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4-8-8-4 Big Boy
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4-8-8-4 Big Boy
Big Boy foi o nome dado para a União Pacific Railroad 's vinte e cinco 4000 classe 4-8-8-4 Mallet articulada locomotivas a vapor construída entre 1941 e 1944 a Alco.
Contents Sumário
* 1 Antecedentes
* 2 Histórico
* 3 Comparações
* 4 Preservação
* 5 Referências
Fonte: Wikipédia
grades in eastern Utah and western Wyoming. Após a introdução do seu primeiro Challenger-tipo (4-6-6-4) locomotivas, em 1936, a União Pacific Railroad necessária uma locomotiva com maior esforço sustentado tração e de cavalos para eliminar doubleheading ajudante e operações sobre o Wasatch graus no leste do Utah e Western Wyoming. AH. FettersEm colaboração com a Sociedade Americana Locomotor, a equipe de design do UP, liderado por Otto Jabelmann, re-examinados os adversários original desenhado por AH grilhetas. Eles descobriram que através do aumento do lar para cerca de 235 "x 96" (cerca de 155 metros quadrados), alongamento da caldeira, acrescentando quatro rodas motrizes e reduzindo o tamanho das rodas motoras a partir de 69 "a 68", a locomotiva desejado era possível.
Histórico
A Big Boy poderia gerar uma potência máxima de tracção 6290. O Big Boys locomotivas foram os únicos a ter o 4-8-8-4 roda arranjo na notação Whyte, combinando dois conjuntos de oito rodas motrizes com ambas as quatro rodas conduzindo um caminhão para a estabilidade entram curvas quatro rodas e um caminhão trailing para apoiar o grande lar.
O Big Boys foi especificamente concebido para satisfazer a necessidade de puxar um 3600 ton curta (3300 toneladas) trem de carga no longo 1,14% o grau de Wasatch Montanhas em Utah e Wyoming. Ajudantes eram necessários para esse grau na época. Adicionando e removendo ajudantes de um comboio abrandou a circulação dos comboios. Para essas locomotivas de ser útil, eles tiveram que ser mais rápido e mais potente do que o lento luggers montanha como os anteriores compostos 2-8-8-0s e 2-8-8-2s UP depois tentou Guerra Mundial I. Para evitar mudanças locomotiva , A nova classe teria necessidade de puxar longo comboios em velocidade sustentada - 60 mph (100 km / h) - uma vez passado o monte graus.
O Big Boy locomotiva foi articulada por enquanto a locomotiva Mallet design simples, mas utilizadas expansão, em vez de duplicar a expansão do vapor ao contrário da concepção original que Mallet utilizado dupla expansão.
O Big Boys foram concebidos para a estabilidade em 80 mph (130 km / h), para que eles foram construídos com uma pesada margem de fiabilidade e segurança, uma vez que operava normalmente muito inferior à velocidade de carga, serviço.. Optimal cavalos foi atingido em cerca de 35 mph; óptima tracção esforço, ou seja cerca de 10 mph. Poucos anterior articulada locomotivas foram capazes de tal velocidade, tal como foram UP anterior do Challenger 4-6-6-4s. Em muitos aspectos, o Big Boy poderia ser considerada como uma mais longo, mais pesada e mais poderoso Challenger.
Big Boy # 4023 em exibição permanente, em Omaha, Nebraska
No total, foram construídos 25 Big Boys, em dois grupos de dez e cinco locomotivas. Todos estavam a combustão do carvão, com grandes grelhas de queimar carvão de baixa qualidade Wyoming minas propriedade da ferrovia.. Uma locomotiva, # 4005, foi convertido experimentalmente a queima de petróleo. Ao contrário da experiência com a Challenger tipos, essa alteração não foi bem sucedido e logo reverteu a locomotiva a carvão. O motivo para esta falha já foi a utilização de um único queimador, que, com a Big Boy's maiores lar, criado aquecimento insuficiente e desigual. Não se sabe porquê múltiplos queimadores não foram empregadas, embora com dieselization em plena depois de 1945, a empresa provavelmente perdeu interesse na continuação do desenvolvimento de vapor.
O Big Boys importante serviço prestado na Segunda Guerra Mundial, nomeadamente porque se provou tão fácil de incêndio que até mesmo um noviço poderia fazer um trabalho justo. Uma vez que muitos novos homens que eram inaptas para combater o serviço ou isentos foram contratados pela ferrovia em substituição de tripulantes que tinham ido para a guerra, este revelou vantajosa. Durante a guerra, depois de agentes alemão apresentou relatórios que os americanos tinham gigante com máquinas a vapor que estavam em movimento enorme trens cheios de material bélico vital montanha mais íngreme graus em alta velocidade, os seus relatórios foram demitidos como "impossível". Seu desempenho em movimento um enorme volume de material de guerra em toda a Segunda Guerra Mundial e foi repetidamente citada a Big Boys são geralmente aclamado como tendo feito uma enorme contribuição para o esforço de guerra.
Pós aumentos do preço do carvão e de tanto trabalho e da eficiência do combustível para motores diesel-elétrico e de gás de turbina de força motriz anunciada uma vida limitada para o Big Boys, mas eles estavam entre a última locomotiva a vapor retirados de serviço. O último trem receitas rebocado por um Big Boy foi em julho de 1959, terminando o último correr no início da manhã de 21 de julho. A maioria eram armazenados operacional até 1961, e quatro permaneceram na condição operacional no Green River, Wyoming até 1962 . Gradualmente suas funções foram assumidas pelos motores diesel e turbina de locomotivas.
Comparações
É muitas vezes afirmado que o Big Boy foi o maior locomotiva a vapor já construídas. No entanto, esta é fortemente debatida. Por exemplo, peso, comprimento, cavalos e tracção esforço são todas as categorias em que uma locomotiva pode ser classificado, e em cada um deles uma locomotiva "maior" do que um Big Boy pode ser encontrada. No entanto, em geral desempenho e confiabilidade, entre todas as "pesado ferro" Big Boys foram os protótipos insuperável.
Um boato unconfirmed daria o título de todo o mundo há mais tempo para formar o grande rapaz também Uma foto e legenda (http://www.trainweb.org/jlsrr/bigboy/hi ... historical 20pictures.htm%) afirma que a trinweb.org duas locomotivas big boy rebocado um comboio perto de sete quilómetros de extensão! Isso seria certamente tanto a mais longa e mais pesados comboio rebocado por qualquer locomotiva do mundo, quer diesel, eléctricos ou a vapor.
Sem um concurso, a Big Boy's locomotiva corpo foi a mais longa do motor, apesar de a caldeira de menor diâmetro de um Big Boy se encaixa dentro de uma H-8 Allegheny da caldeira. O H-8 Allegheny também foi um pouco mais pesado do que o Big Boy, na pesagem em 1207040 libras.
Preservação
O Big Boy é um dos melhores representados e conservas modelo de locomotiva a vapor nos Estados Unidos, devido à sua reputação e mítico tarde sobrevivência em serviço para 1959. Oito dos 25 ainda existem:
O backhead (controles) de 4017 no Museu Nacional Ferroviário, em Green Bay, WI
The backhead (controls) of 4017 at the National Railroad Museum in Green Bay, WI O backhead (controles) de 4017 no Museu Nacional Ferroviário, em Green Bay, WI
* 4004 : Holliday Park , Cheyenne, Wyoming 41d 08' 12.30" N, 104d 47' 59.4" W 4004: Holliday Park, Cheyenne, Wyoming 41d 08 '12,30 "N, 104d 47' 59,4" W
* 4005 : Forney Transportation Museum , Denver, Colorado 39d 46' 37.38" N, 104d 58' 13.8" W 4005: Transporte Forney Museum, Denver, Colorado 39d 46 '37,38 "N, 104d 58' 13,8" W
* 4006 : Museum of Transportation , St. 4006: Museu dos Transportes, St. Louis, Missouri 38d 34' 19.73" N, 090d 27' 40.0" W Louis, Missouri 38D 34 '19,73 "N, 090d 27' 40,0" W
* 4012 : Steamtown National Historic Site , Scranton, Pennsylvania 41d 24' 26.96" N, 075d 40' 10.8" W 4012: Steamtown National Historic Site, Scranton, Pennsylvania 41d 24 '26,96 "N, 075d 40' 10,8" W
* 4014 : Railway and Locomotive Historical Society , Southern California Chapter, Fairplex , Pomona, California 34d 05' 01.33" N, 117d 46' 13.4" W 4014: Ferroviária e Locomotor Sociedade Histórica, Southern California capítulo, Fairplex, Pomona, Califórnia, 34 quinquies 05 '01,33 "N, 117d 46' 13,4" W
* 4017 : National Railroad Museum , Green Bay, Wisconsin 44d 29' 02.70" N, 088d 02' 55.1" W 4017: Museu Nacional Ferroviário, Green Bay, Wisconsin 44d 29 '02,70 "N, 088d 02' 55,1" W
* 4018 : Museum of the American Railroad , Dallas, Texas 32d 46' 58.32" N, 096d 45' 49.4" W 4018: Museu da American Railroad, Dallas, Texas 32d 46 '58,32 "N, 096d 45' 49,4" W
* 4023 : Kenefick Park , Omaha, Nebraska 41d 13' 49.03" N, 095d 54' 54.3" W 4023: Kenefick Park, Omaha, Nebraska 41d 13 '49,03 "N, 095d 54' 54,3" W
Todos os números de 4005 e 4017, excepto se encontram actualmente armazenados a céu aberto, sem proteção contra os elementos. O ar seco do Sul da Califórnia tem ajudado # 4014 para continuar a ser a melhor preservadas dos sobreviventes, assistida pelos cuidados do capítulo local da Estrada de Ferro e Locomotor Sociedade Histórica. O exemplo é Steamtown disse também a estar em bom estado, apesar de as mais duras condições climáticas do Nordeste deixou as suas marcas.. O Forney Museum of Transportation, em Denver movidos a 4005 para um edifício renovado em janeiro de 2001.
Graças aos esforços consideráveis fundos e de voluntários, número 4017 reside agora com outros pedaços de material ferroviário, em um ambiente controlado com barracão no museu em Green Bay. Número 4023 é a única conhecida Big Boy para mover a rodovia desde preservação, para o novo Kenefick Park, em Omaha, NE.
Não existem actualmente operacional Big Boys e não pretendo voltar a qualquer operação devido à sua dimensão e custos operacionais. Quando as locomotivas foram construídas, as mudanças foram feitas em folgas Wasatch sobre a linha principal para aceitá-los. Em quase cinquenta anos desde a sua reforma, estas folgas foram alterados. Houve apenas alguns terminais com a UP giratórias com tempo suficiente para inverter a Big Boys, ea maioria das pessoas tenham sido removidas, embora certamente existem muitos wyes em que um Big Boy pode ser transformada. O consumo de carvão estas locomotivas e prodigiosa foi a única a conversão do petróleo foi um fracasso. Challenger 3985 foi convertido ao petróleo alguns anos após a sua restauração, porque a faísca que causou propagação erva incêndios. O Estado do Colorado pretendia proibir o funcionamento do motor a partir de lá até que a mudança foi feita (embora essa proibição é, sem dúvida nenhuma para além do poder de Estado para fazer cumprir, sendo exclusivamente dentro da autoridade da Federal Railroad Administration). Na idade diesel, o combustível para motores diesel é muito mais fácil de obter (e de carga) do carvão, de modo que os sobreviventes Big Boys permanecerá, provavelmente, inoperante.
Em 2006, uma estação de rádio desempenhou um Cheyenne abril Fool's prank seus ouvintes sobre a reivindicação de que, durante a noite anterior, o Big Boy locomotiva em exposição no Parque Holliday havia sido roubado. Apesar da situação de quase impossibilidade de o roubo de uma tal item pesado sem trilhas ligando-a para uma estrada de ferro, vários ouvintes caiu para a brincadeira e passou a investigar.
FOTOS:
01-
02-
03-
04-
05-
06-
07-
08-
09-
10-
11-detalhe da cabine
12-
13- Em Ferreomodelismo
Contents Sumário
* 1 Antecedentes
* 2 Histórico
* 3 Comparações
* 4 Preservação
* 5 Referências
Fonte: Wikipédia
grades in eastern Utah and western Wyoming. Após a introdução do seu primeiro Challenger-tipo (4-6-6-4) locomotivas, em 1936, a União Pacific Railroad necessária uma locomotiva com maior esforço sustentado tração e de cavalos para eliminar doubleheading ajudante e operações sobre o Wasatch graus no leste do Utah e Western Wyoming. AH. FettersEm colaboração com a Sociedade Americana Locomotor, a equipe de design do UP, liderado por Otto Jabelmann, re-examinados os adversários original desenhado por AH grilhetas. Eles descobriram que através do aumento do lar para cerca de 235 "x 96" (cerca de 155 metros quadrados), alongamento da caldeira, acrescentando quatro rodas motrizes e reduzindo o tamanho das rodas motoras a partir de 69 "a 68", a locomotiva desejado era possível.
