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Portugal: A Alco de Ferrovias

Discussões sobre ferrovias no mundo, em geral.

Autor do tópico
Racia
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Re: Portugal: A Alco de Ferrovias

Mensagem não lida por Racia » 18 Nov 2009, 20:33

É isso aí b )

CONVEL significa Controlo Automático de Velocidade e é o sistema de segurança usado na rede da REFER. É um sistema semi-continuo baseado em balizas (transpounders) colocadas na via que transmitem de forma pontual aos comboios, a informação necessária para que a marcha se cumpra dentro dos parâmetros de segurança (estado dos sinais, velocidades permitidas, pendentes da via, etc.).

Por sua vez o comboio capta essa informação através de uma antena, e transmite-a a um módulo computadorizado que conhecedor das caracteristicas do próprio comboio (velocidade instantânea, velocidade tipo, peso, comprimento, curva de frenagem, etc.) calcula e supervisiona a marcha em permanencia, antecipando e corringindo as acções do maquinista caso este não reaja dentro de um determinado tempo a qualquer indicação de alteração.

O CONVEL baseia-se no sistema de origem sueca EBICAB na evolução 700 e dispõe de algumas melhorias em relação à versão base (ver http://en.wikipedia.org/wiki/EBICAB ).

Carreguei no rapishare um pequeno documento que apresenta um resumo ilustrado do sistema. Quem tiver interesse em descarregá-lo é só seguir o link http://rapidshare.com/files/308914477/Convel.pdf

nesta fotografia do Gonçalo Ribera, vêem-se perfeitamente à frente da 2610, duas balizas do Convel colocadas entre os carris. A série 2600 está equipada com duas antenas, uma em cada extremo por detrás daquele "babete" metálico abaixo do engate
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A unidade embarcada na locomotiva é aquele aparelho fininho e comprido com display, botões e teclas, colocado directamente por cima dos manómetros
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Abraços
rp

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Vineeh
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Re: Portugal: A Alco de Ferrovias

Mensagem não lida por Vineeh » 17 Fev 2010, 03:00

Interessante é ver uma RSC-3, e perceber como ela se parece muito com as nossas, as RS-3.
Algumas diferenças que eu notei foram os truques, farois, e no "olhometro" o tamanho dela
"A circulação de trens está normalizada. Agradecemos a sua compreensão."


Landrail
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Re: Portugal: A Alco de Ferrovias

Mensagem não lida por Landrail » 17 Fev 2010, 13:35

A ALCO´s RSC-3 e RS-3 teve papel importante no estado de Minas Gerais, importante estado com asegunda maior população(20 milhões) e segunda maior malha ferroviária do Brasil(5500km), é o estado que mais movimenta cargas, cerca de 60% das cargas ferroviárias e quase 2 milhõs de passageiros
Na primeira foto, uma RSC-3 na fábrica da cimentos Ciminas(hoje Holcim) em Vespasiano região metropolitana de Belo Horizonte:
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uma RS-3 da CBTU STU/BH, além dessa da foto, temos mais uma, o que não gostei foi da pintura dela,não tem nada a ver com a da CBTU.
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http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... racruz.htm
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

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