Não sei se é um defeito ou virtude minha, mas procuro ser detalhista nas explicações e às vezes me excedo nas palavras.
Quando eu enviei a foto para o Ralph eu enfatizei que não me responsabilizaria pela veracidade da informação sobre a foto da estação.
A princípio eu discordei que a estaçaozinha de Maria da Graça da década de 20 e o prédio que ele citou como sendo a estação fossem o mesmo, pois o croqui mostra uma plataforma muito curta (tirei como parâmetro o tamanho do banco) e o galpão que seria a ex estação é uma edificação robusta e muito alta, a não ser que o croqui estivesse fora de escala ou como você falou, o prédio tivesse sido muito descaracterizado.
Devido a essas diferenças, indaguei o Ralph como ele sabia que aquele prédio era o da estação. Ele me respondeu que era informação dada por colaboradores que visitaram o prédio e obtiveram tal informação dos seus atuais usuários, informando que a plataforma ainda existe. De fato, dá para percebe-la do metrô, apesar de estar escondida ou pelo google. O seu comprimento seria de 150m aproximadamente.
A partir daí respeitei mais a veracidade da informação e concluí que poderia ser verdade, mas essa plataforma somente atenderia uma linha.
Pesquisando sobre os bairros em sites sobre ônibus, consegui uma foto de um lotação cruzando uma passagem de nível em Maria da Graça onde na placa indica 4 linhas.
Veja bem, 4 linhas.
Hoje temos 3 naquela região, indicando que um trilho foi suprimido. Juntando os cacos e raciocinando um pouco, concluí que os trilhos foram redistribuídos, mascarando a localização de uma outra plataforma (caso tenha realmente existido).
Reparem bem como os 3 trilhos são mais afastados um dos outros em comparação aos habituais nos ramais de Deodoro por exemplo...CONTINUANDO
DadoDJ escreveu:Adenilson, é com você mesmo que eu quero falar !
Cara, esta estação de Maria da Graça é uma incógnita (ou será que não ?) ... o que acontece: o Julio C.Silva, um amigo pesquisador que também está aqui no fórum e no Orkut, notou que havia uma construção em Maria da Graça que lembra muito o desenho da estação Maria da Graça que consta no site do Ralph. Pois bem, ele me telefonou na época e fomos ao local averiguar, e realmente a construção que se encontra lá, apesar de muito modificada, tem a estrutura igual ao do desenho que consta na mesma página (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm). Esta construção est´[a no exato local que aparece no mapa exposto no site do Ralph, aparece em alguns Guias de Ruas antigos que tenho, e aparece até hoje (pasmem !) no mapa que se encontra na estação do Metrô da Maria da Graça e arredores. O que acontece é o seguinte: na mesma época que enviamos material para o site, o Ralph me respondeu por e-mail dizendo que outra pessoa (no caso, você) enviou uma foto antiga, com a estação Maria da Graça totalmente diferente, uma plataforma com cobertura. Não estou tirando o crédito da sua descoberta, longe disso, mas sabe que até hoje eu não entendi o esquema das estações naquele lugar. Você teria uma idéia ? Eu já pensei no seguinte: que a foto que eu e Julio tiramos seria da estação Maria da Graça da Linha Auxiliar, e a foto que você coletou no site do G.Ermakhof seria da linha da Rio do Ouro. Mas na foto que você enviou aparece a linha em bitola mista ! Então me confundiu mais ainda ! ! !
você teria alguma luz para o assunto ?
E outra coisa: fico feliz que você se dedica à pesquisa da EF Rio do Ouro ... sou apaixonado por esta ferrovia. Será que podemos trocar informações ? Tenho algumas (muitas) suspeitas aqui, mas que ainda não obtive resposta ...
Outra coisa: achei muito legal que você faz parte do fórum também ! Valeu !