BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Trens de longo percurso poderão voltar
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Trens de longo percurso poderão voltar
CHEGOU A VEZ DOS TRENS DE LONGO PERCURSO NO ESTADO DE SP
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) poderá planejar a retomada do transporte ferroviário de passageiros de longo percurso, o que contribuirá para consolidar o conceito de mobilidade, promovendo o deslocamento das pessoas entre os municípios paulistas.
Isso será possível porque a atuação da pasta, antes focada nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC) e Baixada Santista (RMBS), foi geograficamente ampliada, por meio do Decreto n° 55.564, publicado no Diário Oficial na terça-feira (16).
Essa abrangência será ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos. Além de poder desenvolver estudos e participar nas formulações, proposições e definição de políticas públicas que envolvam o transporte ferroviário nas regiões metropolitanas, a STM terá a mesma atuação em relação a qualquer tecnologia e desempenho, para acesso, passagem ou atendimento nas diversas aglomerações urbanas do Estado.
No médio prazo, poderão ser desenvolvidos estudos que viabilizarão a implantação de linhas interligando centros como Campinas e São José dos Campos, que diariamente mandam muitas pessoas para a capital. Um exemplo é o estudo desenvolvido pela STM, entre 2004 e 2005, para a ligação de São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. A STM poderá ainda desenvolver outros projetos, como ligações da capital paulista com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e outras importantes cidades do Estado.
http://www.expansao.sp.gov.br/noticias_int.php?n=81
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) poderá planejar a retomada do transporte ferroviário de passageiros de longo percurso, o que contribuirá para consolidar o conceito de mobilidade, promovendo o deslocamento das pessoas entre os municípios paulistas.
Isso será possível porque a atuação da pasta, antes focada nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC) e Baixada Santista (RMBS), foi geograficamente ampliada, por meio do Decreto n° 55.564, publicado no Diário Oficial na terça-feira (16).
Essa abrangência será ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos. Além de poder desenvolver estudos e participar nas formulações, proposições e definição de políticas públicas que envolvam o transporte ferroviário nas regiões metropolitanas, a STM terá a mesma atuação em relação a qualquer tecnologia e desempenho, para acesso, passagem ou atendimento nas diversas aglomerações urbanas do Estado.
No médio prazo, poderão ser desenvolvidos estudos que viabilizarão a implantação de linhas interligando centros como Campinas e São José dos Campos, que diariamente mandam muitas pessoas para a capital. Um exemplo é o estudo desenvolvido pela STM, entre 2004 e 2005, para a ligação de São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. A STM poderá ainda desenvolver outros projetos, como ligações da capital paulista com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e outras importantes cidades do Estado.
http://www.expansao.sp.gov.br/noticias_int.php?n=81
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
O futuro é Metrô cuidando do urbano e a CPTM fazendo trens regionais - o que é o certo. Cada vez mais isso se desenha (é só ler o decreto, para quem ainda não conhece).
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Assim como a "Linha Oliva", havia bolado um conjunto de 2 linhas de SP para Santos, pertindo de Grajaú (L9) e Santo André (L10), considerando regiões de atendimento e demanda, aode das 2 estações, o trem partiria imediatamente rumo aos seus emboques de túnel (feitos em TBM) já considerando a diferença dew altitude até o litoral.
Vias totalmente novas, trens em velocidade comercia entre 90/120 km/h, o que já seria excelente.
Se houver vontade sai, pois não é nada do outro mundo, lembrando que na Europa tem túnel debaixo do mar e bem mais longo do que o que o nosso caso demandaria.
Conjuntamente, poderia-se pensar em esticar a L9 até, por exemplo, Pirituba, por quê?
Pasa que pessoas vindas de Jundiaí pudessem utilizar o inter regional com mais facilidade, por exemplo, tud dentro de uma logística voltada ao melhor fluxo das pessoas da forma melhor otimizada possível.
abs!
Vias totalmente novas, trens em velocidade comercia entre 90/120 km/h, o que já seria excelente.
Se houver vontade sai, pois não é nada do outro mundo, lembrando que na Europa tem túnel debaixo do mar e bem mais longo do que o que o nosso caso demandaria.
Conjuntamente, poderia-se pensar em esticar a L9 até, por exemplo, Pirituba, por quê?
Pasa que pessoas vindas de Jundiaí pudessem utilizar o inter regional com mais facilidade, por exemplo, tud dentro de uma logística voltada ao melhor fluxo das pessoas da forma melhor otimizada possível.
abs!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Algo parecido com isso já está sendo pensado, mas não desta forma.AGV escreveu:Conjuntamente, poderia-se pensar em esticar a L9 até, por exemplo, Pirituba, por quê?
Pasa que pessoas vindas de Jundiaí pudessem utilizar o inter regional com mais facilidade, por exemplo, tud dentro de uma logística voltada ao melhor fluxo das pessoas da forma melhor otimizada possível.
abs!
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
MMuuito bom! uma solução pro cara sair de Jundiaí e sair na ZS de SP, ou o inverso.
E para o Litoral, já se pensa algo?
abs!
E para o Litoral, já se pensa algo?
abs!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Não. A autorização para atuar fora da Região Metropolitana é apenas um embrião. Ainda há muitos passos a serem dados, como concluir a modernização da parte urbana e passá-la para o Metrô (provável) e aí sim assumir este outro papel. Coisa para horizonte 2014.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Daria para dizer que é a volta da Fepasa (sem ser ela operando de facto)?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Creio que não necessariamente...
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Foi mais para fazer analogia!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Me desculpem, mas eu acho meio que "absurdo" isso tudo. Não o fato da boa vontade do Portella ou do Avelleda, mas sim o fato de fazer vias novas ou tentar recuperar o que já tem.
AVG, vias novas e trens andando rápido?
A V8 ia a 120 km/h entre Jundiaí e Campinas. Aquilo tudo era um tapete.
Isso é tentar recuperar o que vou estragado, uma boa iniciativa, mas não sei o que esperar do seu sucesso.
Não que eu não queira sua volta, mas desta vez tem que ser forte e bem pensado, teremos uma boa concorrência.
Êêêê Brasil!
AVG, vias novas e trens andando rápido?
A V8 ia a 120 km/h entre Jundiaí e Campinas. Aquilo tudo era um tapete.
Isso é tentar recuperar o que vou estragado, uma boa iniciativa, mas não sei o que esperar do seu sucesso.
Não que eu não queira sua volta, mas desta vez tem que ser forte e bem pensado, teremos uma boa concorrência.
Êêêê Brasil!
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Repita,fio.....
Não deu pra entender absolutamente nada.
Edite o post preu apagar este depois.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Acho que ele quis dizer que , sim, já houveram trens rápidos em SP. E agora, estão correndo atrás de recuperar o tempo perdido...
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Isso mesmo, é que eu dei uma enrolada... Esqueci como escrever, muito tempo fora do ar.
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Um ilustre forista mostra sua opinião sobre o Trem para Sorocaba na Revista Ferroviária!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Rafael Lopes escreveu:Um ilustre forista mostra sua opinião sobre o Trem para Sorocaba na Revista Ferroviária!
É ,legal a matéria ,é o povo exigindo seus direitos e a CPTM avançando ,dá -lhe FERROVIAS!!!!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
O comentário do Gustavo foi de TGVBR, já o Regis que também está comentando ali é nível "Contigo"...
O cara está propondo esticar bitola métrica; que se passem mais trens de carga pela malha da CPTM (quando o que se quer é tirar), acha que o plano da CPTM é "esticar" os TUE metropolitanos para Campinas e Sorocaba...
O cara está propondo esticar bitola métrica; que se passem mais trens de carga pela malha da CPTM (quando o que se quer é tirar), acha que o plano da CPTM é "esticar" os TUE metropolitanos para Campinas e Sorocaba...
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Francis escreveu: O comentário do Gustavo foi de TGVBR, já o Regis que também está comentando ali é nível "Contigo"...
O cara está propondo esticar bitola métrica; que se passem mais trens de carga pela malha da CPTM (quando o que se quer é tirar), acha que o plano da CPTM é "esticar" os TUE metropolitanos para Campinas e Sorocaba...
O de Campinas pode até ser ,mas trens metropolitanos em Sorocaba vão encontrar resistência por parte dos prefeitos de mairinque e São Roque,o própio prefeito de São Roque disse em uma entrevista ''Trem turístico nos interessa,trem de suburbio nem pensar''.o que ele quer afinal?
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Mas o projeto não é esse, Isaias; nem tem cabimento trem metropolitano fazendo esta ligação. Eles não querem metropolitanos (ou "subúrbio", como eles se referem) pelo estigma que o trem tem. A imagem ainda é muito negativa.
Quanto ao projeto das ligações de média distância, são trens de velocidade entre 120 e 150 km/h, com configuração própria para isso, para tirar passageiros dos ônibus rodoviários e dos carros. Nada a ver com transporte urbano.
Quanto ao projeto das ligações de média distância, são trens de velocidade entre 120 e 150 km/h, com configuração própria para isso, para tirar passageiros dos ônibus rodoviários e dos carros. Nada a ver com transporte urbano.
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Até por que um trem metropolitano " comum " seria desvantajoso...
Teria velocidade comercial baixa, ou se adere uma frota bem numerosa ou sofre com gigantes intervalos...
o Negócio é fazer algo semelhante ao que fez a África do Sul.
Inaugurou um trem expresso entre a cidade de Joanesburgo e o Aeroporto Internacional, ele opera à velocidade máxima de 150Km/h ( segundo reportagem ).
Daí sim, a ferrovia se tornaria mais competitiva à modalidade rodoviária...
Teria velocidade comercial baixa, ou se adere uma frota bem numerosa ou sofre com gigantes intervalos...
o Negócio é fazer algo semelhante ao que fez a África do Sul.
Inaugurou um trem expresso entre a cidade de Joanesburgo e o Aeroporto Internacional, ele opera à velocidade máxima de 150Km/h ( segundo reportagem ).
Daí sim, a ferrovia se tornaria mais competitiva à modalidade rodoviária...
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1691
- Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Trens de longo percurso poderão voltar
Se tu fizer um trem que vá de SP até o RJ a 100 km/h já ganha dos modais rodoviários e aéreos.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante