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DEBATE: UNIFICAÇÃO CMSP-CPTM - POSSÍVEL?
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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DEBATE: UNIFICAÇÃO CMSP-CPTM - POSSÍVEL?
Já tem gente discutindo isso no SSC:
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... st61864921
Já existe intercâmbio de funcionários de gestão, e com a aproximação crescente entre as empresas, PODE HAVER (grifo meu, pois é opinião) uma fusão entre as empresas futuramente. Mas isso depende da administração pública, não temos como saber o que se passa por um governador e de um secretário de governo.
Talvez, se isso ocorrer, a CPTM poderia operar trens inter-regionais (SP-Campinas, SP-SJC, SP-Sorocaba...)e a malha e estrutura atual seja repassada à Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Qual a opinião de vocês?
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... st61864921
Já existe intercâmbio de funcionários de gestão, e com a aproximação crescente entre as empresas, PODE HAVER (grifo meu, pois é opinião) uma fusão entre as empresas futuramente. Mas isso depende da administração pública, não temos como saber o que se passa por um governador e de um secretário de governo.
Talvez, se isso ocorrer, a CPTM poderia operar trens inter-regionais (SP-Campinas, SP-SJC, SP-Sorocaba...)e a malha e estrutura atual seja repassada à Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Qual a opinião de vocês?
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Eu também penso como você Vicente, acho que deveria ser passada todas as linhas da CPTM para o metrô de SP e a CPTM fazer as viagens regionais.
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Hum...
analisando de um ponto de vista "mais de baixo".
De fato, algumas operações entre Metrô e CPTM são similares, mas pensando um pouco, as operações do Metrô se concentraram apenas na capital paulista, enquanto que a CPTM tem atuação nas regiões metropolitanas.
Se ambas as operações forem fundidas, de um jeito ou de outro haverá subdivisão interna, no caso dividindo linhas e operações de curta (capital), média (cidades vizinhas) e longa distância (grande metrópoles).
Outra: muitas operações são compartilhadas entre os sistemas.
Há um outro porém: temos as PPPs previstas e já executadas (como a ViaQuatro), criando mais subdivisões.
Talvez daqui a uns 5 ou 10 anos, as operações podem ser unidas, ou então pode-se fazer assim: transforma-se a CPTM em Fepasa, para poder organizar a malha paulista, e o Metrô assume as operações em regiões metropolitanas.
analisando de um ponto de vista "mais de baixo".
De fato, algumas operações entre Metrô e CPTM são similares, mas pensando um pouco, as operações do Metrô se concentraram apenas na capital paulista, enquanto que a CPTM tem atuação nas regiões metropolitanas.
Se ambas as operações forem fundidas, de um jeito ou de outro haverá subdivisão interna, no caso dividindo linhas e operações de curta (capital), média (cidades vizinhas) e longa distância (grande metrópoles).
Outra: muitas operações são compartilhadas entre os sistemas.
Há um outro porém: temos as PPPs previstas e já executadas (como a ViaQuatro), criando mais subdivisões.
Talvez daqui a uns 5 ou 10 anos, as operações podem ser unidas, ou então pode-se fazer assim: transforma-se a CPTM em Fepasa, para poder organizar a malha paulista, e o Metrô assume as operações em regiões metropolitanas.
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Bingo, Ligeiro!fastvisiteitor escreveu: Talvez daqui a uns 5 ou 10 anos, as operações podem ser unidas, ou então pode-se fazer assim: transforma-se a CPTM em Fepasa, para poder organizar a malha paulista, e o Metrô assume as operações em regiões metropolitanas.
Seria isso mesmo o que pensei: a CPTM assumir o papel da antiga divisão de transporte de passageiros da FEPASA e o sistema metropolitano ficar a cargo da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Vamos lembrar que isso já foi ensaiado antigamente no transporte intermodal: o corredor ABD (RMSP, complementar ao sistema sobre trilhos) originalmente foi concebido para ser operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo. Mas o Estado resolveu criar uma nova empresa, e dessa "divisão pneus" do metrô surgiu a EMTU como operadora - que ficou até a concessão à Metra.
