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Trocando bitola em tráfego
Moderadores: AGV, Francis, Vicente
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 905
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
Trocando bitola em tráfego
Bem louco e didático
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Imaginem na Supervia,poderiam comprar trens com essa tecnologia e assim talvez não seria necessário o transbordo de trêm Saracuruna/Vila Inhomirim,o trêm apenas iria encurtar<>enlargar seus eixos!AGV escreveu:EXCELENTE!!!
Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.
É uma ótima solução!
Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...
Mas é caro que isto encarece o preço do trem.
Sonhar não custa nada...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Sonhar não.... Mas o custo desta operação toda, mais a construção dos truques próprios para esta operação, mais o equipamento que faz a mudança da largura entree as rodas do trem dá uma encarecida.
Era bom, não ter, mas o ser humano é bem simples e sensato né.....
Não custava nada ter um só tipo de bitola, ou no máximo, 2 ou 3 um pra cada tipo de uso: Ferrovia, indústria, e minas, por exemplo.
Facilitaria bastante....
Isto sem falar, da alimentação elétrica também! Alguns TGV´s têm por projeto, alguns subsistemas elétricos embarcados para o trem se "adaptar" a alimentação elétrica de países diferentes. O condutor precisa selecionar esta alimentação caso necessário.
Neste ponto, a questão da diferença das tensões de alimentação possue até uma justificativa do ponto de vista da solução em infra-estrutura elétrica que cada país encontrou, mais adequado às suas necessidades, Know-how, possibiolidades, etc. Neste caso, há algumas variáveis a se considerar.
Mas na questão da bitola, bem que poderia ser mais padronizado, pois não influiria quase nada, se de começo já fosse adotado um padrão.
Mas enfim...
Era bom, não ter, mas o ser humano é bem simples e sensato né.....
Não custava nada ter um só tipo de bitola, ou no máximo, 2 ou 3 um pra cada tipo de uso: Ferrovia, indústria, e minas, por exemplo.
Facilitaria bastante....
Isto sem falar, da alimentação elétrica também! Alguns TGV´s têm por projeto, alguns subsistemas elétricos embarcados para o trem se "adaptar" a alimentação elétrica de países diferentes. O condutor precisa selecionar esta alimentação caso necessário.
Neste ponto, a questão da diferença das tensões de alimentação possue até uma justificativa do ponto de vista da solução em infra-estrutura elétrica que cada país encontrou, mais adequado às suas necessidades, Know-how, possibiolidades, etc. Neste caso, há algumas variáveis a se considerar.
Mas na questão da bitola, bem que poderia ser mais padronizado, pois não influiria quase nada, se de começo já fosse adotado um padrão.
Mas enfim...
Editado pela última vez por AGV em 06 Ago 2008, 18:40, em um total de 1 vez.
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
CAF - Renfe
Tem mais trens que tem esta possibilidade. Estão pensando em implantar esta tecnologia em trens de alta velocidade, como neste video da CAF:
http://www.youtube.com/watch?v=UOZQkEcqeCU
http://www.youtube.com/watch?v=UOZQkEcqeCU
Re: Trocando bitola em tráfego
Esse é o chamado sistema de rodadura desplazable, criado pela empresa espanhola Transfesa em 1950 sendo aperfeiçoado e patenteado pela empresa espanhola Talgo em 1968.
Há alguns anos a CAF criou um sistema de rodadura desplazable chamado Brava para rivalizar com o sistema Talgo.
http://www.caf.net/caste/productos/equi ... _brava.php
Na Espanha é comum a utilização desse sistema para trens que viajam entre as linhas de bitola ibérica (1668 mm) e internacional (1435 mm).
Há alguns anos a CAF criou um sistema de rodadura desplazable chamado Brava para rivalizar com o sistema Talgo.
http://www.caf.net/caste/productos/equi ... _brava.php
Na Espanha é comum a utilização desse sistema para trens que viajam entre as linhas de bitola ibérica (1668 mm) e internacional (1435 mm).
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Mais vídeos
Estes vídeos da CAF são para baixar:
Reduciendo distancias: http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip
Brava 01: http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip
Reduciendo distancias: http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip
Brava 01: http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip
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- MEMBRO PLENO
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- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Mais vídeos
Estes vídeos da CAF são para baixar:
Reduciendo distancias:
http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip
Brava 01:
http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip
Reduciendo distancias:
http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip
Brava 01:
http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip
Re: Trocando bitola em tráfego
Mais um detalhe do sistema:
Re: Trocando bitola em tráfego
Bom legal esse vídeo, mostra de forma clara como é feito o rebitolamento em movimento.
Já tinha visto essa operação, é muito bom.
Achei muito interessante a movimentação na caixa de rolamento.
Já tinha visto essa operação, é muito bom.
Achei muito interessante a movimentação na caixa de rolamento.
2011 - Ano de Abraão!
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