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LONGO CURSO PORTUGUESES
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Minho
A Variante da Trofa, entre S. Romão e Lousado, que abriu hoje à exploração, no contexto da remodelação da Linha do Minho, introduz melhorias significativas às condições de exploração ferroviária – permitindo aumentar a oferta, melhorar a regularidade dos serviços e reduzir os tempos de percurso nas Linhas do Minho, de Guimarães e no Ramal de Braga – e será também determinante na concretização da 1.ª Fase da Ligação de Alta Velocidade Porto/Vigo.
A variante tem início ao km 19,895 da Linha do Minho, antes do Apeadeiro da Senhora das Dores, inflecte para Nascente, contornando a zona central da cidade da Trofa, e vai inserir-se, de novo, no traçado existente ao km 23,957, à entrada da ponte sobre o rio Ave.
Com uma extensão de 3555 metros, em via dupla electrificada, a Variante da Trofa encurta o actual percurso em 508 metros, e integra um troço em túnel, com 1404 metros de extensão, e um viaduto com 327 metros de comprimento. Nos restantes 1824 metros, corre, ora em escavação, ora em aterro.
O planeamento da obra, que teve início em Janeiro de 2008, contemplou três fases construtivas:
• Empreitada de Concepção / Construção do Túnel, adjudicada ao Consórcio Soares da Costa / Spie Batignolles Europe;
• Empreitada Geral de Construção Civil, Via e Catenária, consignada à empresa Opway, que incluiu, entre outros trabalhos, a instalação de via dupla electrificada, a construção da nova Estação da Trofa e a supressão de cinco passagens de nível;
• As empreitadas de Sinalização Electrónica, Sistema de Controlo de Velocidade e Sistemas de Telecomunicações, adjudicadas, respectivamente, às empresas Dimetronic, Bombardier Transportation Portugal e Refer Telecom.
O valor global do investimento, incluindo os estudos / projectos, fiscalização, sinalização, materiais de via e expropriações, foi de cerca de 66,3 milhões de euros.
fonte:REFER
A Variante da Trofa, entre S. Romão e Lousado, que abriu hoje à exploração, no contexto da remodelação da Linha do Minho, introduz melhorias significativas às condições de exploração ferroviária – permitindo aumentar a oferta, melhorar a regularidade dos serviços e reduzir os tempos de percurso nas Linhas do Minho, de Guimarães e no Ramal de Braga – e será também determinante na concretização da 1.ª Fase da Ligação de Alta Velocidade Porto/Vigo.
A variante tem início ao km 19,895 da Linha do Minho, antes do Apeadeiro da Senhora das Dores, inflecte para Nascente, contornando a zona central da cidade da Trofa, e vai inserir-se, de novo, no traçado existente ao km 23,957, à entrada da ponte sobre o rio Ave.
Com uma extensão de 3555 metros, em via dupla electrificada, a Variante da Trofa encurta o actual percurso em 508 metros, e integra um troço em túnel, com 1404 metros de extensão, e um viaduto com 327 metros de comprimento. Nos restantes 1824 metros, corre, ora em escavação, ora em aterro.
O planeamento da obra, que teve início em Janeiro de 2008, contemplou três fases construtivas:
• Empreitada de Concepção / Construção do Túnel, adjudicada ao Consórcio Soares da Costa / Spie Batignolles Europe;
• Empreitada Geral de Construção Civil, Via e Catenária, consignada à empresa Opway, que incluiu, entre outros trabalhos, a instalação de via dupla electrificada, a construção da nova Estação da Trofa e a supressão de cinco passagens de nível;
• As empreitadas de Sinalização Electrónica, Sistema de Controlo de Velocidade e Sistemas de Telecomunicações, adjudicadas, respectivamente, às empresas Dimetronic, Bombardier Transportation Portugal e Refer Telecom.
