BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra (IRS)
[SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra (IRS)
Do site Estações Ferroviárias:
A estação de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em 1867 para ser a estação de partida da subida da serra, pela linha da "serra velha", ou seja, a original. Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha" era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos. da serra, construída em 1891, conforme data no dístico do prédio. Está abandonada há anos. "Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ, lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica. Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas de metal". (Fabricio Rigout, fevereiro/2001) Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente. Em maio de 2008, 4 anos após, já apresenta sinais de deterioração e de invasão.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm
Prédio da estação
Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra
Locomotiva Hitachi diesel "Sapatão", usada na serra para manutenção de rede aérea
Pátio de IRS
Vídeo da chegada em IRS
A estação de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em 1867 para ser a estação de partida da subida da serra, pela linha da "serra velha", ou seja, a original. Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha" era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos. da serra, construída em 1891, conforme data no dístico do prédio. Está abandonada há anos. "Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ, lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica. Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas de metal". (Fabricio Rigout, fevereiro/2001) Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente. Em maio de 2008, 4 anos após, já apresenta sinais de deterioração e de invasão.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm
Prédio da estação
Oficina de Locomotivas de Raiz da Serra
Locomotiva Hitachi diesel "Sapatão", usada na serra para manutenção de rede aérea
Pátio de IRS
Vídeo da chegada em IRS
Editado pela última vez por oni-link em 01 Jan 2011, 20:48, em um total de 1 vez.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Legais as fotos.
Sempre tive curiosidade, de saber se havia algo no pós Paranapiacaba. E muito bom ver que o prédio de Raiz da Serra tá inteirão ainda.
Curiosidade: uma parte do pátio de IRS, fica praticamante colado a Rodovia Anchieta, no trecho da baixada Santista. E pelo que vi no Google Earth, não tem muros ou coisa semelhante, para vedar a faixa ferroviária.
Sempre tive curiosidade, de saber se havia algo no pós Paranapiacaba. E muito bom ver que o prédio de Raiz da Serra tá inteirão ainda.
Curiosidade: uma parte do pátio de IRS, fica praticamante colado a Rodovia Anchieta, no trecho da baixada Santista. E pelo que vi no Google Earth, não tem muros ou coisa semelhante, para vedar a faixa ferroviária.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Muito bom! Parabéns!
o que mais me intriga na serra, pós Paranapiacaba, são os patamares abandonados.
o que mais me intriga na serra, pós Paranapiacaba, são os patamares abandonados.
Rodrigo Lopes
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Obrigado!
Lopes, os patamares da serra nova estão em ruínas devido a erosões, maresia, etc. Já na serra velha (a que a MRS usa), só dá pra saber onde foi um patamar percebendo quando o caminho fica plano. A única construção que ainda existe no percurso da serra velha é essa:
Correia, depois de Paranapiacaba há muita coisa ainda, veja o esquema:
Na parte de baixo da foto: IPA (Paranapiacaba), a serra e IRS (Raiz da Serra).
Seguindo, temos IPG (Piassaguera), onde há um pátio e a estação de Piassaguera (que não é mais a original e sim um prédio novo construído pela MRS). Aí se forma um triângulo:
- continuando pela linha principal, dá em ISN (Santos), com a estação principal (no bairro do Valongo) e o porto. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ICB (Cubatão) -> IJC (Casqueiro) -> ISN (Santos).
- à direita é a saída do Ramal de Perequê, onde há o encontro com a serra da Sorocabana (Mairinque-Santos) na estação Perequê (ZPG), em Cubatão. A concessão aí já é da ALL. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ZPG (Perequê).
De IPG também sai essa linha à esquerda, o Ramal de Conceiçãozinha, que dá no Porto de Conceiçãozinha, no Guarujá, passando em cima do mar num trecho:
Ponte de Conceiçãozinha
Elevador para passagem de navios
Porto de Conceiçãozinha
(Essas 3 fotos me passaram, não fui eu que tirei).
O percurso é: IPG (Piassaguera) -> IBA (Barnabé) -> ICZ (Conceiçãozinha).
UFA!!!
Lopes, os patamares da serra nova estão em ruínas devido a erosões, maresia, etc. Já na serra velha (a que a MRS usa), só dá pra saber onde foi um patamar percebendo quando o caminho fica plano. A única construção que ainda existe no percurso da serra velha é essa:
Correia, depois de Paranapiacaba há muita coisa ainda, veja o esquema:
Na parte de baixo da foto: IPA (Paranapiacaba), a serra e IRS (Raiz da Serra).
Seguindo, temos IPG (Piassaguera), onde há um pátio e a estação de Piassaguera (que não é mais a original e sim um prédio novo construído pela MRS). Aí se forma um triângulo:
- continuando pela linha principal, dá em ISN (Santos), com a estação principal (no bairro do Valongo) e o porto. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ICB (Cubatão) -> IJC (Casqueiro) -> ISN (Santos).
- à direita é a saída do Ramal de Perequê, onde há o encontro com a serra da Sorocabana (Mairinque-Santos) na estação Perequê (ZPG), em Cubatão. A concessão aí já é da ALL. O percurso é: IPG (Piassaguera) -> ZPG (Perequê).
De IPG também sai essa linha à esquerda, o Ramal de Conceiçãozinha, que dá no Porto de Conceiçãozinha, no Guarujá, passando em cima do mar num trecho:
Ponte de Conceiçãozinha
Elevador para passagem de navios
Porto de Conceiçãozinha
(Essas 3 fotos me passaram, não fui eu que tirei).
O percurso é: IPG (Piassaguera) -> IBA (Barnabé) -> ICZ (Conceiçãozinha).
UFA!!!
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Tenho fotos da serra também, onde posso pôr?
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Rodrigo, a Via Anchieta passa uns 10 km a oeste, não chega a cruzar a ferrovia. A rodovia mais próxima de IRS é a Domênico Rangoni (SP-55), mas ela passa a uns 2 km do pátio. Imagino que o pátio colado nessa rodovia seja o de Piaçaguera, não Raiz da Serra, situado mais ao norte.Correia431M escreveu:Legais as fotos.
Sempre tive curiosidade, de saber se havia algo no pós Paranapiacaba. E muito bom ver que o prédio de Raiz da Serra tá inteirão ainda.
Curiosidade: uma parte do pátio de IRS, fica praticamante colado a Rodovia Anchieta, no trecho da baixada Santista. E pelo que vi no Google Earth, não tem muros ou coisa semelhante, para vedar a faixa ferroviária.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: [SPR / EFSJ] Estação Raiz da Serra
Use esse tópico: http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =32&t=1291oni-link escreveu:Tenho fotos da serra também, onde posso pôr?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante