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RFFSA - CBTU/STU-SP

História, estórias e debates diversos sobre nossa memória ferroviária.

Moderador: Caco

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Erick_UT440R
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 18 Fev 2010, 15:51

Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
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^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).


Autor do tópico
Rafael Lopes
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 18 Fev 2010, 19:28

Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
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Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

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André Aquino
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Aquino » 20 Fev 2010, 01:21

Rafael Lopes escreveu:
Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
Imagem
^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Sinto saudades destes trens.

Lembro que as portas tinham uma pressao fortissima. Era dificil, se nao impossivel, alguem segura-las.

A unica coisa que matava nestes trens, como nos 1700, sao os bacos de lado. Padrao da RFFSA.
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André Vasconcellos
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 27 Jul 2010, 22:47

Olhem essa foto do trêm húngaro,que foi postada na Revista Ferroviária:
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Essa é pra pôr de protetor de tela no PC :lol: :lol: :lol:

Além disso,posso jurar que essa foto foi feita aqui no Rio,no pátio de São Diogo,pela pedreira a direita e a chaminé de uma fábrica de açúcar que havia ali perto,colada a essa pedreira...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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DNER
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por DNER » 29 Jul 2010, 09:52

Por falar em STU-SP, reparei que na saída da linha 10, sentido RGS, do lado direito, debaixo daquele viaduto quase colado à estação, tem umas portas, salas antigas, meio que abandonadas, com o seguinte dizer nas portas das mesmas:

"Arquivo da STU-SP".

Será que lá dentro tem algo da CBTU,como fotografias, relatórios sobre a antiga STU-SP?
Tem como alguém ver isso lá na CPTM?

(Vou ver se consigo tirar alguma foto de dentro do 2100)
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!


Vinicius
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Jul 2010, 12:09

André, é o Rio com certeza.


Stormkamared
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 16 Ago 2010, 12:44

Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.

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Erick_UT440R
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 17 Ago 2010, 15:34

Stormkamared escreveu:Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.
Sobre o trem húngaro, apesar de gostar bastante dele creio que ele não era a melhor escolha para fazer o trecho Luz - Jundiaí - Campinas - Rio Claro. Na minha opinião, creio que as "Litorinas" EFSJ Série 141 eram as melhores opções, pois eram rápidas e tinham tração elétrica (ao contrário do húngaro, que era um TUDH - Trem Unidade Diesel Hidráulico).

No final dos anos 70, eram as "Litorinas" EFSJ Série 141 que faziam os trens expressos para Jundiaí e Campinas, a partir da Luz.
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Stormkamared
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Stormkamared » 18 Ago 2010, 16:25

Erick_UT440R escreveu:
Stormkamared escreveu:Até hoje eu não entendo porque não existe um trem regular entre SP -Jundia-Campinas, tem uma baita demanda de passageiros, nego é muito burro mesmo, olhanod esses Hungaros me diexa mais puto ainda, grande trem apesar do problemas.
Sobre o trem húngaro, apesar de gostar bastante dele creio que ele não era a melhor escolha para fazer o trecho Luz - Jundiaí - Campinas - Rio Claro. Na minha opinião, creio que as "Litorinas" EFSJ Série 141 eram as melhores opções, pois eram rápidas e tinham tração elétrica (ao contrário do húngaro, que era um TUDH - Trem Unidade Diesel Hidráulico).

No final dos anos 70, eram as "Litorinas" EFSJ Série 141 que faziam os trens expressos para Jundiaí e Campinas, a partir da Luz.
Ah sim, ele deu problemas, mas mais no trecho que ia para o RIo, da Central, até que aqui em SP ele foi bem, como as litorinas, mas o que eu não entendo e não é muito o tipo de trem é a falta de visão dos governantes ou é por lobby para as empresa de ônibus não termos um serviço regular de trens pra Campinas - Jundia - Sorocaba - Santos. OLha isso, os horários dos Hungaros:

Cronologia Operacional em São Paulo:
05 de março de 1976 – oficialmente transferidos para a RFFSA SR-4;
02 de agosto de 1976 – São Paulo – Campinas
Saídas diárias da Luz às 07h45min; 11h30min e 18h45min.
De Campinas: 07h10minh; 12 horas e 18 horas.
08 de novembro de 1976 - percurso estendido a Rio Claro
Saídas diárias da Luz às 07h15min; 10h30min e 18h25min, com paradas em Jundiaí, Campinas, Sumaré, Americana e Limeira com chegadas às 09h47min; 13h10minh e 20h56min.
De Rio Claro: 05h25minh; 10h35min e 16h45min.
09 de maio de 1977 – Rota São Paulo - Santos
(Fonte: Leila Escobar – RFFSA – SR-3 / Revista Centro Oeste – Jornalista e Editor Flávio Roseiro Cavalcanti – março de 1994)).


Eu mesmo hoje facilmente moraria em algumas dessas cidades( pretendo sair logo de SP se Deus quiser e trabalharia, desde que fosse um serviço bom com horáriso definidos e a um preço honesto certeza que funcionaria.

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Erick_UT440R
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por Erick_UT440R » 19 Ago 2010, 10:09

^^ Interessante relato histórico Stormkamared...

Quando vejo tudo isso, horários de trens de passageiros da #FEPASA e da RFFSA, vejos fotos de carros de passageiros abandonados e/ou cortados e vendidos como sucatas, locomotivas elétricas apodrecendo em pátios e galpões por todo o estado... nnoo

O que esperar de um país cretino que sequer manteve seus trens de longo percurso? Um país que não soube manter e melhorar seus trens, agora vem querer implantar um TAV??? :brrb: Na França (por exemplo), o TGV só surgiu pois os trens convencionais que faziam a linha Paris / Lyon estavam abarrotados, e os trens convencionais não atendiam mais a demanda de passageiros.

O Governo do Estado de São Paulo vem falar de "reativar" o trem para Sorocaba e Santos... Mas não tinha? Por que acabaram com esses trens? A #FEPASA tinha os Budd Série 500 e os Budd-Mafersa Série 800, locomotivas elétricas e locomotivas a diesel que faziam esses percursos... Mas e a CPTM? Irá comprar TUD, TUDE ou TUDH??? Quantas saudades dos PS's, PP's, PA's, PM's da #FEPASA... wll

Sem contar outra coisa... Com a "reativação" dos trens para Santos, onde os trens irão parar? Na estação Valongo da SPR [transformada em estação cultura sem plataformas] ou na estação Ana Costa da EFS [que nem trilhos tem mais]??? Será que as donas das linhas MRS e ALL permitirão a passagem desse trem? Duvido... Afinal, o trem de passageiros atrapalhará o transporte de açucar, soja e minério para o Porto de Santos... O passageiro que quer viajar de trem que se lasque!!! Que pague pedágios absurdos [R$18,50 para andar no sistema Anchieta - Imigrantes é o fim da picada! :O ].
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André Aquino
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por André Aquino » 11 Set 2010, 22:57

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trinca
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Re: RFFSA - CBTU/STU-SP

Mensagem não lida por trinca » 03 Abr 2011, 07:56

André Aquino escreveu:
Rafael Lopes escreveu:
Erick_UT440R escreveu:
Rafael Lopes escreveu:Um thread com fotos da Internet da operação desses trens!

Mafersa Série 900 na Luz. Crédito: Carlos Alberto Mendes
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^^ Por favor Rafael... Não cometa a heresia de chamar o Sério 900 como fabricado pela Mafersa!!!
O Série 900 foi fabricado pelo CCTU - Consórcio Construtor de Trens Unidades, formado pelas seguintes empresas:

- Cobrasma S.A. => Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários S.A
- CFL => Carrel et Fouché Languepin
- Société MTE
- JS => Jeumont Schneider
- CEM => Compagnie Eletro-Mechanique
- TCO => Traction CEM Oerlikon

Pequena aulinha de história... ;)
Certíssimo. Eu que comi bola! Não é à toa que alguns o chamam de primo do Fepasão (foi o mesmo Consórcio CCTU que o fez).
Sinto saudades destes trens.

Infelizmente eu não tive a oportunidade de conhece-los
Lembro que as portas tinham uma pressao fortissima. Era dificil, se nao impossivel, alguem segura-las.

A unica coisa que matava nestes trens, como nos 1700, sao os bacos de lado. Padrao da RFFSA.

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