BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
(EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Em tempo.
Não sou nem calvo nem careca, muito menos cabelos brancos.
Mas quando não estou rindo estou fazendo os outros rirem.
Minha última viagem nos bondes desativados foi em Campo Grande 1963.
Não sou nem calvo nem careca, muito menos cabelos brancos.
Mas quando não estou rindo estou fazendo os outros rirem.
Minha última viagem nos bondes desativados foi em Campo Grande 1963.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Eis aí a localização de Monhangaba, antes de virar para as oficinas do Eng. de Dentro, hoje Engenhão, que ligava ao Tronco Central entre Eng. de Dentro e Todos Os Santos.
Acho que tenho foto do restante dos trilhos que sobraram para postar no outro tópico.
Gente continuem o tópico não tenho nenhum constrangimento em revelar a idade. Não tenho medo da velhice, como dizia minha vó no alto dos seus 104 anos:
Meu filho eu não estou velha eu estou gasta. kkkkkkkkkkk
Acho que tenho foto do restante dos trilhos que sobraram para postar no outro tópico.
Gente continuem o tópico não tenho nenhum constrangimento em revelar a idade. Não tenho medo da velhice, como dizia minha vó no alto dos seus 104 anos:
Meu filho eu não estou velha eu estou gasta. kkkkkkkkkkk
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Curioso ... tenho alguns mapas aqui que mostram uma linha saindo da Rio do Ouro (na Automóvel Clube) e se dirigindo ao Engenho de Dentro (oficinas). Só que a linha vinha pela R.José dos Reis, dobrava pela rua Fausto de Souza e Rua Fernão Cardim. Mas a linha que sai da Linha Auxiliar para as oficinas do Engenho de Dentro não coincide com a que vinha da Rio do Ouro (eu achava que uma fosse continuação da outra).
Em tempo: a estação Monhangaba também se chamava Chave Zieze, certo ? Sendo uma chave, seria um "encontro" ou bifurcação de linhas, certo ? Então ficaria no encontro/bifurcação da linha das oficinas com a Linha que vinha da Rio do Ouro, ou com a linha que saía da Linha Auxliar, certo ? Já pensei em traçar a rota pelo Google Earth, para obter a quilometragem e a posição exata de Monhangaba, mas de lá pra cá já fizeram tantas modificações e retificações na linha, que nem sei se haveria exatidão nos cálculos de distância ... acho que ainda temos evidências para encontrar aí ...
Pablo, este Guia Rex é de que ano ?
Em tempo: a estação Monhangaba também se chamava Chave Zieze, certo ? Sendo uma chave, seria um "encontro" ou bifurcação de linhas, certo ? Então ficaria no encontro/bifurcação da linha das oficinas com a Linha que vinha da Rio do Ouro, ou com a linha que saía da Linha Auxliar, certo ? Já pensei em traçar a rota pelo Google Earth, para obter a quilometragem e a posição exata de Monhangaba, mas de lá pra cá já fizeram tantas modificações e retificações na linha, que nem sei se haveria exatidão nos cálculos de distância ... acho que ainda temos evidências para encontrar aí ...
Pablo, este Guia Rex é de que ano ?
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Ah, legal ! Tem um tópico sobre mapas antigos aqui http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=4&t=3499 !
Em breve estarei postando mapas antigos lá ...
Em breve estarei postando mapas antigos lá ...
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Pessoal,
Estou lançando aqui dúvidas e solicitação de opiniões da mesma forma que fiz no assunto:RAMAL DA RUA BELA, etc:
Desde que fui ao Arquivo Geral de Cidade e pude ver essa foto com definição infinitamente superior a que estou postando aqui, lancei uma dúvida que é quase certeza.
Até 1917 a Avenida Amaro Cavalcanti ia até a Rua Medina apenas, depois existia um aclive com ruas sem pavimentação e sem margem com a linha férrea. Depois disso, a rua só voltava a margear a linha férrea a partir da Mário Calderaro no Engenho de Dentro sob o nome de Rua Lia Barbosa.
Abaixo está uma foto da Avenida Amaro Cavalcanti sendo pavimentada em 1918. Olhem a casa em detalhe a esquerda e os tipos de pedra que servem de base para a alvenaria. Teria sido este o prédio original da estação de Todos os Santos?
Digo isso porquê essa casa está exatamente ou muito próximo à passagem subterrânea de acesso à extinta estação, com um detalhe:
Andei pesquisando e parece que o acesso subterrâneo à Todos os Santos foi feito no início dos anos 20 e na época dessa foto não existia. Imagino que o acesso devia ser pelos trilhos.
Se não for a estação, poderia ser uma casa de turma ou ter relação com a estação?
A foto não faz referência à estação, pois o foco aqui é a pavimentação da Amaro Cavalcanti.
Vejam uns arbustos a direita cerca de 150 ou 200m a frente onde a pavimentação muda. Ali a direita é a Rua Medina.
Se a foto estivesse na resolução que vi no AGCRJ, daria para ver a estação do Méier bem ao fundo que aqui está meio embaçada.
Eis a foto.O que acham?
Estou lançando aqui dúvidas e solicitação de opiniões da mesma forma que fiz no assunto:RAMAL DA RUA BELA, etc:
Desde que fui ao Arquivo Geral de Cidade e pude ver essa foto com definição infinitamente superior a que estou postando aqui, lancei uma dúvida que é quase certeza.
Até 1917 a Avenida Amaro Cavalcanti ia até a Rua Medina apenas, depois existia um aclive com ruas sem pavimentação e sem margem com a linha férrea. Depois disso, a rua só voltava a margear a linha férrea a partir da Mário Calderaro no Engenho de Dentro sob o nome de Rua Lia Barbosa.
Abaixo está uma foto da Avenida Amaro Cavalcanti sendo pavimentada em 1918. Olhem a casa em detalhe a esquerda e os tipos de pedra que servem de base para a alvenaria. Teria sido este o prédio original da estação de Todos os Santos?
Digo isso porquê essa casa está exatamente ou muito próximo à passagem subterrânea de acesso à extinta estação, com um detalhe:
Andei pesquisando e parece que o acesso subterrâneo à Todos os Santos foi feito no início dos anos 20 e na época dessa foto não existia. Imagino que o acesso devia ser pelos trilhos.
Se não for a estação, poderia ser uma casa de turma ou ter relação com a estação?
A foto não faz referência à estação, pois o foco aqui é a pavimentação da Amaro Cavalcanti.
Vejam uns arbustos a direita cerca de 150 ou 200m a frente onde a pavimentação muda. Ali a direita é a Rua Medina.
Se a foto estivesse na resolução que vi no AGCRJ, daria para ver a estação do Méier bem ao fundo que aqui está meio embaçada.
Eis a foto.O que acham?
Editado pela última vez por Adenilson em 07 Jun 2011, 14:11, em um total de 3 vezes.
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
No mapa que postei no topico estação Wal Mart marca a Monhagaba como Parada Ziese: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... 3&start=20DadoDJ escreveu: Em tempo: a estação Monhangaba também se chamava Chave Zieze, certo ? Sendo uma chave, seria um "encontro" ou bifurcação de linhas, certo ? Então ficaria no encontro/bifurcação da linha das oficinas com a Linha que vinha da Rio do Ouro, ou com a linha que saía da Linha Auxliar, certo ? Já pensei em traçar a rota pelo Google Earth, para obter a quilometragem e a posição exata de Monhangaba, mas de lá pra cá já fizeram tantas modificações e retificações na linha, que nem sei se haveria exatidão nos cálculos de distância ... acho que ainda temos evidências para encontrar aí ...
Pablo, este Guia Rex é de que ano ?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Continunando o assunto, estou enviando a foto da Avenida Amaro Cavalcanti com essa casa bem mais longe, bem na direção do rodapé do quadrado da marca d'água.
Olhem como parece uma estação, mas se for atenderia uma linha. Há muito tempo, teria Todos os Santos tido 2 plataformas ou a casa não é a estação?
Essa foto foi batida de onde é hoje o início do Viaduto de Todos os Santos, mas é claro que na foto o mesmo seria construído 4 anos depois.
Na outra foto fiz referência à obra da passagem subterrânea no início dos anos 20. Acho que foi em 1922, coincidente com a construção do Viaduto. Nessa época várias estações foram reformadas com o aumento de plataformas para atender a demanda, mas aqui na foto, o prédio (se for a estação) deve ser o original.
Compare as pedras da foto anterior com as fotos postadas das ruínas pelo André, principalmente a última da ex estação e de um espaço concretado após a ruína da passagem. O tamanho desse espaço assemelha-se a da casa em questão.
Abaixo seguem 2 documentos que pesquisei que mencionam a estação ORIGINAL de Todos os Santos como pequena, inclusive um deles menciona a área, cerca de 139m2 apenas. Não sei se só da plataforma ou do prédio.
Dêem as suas opinoões. Abraços.
Olhem como parece uma estação, mas se for atenderia uma linha. Há muito tempo, teria Todos os Santos tido 2 plataformas ou a casa não é a estação?
Essa foto foi batida de onde é hoje o início do Viaduto de Todos os Santos, mas é claro que na foto o mesmo seria construído 4 anos depois.
Na outra foto fiz referência à obra da passagem subterrânea no início dos anos 20. Acho que foi em 1922, coincidente com a construção do Viaduto. Nessa época várias estações foram reformadas com o aumento de plataformas para atender a demanda, mas aqui na foto, o prédio (se for a estação) deve ser o original.
Compare as pedras da foto anterior com as fotos postadas das ruínas pelo André, principalmente a última da ex estação e de um espaço concretado após a ruína da passagem. O tamanho desse espaço assemelha-se a da casa em questão.
Abaixo seguem 2 documentos que pesquisei que mencionam a estação ORIGINAL de Todos os Santos como pequena, inclusive um deles menciona a área, cerca de 139m2 apenas. Não sei se só da plataforma ou do prédio.
Dêem as suas opinoões. Abraços.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Só hoje é que vi a sua pergunta, perdoa me pelo atraso.DadoDJ escreveu:Curioso ... tenho alguns mapas aqui que mostram uma linha saindo da Rio do Ouro (na Automóvel Clube) e se dirigindo ao Engenho de Dentro (oficinas). Só que a linha vinha pela R.José dos Reis, dobrava pela rua Fausto de Souza e Rua Fernão Cardim. Mas a linha que sai da Linha Auxiliar para as oficinas do Engenho de Dentro não coincide com a que vinha da Rio do Ouro (eu achava que uma fosse continuação da outra).
Em tempo: a estação Monhangaba também se chamava Chave Zieze, certo ? Sendo uma chave, seria um "encontro" ou bifurcação de linhas, certo ? Então ficaria no encontro/bifurcação da linha das oficinas com a Linha que vinha da Rio do Ouro, ou com a linha que saía da Linha Auxliar, certo ? Já pensei em traçar a rota pelo Google Earth, para obter a quilometragem e a posição exata de Monhangaba, mas de lá pra cá já fizeram tantas modificações e retificações na linha, que nem sei se haveria exatidão nos cálculos de distância ... acho que ainda temos evidências para encontrar aí ...
Pablo, este Guia Rex é de que ano ?
É de 1985, só que o GR ficou muitos anos com a mesma configuração acrescentando apenas as novidades e não retirando muito do que existia ainda na década de 60, presumo eu.
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Saudações Ferroviaristas.
Como a Parada Perna de Pau era muito próxima a Todos os Santos, trago aqui uma explanação sobre a mesma.
O Méier era ainda um local acanhado que sequer possuía estação; havia apenas uma parada. Pois ali na década de 1870 havia uma cancela mais ou menos no arraial de Caxamby (Cachambi) que era monitorada pelo guarda José Francisco. O guarda, que não tinha a perna direita, usava uma substituta, feita de pau. O povo, então, passou a chamar a parada de Cancela do Perna de Pau; que ligava os dois lados da via férrea passando pelos terrenos dos Doutores Miguel e Joaquim Meyer. Atualmente, são as ruas Medina e Coração de Maria, onde neste trecho, foi aberta uma passagem, em que o comboio, raramente fazia uma pausa. Após vários entendimentos, foi doado um terreno para a estação pelo Sr. José João Batista e dois herdeiros do camarista Meyer. Estes, por sua vez, condicionaram a doação ao nome da família na parada dos trens. Finalmente a Estação do Méier foi inaugurada em 13 de maio de 1889, na gestão do engenheiro José Ewbank da Câmara, então diretor da Estrada de Ferro.
Mapa:
Provavel local da Parada.
atualamente.
Em tempo:
Monhangaba/Chave Zieze nao era a ligação para o Ramal das Oficinas e sim para o Ramal da Fábrica.
Abraço a todos.
Como a Parada Perna de Pau era muito próxima a Todos os Santos, trago aqui uma explanação sobre a mesma.
O Méier era ainda um local acanhado que sequer possuía estação; havia apenas uma parada. Pois ali na década de 1870 havia uma cancela mais ou menos no arraial de Caxamby (Cachambi) que era monitorada pelo guarda José Francisco. O guarda, que não tinha a perna direita, usava uma substituta, feita de pau. O povo, então, passou a chamar a parada de Cancela do Perna de Pau; que ligava os dois lados da via férrea passando pelos terrenos dos Doutores Miguel e Joaquim Meyer. Atualmente, são as ruas Medina e Coração de Maria, onde neste trecho, foi aberta uma passagem, em que o comboio, raramente fazia uma pausa. Após vários entendimentos, foi doado um terreno para a estação pelo Sr. José João Batista e dois herdeiros do camarista Meyer. Estes, por sua vez, condicionaram a doação ao nome da família na parada dos trens. Finalmente a Estação do Méier foi inaugurada em 13 de maio de 1889, na gestão do engenheiro José Ewbank da Câmara, então diretor da Estrada de Ferro.
Mapa:
Provavel local da Parada.
atualamente.
Em tempo:
Monhangaba/Chave Zieze nao era a ligação para o Ramal das Oficinas e sim para o Ramal da Fábrica.
Abraço a todos.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Encontrei a planta da SMU, postada pela forista Nina,que mostra a Parada Chave Zieze:
Notem que ficava literalmente no meio do nada ... e se compararmos com o mapa abaixo de 1911 e 1929 (Guia Briguiet), a parada ficava fora do ramal para as oficinas do Engenho de Dentro ...
Detalhe: até agora, eu sempre achei que a Parada Chava Zieze ficasse no cruzamento das linhas ... é ...vivendo (pesquisando, lendo) e aprendendo ... graças a este fórum !
Notem que ficava literalmente no meio do nada ... e se compararmos com o mapa abaixo de 1911 e 1929 (Guia Briguiet), a parada ficava fora do ramal para as oficinas do Engenho de Dentro ...
Detalhe: até agora, eu sempre achei que a Parada Chava Zieze ficasse no cruzamento das linhas ... é ...vivendo (pesquisando, lendo) e aprendendo ... graças a este fórum !
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Melekh escreveu:Saudações Ferroviaristas.
Como a Parada Perna de Pau era muito próxima a Todos os Santos, trago aqui uma explanação sobre a mesma.
O Méier era ainda um local acanhado que sequer possuía estação; havia apenas uma parada. Pois ali na década de 1870 havia uma cancela mais ou menos no arraial de Caxamby (Cachambi) que era monitorada pelo guarda José Francisco. O guarda, que não tinha a perna direita, usava uma substituta, feita de pau. O povo, então, passou a chamar a parada de Cancela do Perna de Pau; que ligava os dois lados da via férrea passando pelos terrenos dos Doutores Miguel e Joaquim Meyer. Atualmente, são as ruas Medina e Coração de Maria, onde neste trecho, foi aberta uma passagem, em que o comboio, raramente fazia uma pausa. Após vários entendimentos, foi doado um terreno para a estação pelo Sr. José João Batista e dois herdeiros do camarista Meyer. Estes, por sua vez, condicionaram a doação ao nome da família na parada dos trens. Finalmente a Estação do Méier foi inaugurada em 13 de maio de 1889, na gestão do engenheiro José Ewbank da Câmara, então diretor da Estrada de Ferro.
Melekh, a história realmente mostra que a parada separava no leito as atuais Ruas Coração de Maria e Medina, mas no guia que você postou, a parada aparece mais para o Méier, separando as Ruas Constança Barbosa e Aristide Caire (nomes atuais).
Provavel local da Parada.
Acredito que a Rua acima seja a Rua Medina. Melekh, acho que poderia ser até a parada se a foto estivesse voltada para a ferrovia, mas se a foto estiver voltada para o final da rua, seria impossível.
De qualquer forma, tendo sido batida em direção ao fundo, apareceria a descontinuidade formada pelas Atuais Ruas Manuela Barbosa e Trav. Miracema.
Isso justificaria a casa ao fundo estar meio atravessada.
Não sei se a mancha ao fundo são montanhas ou alguma resolução da foto, mas se a foto fosse batida em direção à ferrovia, não aparaceria qualquer morro.
atualamente.
Amigo, creio que essa foto não foi batida no mesmo ponto da primeira foto antiga. Esse portão era o portão que delimitava o início da plataforma de Todos os Santos "em sua versão mais moderna".
Depois eu explico isso!
Tenho um bom material para publicar sobre Todos os Santos, inclusive levantando uma polêmica, mas esse portão aí ficava bem depois da parada Perna de Pau!
Moro aí perto e conheço bem essa região, tendo inclusive passado no túnel subterrâneo que dava acesso à plataforma, mas claro, muito depois da extinção da estação.
Em tempo:
Monhangaba/Chave Zieze nao era a ligação para o Ramal das Oficinas e sim para o Ramal da Fábrica.
Abraço a todos.
Editado pela última vez por Adenilson em 03 Fev 2011, 15:34, em um total de 2 vezes.
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Vejam a foto abaixo que eu postei da região de Todos os Santos.
A casa que está em destaque e cujo fundo está a esquerda e fora do campo de visão da foto, a qual pensava ser Todos os Santos, na realidade devia ser uma casa ligada à ferrovia ou uma casa de turma.
Depois dessa casa, mais ainda em direção às costas do fotógrafo, ficava o acesso à estação, que nessa época ainda era pelos trilhos.
As passagens subterrâneas foram construídas entre 1920 e 1923.
Vejam ao fundo que a pavimentação só ia até a Rua Medina e dá para ver também quando a mesma termina e vira estrada de terra em direção ao fotógrafo.
Esse pequeno trecho do início da Dias da Cruz até a Rua Medina, margeando a linha férrea chamava-se Rua Lia Barbosa e ao ser iniciada a pavimentação em direção ao E.Dentro (foto), a sua continuidade passou a se chamar Av. Amaro Cavalcanti, que já existe no mapa postado pelo Melekh.
Isso também corroba a idéia que esse mapa é de 1911, pois a pavimentação da Av. Amaro Cavalcanti (foto abaixo) iniciou-se em 1918.
A frente mais ou menos uns 100 metros a frente do casario em destaque, está uma casinha. Ali ficava a Parada Perna de Pau, a qual não sei se é a tal casinha.
Mais ainda ao fundo e muito embaçada, aparece a estação do Méier. Se forçar um pouco a vista (é só seguir pela rua, margeando o guard rail a partir da casinha), dá para perceber o estilo da cobertura em 2 folhas.
Nessa ápoca não haviam muros separando as ruas do leito ferroviário.
[/quote]
A casa que está em destaque e cujo fundo está a esquerda e fora do campo de visão da foto, a qual pensava ser Todos os Santos, na realidade devia ser uma casa ligada à ferrovia ou uma casa de turma.
Depois dessa casa, mais ainda em direção às costas do fotógrafo, ficava o acesso à estação, que nessa época ainda era pelos trilhos.
As passagens subterrâneas foram construídas entre 1920 e 1923.
Vejam ao fundo que a pavimentação só ia até a Rua Medina e dá para ver também quando a mesma termina e vira estrada de terra em direção ao fotógrafo.
Esse pequeno trecho do início da Dias da Cruz até a Rua Medina, margeando a linha férrea chamava-se Rua Lia Barbosa e ao ser iniciada a pavimentação em direção ao E.Dentro (foto), a sua continuidade passou a se chamar Av. Amaro Cavalcanti, que já existe no mapa postado pelo Melekh.
Isso também corroba a idéia que esse mapa é de 1911, pois a pavimentação da Av. Amaro Cavalcanti (foto abaixo) iniciou-se em 1918.
A frente mais ou menos uns 100 metros a frente do casario em destaque, está uma casinha. Ali ficava a Parada Perna de Pau, a qual não sei se é a tal casinha.
Mais ainda ao fundo e muito embaçada, aparece a estação do Méier. Se forçar um pouco a vista (é só seguir pela rua, margeando o guard rail a partir da casinha), dá para perceber o estilo da cobertura em 2 folhas.
Nessa ápoca não haviam muros separando as ruas do leito ferroviário.
[/quote]
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Adenilson.
A parada Perna de Pau separava no leito as atuais Ruas Coração de Maria e Medina, mas no guia que a parada aparece mais para o Méier, separando as Ruas Constança Barbosa e Aristide Caire deve ser erro de feitura do mesmo.
A foto é muito antiga, mas vou ao local fazer fotos e cruzar uma com a outra.
Quanto a foto recente, você tem razão, ela está em conformidade com a Est. Todos os Santos, não há o que negar; errei nos calculos.
E isso aí rapaz...
A parada Perna de Pau separava no leito as atuais Ruas Coração de Maria e Medina, mas no guia que a parada aparece mais para o Méier, separando as Ruas Constança Barbosa e Aristide Caire deve ser erro de feitura do mesmo.
A foto é muito antiga, mas vou ao local fazer fotos e cruzar uma com a outra.
Quanto a foto recente, você tem razão, ela está em conformidade com a Est. Todos os Santos, não há o que negar; errei nos calculos.
E isso aí rapaz...
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Grande Carlos e equipe!
Bom, tendo sido esclarecida a questão da foto do portão de Todos os Santos e voltando para a foto da Rua Medina.
Eu tenho essa foto em um livro sobre o Méier e acho que a mesma foi batida de costas para a ferrovia por causa da posição da Serra dos Pretos Forros ao fundo.
Acho que a evidência mais próxima dessa parada foi da foto que postei acima.
Um abraço
Bom, tendo sido esclarecida a questão da foto do portão de Todos os Santos e voltando para a foto da Rua Medina.
Eu tenho essa foto em um livro sobre o Méier e acho que a mesma foi batida de costas para a ferrovia por causa da posição da Serra dos Pretos Forros ao fundo.
Acho que a evidência mais próxima dessa parada foi da foto que postei acima.
Um abraço
Melekh escreveu:Adenilson.
A parada Perna de Pau separava no leito as atuais Ruas Coração de Maria e Medina, mas no guia que a parada aparece mais para o Méier, separando as Ruas Constança Barbosa e Aristide Caire deve ser erro de feitura do mesmo.
A foto é muito antiga, mas vou ao local fazer fotos e cruzar uma com a outra.
Quanto a foto recente, você tem razão, ela está em conformidade com a Est. Todos os Santos, não há o que negar; errei nos calculos.
E isso aí rapaz...
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Pessoal,
Um dos grandes dilemas envolvendo esta estação é o porquê da sua desativação.
A primeira resposta que segue é a sua proximidade com a estação do Méier.
Mas será que sempre foi assim?
Baseado em pesquisa e estudos ainda em andamento, estou quase provando que a estação de Todos os Santos tinha um prédio pequeno e que ficava mais afastado do Méier que está hoje, ou seja, a sua plataforma iniciava perto do ponto onde mais tarde terminava, ou próximo a isso.
Em contrapartida a estação do Méier, era mais curta, o que potencializava a maior distância entre as duas estações.
Não devemos esquecer que a estação de Todos os Santos era 21 anos mais antiga que a estação do Méier.
Na época do surgimento e da pavimentação da Amaro Cavalcanti, a partir da Rua Lia Barbosa que só ia da Dias da Cruz até a Rua Medina, o acesso a Todos os Santos passou a ser viável por esse lado de uma forma melhor.
Por volta de 1920 iniciou-se a melhoria do acesso às estações, tendo sido algumas contempladas por passarelas como a do Méier e de passagens subterrâneas como São Francisco Xavier, Rocha e Todos os Santos.
Devido ao desnível entre a Amaro Cavalcanti e a linha férrea, foi construído o acesso subterrâneo cerca de 100 metros a frente do prédio original de Todos os Santos, onde o nivelamento era bem maior, alongando assim, a sua plataforma para o recebimento de trens maiores de subúrbio.
Acredito que a passagem subterrânea de Todos os Santos tenha sido contruída em 1922 com margem de erro de um ano apenas. Esse ano coincide com a construção do Viaduto de Todos os Santos (Rua Luís Carlos).
Antes o acesso às estações era pelos trilhos e as pessoas ingressavam na estação de frente para a plataforma, que normalmente tinha uma rampa ou escadas de 3 ou 4 degraus.
Todos os Santos teve a sua plataforma alongada em direção ao Méier e a plataforma da estação do Méier também foi alongada, porém em direção à Todos os Santos, diminuindo a distância entre as estações mais de 150 metros em comparação a distância original.
Com o tempo necessário, pretendo expor o material necessário que praticamente confirma essa teoria.
Isso inclui mapas, fotos e plantas.
Um abraço.
Um dos grandes dilemas envolvendo esta estação é o porquê da sua desativação.
A primeira resposta que segue é a sua proximidade com a estação do Méier.
Mas será que sempre foi assim?
Baseado em pesquisa e estudos ainda em andamento, estou quase provando que a estação de Todos os Santos tinha um prédio pequeno e que ficava mais afastado do Méier que está hoje, ou seja, a sua plataforma iniciava perto do ponto onde mais tarde terminava, ou próximo a isso.
Em contrapartida a estação do Méier, era mais curta, o que potencializava a maior distância entre as duas estações.
Não devemos esquecer que a estação de Todos os Santos era 21 anos mais antiga que a estação do Méier.
Na época do surgimento e da pavimentação da Amaro Cavalcanti, a partir da Rua Lia Barbosa que só ia da Dias da Cruz até a Rua Medina, o acesso a Todos os Santos passou a ser viável por esse lado de uma forma melhor.
Por volta de 1920 iniciou-se a melhoria do acesso às estações, tendo sido algumas contempladas por passarelas como a do Méier e de passagens subterrâneas como São Francisco Xavier, Rocha e Todos os Santos.
Devido ao desnível entre a Amaro Cavalcanti e a linha férrea, foi construído o acesso subterrâneo cerca de 100 metros a frente do prédio original de Todos os Santos, onde o nivelamento era bem maior, alongando assim, a sua plataforma para o recebimento de trens maiores de subúrbio.
Acredito que a passagem subterrânea de Todos os Santos tenha sido contruída em 1922 com margem de erro de um ano apenas. Esse ano coincide com a construção do Viaduto de Todos os Santos (Rua Luís Carlos).
Antes o acesso às estações era pelos trilhos e as pessoas ingressavam na estação de frente para a plataforma, que normalmente tinha uma rampa ou escadas de 3 ou 4 degraus.
