Cachoeira e São Félix são cidades do Recôncavo Baiano, ao sudoeste de Salvador, divididas pelo Rio Paraguassu, uma em cada margem. Nesse ponto se encontra um dos mais problemáticos gargalos ferroviários do país.
Por estarem próximo ao nível do mar, a ferrovia que corta as duas cidades, administrada pela FCA, tem que descer e subir a serra para prosseguirem viagem. A declividade da subida e da descida são bastante significativas, obrigando as composições que descem a serra a ganharem um reforço para subir.
Na estação de São Félix sempre tem uma locomotiva (da família das U-20-C) estacionada a espera das composições. Essa locomotiva é engatada no fundo da composição que chega, ajudando-a a vencer a serra “empurrando-a”. No fim da serra, essa locomotiva é desengatada e volta para estação de São Félix para auxiliar o próximo trem que passar independente do sentido. Por isso que lá, além da linha principal, tem-se também uma “pêra” ferroviária e uma linha para estacionamento.
Como se não bastasse esse atraso, a linha principal ainda corta o centro das duas cidades, que são unidas por uma ponte ferroviária inaugurada no período do Brasil império. Antigamente, quem vinha do sul (Minas Gerais e região sul do estado) com destino a Salvador, pegava um trem até São Félix, desciam lá, pegavam uma balsa para atravessar o Rio Paraguassu e de lá pegavam outro trem em cachoeira para prosseguir viagem (e vice-versa).
Devido ao aumento da demanda, foi construída a Ponte Ferroviária Dom Pedro II, inaugurada pelo próprio imperador (1885). Hoje, a ponte não somente funciona como ponte ferroviária, como foi adaptada para trafego rodoviário. Com isso, os trens ainda têm que dividir espaço com os carros e pedestre ao passar pelas cidades, o que reduz muito sua velocidade e aumenta o tempo de viagem.
Para resolver esse problema é que já foi iniciada a construção de um contorno ferroviário por fora da cidade. Ele terá 17 km, dos quais cerca de 2 km de pontes e 610 metros de uma nova passagem sobre o rio Paraguassu. Essa obra visa acabar com os problemas de transito das cidades, aonde os trens chegam a atravessá-las até 6 vezes ao dia, diminuir o risco de acidentes graves, pois muitas vezes trens carregados com produtos inflamáveis chegam a cruzar as cidades, e aumentar significativamente a velocidade comercial.
Essa fotos foram tiradas por mim dia 20/09/2009. Quando cheguei a cidade de São Félix, percebi que era dia de festa. Essas cidades foram o berço da guerra de Independência da Bahia e são a mostra mais clara e significativa da influencia cultural afro no estado
Estação de São Félix e antigo gare

Trem carregado de cal vindo de Minas Gerais sentido Candeias


Locomotiva auxiliar na "pêra"

Pêra


U-20-C

Preparativos para a partida










Trem esperando para passar pela ponte

Passando pela ponte



Subindo a serra com a locomotiva empurrando a composição

Bem, espero que tenham gostado.
Qualquer correção, podem falar, sou muito leigo no assunto.
Valeu