NANDORJ escreveu:Bom tarde a todos, to quase surtando de curiosidade, o forista Dado postou que havia um abrigo de composiçoes na penha, onde seria? me ajudem. Numa nota que o Dado pos indica que belfort roxo abastecia as composiçoes de combustivel. Mas que raio de combustivel e esse? se em 1922 nao havia composiçoes a diesel nem na rio do ouro nem na auxiliar eram vaporosas carvao, sera q o combustivel era carvao que era colocada na calha? Onde eram as oficinas da Rio d'Ouro? Ja ouvi falar Belfort Roxo ou Triagem. Se o objetivo da segunda variante da Rio d'Ouro era acompanhar de perto a auxiliar, pq nao fizeram o puxadinho rs de tomaz coelho para ca? Ate hoje tem a estaçao de trem de Tomaz Coelho, Ao inves disso compartilha ate Del Castilho, qual o motivo para isso? A unica justificativa seria Inhauma sua sede que fica na altura da estaçao do metro arraial esse germinado entorno da igreja de Sao Tiago, sei que inhauma na epoca era enorme na epoca, Manguinhos ate quase Iraja, sera q a influencia politica foi tao grande assim, pois de qualquer maneira passaria por essa freguesia, mas nao no centro dela. A pergunta que nao quer calar, a Rio d'ouro chegou a ter um ramal ate o porto de Inhauma? Era perto, tao importante quanto o Maria Angu na Penha que também fazia parte da freguesia de Inhauma na epoca. Porte esse que permaneu operacional ate a decada de vinte, apos desaparecer apos sucessivos aterros que a posteriori ajudaram a criar a Av Brasil.
Por fim essa mesma nota confirma as suspeitas do Dado a maioria das estaçoes era sem cobertura mesmo, apenas plataformas ate 1922.
Esse link e interessante fala sobre a Hhistoria de Inhauyma as ferrovias passando por ela.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inha%C3%BA ... e_Janeiro)
Pode ser então isso ! ! ! Aquela linha que saía da Av.Suburbana e entrava na Av.dos Democráticos pode ter sido a ligação com o Porto de Inhaúma ! Será ? Boa sugestão, Nandooooooo !
Em relação às oficinas da ferrovia, algum relatório Ministerial antigo fala sobre isso ... o negócio é que são tantas informações que eu me perco freqüentemente no assunto ... vou tentar localizar esta informação ! Mas havia um desvio, mostrado por um mapa de 1929, que ligava a Rio do Ouro às oficinas da EFCB no Engenho de Dentro, tenho quase certeza que ficavam lá as oficinas da Rio do Ouro, antes mesmo da encampação desta pela Central do Brasil.