Não foi só você, eu sonhei com o extinto ramal da Dona Clara, onde eu via os trilhos dentro do frigoríficoDadoDJ escreveu:Bom dia, pessoal !
Esta noite sonhei com trilhos, tamanha a quantidade de informações que ficaram borbulhando na minha cabeça ontem a noite.
Eu vi em um desses meus mapas um estrada chamada Estrada Maria Angu. Teria algo a ver com o porto?DadoDJ escreveu: Pablo, legal o livro ! Informções valiosas também. Mas eu discordo de uma coisa ! Eu já havia lido em alguns sites esta informação de que a linha seguia pela R.Comte.Vergueiro da Cruz, talvez a informação tenha sido extraída deste livro. Mas se analisarmos a via hoje, ela não tem nada a ver com o traçado do extinto ramal da Penha da EFRDO ! A não ser que ... a rua tivesse um traçado diferente de hoje, se prolongando até a EF do Norte (atual ramal Saracuruna da Supervia). Naquele mapa de 1929 que postei aqui (http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html), aparece todo o ramal, mas entre a EF do Norte e o Porto de Maria Angu as ruas estão sem nome. Talvez uma dessas fosse a continuação da R.Comte.Vergueiro da Cruz (na época denominada "Estrada do Sacco")
Só para criar mais mistérios: um outro forista daqui, o Furriel, me falou de uma existencia de um ramal que saia da Silva Freire (Meier) e segui pela atual Rua Aristides Caire (antiga Rua Imperial). Alguem poderia me confirmar se realmente existiu? Eu não achei informações sobre isso...