Interessante relato histórico Stormkamared...
Quando vejo tudo isso, horários de trens de passageiros da
#FEPASA e da RFFSA, vejos fotos de carros de passageiros abandonados e/ou cortados e vendidos como sucatas, locomotivas elétricas apodrecendo em pátios e galpões por todo o estado...
O que esperar de um país cretino que sequer manteve seus trens de longo percurso? Um país que não soube manter e melhorar seus trens, agora vem querer implantar um TAV???
Na França (por exemplo), o TGV só surgiu pois os trens convencionais que faziam a linha Paris / Lyon estavam abarrotados, e os trens convencionais não atendiam mais a demanda de passageiros.
O Governo do Estado de São Paulo vem falar de "reativar" o trem para Sorocaba e Santos... Mas não tinha? Por que acabaram com esses trens? A
#FEPASA tinha os Budd Série 500 e os Budd-Mafersa Série 800, locomotivas elétricas e locomotivas a diesel que faziam esses percursos... Mas e a CPTM? Irá comprar TUD, TUDE ou TUDH??? Quantas saudades dos PS's, PP's, PA's, PM's da #FEPASA...
Sem contar outra coisa... Com a "reativação" dos trens para Santos, onde os trens irão parar? Na estação Valongo da SPR [transformada em estação cultura sem plataformas] ou na estação Ana Costa da EFS [que nem trilhos tem mais]??? Será que as
donas das linhas MRS e ALL permitirão a passagem desse trem? Duvido... Afinal, o trem de passageiros atrapalhará o transporte de açucar, soja e minério para o Porto de Santos... O passageiro que quer viajar de trem que se lasque!!! Que pague pedágios absurdos [R$18,50 para andar no sistema Anchieta - Imigrantes é o fim da picada!
].
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).