[EFVM] locomotiva GM EMD DDM-45

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[EFVM] locomotiva GM EMD DDM-45

Mensagem não lida por Landrail » 05 Jul 2008, 00:52

LOCOMOTIVA GM EMD DDM-45


Locomotiva diesel-elétrica da Electro-Motive Division com 8 eixos, sendo 2 truques de 4 eixos, com arranjo de rodas tipo D-D. Um total de 83 locomotivas foram fabricada entre 1970 e 1976 pela EMD para rodar no Brasil, na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Ela é uma SD45, lançada em 1965, adaptada com uma versão estreita dos truques Flexicoil-D que muito parecido com os utilizados pelas DD35, DD35A e DDA40X, sendo o "M" de seu nome devido à bitola métrica (1,000mm) da estrada de ferro em que roda, seu motor primário é o 20-645-E3 e sua potência é de 3600hp. Tanta potência para a época se deve a corrida por hp que os principais fabricantes da época faziam nos EUA, principalmente após a entrada das primeira Diesel-Hidráulicas da Alemanha Ocidental em 1961, feitas pela Krass-Maffei, modelo ML4000 com 4000hp efetivos para tração.

A necessidade do arranjo de rodas D-D em uma locomotiva de 3600hp, que poderia ser feito com apenas 6 eixos em bitola Standard está na limitação dos pequenos motores de tração utilizados nos estreitos eixos de bitola métrica, que não permitem lidar com a potência disponível para a tração, pois sua capacidade gira em torno dos 500hp cada, obrigando a utilização de 2 motores a mais.

A vantagem de ter truques D-D ao invés de C-C está na capacidade de aderência da locomotiva, o que permite utilizar plenamente a potência do gerador fazendo com que a locomotiva ganhe velocidade mais rapidamente. Isto é particularmente verdadeiro em trechos de rampas ou em trilhos sujos ou molhados, porém esse ganho tem seu custo, mais motores e eixos para serem revisados e mantidos em condições, maior raio mínimo de inscrição e maior gasto de trilhos e flanges.

Essa locomotiva de 3800hp era extremamente interessante a EFVM, pois é exatamente a potência de 2 locomotivas G16U, permitindo assim a tração múltipla de uma ou duas "DDM" do lugar de duas ou quatro G16 nas tradicionais "quinas" de G16 com 150 gôndolas do tipo MI, tornando-se mais econômica, pois estaria "gastando" 40 cilindros de 645"cu mais 16 cilindros de 567"cu (duas DDM mais uma G16), totalizando 34.872"cu ao invés de 80 cilindros de 567"cu totalizando 45.360"cu que as cinco G16 teriam. A DDM45 é uma das mais interessantes locomotivas, sendo muito apreciada pelos fãs ferroviários devido ao seu forte e alto som de seus 20 cilindros com mais de 10,56 litros cada, totalizando um motor de 211300cc ou seja 211,3 litros.

Ao contrário do que muitos acreditam esse motor também presente na SD45 não era "beberão", gerando até mais hp por litro consumido que o 16-645E3, que equipa as SD40. Sua desvantagem é que quando parado rodando "em vazio" ou em manobras esse motor gasta 20% a mais que sua versão de 16 cilindros, e desgasta 20% a mais de peças moveis, tornando-o extremamente caro e dispendioso para manobras que necessitem de baixa potência.

Elas operaram com trens em tração dupla com 160 vagões, tripla com 240, e até mesmo dupla com 200 vagões gôndola e 18000 toneladas, até 1991 com a chegada das primeiras Dash-8 de 4000hp, que assumiram o reinado de maquinas de maior potência.

Atualmente as unidades 801 a 807 foram transferidas a FCA e renumeradas como 4291 a 4297.

FOTOS:

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Mensagem não lida por Landrail » 05 Jul 2008, 10:14

Tipo de motor = Diesel-elétrica
Construtor = GM EMD
Modelo = DDM45
Ano de Fabricação = 1971-1976
Produção total = 83
Rodagem = D-D
Bitola = 1000 mm
Capacidade de combustível = 10.333L
Motor a diesel = EMD 645E3 V20 Turbo Alimentado
Motor de tração = GM - D29
Numeração = 801 a 883
Potência Bruta = 3900hp
Potência disponível para tração = 3600hp
Peso Total = 162.000kg
Peso Por Eixo = 20.250kg
Esforço Máximo de Tração (25%) = 39.657kgf
Velocidade Máxima = 84,9km/h
Velocidade Mínima = 19,8km/h
Eq. de Freio = 26L
Raio mínimo de Inscrição = 83 m
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