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
^^um adento: a Metra é concessionária pela EMTU. Ou seja, a EMTU é a fiscalizadora e organizadora dos transportes em ônibus.
O Metrô e a CPTM são fiscalizadores, organizadores e operadores.
A não ser que transforme a EMTU em uma espécie de CMTC: ela fica responsável por tudo: frota, operação, etc...
O Metrô e a CPTM são fiscalizadores, organizadores e operadores.
A não ser que transforme a EMTU em uma espécie de CMTC: ela fica responsável por tudo: frota, operação, etc...
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
CPTM E Metrô nao sao do governo? assim como a EMTU?
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
São empresas de capital misto (com a maior parte do Governo). Mas ninguém está discutindo por esse ângulo (esse é o que menos importa).adrianocs escreveu:CPTM E Metrô nao sao do governo? assim como a EMTU?
Tecnicamente, hoje, não vejo vantagem nessa unificação.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
A ideia é essa;Mas no momento não é viavel pois a Cptm tem que reformar seu patrimonio para depois repassar para o Metro, existe uma norma dos organismos financeiros limitando o individamento de cada empreza publica e se o Metro assumise a Cptm agora a sua capacidade de individamento seria comprometida, por isso que a linha 4 foi feita pelas PPPs, linha 5 parte pela Cptm e as linhas 13/14 o governo tem inteesse que seja feita pela iniciativa privada, mas futuramente a Cptm se dedicara mais ao transporte no estado e o Metro na Capital.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
A EMTU foi operadora, Ligeiro, até a Metra assumir. Foi o que escrevi. Os primeiros tróleibus tinham logo do Metrô, depois, EMTU com as setas do Metrô. Depois, a Metra assumiu.fastvisiteitor escreveu:^^um adento: a Metra é concessionária pela EMTU. Ou seja, a EMTU é a fiscalizadora e organizadora dos transportes em ônibus.
O Metrô e a CPTM são fiscalizadores, organizadores e operadores.
A não ser que transforme a EMTU em uma espécie de CMTC: ela fica responsável por tudo: frota, operação, etc...
Voltando à fusão, em termos de administração pública, haveria um problema: funcionários do Metrô têm salários maiores que seus pares da CPTM. Por lei, isso levaria a uma equiparação salarial dos funcionários operativos, então a economia não seria tão grande.
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Os ônibus urbanos do Airport Service, apesar de serem da Pássaro Marron, ainda levam a logomarca do Metrô ao lado da da EMTU (isso já tem muito tempo que é assim).Vicente escreveu:A EMTU foi operadora, Ligeiro, até a Metra assumir. Foi o que escrevi. Os primeiros tróleibus tinham logo do Metrô, depois, EMTU com as setas do Metrô. Depois, a Metra assumiu.fastvisiteitor escreveu:^^um adento: a Metra é concessionária pela EMTU. Ou seja, a EMTU é a fiscalizadora e organizadora dos transportes em ônibus.
O Metrô e a CPTM são fiscalizadores, organizadores e operadores.
A não ser que transforme a EMTU em uma espécie de CMTC: ela fica responsável por tudo: frota, operação, etc...
Voltando à fusão, em termos de administração pública, haveria um problema: funcionários do Metrô têm salários maiores que seus pares da CPTM. Por lei, isso levaria a uma equiparação salarial dos funcionários operativos, então a economia não seria tão grande.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Você poderia até unir numa mesma marca, porém o jeito de operar, manutenção e tudo continuaria como é hoje, durante MUITO tempo.
Mudar o nome até eu mudo, agora, transformar CPTM em Metrô, não creio.
A CPTM é para trens Metropolitanos, trens regionais seria para uma outra empresa APENAS para esse fim.
Mudar o nome até eu mudo, agora, transformar CPTM em Metrô, não creio.
A CPTM é para trens Metropolitanos, trens regionais seria para uma outra empresa APENAS para esse fim.