O valor global do investimento, incluindo os estudos / projectos, fiscalização, sinalização, materiais de via e expropriações, foi de cerca de 66,3 milhões de euros.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
mais um bonito video do sud-express
http://www.youtube.com/watch?v=oUdx6mWQQ4I
http://www.youtube.com/watch?v=oUdx6mWQQ4I
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
mais um intercidades ligando as duas principais cidades portuguesas
http://www.youtube.com/watch?v=a-LPzHonOKY
http://www.youtube.com/watch?v=a-LPzHonOKY
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
takargo 1400 na linha do norte
http://www.youtube.com/watch?v=c0amxFX0PbE
belo video da linha do minho,ainda no trajecto antigo
http://www.youtube.com/watch?v=F-jbXJmoyE4
http://www.youtube.com/watch?v=c0amxFX0PbE
belo video da linha do minho,ainda no trajecto antigo
http://www.youtube.com/watch?v=F-jbXJmoyE4
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
cobertura televisiva sobre a abertura da variante da trofa
http://www.youtube.com/watch?v=7xIQEXwR ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=7xIQEXwR ... r_embedded
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
intercidades da beira baixa fazendo percurso covilhã-lisboa
http://www.youtube.com/watch?v=AYQyvuUmEcE
http://www.youtube.com/watch?v=AYQyvuUmEcE
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
intercidades da beira baixa passando na praia do ribatejo
http://www.youtube.com/watch?v=osfUqBtMBUY
http://www.youtube.com/watch?v=osfUqBtMBUY
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
serie 592 da renfe que foram alugadas pela cp,já estão com as cores da estatal
http://www.youtube.com/watch?v=B82sXPVrjfc
http://www.youtube.com/watch?v=B82sXPVrjfc
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
chegada da primeira unidade alugada e reformada a nine,neste caso rebocada por uma 1400
http://www.youtube.com/watch?v=IHUEkAddY_I
http://www.youtube.com/watch?v=IHUEkAddY_I
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
obras de eletrificação da linha da beira baixa,com a estação da covilhã em destaque
http://www.youtube.com/watch?v=OdwcQ8Thozc
http://www.youtube.com/watch?v=OdwcQ8Thozc
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
o video anterior era na realidade a segunda parte,a primeira é esta
http://www.youtube.com/watch?v=c4dw3mm1igQ
http://www.youtube.com/watch?v=c4dw3mm1igQ
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Alta Velocidade - Linha do Norte e Linha de Cintura
No âmbito do Projecto da Rede de Alta Velocidade foi consignada a 6 de Setembro a primeira empreitada para a inserção das linhas de alta velocidade Lisboa – Madrid e Lisboa – Porto na rede convencional, entre a Estação de Areeiro, na Linha de Cintura, e a Estação de Sacavém, na Linha do Norte.
A denominada Empreitada Autónoma 1, que faz parte do projecto geral de modernização da infra-estrutura ferroviária entre as estações de Areeiro e de Sacavém, foi consignada à empresa Obrecol – Obras e Construções, SA, por 19 049 590,00 euros e um prazo de execução de 365 dias de calendário, e não terá interferências significativas na exploração ferroviária.
Serão concretizadas as seguintes intervenções principais:
• Restabelecimento da Calçada da Picheleira para permitir a ligação à Rua Carlos Botelho e o consequente encerramento da passagem de nível ao km 8,698 da Linha de Cintura;
• Restabelecimento da Azinhaga da Salgada, do lado sul, para ligação à Rua João César Monteiro, por força da demolição da passagem superior rodoviária ao km 9,146 da Linha de Cintura, decorrente do alargamento do canal ferroviário no local;
• Restabelecimento da Rua Gonçalo Mendes da Maia, para permitir a acessibilidade das parcelas confinantes com o canal ferroviário à Av. Marechal Gomes da Costa;
• Restabelecimento do acesso ao futuro Parque de Material e Oficinas (PMO);
• Ampliação para poente da passagem superior da Av. Marechal Gomes da Costa, ao km 5,060 da Linha do Norte, para materialização das futuras linhas de acesso ao PMO e dos arruamentos de circulação interna desta infra-estrutura;
• Ampliação da passagem inferior da Av. de Pádua, ao km 5,945 da Linha do Norte, para materialização das vias de acesso ao PMO e das duas novas vias em bitola europeia;
• Desvio e reforço do aqueduto do Alviela, numa extensão aproximada de 500 metros, na zona do apeadeiro de Marvila, por força do alargamento do canal ferroviário da Linha de Cintura;
• Ampliação para poente da passagem inferior pedonal da Travessa do Poço, para permitir a instalação das linhas de alta velocidade e do PMO;
• Demolições da passagem superior da Rua do Corsário das Ilhas, de edificações diversas e do muro localizado entre os km 4,425 e 5,045 da Linha do Norte, em Braço de Prata;
• 1.ª Fase da construção do Parque de Material e Oficinas, com destaque para a demolição parcial do muro junto à via em Braço de Prata, execução de novo muro de contenção, trabalhos de terraplenagem e drenagem necessários à posterior instalação das linhas de estacionamento e tratamento do material circulante a poente das linhas gerais, na zona compreendida entre as estações do Oriente e de Braço de Prata.
A Fiscalização deste complexo conjunto de obras será assegurada pela REFER.
fonte:REFER
No âmbito do Projecto da Rede de Alta Velocidade foi consignada a 6 de Setembro a primeira empreitada para a inserção das linhas de alta velocidade Lisboa – Madrid e Lisboa – Porto na rede convencional, entre a Estação de Areeiro, na Linha de Cintura, e a Estação de Sacavém, na Linha do Norte.
A denominada Empreitada Autónoma 1, que faz parte do projecto geral de modernização da infra-estrutura ferroviária entre as estações de Areeiro e de Sacavém, foi consignada à empresa Obrecol – Obras e Construções, SA, por 19 049 590,00 euros e um prazo de execução de 365 dias de calendário, e não terá interferências significativas na exploração ferroviária.
Serão concretizadas as seguintes intervenções principais:
• Restabelecimento da Calçada da Picheleira para permitir a ligação à Rua Carlos Botelho e o consequente encerramento da passagem de nível ao km 8,698 da Linha de Cintura;
• Restabelecimento da Azinhaga da Salgada, do lado sul, para ligação à Rua João César Monteiro, por força da demolição da passagem superior rodoviária ao km 9,146 da Linha de Cintura, decorrente do alargamento do canal ferroviário no local;
• Restabelecimento da Rua Gonçalo Mendes da Maia, para permitir a acessibilidade das parcelas confinantes com o canal ferroviário à Av. Marechal Gomes da Costa;
• Restabelecimento do acesso ao futuro Parque de Material e Oficinas (PMO);
• Ampliação para poente da passagem superior da Av. Marechal Gomes da Costa, ao km 5,060 da Linha do Norte, para materialização das futuras linhas de acesso ao PMO e dos arruamentos de circulação interna desta infra-estrutura;
• Ampliação da passagem inferior da Av. de Pádua, ao km 5,945 da Linha do Norte, para materialização das vias de acesso ao PMO e das duas novas vias em bitola europeia;
• Desvio e reforço do aqueduto do Alviela, numa extensão aproximada de 500 metros, na zona do apeadeiro de Marvila, por força do alargamento do canal ferroviário da Linha de Cintura;
• Ampliação para poente da passagem inferior pedonal da Travessa do Poço, para permitir a instalação das linhas de alta velocidade e do PMO;
• Demolições da passagem superior da Rua do Corsário das Ilhas, de edificações diversas e do muro localizado entre os km 4,425 e 5,045 da Linha do Norte, em Braço de Prata;
• 1.ª Fase da construção do Parque de Material e Oficinas, com destaque para a demolição parcial do muro junto à via em Braço de Prata, execução de novo muro de contenção, trabalhos de terraplenagem e drenagem necessários à posterior instalação das linhas de estacionamento e tratamento do material circulante a poente das linhas gerais, na zona compreendida entre as estações do Oriente e de Braço de Prata.
A Fiscalização deste complexo conjunto de obras será assegurada pela REFER.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Estação de Évora
Com o objectivo de suprimir três passagens de nível (passagem de nível), foi consignada a 7 de Setembro a empreitada para a construção de passagens desniveladas e respectivos restabelecimentos, entre o km 115,654 e o km 117,699, na Estação de Évora. O contrato foi assinado com a empresa Tecnovia, Sociedade de Empreitadas, SA, por 3.170.577,42 euros e um prazo de execução de sete meses.
A construção das três passagens desniveladas previstas – sem interferências com o trânsito rodoviário – permitirá melhorar a segurança e prosseguir a modernização da infra-estrutura da via e do edifício de passageiros daquela estação.
O projecto prevê a execução dos seguintes trabalhos:
. Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 116,396 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível existente ao km 116,683. Esta passagem desnivelada transpõe a linha férrea e estabelece a ligação entre a futura Praça da Estação de Évora e a nova rotunda prevista na Estrada de Almeirim, garantindo a ligação da Av. dos Combatentes da Grande Guerra à Estrada de Almeirim;
. Construção de Passagem Superior Pedonal ao km 117,277 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível existente naquele local;
. Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 117,654 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível (na actual rua de Timor) existente ao km 117,673, da Linha de Évora.
A fiscalização e a coordenação de segurança de obra encontram-se a cargo do consórcio Gibb/Ferconsult.
fonte:REFER
Com o objectivo de suprimir três passagens de nível (passagem de nível), foi consignada a 7 de Setembro a empreitada para a construção de passagens desniveladas e respectivos restabelecimentos, entre o km 115,654 e o km 117,699, na Estação de Évora. O contrato foi assinado com a empresa Tecnovia, Sociedade de Empreitadas, SA, por 3.170.577,42 euros e um prazo de execução de sete meses.
A construção das três passagens desniveladas previstas – sem interferências com o trânsito rodoviário – permitirá melhorar a segurança e prosseguir a modernização da infra-estrutura da via e do edifício de passageiros daquela estação.
O projecto prevê a execução dos seguintes trabalhos:
. Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 116,396 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível existente ao km 116,683. Esta passagem desnivelada transpõe a linha férrea e estabelece a ligação entre a futura Praça da Estação de Évora e a nova rotunda prevista na Estrada de Almeirim, garantindo a ligação da Av. dos Combatentes da Grande Guerra à Estrada de Almeirim;
. Construção de Passagem Superior Pedonal ao km 117,277 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível existente naquele local;
. Construção de Passagem Inferior Rodoviária ao km 117,654 e respectivo restabelecimento, para supressão da passagem de nível (na actual rua de Timor) existente ao km 117,673, da Linha de Évora.
A fiscalização e a coordenação de segurança de obra encontram-se a cargo do consórcio Gibb/Ferconsult.
fonte:REFER
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Linha do Vouga com mais comboios e ajuste de horário
A Câmara de Águeda chegou a acordo com a CP para o aumento da frequência de comboios na Linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, e uma melhor cadência de horários, informou hoje, terça-feira, a autarquia.
"Desde há décadas que temos vindo a verificar um processo contrário, que é a diminuição do número de comboios e a passarem em horários que pouco serviam as populações", disse à Lusa, o vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, que classificou esta alteração como "um marco".
Segundo a autarquia, na linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, vão passar a haver 22 ligações por dia, mais uma do que actualmente, com horários a preencher praticamente todas as horas.
A grande novidade tem a ver com o alargamento do trajecto, já que antes havia apenas três ligações entre Águeda e Sernada do Vouga e, a partir de agora, praticamente todos os comboios passam a fazer toda a extensão do ramal.
Quanto aos horários, a grande diferença tem a ver com o primeiro comboio, que passará a chegar a Águeda às 7.22 horas e que actualmente chegava às 8.13 horas. Por sua vez, o último comboio irá partir de Águeda para Aveiro às 19.28 horas, no horário anterior, partia às 18.32 horas.
"Águeda é um concelho francamente industrializado, o que quer dizer que todas as pessoas que trabalham nessas empresas e que viessem de Aveiro não conseguiam chegar a horas ao emprego. " noite, havia muitas pessoas que às 18.30 horas ainda estavam a trabalhar e, portanto, também não poderiam usar o comboio", adiantou Jorge Almeida.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda acredita que a oferta que agora se vai verificar "procura responder às necessidades das pessoas que trabalham, que estudam e procuram os serviços numa cidade e noutra".
"Estamos a contar com um aumento grande do número de utentes, mas não estamos a prever de um dia para o outro termos grandes massas a circular no comboio", referiu Jorge Almeida.
O vice-presidente da câmara adiantou ainda que alguns dos alunos das escolas de Águeda passaram a ser encaminhados para o comboio, ficando a autarquia responsável pelo transporte entre a estação e a escola.
"Só por aí já temos ganhos significativos", afirmou o autarca, argumentando que existem "cerca de duas centenas de alunos que vivem a menos de 500 metros da linha do comboio".
Os horários que foram hoje, terça-feira, apresentados entram em vigor a 12 de Setembro.
fonte:JN
A Câmara de Águeda chegou a acordo com a CP para o aumento da frequência de comboios na Linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, e uma melhor cadência de horários, informou hoje, terça-feira, a autarquia.
"Desde há décadas que temos vindo a verificar um processo contrário, que é a diminuição do número de comboios e a passarem em horários que pouco serviam as populações", disse à Lusa, o vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, que classificou esta alteração como "um marco".
Segundo a autarquia, na linha do Vale do Vouga, entre Aveiro e Águeda, vão passar a haver 22 ligações por dia, mais uma do que actualmente, com horários a preencher praticamente todas as horas.
A grande novidade tem a ver com o alargamento do trajecto, já que antes havia apenas três ligações entre Águeda e Sernada do Vouga e, a partir de agora, praticamente todos os comboios passam a fazer toda a extensão do ramal.
Quanto aos horários, a grande diferença tem a ver com o primeiro comboio, que passará a chegar a Águeda às 7.22 horas e que actualmente chegava às 8.13 horas. Por sua vez, o último comboio irá partir de Águeda para Aveiro às 19.28 horas, no horário anterior, partia às 18.32 horas.
"Águeda é um concelho francamente industrializado, o que quer dizer que todas as pessoas que trabalham nessas empresas e que viessem de Aveiro não conseguiam chegar a horas ao emprego. " noite, havia muitas pessoas que às 18.30 horas ainda estavam a trabalhar e, portanto, também não poderiam usar o comboio", adiantou Jorge Almeida.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda acredita que a oferta que agora se vai verificar "procura responder às necessidades das pessoas que trabalham, que estudam e procuram os serviços numa cidade e noutra".
"Estamos a contar com um aumento grande do número de utentes, mas não estamos a prever de um dia para o outro termos grandes massas a circular no comboio", referiu Jorge Almeida.
O vice-presidente da câmara adiantou ainda que alguns dos alunos das escolas de Águeda passaram a ser encaminhados para o comboio, ficando a autarquia responsável pelo transporte entre a estação e a escola.
"Só por aí já temos ganhos significativos", afirmou o autarca, argumentando que existem "cerca de duas centenas de alunos que vivem a menos de 500 metros da linha do comboio".
Os horários que foram hoje, terça-feira, apresentados entram em vigor a 12 de Setembro.
fonte:JN
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
nossa linha do vouga em bitola métrica
http://www.youtube.com/watch?v=ngRvytSBgp0
http://www.youtube.com/watch?v=S8TOJmECYpU
http://www.youtube.com/watch?v=ngRvytSBgp0
http://www.youtube.com/watch?v=S8TOJmECYpU
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
intercidades na beira baixa
http://www.youtube.com/watch?v=OQFlw1Yb8NI
http://www.youtube.com/watch?v=OQFlw1Yb8NI
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
mais um belo video do sud
http://www.youtube.com/watch?v=BDYR7JGt ... =recentlik
http://www.youtube.com/watch?v=BDYR7JGt ... =recentlik
Re: LONGO CURSO PORTUGUESES
Variante de Alcácer
No âmbito dos ensaios de carga da Nova Ponte Ferroviária sobre o Rio Sado, realizou-se hoje o ensaio estático da ponte, sendo para esse efeito utilizada uma composição constituída por uma locomotiva e oito balastreiros. Durante os ensaios esta composição foi colocada em diversas posições ao longo do tabuleiro da ponte, medindo-se a resposta da estrutura para cada posição de carga.
Este evento contou com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Correia da Fonseca.
fonte:REFER
No âmbito dos ensaios de carga da Nova Ponte Ferroviária sobre o Rio Sado, realizou-se hoje o ensaio estático da ponte, sendo para esse efeito utilizada uma composição constituída por uma locomotiva e oito balastreiros. Durante os ensaios esta composição foi colocada em diversas posições ao longo do tabuleiro da ponte, medindo-se a resposta da estrutura para cada posição de carga.
Este evento contou com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Correia da Fonseca.
fonte:REFER
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