Todos os Santos teve a sua plataforma alongada em direção ao Méier e a plataforma da estação do Méier também foi alongada, porém em direção à Todos os Santos, diminuindo a distância entre as estações mais de 150 metros em comparação a distância original.
Com o tempo necessário, pretendo expor o material necessário que praticamente confirma essa teoria.
Isso inclui mapas, fotos e plantas.
Um abraço.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Eu só tenho a dizer que neste fórum está, senão a melhor, uma das melhores equipes de pesquisadores ferroviários da internet.
O fórum está pegando fogo !
rsrsrsrs
O fórum está pegando fogo !
rsrsrsrs
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Falou tudo Dado.
Editado pela última vez por LRangel em 08 Fev 2011, 23:45, em um total de 2 vezes.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Pablo ITT escreveu:Bom, eu cheguei a ver todas estas estações. A estação de Monhangaba era um pouco depois da est. Wall Mart, era uma estação que levava ao desvio para as oficinas do Engenho de Dentro.
A est. de Encantado não foi só a proximidade que levou a ser demolida, entre Cascadura e Engenho de Dentro eram 06 (seis) linhas mas, disseram que por motivo de segurança (?) seria melhor diminuir para 05 devido às curvas. Não sei se procede o motivo. Pois depois que os carros passaram a ser metálicos, e não mais em madeira, ficaram mais longos e as curvas eram muito fechadas, acho que seria questão de diminuir a velocidade, enfim.
Pablo, só uma curiosidade: Na parte que você fala de Monhangaba, a chave para as Oficinas era na estação? Eu sempre achei que a Estação era onde é a Wall Mart tbm.
Quanto as 6 linhas, elas iam até Madureira. Isso eu lembro bem. De Madureira pra cima que não me recordo, mas lembro bem da 6ª linha em Madureira.
Abraços
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
LRangel
Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Adenilson.
Conforme disse, voltei ao local e fiz as fotos na direção da ferrovia, note que ao fundo pode-se ver os morros ou serras...
Veja se tem similaridade entre as fotos.
Mapa mais atual.
Mapa da época.
Repare a Serra ou Morro no fundo das fotos.
Um abração.
Conforme disse, voltei ao local e fiz as fotos na direção da ferrovia, note que ao fundo pode-se ver os morros ou serras...
Veja se tem similaridade entre as fotos.
Mapa mais atual.
Mapa da época.
Repare a Serra ou Morro no fundo das fotos.
Um abração.
Re: (EFCB-Ramal Deodoro) Estação Todos os Santos
Oi Carlos.
você chegou ao ponto onde eu queria.
A foto atual tirada por você é na realidade da Rua Coração de Maria e a sua "continuação" do outro lado da linha é a Rua Medina, de onde tenho quase ter certeza ser a foto em preto e branco.
Sendo assim, automaticamente a linha férrea estaria atrás do fotógrafo se batida da Rua Medina.
A foto antiga não foi batida da Coração de Maria, pois a Basílica Coração de Maria completou 100 anos ano passado e a mesma teria que aparecer a esquerda pela distância ao fundo.
Por isso acho que a foto antiga foi batida da Rua Medina.
Para aparecer a linha férrea, a foto na Rua Medina teria que ser tirada de costas para a Serra dos Pretos Forros que aparece ao fundo.
Um abraço.
você chegou ao ponto onde eu queria.
A foto atual tirada por você é na realidade da Rua Coração de Maria e a sua "continuação" do outro lado da linha é a Rua Medina, de onde tenho quase ter certeza ser a foto em preto e branco.
Sendo assim, automaticamente a linha férrea estaria atrás do fotógrafo se batida da Rua Medina.
A foto antiga não foi batida da Coração de Maria, pois a Basílica Coração de Maria completou 100 anos ano passado e a mesma teria que aparecer a esquerda pela distância ao fundo.
Por isso acho que a foto antiga foi batida da Rua Medina.
Para aparecer a linha férrea, a foto na Rua Medina teria que ser tirada de costas para a Serra dos Pretos Forros que aparece ao fundo.
Um abraço.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante