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FEPASA - Longo Percurso
Moderador: Caco
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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FEPASA - Longo Percurso
Infelizmente estas são cenas do passado.
ACIMA: (10/2/1985) O trem Bandeirante na linha Campinas-Brasília, aqui passando por Riza, em Campinas (Foto José Pascon Rocha).
ACIMA: (setembro 1977) O carro-salão de aço inox da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).
ACIMA: (setembro 1977) Carro-restaurante da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA puxado pela V-8 chega a Brotas vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA em Brotas e passageiros desembarcando, vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem de passageiros segue para Itirapina deixando a estação de Brotas (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (sem data) PS-3 da FEPASA passando pelo pátio da estação General Miguel Costa, em Osasco (Foto Carlos Roberto de Almeida)
ACIMA: (1/dezembro/1991) Trem Fepasa Embu-Guaçu a Santos na estação de Evangelista de Souza (Foto Carlos Roberto de Almeida)
ACIMA: (14/4/1979) O chamado "trem dos índios", na região da estação de Engenheiro Ferraz, na Serra do Mar, que corria entre a Julio Prestes e Evangelista de Souza. Na foto composto por uma locomotiva RSD-8 nº 3502, ex Mogiana, e um carro Busch descendo a serra com o trem de passageiros. (Foto Coaraci Camargo)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/fepasa/trens.htm
Agora não sei se esta enterrado ou cremado.
ACIMA: (10/2/1985) O trem Bandeirante na linha Campinas-Brasília, aqui passando por Riza, em Campinas (Foto José Pascon Rocha).
ACIMA: (setembro 1977) O carro-salão de aço inox da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).
ACIMA: (setembro 1977) Carro-restaurante da antiga EFA por dentro no PA1 entre Jundiaí e Campinas (Foto Tasso R. Campos).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA puxado pela V-8 chega a Brotas vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem da FEPASA em Brotas e passageiros desembarcando, vindo de Espraiado (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (16/junho/1978) Trem de passageiros segue para Itirapina deixando a estação de Brotas (Foto Andreas J. A. Schmidt).
ACIMA: (sem data) PS-3 da FEPASA passando pelo pátio da estação General Miguel Costa, em Osasco (Foto Carlos Roberto de Almeida)
ACIMA: (1/dezembro/1991) Trem Fepasa Embu-Guaçu a Santos na estação de Evangelista de Souza (Foto Carlos Roberto de Almeida)
ACIMA: (14/4/1979) O chamado "trem dos índios", na região da estação de Engenheiro Ferraz, na Serra do Mar, que corria entre a Julio Prestes e Evangelista de Souza. Na foto composto por uma locomotiva RSD-8 nº 3502, ex Mogiana, e um carro Busch descendo a serra com o trem de passageiros. (Foto Coaraci Camargo)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/fepasa/trens.htm
Agora não sei se esta enterrado ou cremado.
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- MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Obrigado pela contribuição, André. Muito bons os vídeos e as fotos.
Quando os vejo lembro-me que nasci na época errada.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Eu tambem creio que nasci em epoca errada. As historias que meu pai conta de viagens de trem...Caco escreveu:Obrigado pela contribuição, André. Muito bons os vídeos e as fotos.
Quando os vejo lembro-me que nasci na época errada.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Desde sua criação, o foco da Fepasa sempre foi o transporte de cargas. O transporte de passageiros de longo percurso sempre foi semi-sucateado.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
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- MODERADOR GLOBAL
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).Vicente escreveu:
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.
O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app
Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa )!!!
Uma salva de palmas para a # FEPASA!!!! app
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Re: FEPASA - Longo Percurso
Erick_UT440R escreveu:Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).Vicente escreveu:
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.
O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app
Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa )!!!
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Querida, saudosa, eterna e fantástica FEPASA!!!!!
Sempre FEPASA!!!!!
Como queria ter vivido essa epoca!!!!!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Eu vivi e era de total decadência, pelo menos no que se refere ao transporte de passageiros.
Na carga houve até êxitos, porém ao custa de uma administração desastrosa que gerava prejuízos gigantescos e serviu sempre de munição da oposição contra quem estivesse ocupando o Palácio dos Bandeirantes.
O Covas fez o que era possível, ou seja nada, vez que também não salvou o Banespa que era outro foco de prejuízos e corrupção.
A Ferrovia no Brasil nasceu torta, para transportar um único produto para exportação, seu auge e decadência tem a ver com o tal produto.
E hoje não estamos melhor, vez que temos hoje como ontem um só produto e para exportação, e este finito, quando acabar e aí ????
Na carga houve até êxitos, porém ao custa de uma administração desastrosa que gerava prejuízos gigantescos e serviu sempre de munição da oposição contra quem estivesse ocupando o Palácio dos Bandeirantes.
O Covas fez o que era possível, ou seja nada, vez que também não salvou o Banespa que era outro foco de prejuízos e corrupção.
A Ferrovia no Brasil nasceu torta, para transportar um único produto para exportação, seu auge e decadência tem a ver com o tal produto.
E hoje não estamos melhor, vez que temos hoje como ontem um só produto e para exportação, e este finito, quando acabar e aí ????
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
Re: FEPASA - Longo Percurso
Tudo bem, esse é seu ponto de vista, mas o diferencial da tração elétrica em SP é que diferente do RJ e MG existia uma rede de linhas eletrificadas enquanto que em MG e RJ apenas alguns trechos, o trecho entre Barra do Piraí só foi eletrificado e duplicado na década de 50 devido principalmente a problemas de tração da locomotivas a vapor , as locomotivas eléticas eam mais eficientes nos trens de minério que exigia grande potencia e boa frenagem, com a chegada das locomotivas diesel-elétricas o problema de tração/ frenagem foi resolvido.Erick_UT440R escreveu:Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).Vicente escreveu:
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.
O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app
Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa )!!!
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Em minas houve algo parecido, os piores trechos foram eletrificados em pontos isolados no Sul de minas e RJ nas linhas da RMV(rede mineira de viação) e EFOM(oeste de minas) o único trecho que tinha boas condições e era o maior trecho eletrificado do estado era BH<> Divinópolis com 220 km e foi mantido até meados da década de 80 pela RFFSA.
Na minha opinião a RFFSA e a FEPASA eram iguais em tudo até nas cagadas de eletrificação como na ferrovia do aço, a RFFSA também mantinha bem sseus trens de passageiros tanto os luxuosos VERA CRUZ, SANTA CRUZ, CURITIBA PARANAGUA , quanto os trens de interesse social como o "trem do sertão"... o trem BH<> cons. Lafaiete( extinto em 1996) e trens em parceria com a fepasa(trem bandeirante) E em parceira com a VALE(Trem rio doce)...
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Tudo bem Landerson, respeito a sua opinião. Afinal, vivemos em um país democrático e livre.
Mas ainda acho que, apesar de todas as cagadas que ocorreram (referentes ao projeto de eletrificação do Corredor de Exportaçào Uberaba - Santos), ainda acho que a FEPASA foi um pouco menos incompetente do que a RFFSA. Concordo que a malha eletrificada herdada pelas duas empresas é sustancialmente maior na estatal paulista, mas quando se estuda a história da ferrovia brasileira percebe-se nitidamente o desinteresse da RFFSA pelo transporte de passageiros após a metade da década de 70.
Sei que a FEPASA também não era lá essas coisas, mas pelo menos ela manteve esse tipo de transporte (tá certo que com uma qualidade inferior comparando com suas genitoras), mas mesmo assim, manteve. Acho uma vergonha o que a RFFSA fez com o Santa Cruz: após 40 anos ininterruptos de circulação entre as duas maiores cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo), ela simplesmente liquidou com o serviço e o repassou para uma empresa explorá-lo como turístico. Vergonha!!!!
Outro fator que merece ser destacado: o recorde de velocidade sobre trilhos no Brasil pertence à uma locomotiva da FEPASA (a GE 2-C+C-2 V8 prefixo 6386), que atingiu a velocidade de 164km/h. Em qualquer país decente, essa locomotiva estaria muito bem preservada e guardada em um museu, destacando tal fato. Infelizmente, nessa porcaria de país onde a história e'considerada lixo, essa mesma locomotiva foi "picada" e vendida como sucata...
Brasil...
Mas ainda acho que, apesar de todas as cagadas que ocorreram (referentes ao projeto de eletrificação do Corredor de Exportaçào Uberaba - Santos), ainda acho que a FEPASA foi um pouco menos incompetente do que a RFFSA. Concordo que a malha eletrificada herdada pelas duas empresas é sustancialmente maior na estatal paulista, mas quando se estuda a história da ferrovia brasileira percebe-se nitidamente o desinteresse da RFFSA pelo transporte de passageiros após a metade da década de 70.
Sei que a FEPASA também não era lá essas coisas, mas pelo menos ela manteve esse tipo de transporte (tá certo que com uma qualidade inferior comparando com suas genitoras), mas mesmo assim, manteve. Acho uma vergonha o que a RFFSA fez com o Santa Cruz: após 40 anos ininterruptos de circulação entre as duas maiores cidades do país (Rio de Janeiro e São Paulo), ela simplesmente liquidou com o serviço e o repassou para uma empresa explorá-lo como turístico. Vergonha!!!!
Outro fator que merece ser destacado: o recorde de velocidade sobre trilhos no Brasil pertence à uma locomotiva da FEPASA (a GE 2-C+C-2 V8 prefixo 6386), que atingiu a velocidade de 164km/h. Em qualquer país decente, essa locomotiva estaria muito bem preservada e guardada em um museu, destacando tal fato. Infelizmente, nessa porcaria de país onde a história e'considerada lixo, essa mesma locomotiva foi "picada" e vendida como sucata...
Brasil...
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Erick, você é um cara inteligente, e eu não sou besta de fazer um FEPASA x RFFSA.
Só acho que a RFFSA não foi tão imcompetente, o proprio SANTA CRUZ estava prestes a terminar como o VERA CRUZ e a rede passou para o "consórcio" que tinha um hotel e a UTIL.
A idéia deu tão certo que estudaram a possibilidade do VERA CRUZ também voltar mas os problemas da linha do centro e o alto tráfego de trens de minério impediram a volta do VERA CRUZ.
O SANTA CRUZ manteve seu pradão de conforto e na minha opinião "trem turístico" não circula a noite e nem tem cabines, a idéia era do passageiro durmir em barão de mauá e acordar na luz e vice-versa.
E foi assim até 1998 2 anos depois da MRS ter assumido a malha da SR-3 regional Juiz de Fora, e ao contrário do que muitos pensam não foi a MRS que não quiz a continuação do TREM DE PRATA mas o consórcio que desistiu .
Só acho que a RFFSA não foi tão imcompetente, o proprio SANTA CRUZ estava prestes a terminar como o VERA CRUZ e a rede passou para o "consórcio" que tinha um hotel e a UTIL.
A idéia deu tão certo que estudaram a possibilidade do VERA CRUZ também voltar mas os problemas da linha do centro e o alto tráfego de trens de minério impediram a volta do VERA CRUZ.
O SANTA CRUZ manteve seu pradão de conforto e na minha opinião "trem turístico" não circula a noite e nem tem cabines, a idéia era do passageiro durmir em barão de mauá e acordar na luz e vice-versa.
E foi assim até 1998 2 anos depois da MRS ter assumido a malha da SR-3 regional Juiz de Fora, e ao contrário do que muitos pensam não foi a MRS que não quiz a continuação do TREM DE PRATA mas o consórcio que desistiu .
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Re: FEPASA - Longo Percurso
E teve também a compra dos trens húngaros, o EXPRESSO DA MANTIQUEIRA...
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Concordo com você Landerson... Não me interessa aqui fazer um FEPASA x RFFSA, pois como fã ferroviário gosto e sinto saudades de ambas as empresas.Landrail escreveu:Erick, você é um cara inteligente, e eu não sou besta de fazer um FEPASA x RFFSA.
Só acho que a RFFSA não foi tão imcompetente, o proprio SANTA CRUZ estava prestes a terminar como o VERA CRUZ e a rede passou para o "consórcio" que tinha um hotel e a UTIL.
A idéia deu tão certo que estudaram a possibilidade do VERA CRUZ também voltar mas os problemas da linha do centro e o alto tráfego de trens de minério impediram a volta do VERA CRUZ.
O SANTA CRUZ manteve seu pradão de conforto e na minha opinião "trem turístico" não circula a noite e nem tem cabines, a idéia era do passageiro durmir em barão de mauá e acordar na luz e vice-versa.
E foi assim até 1998 2 anos depois da MRS ter assumido a malha da SR-3 regional Juiz de Fora, e ao contrário do que muitos pensam não foi a MRS que não quiz a continuação do TREM DE PRATA mas o consórcio que desistiu .
Conheço toda a história do Trem de Prata, sei que ele obteve sucesso enquanto operou, mas a minha visão de trem de passageiros ainda é aquela onde há disponibilidade de alguns horários durante o dia (nò se limitando a apenas uma viagem diária). Por isso que chamei o Trem de Prata de "turístico".
Lembro-me dos tempos da FEPASA, quando havia pelo menso três trens diários em cada sentido nas principais rotas (Presidente Prudente, Santa Fé do sul, Barretos, Panorama). Sem contar o Bandeirante (Campinas x Brasilia) e os trens entre São Paulo x Santos.
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Re: FEPASA - Longo Percurso
A Fepasa mantinha a tração elétrica por ser um sistema extenso para o estado de São Paulo e com a crise do petróleo de 1973 a manutenção desse sistema tornou-se interessante. Porém nos anos 80 o sistema elétrico começa à ser sucateado, sendo que a Fepasa nunca modernizou o sistema , tendo feito apenas modernizações pontuais ao ponto de em 1996 a empresa ter subestações com equipamentos fabricados nos anos 1940. Outro problema foi a falta de planejamento da Fepasa como no caso da desativação da eletrificação do trecho Evangelista de Souza e Samaritá inaugurada em 1963 pela EF Sorcabana e abandonada em 1975 pela Fepasa.Erick_UT440R escreveu:Vicente, eu não concordo com a sua colocação e com a do Ramos. Todos sabemso que os trens da FEPASA não se comparavam a de suas genitoras (CP, CM, EFS, EFA). Entretanto, se analisarmos o período histórico que a FEPASA existiu (1971 - 1998), façamos uma comparaçào com a sua congênere RFFSA. A RFFSA era uma defensora do transporte de passageiros de longo percurso até meados dos anos 70, sendo que após esse período ela começou a exterminar esse tipo de transporte ao mesmo tempo que exterminava a traçào elétrica nso trechos de longo percurso (passageiros + cargas).Vicente escreveu:
Isso é fato, Ramos. O transporte de passageiros nunca foi o foco da Fepasa, por ser deficitário. A exceção são as linhas metropolitanas, atuais 8 e 9, que tinham foco maior em passageiros. (era chamada DRM, não?)
Ao mesmo tempo, a FEPASA mantinha seus trens de passageiros e de cargas com TRAÇÃO ELÉTRICA!!! Pois é, imaginemos que a FEPASA manteve o sistema de eletrificação da CP intacto por 77 anos!!! Coisa que a RFFSA não manteve, exterminando a eletrificação do trecho Japeri - Barra do Piraí... Tá certo que a FEPASA pouco fez para expandir a eletrificação de suas linhas (e quando fez o fez da maneira desastrosa que foi o projeto de eletrificação do Corredor de Exportação Uberaba - Santos)... Mas isso fica pra outro tópico.
O que importa realmente é o fato de que a FEPASA quis ser mais realista que o rei. Enquanto a RFFSA exterminava esse modo de tração, a FEPASA o mantinha, ao mesmo tempo que reformava suas locomotivas elétricas (e as mantinha de forma impecável)... app
Esse é o meu ponto de vista... E afirmo que teríamos ainda trens de passageiros em São Paulo caso ainda existisse a gloriosa # FEPASA - Ferrovia Paulista S.A.!!!! Uma empresa que nunca deveria ter sido entregue como foi pelo governo Covas (a troco de banana pra salvar a porcaria do Banespa )!!!
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Além disso nunca foi investido um centavo na modernização dos trens de longo percurso, somente reformaram os velhos carros de passageiros, tirando deles o A/C e outros itens de conforto.
Para ter um panorama mais preciso sobre a gestão da Fepasa sobre as ferrovias no estado de São Paulo sugiro que leia a dissertação de mestrado O sistema ferroviário paulista: um estudo sobre a evolução do transporte de passageiros sobre trilhos de Celia Regina Baider Stefani (2007), disponível na biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade de São Paulo:http://www.teses.usp.br/
Sugiro também assistir ao mini -documentário Estação Paulista, de Rogério Soares da Cunha , feito em 1989, onde são visíveis os sinais de sucateamento forçado dos trens de passageiros pela Fepasa.
http://www.youtube.com/watch?v=4MsVvZHTzCw
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Ja em agonia...
Notem que a via já está mal cuidada.
Notem que a via já está mal cuidada.
Re: FEPASA - Longo Percurso
mal cuidada é Apelido heinAndré Aquino escreveu:Ja em agonia...
Notem que a via já está mal cuidada.
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Re: FEPASA - Longo Percurso
Trens de Passageiros na Região de Campinas (EPTV - 30 anos)
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Re: FEPASA - Longo Percurso
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