Dado,
Eu percebi que o fórum voltou há mais de uma semana, mas agora foi que surgiu uma brechinha para responder.
Vários aspectos a comentar.
1) Obrigado pela dica do mapa. Passei lá e comprei o meu.
Engraçado foi ver o nome Del Castilho (Auxiliar) e Liberdade (Rio D'ouro) postados na mesma época, no mesmo mapa e lado a lado.
2) Sobre a linha de bitola larga utilizada pela Leopoldina, vale salientar que essa foi a última linha de subúrbios a ter a bitola alargada (por volta de 1965 de acordo com as fotos do livro do Hélio) e portanto, a Rio D'ouro (subúrbios do RJ) já estava na iminência de acabar, tendo havido um período mínimo que esta foi contemporânea da bitola larga da Leopoldina.
3) Sobre o ramal de Del Castilho, cujo depoimento você colheu do Maurício como uma linha sem saída apenas para manobra de locomotivas, isso pode ser verdade, mas essa linha deve ter a mesma que ia até a Rua José dos Reis. Quando o Maurício deu o depoimento para você, talvez ele estivesse se referindo a uma época que esse trecho passando pela José dos Reis já tivesse sido erradicado, ficando a linha extra sem saída.
As duas coisas podem ser verdade e não vejo inconsitência entre ambas, se acatada a idéia que foram em momentos diferentes, mas é apenas uma opinião minha.
4) Sobre a possível estação de V.Carvalho, vou tentar fazer umas alquimias digitais para ver se descubro algo.
5) Sobre o "ramal" da Democráticos, continuo tendo a mesma opinião. Depois vou postar umas fotos aqui somente sobre esse tema.
6) E sobre o Nando, acredito que você tenha contato com ele através do MSN e talvez você possa conversar com ele que ele não deve ficar tão chateado quando alguém não concorda com ele e que a participação dele, assim como a de todos, é muito importante.
Valeu!