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Em uma visita que fiz na Estação Guilhermina-Esperança, do programa Conheça Seu Metrô, o supervisor que estava coordenando a visita relatou que daqui a uns 10 ou 15 anos, o Metrô e a CPTM entrariam em processo de fusão, mas caso isso não acontecesse nesse período de tempo, esquece, que nunca irá acontecer.Vicente escreveu:Já tem gente discutindo isso no SSC:
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... st61864921
Já existe intercâmbio de funcionários de gestão, e com a aproximação crescente entre as empresas, PODE HAVER (grifo meu, pois é opinião) uma fusão entre as empresas futuramente. Mas isso depende da administração pública, não temos como saber o que se passa por um governador e de um secretário de governo.
Talvez, se isso ocorrer, a CPTM poderia operar trens inter-regionais (SP-Campinas, SP-SJC, SP-Sorocaba...)e a malha e estrutura atual seja repassada à Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Qual a opinião de vocês?
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Vicente escreveu:fastvisiteitor escreveu:^^um adento: a Metra é concessionária pela
A EMTU foi operadora, Ligeiro, até a Metra assumir. Foi o que escrevi. Os primeiros tróleibus tinham logo do Metrô, depois, EMTU com as setas do Metrô. Depois, a Metra assumiu. .
Perdão pelo meu equivoco.
Agora eu tava pensando em uma coisa: naquela palestra que nós fomos com o Avelleda como anfitrião, me lembro de uma frase dele que era mais ou menos assim (perdão qualquer equivoco):
"O Metrô é totalmente padronizado, por isso eles tem até ISO 9001. Tem todo um projeto, uma organização que é para evitar falhas, e operar naqueles padrões.
A CPTM não tem ISO 9001 justamente pois trabalha com diferentes padrões. A diferença entre as empresas é justamente essa liberdade que a mesma tem para trabalhar com diversos tipos de linhas e frotas. A CPTM opera com trens de 40 anos atrás, com linhas de mais de 200 anos. O Metrô é mais recente."
Acho que era assim. Mas enfim, observando por essa frase, o resumo é: não vai ser possível ver um Metrô e CPTM unificados. O que é possível sim é ver como no caso da Linha 5, que a CPTM construíu, mas no final o Metrô assumiu.
Na verdade, a situação atual é já a que está descrita: CPTM opera em média distância, Metrô em curta. Não muda isso.
Ah, e Gustavo, e aquela lei que amplia a possibilidade da CPTM gerir linhas fora da RMSP?
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Não gosto da idéia.
Pra mim, CPTM é CPTM e Metrô é Metrô; Mas vai vir gente perguntando, " o que é um metrô? tem que andar debaixo da terra? "
Digo que não.
Mas os conceitos da CPTM ao meu ver, se difere do metrô, desde da maneira em que opera e a distância e municípios que atinge.
Penso também que haverá alguma " desorganização administrativa e financeira " pela dimensão que o sistema vai tomar, dentre também a diferença entre as estruturas existentes entre Metrô e CPTM.
Fora que... o rumo que a comunicação visual está tomando rumos diferentes, pregando a separação entre as duas empresas.
e sobre os trens regionais, sou a favor de uma nova Fepasa, ou seja, uma terceira empresa que priorize apenas o transporte regional.
Pra mim, CPTM é CPTM e Metrô é Metrô; Mas vai vir gente perguntando, " o que é um metrô? tem que andar debaixo da terra? "
Digo que não.
Mas os conceitos da CPTM ao meu ver, se difere do metrô, desde da maneira em que opera e a distância e municípios que atinge.
Penso também que haverá alguma " desorganização administrativa e financeira " pela dimensão que o sistema vai tomar, dentre também a diferença entre as estruturas existentes entre Metrô e CPTM.
Fora que... o rumo que a comunicação visual está tomando rumos diferentes, pregando a separação entre as duas empresas.
e sobre os trens regionais, sou a favor de uma nova Fepasa, ou seja, uma terceira empresa que priorize apenas o transporte regional.
Rodrigo Lopes
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
E outra, em todos estes anos, eu já acostumei que o Metrô, é sapata e terceiro trilho (uma tecnologia inovadora então na época que que a Companhia do Metropolitano de São Paulo foi fundada), e CPTM é catenária e pantógrafo. Ainda não consegui me acostumar com a idéia da Linha 5, sendo operada pelo Metrô, pelo fato de lá ser alimentação via rede aérea.
***Dom Moreira 1178***
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Nada disso que você apontou é impeditivo para algo futuro. CPTM é CPTM e Metrô-SP é Metrô-SP, e daí? Futuramente podem ser uma nova empresa, não tem nada escrito em pedra. Desorganização administrativa e financeira só vai haver se o processo não for conduzido de forma correta. Veja o Banco Real e o Santander (diga-se de passagem, empresas de porte bem maior que Metrô-SP e CPTM), que se fundiram há mais de um ano, e os clientes nem perceberam direito a diferença, embora a marca Banco Real deva desaparecer nos próximos meses.Lopes escreveu:Não gosto da idéia.
Pra mim, CPTM é CPTM e Metrô é Metrô; Mas vai vir gente perguntando, " o que é um metrô? tem que andar debaixo da terra? "
Digo que não.
Mas os conceitos da CPTM ao meu ver, se difere do metrô, desde da maneira em que opera e a distância e municípios que atinge.
Penso também que haverá alguma " desorganização administrativa e financeira " pela dimensão que o sistema vai tomar, dentre também a diferença entre as estruturas existentes entre Metrô e CPTM.
Fora que... o rumo que a comunicação visual está tomando rumos diferentes, pregando a separação entre as duas empresas.
e sobre os trens regionais, sou a favor de uma nova Fepasa, ou seja, uma terceira empresa que priorize apenas o transporte regional.
É a direção que define os rumos das empresas, e não os seus setores mais baixos. Portanto, comunicação visual não conta nesse processo. Ela que se adequa às mudanças que a diretoria da empresa define. No futuro, a tendência é que a CPTM mude seu escopo de atuação e deixe de operar as suas linhas atuais, pelo menos nos trechos principais (talvez ficando com as extensões). Uma única empresa para operar transporte metropolitano sobre trilhos é a forma mais ideal, pela integração e pela estrutura administrativa menor.
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Não se deixa de mudar algo por questão de costume. As mudanças vêm e vão. Catenária é algo que não só a Linha 5 tem, mas também a Linha 4, e a Linha 6 também terá. Se não fosse para mudar, a comunicação visual do Metrô-SP seria um bocado diferente da atual, pois ele não foi inaugurado como é hoje. Também não viriam os motores de corrente alternada nos trens novos, nem o CBTC na sinalização. Muito menos se reformaria os trens atuais. O mundo não é estático.Correia431M escreveu:E outra, em todos estes anos, eu já acostumei que o Metrô, é sapata e terceiro trilho (uma tecnologia inovadora então na época que que a Companhia do Metropolitano de São Paulo foi fundada), e CPTM é catenária e pantógrafo. Ainda não consegui me acostumar com a idéia da Linha 5, sendo operada pelo Metrô, pelo fato de lá ser alimentação via rede aérea.
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Pere ae, que eu saiba o TT vem desde os primórdios do Metrô Londrino e de Nva Iorque.
Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
De fato, a marca vai desaparecer, acontece é que você não deva saber do que acontece lá dentro ( em relação a cargos e outras " funcionalidades " ). Mas isso não é assunto pra cá.Tiago Costa escreveu: Veja o Banco Real e o Santander (diga-se de passagem, empresas de porte bem maior que Metrô-SP e CPTM), que se fundiram há mais de um ano, e os clientes nem perceberam direito a diferença, embora a marca Banco Real deva desaparecer nos próximos meses.
Rodrigo Lopes
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Re: DEBATE: UNIFICAÇÃO Companhia do Metropolitano de São Paulo-C
Não sei muito, mas conversando com minha gerente (afinal, eu queria saber se o Banco Real continuaria existindo ou não) já deu para entender muita coisa. Enfim, fusão não é simples, mas não é nada danosa se feita de forma consistente e coerente. As duas empresas só têm muito mais a ganhar com uma fusão.Lopes escreveu:De fato, a marca vai desaparecer, acontece é que você não deva saber do que acontece lá dentro ( em relação a cargos e outras " funcionalidades " ). Mas isso não é assunto pra cá.
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