Histórico
A Big Boy poderia gerar uma potência máxima de tracção 6290. O Big Boys locomotivas foram os únicos a ter o 4-8-8-4 roda arranjo na notação Whyte, combinando dois conjuntos de oito rodas motrizes com ambas as quatro rodas conduzindo um caminhão para a estabilidade entram curvas quatro rodas e um caminhão trailing para apoiar o grande lar.
O Big Boys foi especificamente concebido para satisfazer a necessidade de puxar um 3600 ton curta (3300 toneladas) trem de carga no longo 1,14% o grau de Wasatch Montanhas em Utah e Wyoming. Ajudantes eram necessários para esse grau na época. Adicionando e removendo ajudantes de um comboio abrandou a circulação dos comboios. Para essas locomotivas de ser útil, eles tiveram que ser mais rápido e mais potente do que o lento luggers montanha como os anteriores compostos 2-8-8-0s e 2-8-8-2s UP depois tentou Guerra Mundial I. Para evitar mudanças locomotiva , A nova classe teria necessidade de puxar longo comboios em velocidade sustentada - 60 mph (100 km / h) - uma vez passado o monte graus.
O Big Boy locomotiva foi articulada por enquanto a locomotiva Mallet design simples, mas utilizadas expansão, em vez de duplicar a expansão do vapor ao contrário da concepção original que Mallet utilizado dupla expansão.
O Big Boys foram concebidos para a estabilidade em 80 mph (130 km / h), para que eles foram construídos com uma pesada margem de fiabilidade e segurança, uma vez que operava normalmente muito inferior à velocidade de carga, serviço.. Optimal cavalos foi atingido em cerca de 35 mph; óptima tracção esforço, ou seja cerca de 10 mph. Poucos anterior articulada locomotivas foram capazes de tal velocidade, tal como foram UP anterior do Challenger 4-6-6-4s. Em muitos aspectos, o Big Boy poderia ser considerada como uma mais longo, mais pesada e mais poderoso Challenger.
Big Boy # 4023 em exibição permanente, em Omaha, Nebraska
No total, foram construídos 25 Big Boys, em dois grupos de dez e cinco locomotivas. Todos estavam a combustão do carvão, com grandes grelhas de queimar carvão de baixa qualidade Wyoming minas propriedade da ferrovia.. Uma locomotiva, # 4005, foi convertido experimentalmente a queima de petróleo. Ao contrário da experiência com a Challenger tipos, essa alteração não foi bem sucedido e logo reverteu a locomotiva a carvão. O motivo para esta falha já foi a utilização de um único queimador, que, com a Big Boy's maiores lar, criado aquecimento insuficiente e desigual. Não se sabe porquê múltiplos queimadores não foram empregadas, embora com dieselization em plena depois de 1945, a empresa provavelmente perdeu interesse na continuação do desenvolvimento de vapor.
O Big Boys importante serviço prestado na Segunda Guerra Mundial, nomeadamente porque se provou tão fácil de incêndio que até mesmo um noviço poderia fazer um trabalho justo. Uma vez que muitos novos homens que eram inaptas para combater o serviço ou isentos foram contratados pela ferrovia em substituição de tripulantes que tinham ido para a guerra, este revelou vantajosa. Durante a guerra, depois de agentes alemão apresentou relatórios que os americanos tinham gigante com máquinas a vapor que estavam em movimento enorme trens cheios de material bélico vital montanha mais íngreme graus em alta velocidade, os seus relatórios foram demitidos como "impossível". Seu desempenho em movimento um enorme volume de material de guerra em toda a Segunda Guerra Mundial e foi repetidamente citada a Big Boys são geralmente aclamado como tendo feito uma enorme contribuição para o esforço de guerra.
Pós aumentos do preço do carvão e de tanto trabalho e da eficiência do combustível para motores diesel-elétrico e de gás de turbina de força motriz anunciada uma vida limitada para o Big Boys, mas eles estavam entre a última locomotiva a vapor retirados de serviço. O último trem receitas rebocado por um Big Boy foi em julho de 1959, terminando o último correr no início da manhã de 21 de julho. A maioria eram armazenados operacional até 1961, e quatro permaneceram na condição operacional no Green River, Wyoming até 1962 . Gradualmente suas funções foram assumidas pelos motores diesel e turbina de locomotivas.
