Semana passada eu resolvi ir conhecer o Centro Cultural da Light, que foi um grande abrigo dos bondes da empresa no século XX. O local também foi sede da Light, ou The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company. A edificação encontra-se na Avenida Marechal Floriano, número 168, no Centro do Rio. Este é o famoso "Abrigo da Rua Larga".
Como dito, hoje o local abriga um pequeno museu que conta um pouco da história da Light, que operou diversas linhas de bonde no Rio de Janeiro. Hoje a empresa é privatizada e atua na distribuição de energia elétrica para o Rio de Janeiro e algumas áreas da Baixada Fluminense.
Dois dias antes de eu ir fotografar o local o forista Bruno Araújo me enviou uma foto. Estou postando junto com as minhas.
Foto 1: Geral do prédio

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5: É um belíssimo prédio

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8: Existiram pela cidade diversas gares de bondes como a do Largo dos Leões e Largo do Machado. Nada restou destas duas mas é sempre bom ver como esta está preservada

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12: No andar térreo pode-se notar que existem quatro vitrines - eu acredito que originalmente eram os portões por onde entravam os bondes

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15: O interior do velho abrigo hoje é um pequeno museu que conta a história da Light

Foto 16: No fundo da foto, o Bonde Bataclan nº 14 da Light

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19: O pequenino caminhão elétrico faz parte do acervo do museu

Foto 20:

Foto 21: Geral

Foto 22: Geral do saguão

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25: Busto de Frederick Stark Pearson, primeiro presidente da Light

Foto 26: As vitrines, pelo interior. Como eu disse, creio que originalmente eram os portões por onde entravam os bondes.

Foto 27:

Locais interessantes nas proximidades
. Metrô Rio - Estação Central
. Supervia - Estação Central do Brasil
. RFFSA - Prédio da Administração Geral
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1 por Bruno Araujo e 2-27 por Renan Souza em 15/06/2010