocês leram até aqui, mas gosto muito desses assuntos e gosto de passar as informações que pesquisei ou presenciei.

Abraços.
Editado pela última vez por Adenilson em 05 Mar 2010, 09:06, em um total de 1 vez.


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Mar 2010, 16:58

Corrigi o texto acima e não existe mais errata.

Obrigado.
Editado pela última vez por Adenilson em 05 Mar 2010, 09:21, em um total de 2 vezes.


Renanfsouza
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Mar 2010, 20:20

Interessante o seu relato, Adenilson. Eu li com atenção mas não conheço bem essa parte da cidade.

Só por curiosidade, dentre as estações desativadas que você mencionou, o nosso amigo David fotografou a antiga Monhangaba, conhecida popularmente como Wal Mart: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... php?t=1593

Sobre as da Rio do Ouro originais, como você disse, muito pouco restou. Algumas do Ramal de Belford Roxo operantes até hoje (Vila Rosali, etc) são originais, mas talvez você se interesse em dar uma olhada em um passeio que fiz com o amigo Guilherme, onde percorremos um trecho de estações demolidas da Rio do Ouro após Belford Roxo: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=5&t=3385
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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Guilherme Pinho
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 02 Mar 2010, 22:24

Eu moro nas proximidades de Todos os Santos e achei muito interessante essas informações okk

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Nina
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Nina » 02 Mar 2010, 23:31

Muito boa a explicação dele
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Mar 2010, 23:45

Prezados Renan e Guilherme,

Eu citei a estação de Monhangaba como demolida e sem plataforma, pois o que ocorreu foi a construção de uma estação chamada de Wal Mart no lugar onde há muito, muito tempo atrás existia Monhangaba. Nesse caso, não houve mudança de nome e sim a construção de uma nova edificação.
Algumas estações tiveram o nome alterado recentemente (há menos de 10 anos). Não estou contando as rebatizadas há mais tempo.
Lauro Müller virou Praça da Bandeira, Magno virou Mercadão de Madureira e Vieira Fazenda virou Jacarezinho. Quem promoveu esse absurdo foi a Supervia que iria rebatizar Silva Freire de Méier 2, o que seria um absurdo maior.

Só para complemantar a minha história, até os anos 80 era possível desembarcar em Silva Freire e tive o privilégio de vivenciar isso, mas mesmo naquela época, os trens diretos raramente paravam lá. A estação original tinha 2 plataformas, sendo uma delas com um belo prédio, mas este foi demolido há muito tempo e hoje o terreno está ocupado por casas junto à Rua Arquias Cordeiro. Resta apenas a plataforma existente hoje.
Desde que me entendo por gente, a plataforma era única e descoberta, apesar da original ter tido uma minúscula cobertura em estilo colonial.
Recentemente a Supervia previu a reabertura da estação e instalou coberturas com estrutura metálica, além de outras modificações como o aumento da altura da plataforma.

Sobre as estações da Rio D'ouro, eu citei apenas as da cidade do Rio e não incluí municípios da baixada. Na estação Pavuna, os ramais da Rio D'ouro e Auxiliar (na época) voltavam a se encontrar após a bifurcação em Del Castilho.

Só para acrescentar e corrigir o que mencionei sobre as estações demolidas, o prédio da Estação Ferroviária de Maria da Graça existe até hoje e tem forma de um galpão. Ele fica em frente a uma praça a cerca de 100m a frente da estação do Metrô no sentido Del Castilho e está pintado de amarelo claro. Quem foi demolida totalmente foi a estação de Maria que pertencia a Rio D'ouro.

Para finalizar só agora vi as fotos de Todos os Santos e é interessante como dá para ver as estruturas da fundação da plataforma.
Acrescento que no lado da Amaro Cavalcanti, o acesso à estação tinha 2 entradas, mas do lado da Arquias Cordeiro tinha apenas uma, se não falha a memória.

A estação de Dona Clara que foi demolida há muito mais tempo que Todos os Santos e servia de ramal circular para os trens voltarem a partir de Madureira. Ela estava para Madureira como Matadouro estava para Santa Cruz.

Só para alertar os curiosos, não confundam o aumento do comprimento da estação do Méier onde é hoje a escada rolante e a emenda do concreto chega a ser grosseira de tão mal feita. Para ver a emenda que me refiro tem que parar e olhar a região onde existe uma forma de rampa, aproximadamente no mesmo lugar onde se inicia a terceira e última cobertura. Qualquer dúvida, podem perguntar.

Boa noite a todos.


Julio
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Julio » 30 Jun 2010, 01:19

Depois de muito tempo,tomei coragem e tirei uma meia dúzia de fotos lá!Já faz tempo isso,pulei o muro da Amaro Cavalcanti e voltei por lá mesmo.Voltei pra casa,que é perto.


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Pablo ITT
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 30 Jun 2010, 08:47

Bom, eu cheguei a ver todas estas estações. A estação de Monhangaba era um pouco depois da est. Wall Mart, era uma estação que levava ao desvio para as oficinas do Engenho de Dentro.
A est. de Encantado não foi só a proximidade que levou a ser demolida, entre Cascadura e Engenho de Dentro eram 06 (seis) linhas mas, disseram que por motivo de segurança (?) seria melhor diminuir para 05 devido às curvas. Não sei se procede o motivo. Pois depois que os carros passaram a ser metálicos, e não mais em madeira, ficaram mais longos e as curvas eram muito fechadas, acho que seria questão de diminuir a velocidade, enfim. :(

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DadoDJ
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jun 2010, 08:57

Mas Pablo, você chegou a ver Monhangaba também ?

Quantos anos você tem ???

o0
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Jun 2010, 09:07

^^ Nossa que pergunta indiscreta hahahaha

Mas Dado, se você quiser ver ou tiver fotos para contribuir com a Monhangaba ela está catalogada no thread Estações Desativadas como Estação Wal Mart.
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DadoDJ
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jun 2010, 11:21

Indiscreta mesmo ... desculpe-me Pablo ...

:D
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Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos

Mensagem não lida por Pablo ITT » 01 Jul 2010, 16:33

DadoDJ escreveu:Indiscreta mesmo ... desculpe-me Pablo ...

:D
53 anos dois meses e 28 dias.
Simples assim.
Bem casado dois filhos um éviolinista da OSB e o outro estuda na UFRJ. Agora endereço CPF, tipo sanguíneo etc e tal só para o imposto de renda.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

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