Comparações
É muitas vezes afirmado que o Big Boy foi o maior locomotiva a vapor já construídas. No entanto, esta é fortemente debatida. Por exemplo, peso, comprimento, cavalos e tracção esforço são todas as categorias em que uma locomotiva pode ser classificado, e em cada um deles uma locomotiva "maior" do que um Big Boy pode ser encontrada. No entanto, em geral desempenho e confiabilidade, entre todas as "pesado ferro" Big Boys foram os protótipos insuperável.
Um boato unconfirmed daria o título de todo o mundo há mais tempo para formar o grande rapaz também Uma foto e legenda (http://www.trainweb.org/jlsrr/bigboy/hi ... historical 20pictures.htm%) afirma que a trinweb.org duas locomotivas big boy rebocado um comboio perto de sete quilómetros de extensão! Isso seria certamente tanto a mais longa e mais pesados comboio rebocado por qualquer locomotiva do mundo, quer diesel, eléctricos ou a vapor.
Sem um concurso, a Big Boy's locomotiva corpo foi a mais longa do motor, apesar de a caldeira de menor diâmetro de um Big Boy se encaixa dentro de uma H-8 Allegheny da caldeira. O H-8 Allegheny também foi um pouco mais pesado do que o Big Boy, na pesagem em 1207040 libras.
Preservação
O Big Boy é um dos melhores representados e conservas modelo de locomotiva a vapor nos Estados Unidos, devido à sua reputação e mítico tarde sobrevivência em serviço para 1959. Oito dos 25 ainda existem:
O backhead (controles) de 4017 no Museu Nacional Ferroviário, em Green Bay, WI
The backhead (controls) of 4017 at the National Railroad Museum in Green Bay, WI O backhead (controles) de 4017 no Museu Nacional Ferroviário, em Green Bay, WI
* 4004 : Holliday Park , Cheyenne, Wyoming 41d 08' 12.30" N, 104d 47' 59.4" W 4004: Holliday Park, Cheyenne, Wyoming 41d 08 '12,30 "N, 104d 47' 59,4" W
* 4005 : Forney Transportation Museum , Denver, Colorado 39d 46' 37.38" N, 104d 58' 13.8" W 4005: Transporte Forney Museum, Denver, Colorado 39d 46 '37,38 "N, 104d 58' 13,8" W
* 4006 : Museum of Transportation , St. 4006: Museu dos Transportes, St. Louis, Missouri 38d 34' 19.73" N, 090d 27' 40.0" W Louis, Missouri 38D 34 '19,73 "N, 090d 27' 40,0" W
* 4012 : Steamtown National Historic Site , Scranton, Pennsylvania 41d 24' 26.96" N, 075d 40' 10.8" W 4012: Steamtown National Historic Site, Scranton, Pennsylvania 41d 24 '26,96 "N, 075d 40' 10,8" W
* 4014 : Railway and Locomotive Historical Society , Southern California Chapter, Fairplex , Pomona, California 34d 05' 01.33" N, 117d 46' 13.4" W 4014: Ferroviária e Locomotor Sociedade Histórica, Southern California capítulo, Fairplex, Pomona, Califórnia, 34 quinquies 05 '01,33 "N, 117d 46' 13,4" W
* 4017 : National Railroad Museum , Green Bay, Wisconsin 44d 29' 02.70" N, 088d 02' 55.1" W 4017: Museu Nacional Ferroviário, Green Bay, Wisconsin 44d 29 '02,70 "N, 088d 02' 55,1" W
* 4018 : Museum of the American Railroad , Dallas, Texas 32d 46' 58.32" N, 096d 45' 49.4" W 4018: Museu da American Railroad, Dallas, Texas 32d 46 '58,32 "N, 096d 45' 49,4" W
* 4023 : Kenefick Park , Omaha, Nebraska 41d 13' 49.03" N, 095d 54' 54.3" W 4023: Kenefick Park, Omaha, Nebraska 41d 13 '49,03 "N, 095d 54' 54,3" W
Todos os números de 4005 e 4017, excepto se encontram actualmente armazenados a céu aberto, sem proteção contra os elementos. O ar seco do Sul da Califórnia tem ajudado # 4014 para continuar a ser a melhor preservadas dos sobreviventes, assistida pelos cuidados do capítulo local da Estrada de Ferro e Locomotor Sociedade Histórica. O exemplo é Steamtown disse também a estar em bom estado, apesar de as mais duras condições climáticas do Nordeste deixou as suas marcas.. O Forney Museum of Transportation, em Denver movidos a 4005 para um edifício renovado em janeiro de 2001.
Graças aos esforços consideráveis fundos e de voluntários, número 4017 reside agora com outros pedaços de material ferroviário, em um ambiente controlado com barracão no museu em Green Bay. Número 4023 é a única conhecida Big Boy para mover a rodovia desde preservação, para o novo Kenefick Park, em Omaha, NE.
Não existem actualmente operacional Big Boys e não pretendo voltar a qualquer operação devido à sua dimensão e custos operacionais. Quando as locomotivas foram construídas, as mudanças foram feitas em folgas Wasatch sobre a linha principal para aceitá-los. Em quase cinquenta anos desde a sua reforma, estas folgas foram alterados. Houve apenas alguns terminais com a UP giratórias com tempo suficiente para inverter a Big Boys, ea maioria das pessoas tenham sido removidas, embora certamente existem muitos wyes em que um Big Boy pode ser transformada. O consumo de carvão estas locomotivas e prodigiosa foi a única a conversão do petróleo foi um fracasso. Challenger 3985 foi convertido ao petróleo alguns anos após a sua restauração, porque a faísca que causou propagação erva incêndios. O Estado do Colorado pretendia proibir o funcionamento do motor a partir de lá até que a mudança foi feita (embora essa proibição é, sem dúvida nenhuma para além do poder de Estado para fazer cumprir, sendo exclusivamente dentro da autoridade da Federal Railroad Administration). Na idade diesel, o combustível para motores diesel é muito mais fácil de obter (e de carga) do carvão, de modo que os sobreviventes Big Boys permanecerá, provavelmente, inoperante.
Em 2006, uma estação de rádio desempenhou um Cheyenne abril Fool's prank seus ouvintes sobre a reivindicação de que, durante a noite anterior, o Big Boy locomotiva em exposição no Parque Holliday havia sido roubado. Apesar da situação de quase impossibilidade de o roubo de uma tal item pesado sem trilhas ligando-a para uma estrada de ferro, vários ouvintes caiu para a brincadeira e passou a investigar.
FOTOS:
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11-detalhe da cabine
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13- Em Ferreomodelismo
Editado pela última vez por Landrail em 13 Jul 2008, 12:18, em um total de 2 vezes.
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Não sou muito chegado nas "vaporosas". Mas estas são de respeito, rs.....
Bacana.
Bacana.
Editado pela última vez por AGV em 13 Jan 2009, 16:17, em um total de 1 vez.
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Eu também não era, mas as grandes a vapor como a big boy mudaram meus conceitos!!! :shock:AGV escreveu:Não sou muito chegado nas "vaporosas". Mas estas são de respeito, rs..... B)
Bacana.
Editado pela última vez por Landrail em 10 Jul 2008, 13:31, em um total de 1 vez.
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A big boy chegava fácil aos 160 km/h!!!!
Por isso que mudou meus conceitos, jamais poderia imaginar uma vaporosa a 160 km/h :shock:
Por isso que mudou meus conceitos, jamais poderia imaginar uma vaporosa a 160 km/h :shock:
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Informações adicionadas ao primeiro post.
Correção: foram 130 km/h e não 160 km/h como eu disse. :roll: :oops:
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Ainda não li o texto inteiro, de repente mencione isso mas, segundo alguns amigos apreciadores dela, a caldeira precisava ser aquecida por umas vinte ou vinte quatro horas antes da partida, pra dar tempo de aquecer toda a água e dar pressão de vapor suficiente pro funcionamento. E dá-lhe lenha heheheh :shock: :shock: :shock:
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O texto está em inglês e em português estou achando muito confuso, depois
eu passo tudo que está em português para negrito para ficar fácil a leitura.
(quero deixar em Inglês caso alguém de outro país faça uma pesquisa )
eu passo tudo que está em português para negrito para ficar fácil a leitura.
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Sim, foi a maior locomotiva a vapor construída.cacobianchi escreveu:Essa foi a maior locomotiva já construída.
Editado pela última vez por Landrail em 14 Jul 2008, 23:32, em um total de 1 vez.
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Mas tem, só não é de fabricação nacional, deve custar uma grana $$$ 8)Luiz Fernandes escreveu:Isso é um monstro, não uma locomotiva, muuuuito linda mesmo!
Eu quero uma dessas em HO!
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