BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Moderador: Lipe Andreense
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Copiando um post do Ramos no SSC sobre a reforma
[QUOTE=Ramos;65423173]Governo de São Paulo moderniza estação Calmon Viana da CPTM
Midiacon News 15 de Outubro de 2010 - 15:23
Estação recebeu elevadores, banheiros públicos e uma nova plataforma, além de uma série de melhorias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Estação Calmon Viana ficou mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (Foto: Milton Michida).
O governador Alberto Goldman entregou nesta sexta-feira, 15, as obras de modernização da Estação Calmon Viana, localizada na cidade de Poá e que faz a integração entre as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O local, antes acanhado e desprovido de facilidades de acesso, deu lugar a uma estação mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Uma das melhorias mais significativas são os três elevadores localizados na nova passarela metálica totalmente coberta, na cor vermelha, revestida de piso antiderrapante. A CPTM também construiu nova plataforma, a de número 4, no lado norte, que se somará às outras três em operação. Em breve, ela permitirá à estação acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo. A novidade agilizará a chegada e partida dos trens e vai melhorar os fluxos de embarque e desembarque da estação, que já recebe as primeiras novas composições, de um total de 20 que atenderão a Linha 12-Safira.
Detalhes que fazem diferença
Antes inexistentes, banheiros públicos e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência foram construídos. A estação terá um bicicletário anexo, totalmente coberto e com 84 vagas gratuitas, com possibilidade de ampliação, dando mais comodidade e facilidade para os usuários chegarem ao local. Pessoas com deficiência poderão utilizar nova rampa de acesso, que vai da calçada ao nível da plataforma.
Estação Calmon Viana recebeu elevadores, banheiros públicos e uma nova plataforma. (Foto: Milton Michida)
As plataformas foram ajustadas, com regularização e elevação do seu nível em concreto. Novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego substituíram os antigos, de cimento, oferecendo mais conforto para o deslocamento dos usuários. Piso e rotas táteis (direcionais e de alerta), atendendo as normas brasileiras de acessibilidade, foram colocados em toda área útil da estação. A CPTM também instalou novas coberturas metálicas nas plataformas, protegendo as pessoas de intempéries como sol forte ou chuva. A estação ganhou nova iluminação, mais abrangente e clara.
Outra novidade é a comunicação visual atualizada (mapas, placas indicativas e totem), mais moderna e com o mesmo padrão que está sendo adotado nas estações recém-inauguradas e trens (novos e reformados). A fachada da estação foi revitalizada, com pastilhas cerâmicas na cor vermelha, e a bilheteria agora possui vidro blindado com intercomunicadores para facilitar o atendimento aos usuários no momento da compra de bilhetes.
Novas salas técnicas, com gerador de energia que permitirá manter os principais equipamentos em operação mesmo em casos de blecaute, e um reservatório de água, com 80 mil litros, também foram incorporadas à estação. A nova caixa d'água permitiu a instalação de sistema de combate a incêndio por meio de hidrantes.
As informações são da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Fonte: Redação
http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=29563[/QUOTE]
[QUOTE=Ramos;65423173]Governo de São Paulo moderniza estação Calmon Viana da CPTM
Midiacon News 15 de Outubro de 2010 - 15:23
Estação recebeu elevadores, banheiros públicos e uma nova plataforma, além de uma série de melhorias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Estação Calmon Viana ficou mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (Foto: Milton Michida).
O governador Alberto Goldman entregou nesta sexta-feira, 15, as obras de modernização da Estação Calmon Viana, localizada na cidade de Poá e que faz a integração entre as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O local, antes acanhado e desprovido de facilidades de acesso, deu lugar a uma estação mais moderna, ampla e totalmente acessível, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Uma das melhorias mais significativas são os três elevadores localizados na nova passarela metálica totalmente coberta, na cor vermelha, revestida de piso antiderrapante. A CPTM também construiu nova plataforma, a de número 4, no lado norte, que se somará às outras três em operação. Em breve, ela permitirá à estação acomodar dois trens da Linha 12-Safira ao mesmo tempo. A novidade agilizará a chegada e partida dos trens e vai melhorar os fluxos de embarque e desembarque da estação, que já recebe as primeiras novas composições, de um total de 20 que atenderão a Linha 12-Safira.
Detalhes que fazem diferença
Antes inexistentes, banheiros públicos e sanitários exclusivos para pessoas com deficiência foram construídos. A estação terá um bicicletário anexo, totalmente coberto e com 84 vagas gratuitas, com possibilidade de ampliação, dando mais comodidade e facilidade para os usuários chegarem ao local. Pessoas com deficiência poderão utilizar nova rampa de acesso, que vai da calçada ao nível da plataforma.
Estação Calmon Viana recebeu elevadores, banheiros públicos e uma nova plataforma. (Foto: Milton Michida)
As plataformas foram ajustadas, com regularização e elevação do seu nível em concreto. Novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego substituíram os antigos, de cimento, oferecendo mais conforto para o deslocamento dos usuários. Piso e rotas táteis (direcionais e de alerta), atendendo as normas brasileiras de acessibilidade, foram colocados em toda área útil da estação. A CPTM também instalou novas coberturas metálicas nas plataformas, protegendo as pessoas de intempéries como sol forte ou chuva. A estação ganhou nova iluminação, mais abrangente e clara.
Outra novidade é a comunicação visual atualizada (mapas, placas indicativas e totem), mais moderna e com o mesmo padrão que está sendo adotado nas estações recém-inauguradas e trens (novos e reformados). A fachada da estação foi revitalizada, com pastilhas cerâmicas na cor vermelha, e a bilheteria agora possui vidro blindado com intercomunicadores para facilitar o atendimento aos usuários no momento da compra de bilhetes.
Novas salas técnicas, com gerador de energia que permitirá manter os principais equipamentos em operação mesmo em casos de blecaute, e um reservatório de água, com 80 mil litros, também foram incorporadas à estação. A nova caixa d'água permitiu a instalação de sistema de combate a incêndio por meio de hidrantes.
As informações são da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Fonte: Redação
http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=29563[/QUOTE]
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Foi uma certa mancada pois a P4 poderia ter sido empurrada um pouco mais para trás e, daí, corrigiriam a via para aumentar essa parte da plataforma mas...olhaotrem! escreveu:http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=3&id=29563
http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/We ... DNews=6939
Links sobre a entrega da reforma de Calmon.
PS: apesar das óimas e merecidas melhorias que a estacão recebeu, não corrigiram o problema do prédio original bloqueando a porta do trem da linha 12.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 165
- Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Outro jeito, mais simples, é aumentar o comprimento da plataforma 2/3 no sentido Suzano/Estudantes, fazendo o trem parar um pouco mais a frente do predio original (evitando o bloqueio), vide esquema:Rafael Lopes escreveu:
Foi uma certa mancada pois a P4 poderia ter sido empurrada um pouco mais para trás e, daí, corrigiriam a via para aumentar essa parte da plataforma mas...
-----------------------------------------------------------------------------------
[Escada]
Plataforma 4 (Nova)
-----------------------------------------------------------------------------------
<Brás||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||Suzano>
<Brás||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||Suzano> -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Plataforma 3 [Prédio]
[Escada]
Plataforma 2
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
<Guaianazes/Luz|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||Suzano/Estudantes>
<Guaianazes/Luz|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||Suzano/Estudantes>
------------------------------------------------------------------------------------
[Escada]
Plataforma 1
------------------------------------------------------------------------------------
Legenda:
| Linha férrea
--- Plataforma
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Mas não iam fazer um pedaço de plataforma por de trás do prédio?
Rodrigo Lopes
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
IAMLopes escreveu:Mas não iam fazer um pedaço de plataforma por de trás do prédio?
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Iam ?
Onde estava escrito que seria feito isso?
Onde estava escrito que seria feito isso?
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Bom, lembro de marcações no chão, com tinta branca " delimitando " as áreas de intervenção.
Bom, uma geral da " nova estação ".
Bom, uma geral da " nova estação ".
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Não fica nenhuma porta do trem, quando ele para, em frente a esse prédio?Lopes escreveu: Bom, lembro de marcações no chão, com tinta branca " delimitando " as áreas de intervenção.
Bom, uma geral da " nova estação ".
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
É o que estava sendo discutido logo acima...
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Nossa, a casinha de Calmon continua de pé...
Pra que mexer na estação a ainda deixar isso!
Pra que mexer na estação a ainda deixar isso!
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Caso não saiba, a casinha é tombada. Portanto a CPTM não pode mexer nela de qualquer jeito. Derrubar? Nunca!DNER escreveu:Nossa, a casinha de Calmon continua de pé...
Pra que mexer na estação a ainda deixar isso!
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Exatamente...
O interessante é que ficou bom a adição de mais um plataforma, assim como já comentado, vai melhorar o tráfego de trens na linha 12(Safira).
Com esse novo implemento e fora o quase "renascimento" da estação que deixou de ser aquilo que quem conheceu lembra muito bem... daquela passarela horrenda que perdurou por anos e muiiiiitos anos ....
Morei um bom tempo em Ferraz, e fui criado no extremo Leste no Itaim Paulista e quando queria "fazer" hora, ia até Calmon Viana pra pegar os trens da antiga "Linha F" e cansei de ver aquela situação precária.
Esse fim de semana com certeza vou até lá curiar um pouco da novidade.
O interessante é que ficou bom a adição de mais um plataforma, assim como já comentado, vai melhorar o tráfego de trens na linha 12(Safira).
Com esse novo implemento e fora o quase "renascimento" da estação que deixou de ser aquilo que quem conheceu lembra muito bem... daquela passarela horrenda que perdurou por anos e muiiiiitos anos ....
Morei um bom tempo em Ferraz, e fui criado no extremo Leste no Itaim Paulista e quando queria "fazer" hora, ia até Calmon Viana pra pegar os trens da antiga "Linha F" e cansei de ver aquela situação precária.
Esse fim de semana com certeza vou até lá curiar um pouco da novidade.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
O jeito é esperar o ATO e ajeitar a parada de um jeito que a "casinha" fique entre as duas portas (isso se a largura do prédio for menor que a distância entra duas portas). Uma solução meio "gambiarra", mas já que a CPTM perdeu a oportunidade de corrigir isso na reconstrução (uma bela falha no planejamento, na minha opinião ), imagino que seja a única solução possível.Rafael Lopes escreveu:Caso não saiba, a casinha é tombada. Portanto a CPTM não pode mexer nela de qualquer jeito. Derrubar? Nunca!DNER escreveu:Nossa, a casinha de Calmon continua de pé...
Pra que mexer na estação a ainda deixar isso!
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Entre duas portas eu acho dificil, mas acho que se parasse exatamente as cabines centrais, ate daria.
Eu acho o predio muito bonito, realmente deveriam ter feito "mais plataforma".
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Algumas fotos de ontem.
1) Plataforma 1, sentido Luz:
2) À esquerda, novas salas técnicas:
3) Plataformas 2 e 3, vista sentido São Paulo:
4) Mesmo lugar, olhando sentido Mogi. Reparem que deixaram de reformar a ponta leste da plataforma (assim como a extremindade leste da P1), indicando que, talvez, esse pedaço seja demolido em breve para dar passagem às vias da L12 sentido Suzano.
5) P3, ficou legal esse relógio
6) P2, olhando sentido Mogi:
7) Idem:
8) P3, ainda em obras:
9) Olhando pela escada:
10) Idem:
11) Plataforma nova. Só tirei uma foto, pois chegou o Q4 logo em seguida:
12) Olha ele aí:
13) Layout das vias sentido Brás. A via da P3 ainda não foi conectada:
Minhas impressões da estação renovada foram bastante positivas. Nem de longe dá para comparar com o que havia nesse lugar até 2 anos atrás. No entanto, a reforma podia ter sido executada melhor. Há muito estaço atrás da P4, com nada a não ser entulho da obra e que poderia ter sido usado para recuar a plataforma e as vias de modo a eliminar o principal ponto negativo da estação: a parede da casinha bloqueando as portas. Outra coisa, o chão está um tanto sujo. Não sei se é por causa das obras, mas há muitas manchas de sujeira que se destacam facilemnte no chão branco. Fora isso, não tenho mais críticas. Na minha opinião, Calmon Viana, do jeito que é agora, não precisa de reforma/reconstrução nos próximos 10-15 anos. Do jeito que está, ficou excelente app
1) Plataforma 1, sentido Luz:
2) À esquerda, novas salas técnicas:
3) Plataformas 2 e 3, vista sentido São Paulo:
4) Mesmo lugar, olhando sentido Mogi. Reparem que deixaram de reformar a ponta leste da plataforma (assim como a extremindade leste da P1), indicando que, talvez, esse pedaço seja demolido em breve para dar passagem às vias da L12 sentido Suzano.
5) P3, ficou legal esse relógio
6) P2, olhando sentido Mogi:
7) Idem:
8) P3, ainda em obras:
9) Olhando pela escada:
10) Idem:
11) Plataforma nova. Só tirei uma foto, pois chegou o Q4 logo em seguida:
12) Olha ele aí:
13) Layout das vias sentido Brás. A via da P3 ainda não foi conectada:
Minhas impressões da estação renovada foram bastante positivas. Nem de longe dá para comparar com o que havia nesse lugar até 2 anos atrás. No entanto, a reforma podia ter sido executada melhor. Há muito estaço atrás da P4, com nada a não ser entulho da obra e que poderia ter sido usado para recuar a plataforma e as vias de modo a eliminar o principal ponto negativo da estação: a parede da casinha bloqueando as portas. Outra coisa, o chão está um tanto sujo. Não sei se é por causa das obras, mas há muitas manchas de sujeira que se destacam facilemnte no chão branco. Fora isso, não tenho mais críticas. Na minha opinião, Calmon Viana, do jeito que é agora, não precisa de reforma/reconstrução nos próximos 10-15 anos. Do jeito que está, ficou excelente app
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Mais Fotos
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 165
- Registrado em: 20 Dez 2008, 20:16
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Uma foto da entrada de Calmon Viana antes da reforma (tirada da Wikipedia):
Ampliação do Metrô BH já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
OLHA O TREM!
EFVM eu fui!
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Apesar do assunto já estar um pouco passado, gostaria de esclarecer algumas coisas.
1- Com relação ao "predinho" da estação, não foi a plataforma que foi mal projetada. Ela simplesmente foi projetada contando com a demolição dele, que sempre esteve nos planos.
O prédio só está lá por outros motivos (políticos) que atrapalharam sua demolição em tempo hábil. Isso não significa que ele ficará lá.
2- O predinho não é tombado.
3- A via que passará ao lado da linha 12 é da segregação da carga ( ) entre Manoel Feio e Suzano. Isso explica o espaço atrás da plataforma.
1- Com relação ao "predinho" da estação, não foi a plataforma que foi mal projetada. Ela simplesmente foi projetada contando com a demolição dele, que sempre esteve nos planos.
O prédio só está lá por outros motivos (políticos) que atrapalharam sua demolição em tempo hábil. Isso não significa que ele ficará lá.
2- O predinho não é tombado.
3- A via que passará ao lado da linha 12 é da segregação da carga ( ) entre Manoel Feio e Suzano. Isso explica o espaço atrás da plataforma.
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 130
- Registrado em: 29 Mar 2009, 12:14
- Localização: ↕DEO <-> ↕BUT (em breve?)
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
Francis, valeu pelas informações. No que tange a segregação das vias, tem espaço para isso entre as estações Suzano e Calmon Viana, por exemplo? Lembrando que ainda teremos 2 vias da L12 passando ali em alguns anos. Não seria melhor e mais fácil para a MRS passar a via nova por fora, pela várzea do Tietê? O lugar é deserto, as desapropriações, se necessárias, seriam mínimas; o terreno é bem plano. Na minha modesta opinião, muito mais cômodo (exceto, talvez, pelo fato de que teria que haver maiores compensações ambientais) do que espremer mais uma via na faixa de domínio entre SUZ e EMF.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Estação Calmon Viana - Linhas 11 e 12
A questão das vias é simples, VHarlamov.
Primeiramente, a linha 12 chegar a Suzano é projeto, não é fato consumado. Em suma, ninguém pode dizer que vai acontecer, como em tantos outros projetos que debatemos aqui no fórum. Muda o governo, mudam os planos e o direcionamento das verbas. A segregação de carga não é projeto, é fato consumado e já está em andamento.
Com relação à desapropriação, dá na mesma, só muda a ordem. Não há como construir duas vias para a linha 12 e seus equipamentos correlatos no espaço atual. Quando for construí-las (se for o caso), desapropria-se e muda-se o plano de vias. Se fosse fazer a desapropriação desde já, estaria colocando a carroça na frente dos bois (já que não há previsão de prazo nem dinheiro para levar a linha 12 a Suzano) e atrasando a segregação da carga, que é algo urgente.
Primeiramente, a linha 12 chegar a Suzano é projeto, não é fato consumado. Em suma, ninguém pode dizer que vai acontecer, como em tantos outros projetos que debatemos aqui no fórum. Muda o governo, mudam os planos e o direcionamento das verbas. A segregação de carga não é projeto, é fato consumado e já está em andamento.
Com relação à desapropriação, dá na mesma, só muda a ordem. Não há como construir duas vias para a linha 12 e seus equipamentos correlatos no espaço atual. Quando for construí-las (se for o caso), desapropria-se e muda-se o plano de vias. Se fosse fazer a desapropriação desde já, estaria colocando a carroça na frente dos bois (já que não há previsão de prazo nem dinheiro para levar a linha 12 a Suzano) e atrasando a segregação da carga, que é algo urgente.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes