Mensagem não lida
por HGP » 04 Ago 2008, 09:43
03/07/2008 - Serra contempla Mogi com o VLT e atende pedido do Bertaiolli
Deputado vem trabalhando há um ano para a implantação de um novo sistema de transporte entre Suzano e a Estação de Estudantes, em Mogi das Cruzes
mogi das cruzes
O governador José Serra (PSDB) anunciou nesta terça-feira a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre o Município de Suzano até a Estação dos Estudantes, em Mogi das Cruzes. “Este é o maior projeto de transporte e urbanismo de todo o Alto Tietê”, comemorou o deputado estadual Marco Bertaiolli (DEM), referindo-se ao investimento de R$ 400 milhões. Com o novo sistema, a Cidade não mais será segregada pelas cancelas que interrompem o tráfego de veículos a cada 5 minutos, em média. “Nas laterais da linha férrea, nós ainda teremos equipamentos urbanísticos como ciclovias, pistas de cooper e áreas de lazer, modernizando toda a extensão”, destacou o deputado, que há um ano vem trabalhando para que a Cidade seja contemplada com o metrô de superfície e tinha o projeto como “uma grande luta pessoal” desde que assumiu a cadeira na Assembléia Legislativa em março de 2007.
“Nós já havíamos recebido a garantia de que o metrô de superfície viria até Braz Cubas, mas o governador foi muito mais além e anunciou o VLT em toda a extensão, até a Estação dos Estudantes. A travessia neste trecho central era o nosso maior entrave”, ressalta Bertaiolli, referindo-se ao fato de que entre o distrito e o ponto final da linha férrea existem cinco passagens em nível. “Nós já havíamos sugerido o sistema de VLT entre Braz Cubas e o Centro, mas ganhamos um presente ainda maior que é a extensão do sistema até a Estudantes. Com isso, acaba o problema dos trens cortando a Cidade, ofereceremos um transporte mais seguro, confortável e rápido aos usuários e ainda transformamos a paisagem urbanística de toda esta área”.
O anúncio foi feito durante a visita de Serra em Guararema, na tarde desta terça-feira (01/07/08), para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Esse sistema é o mais moderno e adaptável para centros urbanos. Com o VLT, não é necessário a construção de viadutos e modificações de grande porte, o que poderá atender a necessidade de Mogi das Cruzes”, afirmou o governador, que durante o discurso destacou o trabalho do deputado em prol do desenvolvimento econômico e social de Mogi das Cruzes e Alto Tietê. “O Bertaiolli, é um deputado e um guerreiro em prol das causas da Região.
VLT –
Ainda conforme o deputado, o sistema de transporte através do VLT só foi implantado até agora em Santos, na orla turística do Município. Para a implantação será feita uma parceria tríplice, entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e a iniciativa privada. “Isso torna o projeto absolutamente viável e o governador nos garantiu a implantação até o final de 2010, quando termina o seu mandato”. Segundo Bertaiolli, ainda nesta semana ele irá marcar para que o secretário estadual dos Transportes, José Luiz Portella, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond, para que venham até Mogi das Cruzes para explicar todos os detalhes do projeto. “Na verdade, nós já tínhamos agendado esta reunião para dez dias atrás, mas em razão da grandiosidade do projeto, ficou definido para que o governador mesmo anunciasse”.