BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Energização de composição em PVS (Pátio Vila Sônia)
-
- MODERADOR GLOBAL
Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia
Nossa!
Eu achava que catenária rígida era um barramento, no lugar de um cabo
Lipe, catenário rigida seria um "Fio mais grosso"?
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."
Catenária rígida seria algo comparável a um terceiro trilho no teto.
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR CPTM
Não, é um fio rigido de cobre igual o da rede aérea convencional, a diferença é que ele fica preso em um suporte contínuo
Transição de rígida para convencional:
Transição de rígida para convencional:
Achei que pelo fato de justamente ser suspenso por um suporte contínuo, fosse algo semelhante a um terceiro trilho no teto.
Até por que, nunca vi como é um terceiro trilho no local de contato com as sapatas coletoras do trem.
Até por que, nunca vi como é um terceiro trilho no local de contato com as sapatas coletoras do trem.
Rodrigo Lopes
Entendi Lipe, agradeço a explicação.
Mas ai surge uma outra duvida, ela não tem uma manutenção mais dificil do que a convencional?
Mas ai surge uma outra duvida, ela não tem uma manutenção mais dificil do que a convencional?
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."
-
- MODERADOR CPTM
O 3º trilho é uma barra mesmo.
Esse eu acho que é como o de SP, com contato por baixo
Mas existem com contato por cima também. Em alguns lugares realmente é um trilho (com alma, patim, boleto).
Esse eu acho que é como o de SP, com contato por baixo
Mas existem com contato por cima também. Em alguns lugares realmente é um trilho (com alma, patim, boleto).
-
- MODERADOR CPTM
Re: Energização em PVS (Pátio Vila Sônia) - Pátio Vila Sônia - Pátio Vila Sônia
Não sei dizer, mas imagino que não seja mais dificil, uma vez que há menos itens envolvidos (não há suspensorios, cabo mensageiro, e outros itens da rede aérea convencional)Vineeh escreveu:Entendi Lipe, agradeço a explicação.
Me lembro de ter visto uma vez um video de instalação de catenaria rigida, e uma maquina realizava o serviço rapidamente e sem problemas. Mas não estou certo desse video.
-
- MODERADOR GLOBAL
Eu achava que era diferente, que era uma uma barra mesmo.
-
- Mantenedor
- Contato:
Esse trilho com contato por cima é usado muito na inglaterra, pelo que parece. E que também é uma forma de energização existente desde o começo do século, antes da catenária e tal. Muito interessante. Aqui no Brasil a gente acha que TT é sinônimo de Metrô e catenária de Trens mesmo. Lá na inglaterra parece que existem ferrovias inteiramente em TT. Assim como vários lugares do mundo tem Metrôs com catenária, e agora o nosso vai ter (Bom, já temos a L5 )
Editado pela última vez por PrpPedro em 05 Fev 2010, 00:17, em um total de 1 vez.
Mas para falar a verdade, já temos uma linha de metrô com Catenária.
é a linha 5, Capão Redondo - Largo 13.
é a linha 5, Capão Redondo - Largo 13.
Rodrigo Lopes
-
- Mantenedor
- Contato:
É, pode crer .
Lembrei de lá como Linha G :p... Que diz que na verdade a linha é da CPTM.
Lembrei de lá como Linha G :p... Que diz que na verdade a linha é da CPTM.
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
A Linha 5 é do Metrô-SP, assim como o trecho Corinthians-Itaquera - Guaianazes é da CPTM. Não é porque uma empresa construiu que a linha ficará sendo dela para sempre.
-
- Mantenedor
- Contato:
Não sabia... Valeu pela info
Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
-
- MEMBRO PLENO 2.0
não falou besteira não,basta voce tirar uns 5 minutos do tempo em voce esta no forum e ler as mensagens anteriores que voce vai se surpreender.prppedro escreveu:Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Se você for em Itaquera, vai ver que os dormentes do EL têm o símbolo do Metrô.Jorge Luis escreveu:não falou besteira não,basta voce tirar uns 5 minutos do tempo em voce esta no forum e ler as mensagens anteriores que voce vai se surpreender.prppedro escreveu:Lembrei agora que alguém tinha me falado que isso era em troca do EL. (Não tenho certeza, capaz de eu estar falando outra besteira).
-
Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
Tiago, a propridade continua sendo das empresas construtoras, nos dois casos.Tiago Costa escreveu:A Linha 5 é do Metrô-SP, assim como o trecho Corinthians-Itaquera - Guaianazes é da CPTM. Não é porque uma empresa construiu que a linha ficará sendo dela para sempre.
A operação das linhas se dá através de convênios assinados entre as partes. O Metrô não pode fazer nada na linha 5 sem autorização da CPTM, assim como a CPTM não pode fazer no EL sem autorização do Metrô.
-
- MEMBRO SENIOR
- Contato:
Ah, sim, ehehe. Em questão de patrimônio, cada empresa com o que construiu, e apenas na operação (e portanto, na prática, enquanto durarem os convênios que foram firmados) ficam trocadas. É isso?
-
Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
Exato, Tiago. Cada empresa é responsável por operar e manter o patrimônio conveniado, mas a propriedade continua sendo das construtoras. Qualquer tijolinho que tenha de ser mudado, tem de se ter a anuência da proprietária. Mas na prática a linha 5 nunca mais será da CPTM; o que pode acontecer é do Metrô incorporar o EL.
-
- MEMBRO PLENO
uma dúvida... na linha 5, como está sendo discutido, o trecho Capão Redondo / Largo Treze, pertence a CPTM, sob concessão do metro... mais e o novo trecho da linha 5, que se extendera até a Chacara Klabim, vai ser da CPTM ou do Metro?
E sobre o EL, com os projetos que se ve hoje de se estender o EL até Suzano, ou algumas discussões que vi, de se extender até Mogi, creio que o metro não vai mais incorporar o mesmo, sendo que o Metro é uma Cia que só opera linhas dentro dos limites da Capital, enquanto a CPTM é a responsável pelos trens "intermunicipais"... por isso de ela existir....
E sobre o EL, com os projetos que se ve hoje de se estender o EL até Suzano, ou algumas discussões que vi, de se extender até Mogi, creio que o metro não vai mais incorporar o mesmo, sendo que o Metro é uma Cia que só opera linhas dentro dos limites da Capital, enquanto a CPTM é a responsável pelos trens "intermunicipais"... por isso de ela existir....