http://www.revistaferroviaria.com.br/in ... Editoria=1
19/04/2010
Na próxima segunda-feira (26), a secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) entrega ao governo de São Paulo o relatório preliminar sobre a viabilidade dos trens regionais da capital paulista para Santos e Sorocaba.
A via que será utilizada pelos trens ainda não está definida, mas a secretaria está conversando com a ALL para utilizar as mesmas linhas que a operadora. Segundo o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos e coordenador do estudo de vialibidade, João Paulo de Jesus Lopes, as linhas estão dentro da faixa da CPTM e não teria problema o uso, já que a ALL também utiliza trechos pertencentes à CPTM.
A ideia inicial é que os trens sejam operados pela CPTM, mas isso será definido em estudos posteriores. Assim como o tipo de trem e bitola. Uma das definições apresentadas por Lopes é que os trens devem circular com velocidade média entre 120 e 130 km/h.
“Os técnicos da secretaria e da CPTM estão fazendo diversas consultas no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá sobre o material rodante e as novas tecnologias que permitam velocidades maiores”.
Em relação aos custos de implantação, João Paulo explica que devem variar de acordo com o trajeto definido. “Os valores podem ser correspondentes à implantação de uma linha de metrô ou até metade, vai depender do percurso adotado”.
Agora, trens a até 130 km/h, no que já existe, considero inviável.