[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 20:33

DadoDJ escreveu:Eu também tenho certeza que eram duas linhas métricas no trecho.

Mas mudando de assunto e voltando aos ramais: Nando, conversei contigo ontem sobre isso. Mas vou dizer o que eu acho e você e outros foristas me digam se seria isso. Em caso negativo, me corrijam, com as devidas hipóteses apontadas:

Ferrovias na região em ordem cronológica

1-Construção da EF do Nortede 1886
2-Construção do ramal da Penha da EFRdO (1890). As duas ferrovias se cruzavam em "x"
3-É construido o matadouro na Penha. Estabelecida uma linha ferroviária saindo da EF do Norte em direção ao matadouro.posterior ao ramal da penha da rio douro
4-A Leopoldina obtem permissão para trafegar no ramal da Penha da EFRdO. Efetua-se uma linha saindo da estação da Penha alcançando o ramal da EFRdOcomo devidamente autorizado pela inspetoria de obras publicas, naquele trecho do diario oficial q você postou dado. Não sei dizer qual a intenção e interesse nisso. Pode ser o que o Nando falou: uma ligação entre este ramal e o ramal do Matadouro, o que o Amaral não acredita. Eu pensei também que o Matadouro tivesse um terreno grande, que poderia se estender até as proximidades de Maria Angu. Sendo assim, a Leopoldina poderia descarregar seus vagões em ambos os ramais. Mas a ETE da Penha e a própria Av.Brasil estava sendo construída em 1940 ... então não sei dizer nem explicar este último fato.
5-O ramal da Penha da EFRdO é erradicadoainda existen nos mapas da smu de 1928 provavel fim no inicio da decada de 30
6-O ramal do Matadouro é erradicado. extinto concerteza antes de 1958

Algo a se comentar ou corrigir ?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 18 Nov 2010, 20:41

Eu visitando o site da SMU e procura de mais coisas sobre a Rio D'Ouro e vejo um mapa sobre a urbanização da faixa litoranea Av. Brasil a partir da praia de ramos. so que ainda podemos ver o porto de maria angu (eu acho pq tá escrito ponte de maria angu) sob o traçado do projeto de urbanizacao e nenhum vestigio da Rio D'ouro. O mapa é de 1957
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Nov 2010, 21:55

Nando, acho que falei sobre isso no meu post longo.

Meu avó, quando vivo, contava que quando veio par ao Brasil, trabalhou vendendo algodão doce pelas ruas e conheceu o portão do galpão do matadouro por onde os trens entravam com os bois vindo da EF Leopoldina. Isso foi em 1952.

Em 59 realmente o ramal do matadouro já não mais funcionava, na época do caso do assassinato da menina Taninha, já que o matadouro já estava desativado. Porém minha avó lembra de ver os trilhos abandonados cruzando a Rua Leopoldina Rego e adentrando pelo terreno do matadouro. Meu pai, na década de 60, jogou muito futebol nos terrenos do matadouro e também disse lembrar dos trilhos do ramal passando por dentro do terreno, rente ao Estádio do Olaria. Em alguns pontos das ruas resultantes do loteamento do antigo terreno do matadouro, ainda hoje existem pedaços de trilhos fincados nas calçadas para não permitir o estacionamento de carros sobre elas (tem um muito próximo de onde eu morava). Como o loteamento é de 66 (até 70 ainda existiam muito poucas casas construídas, foi o ano que meus avós compraram o terreno deles), pelo menos nessa época ainda haviam trilhos abandonados por ali.

Ou seja, o ramal deixou de funcionar entre 52 e 59, mas os trilhos ficaram abandonados até o loteamento no final da década de 60.


Nina, se é o mapa da SMU que eu estou pensando (acho que é o PAA 1245), o Porto de Maria Angu está localizado em outro ponto, próximo ao atual final da Rua Pirangi. Apesar de achar que esta localização estaria errada, ou então se trata de uma outra ponte de atracação (com certeza haviam mais na costa de Inhaúma e Irajá), o porto de Maria Angu e a ponte de atracação para passageiros de Maria Angu eram locais distintos. O Porto de Maria Angu ficava no final da Rua Gruçaí e o pontilhão para acesso dos trens ficava em frente a ETE da Penha. Se você olhar com atenção, na área desse mapa onde está projetada uma espécie de Marina com a Ilha do Raimundo no centro, numa das laterias existe um desenho de um pontilhão na costa original. Ali era a ponte dos trens de Maria Angu.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 22:25

ENCONTREI !
:Y:
Desculpe a empolgação, mas encontrei os documentos que falam sobre o Matadouro da Penha, com as respectivas datas e outros detalhes ! Vamos lá:

"O Matadouro da Penha é situado no Caminho de Maria Angu, nº 226 no bairro da Penha."
- Informação do Diário Oficial do RJ de 12 de março de 1955
Obs.: apesar do logradouro chamar-se Caminho de Maria Angu, não era necessariamente o ramal (é lógico ... dãããã). Mas vamos atentar para o seguinte ! ! ! Vejamos a planta que postei agora a pouco, de 1928:
Imagem
A impressão que me dá é que o Caminho de Maria Angu é hoje a Rua Cmte.Vergueiro da Cruz ! ! ! Sendo assim, o que impediria a Leopoldina de criar uma "ligação" entre o ramal do Matadouro e o ramal de Maria Angu através do Caminho de Maria Angu, que fica ANTES do morro da Fazenda Grande, ou atualmente Fazendinha da Penha ??? OUTRA COISA (desculpe as letras maiúsculas ! ! !): em muitos lugares (sites e blogs) encontramos a seguinte informação:
"O ramal ferroviário de Maria Angu passava por onde hoje é a Av.Brás de Pina e a R.Cmte.Vergueiro da Cruz"
Pode procurar, o site do Luiz D, do André Decourt ... as informações foram sendo repetidas e repassadas mas não totalmente corretas ! Pessoal, deve ser isso ! Eu sempre achei esta informação muuuuuuuito estranha, a R.Cmte.Vergueiro da Cruz fazer parte (ou limitar) do leito da EF Rio do Ouro ! ! ! Como, se a linha na verdade era perpendicular à esta rua ?! Pois é ... será que o ramal que todos falam que era de Maria Angu na R.Cmte.Vergueiro da Cruz não seria ... a ligação entre este o do Matadouro ???
tnk
Já que não era possível passar pelo lado de lá do morro da Fazendinha, a linha poderia passar pelo lado de cá do morro ! ! ! Nada impede, certo ? Vejam o esquema do Google Earth abaixo (Amaral, me corrija onde for preciso, por favor):
Imagem

Vou precisar sair agora, mas vou tentar entrar aqui mais tarde, no máximo amanhã de manhã, para postar as outras informações de Diários Oficiais !
Enquanto isso, vamos pensar nesta hipótese ?
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 18 Nov 2010, 23:39

^^ Será que não existem PAAs relativos a av.brasil? Podem ser esclarecedores...


E acabei que não entendi os trajetos :P
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Nov 2010, 00:05

Sim, existem ... mas com a construção da Av.Brasil, o ramal de Maria Angu não aparece ... e o do Matadouro não vi em nenhum dos PAAs que vi.

Entretanto ... bem lembrado, André !

Eu me lembro de que tinha visto TODOS os PAAs da Av.Brasil há alguns meses ... mas havia alguns arquivos que não abriam. Depois que instalei o programa ForceVision, que abre tudo quanto é arquivo de imagem, não procurei mais os PAAs da Av.Brasil. Vou dar uma vasculhada assim que puder. Valeu pelo lembrete !

Não sei se vale como informação, mas as PAAs relativas à Rua Nicarágua eu já vi todas ! Essa pode ser descartada, pois não há nenhuma informação referente aos ramais debatidos. A única coisa que achei peculiar foi uma passagem de nível com cancela na Rua Honório Bicalho, onde hoje existe uma passarela, sobre a linha férrea cercada por muros.

Em relação aos trajetos, vamos ver ... o primeiro, abaixo é o ramal do Matadouro. Este eu peço que o Amaral me corrija, onde for preciso. Ele seguia até o prédio do Matadouro. A linha no lado esquerdo da imagem é o ramal da Penha (EFRdO). E imagino que tenha existido uma ligação entre estes ramais através da R.Cmte.Vergueiro da Cruz. Aliás, se aproximarmos a imagem nesta rua, atrás da Fazendinha da Penha, dá pra ver um resquício de uma via, uma rua de terra batida atrás do muro contornando o morro ... será que é vestígio da antiga linha ? Por isso eu tracei a ligação saindo da R.Cmte.Vergueiro da Cruz, aproveitando o traçado desta rua sem calçamento ... depois vamos colocar imagens mais detalhadas para analisarmos melhor.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 19 Nov 2010, 00:39

Dado, sua observação está perfeita. Sempre li por aí em vários lugares essa idéia do ramal passar pela Vergueiro da Cruz.

Porém, há mais um detalhe ique pode explicar isso. A Vergueiro da Cruz atual é muito semelhante ao antigo Caminho de Maria Angu, mas o único trecho do traçado original dela é o que fica entre as ruas Nair e Santa Camila Pia (início do IAPI). Os demais ou forma retificados, ou desviados, ou eliminados. O pior, é que ele liga dois pontos muito coincidentes.

O Caminho de Maria Angu original, podemos dividir em quatro trechos.

O primeiro entre as ruas Pirangi e Nair. Nesse trecho, o Caminho se iniciava mais próximo ao mar do que atualmente, ou seja, bem próximo de um dos possíveis locais do Porto de Maria Angu que ficaria no fim da Rua Pirangi conforme o PAA 1245 referente a implantação da AV. Brasil. (vou detalhar o posicionamento correto do porto no proximo post). Esse trecho teria sido retificado quando do loteamento do trecho (em torno de 1910 acredito eu).

O segundo trecho entre as ruas Nair e Santa Camila Pia, mantém o traçado original mesmo após o loteamento, pois entre ele e a Av. Brasil ficava o conjunto de prédios do matadouro (antigo Discão, atual Mega Box).

O terceiro trecho é o que passa pelo IAPI. Esse trecho foi levemente desviado quando da construção do IAPI. No mapa de 1928 ele ainda está com o traçado original. Ao invés de terminar na Rua Costa Rica, esse trecho terminava na atual confluência das Ruas Macapuri, com Santa Basilissa e uma pequena rua erroneamente chamada de Rua Panamá no Google. Sabem qual o verdadeiro nome dessa Rua (tem até placa na esquina)? RUA CMTE VERGUEIRO DA CRUZ! Link da placa no Google Street View

E o quarto e último trecho foi erradicado. Descubri isso hoje por um dos PAA da SMU (não sei qual agora), bem antigo, referente ao loteamento da área entre o IAPI e a Rua do Couto (procurar pelos PAA da Rua Leopoldina Rego). E sabem onde terminava o Caminho de Maria Angu? Junto ao leito da EF Leopoldina, próximo ao ponto onde a EFRdO cruzava com ela. Nesse PAA, aparece o novo loteamento e o antigo caminho serpenteando por dentro dele, de forma próxima a parte do leito do ramal da EFRdO. E isso é meio óbvio, pq os antigos caminhos tinham que ligar algo a algo mais. Esse, provavelmente ligaria a Estrada da Penha ao Porto de Maria Angu.

Talvez por isso cita-se o Caminho de Maria Angu como leito do ramal Maria Angu da EFRdO.
Editado pela última vez por Amaral em 19 Nov 2010, 00:55, em um total de 2 vezes.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 19 Nov 2010, 00:53

Sobre a localização do Porto.

Certamente existiam diversos pequenos atracadouros ao longo da costa da Baia e Guanabara. É certo que um deles, de maior porte, era chamado de Porto de Maria Angu. No trecho da praia de Maria Angu, que se iniciava na praia de Ramos até o Saco do Viegas (uma espécie de enseada que pode ser vista nos mapas antigos, na direção da Av. Lobo Junior) há relatos de dois portos. Um ficava no Saco do Viegas e outro mais próximo à Praia de Ramos. O do Saco do Viegas é o da foto cujo link postei anteontem, já que ele possui um canal desaguando nele o que bateria com o final da Rua Gruçaí. Porém nas plantas da SMU e até nesse mapa de 1928, aparece um Pier no final da Rua Pirangi.

Então seriam 3 pieres nesse trecho, todos os pontos aparecem no mapa de 1928:
1- Um no final da Rua Pirangi;
2- Outro no final da R. Gruçai, onde desagua um riacho (no mapa de 1928 aparece apenas a foz do riacho);
3- E o terceiro seria o píer de atracação de barcas para a baldiação barcas-trem do ramal Maria Angu da EFRdO.

Os três ficavam em pontos distantes porém todos na Praia de Maria Angu. Pode ter sempre havido confusão histórica de a cada momento todos e cada um foram chamados de Porto de Maria Angu.

O que acho estranho e não entendo é o porquê de nos últimos mapas da região existir o píer na Rua Pirangi e não haver nenhum indicio de pier na Rua Gruçaí. Pois a foto com certeza é da Rua Gruçai, pois nunca houve riacho na Pirangi e o arruamento da foto é idêntico o da região da Gruçaí.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Nov 2010, 08:57

Amaral escreveu:Nando, acho que falei sobre isso no meu post longo.

Meu avó, quando vivo, contava que quando veio par ao Brasil, trabalhou vendendo algodão doce pelas ruas e conheceu o portão do galpão do matadouro por onde os trens entravam com os bois vindo da EF Leopoldina. Isso foi em 1952.

Em 59 realmente o ramal do matadouro já não mais funcionava, na época do caso do assassinato da menina Taninha, já que o matadouro já estava desativado. Porém minha avó lembra de ver os trilhos abandonados cruzando a Rua Leopoldina Rego e adentrando pelo terreno do matadouro. Meu pai, na década de 60, jogou muito futebol nos terrenos do matadouro e também disse lembrar dos trilhos do ramal passando por dentro do terreno, rente ao Estádio do Olaria. Em alguns pontos das ruas resultantes do loteamento do antigo terreno do matadouro, ainda hoje existem pedaços de trilhos fincados nas calçadas para não permitir o estacionamento de carros sobre elas (tem um muito próximo de onde eu morava). Como o loteamento é de 66 (até 70 ainda existiam muito poucas casas construídas, foi o ano que meus avós compraram o terreno deles), pelo menos nessa época ainda haviam trilhos abandonados por ali.

Ou seja, o ramal deixou de funcionar entre 52 e 59, mas os trilhos ficaram abandonados até o loteamento no final da década de 60.


Nina, se é o mapa da SMU que eu estou pensando (acho que é o PAA 1245), o Porto de Maria Angu está localizado em outro ponto, próximo ao atual final da Rua Pirangi. Apesar de achar que esta localização estaria errada, ou então se trata de uma outra ponte de atracação (com certeza haviam mais na costa de Inhaúma e Irajá), o porto de Maria Angu e a ponte de atracação para passageiros de Maria Angu eram locais distintos. O Porto de Maria Angu ficava no final da Rua Gruçaí e o pontilhão para acesso dos trens ficava em frente a ETE da Penha. Se você olhar com atenção, na área desse mapa onde está projetada uma espécie de Marina com a Ilha do Raimundo no centro, numa das laterias existe um desenho de um pontilhão na costa original. Ali era a ponte dos trens de Maria Angu.


Amaral ate concordo com você que poderia ainda ter sobrado trilhos do ramal do matadouro, digo isso por varios casos que ocorrem no Brasil, mas isso deve ter ocorrido em trechos apos a rua bariri, meu pai e claro nao existia mais trilhos em 1958, saindo da estaçao da penha e nem no trecho da nicaragua, mas acredito na permanencia desses trilhos proximo ao matadouro, pois meu pai nao circulava muito por ali, pois ele morava na rua do colegio estadual gomes freire de andrade
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Nov 2010, 10:18

Amaral, me responda uma coisa:

Você tem certeza que não havia continuação da linha do Matadouro do outro lado da EF do Norte, ou seja, a linha do Matadouro vinha mesmo da EF do Norte, não cruzava esta vinda da R.Uranos (antiga estrada da Penha) ?

Só pra confirmar então. O que eu quero saber é que a linha realmente não vinha da Av.dos Democráticos até cruzar a EF do Norte em direção ao Matadouro ? A linha do Matadouro realmente começava na EF do Norte ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 19 Nov 2010, 11:34

Isso eu não tenho como te dizer, não tenho informações sobre o lado da Uranos.
Mas acho quase impossível haverem 2 ramais distintos, saindo da mesma Estrada de Ferro (EFRdO) em pontos bastante distantes e indo para pontos muito próximos.
Além disso, a Rua Uranos era por onde passavam as linhas de bonde da região. Novamente acho pouco provável que os bondes e os trens convivessem no mesmo leito por tamanha distância.

Mas não é por fatos, é opinião.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Nov 2010, 19:01

Boa noite a todos, Amaral falou uma coisa muito importante, havia varios portos e atracadouros no entorno da Baia de Guanabara, posso parecer chato mais voltarei a carga, varios atracadouros eram servidos de ramal ferroviarios, como por exemplo guia pacobaiba, porto da piedade, porto das caixas, o cais que a maritima tinha, porto maria angu, porto do gradim(porto da madama), guaxindiba, e os atracadouros de ferry-boat que existiam. Minha pergunta, e o porto de inhauma? Nao tinha seu ramal? Era tao importante quanto os demais, o mesmo so desapareceu no final dos anos vinte com o aterramento total da enseada de inhauma. Se esse porto foi servido por um ramal de quem era leopoldina ou rio douro? Ate a primeira decada do seculo 20 esse porto nao era decadente, pois o dado postou um trecho do diario oficial, dizendo que deveriam ser feitas benfeitorias nesse porto, um ramal de trilhos para vagonete, guindastes entre outras coisas. Houve ou nao houve um ramal ali?
Outra coisa, tenho visto os comentarios do dado e do adenilson em relaçao o ramal da democraticos, a paixao pela rio douro e sem fim, move emoçoes, e nos cega as vezes. Uma pesquisa rapida do dado provou que o objetivo inicial do ramal da penha era ligar o deposito de tubos do dr frontin , que provavelmente vinham de barco pelo maria angu, para que se fosse levado ate seu destino para construçao do ramal de xerem e sua adutora.
Acho que nos ajudaria muito na pesquisa, seria buscar os objetivos da contruçao do ramal da democraticos, nisso também incluo o ramal ana nery. Tenho um teoria simples, inspetoria de obras publicas, para mim esses trilhos so podiam ter dois objetivos:
Primeiro servir um grande empreedimento, um matadouro, uma fabrica de grande porte, ou outro investimento de grande monta. Exemplo ramal da Bayer.
Segundo ajudar a levar agua oriunda da baixada para outras regioes da capital fluminense, ou seja um ramal para construçao da tubulaçao dagua, ou levar material de construçao para novos empreendimentos, pavimentaçao das vias. Nao foi nesse periodo que as regioes atendidas pelo ramal da democraticos e ana nery foram urbanizadao? Sera que a existencia de ambas nao foi fulgas? Somente no periodo da urbanizaçao dos novos loteamentos? Uma coisa eu tenho certeza nao foi para transporte de passageiros, se algum momento depois se tornou e bem cara da rio douro, tipo inaugurada em 1875 e so aberta ao publico em 1883 de forma bem improvisada graças a esforços de homens como por exemplo coelho da rocha.
Em sintese minha pergunta e: Para que esses ramais foram feitos(ajudaria muito aonde buscar informaçoes)? Falo incluindo o ana nery também. Voces sao mais afeitos a uma pesquisa meticulosa, houve algo que justificasse esses ramais? urbanizaçao? empreendimento industrial? ou no exato traçado desses ramais foi construido uma tubulaçao dagua pela inspetoria de obras publicas?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Nov 2010, 23:18

Em relação ao Ramal de Anna Nery, esta semana estive na livraria Saraiva para comprar um livro para presente e vi um que estava interessado há algum tempo mas não tive a oportunidade antes de tê-lo em mãos: "A Água do Rio: do Carioca ao Guandu: A história do abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro". Aproveitei e folheei várias páginas do livro na ocasião e achei muito bom,tem inclusive várias fotos pequenas mas em ótima resolução de trechos da EFRdO. Pois bem: no livro fala que foi construído uma adutora secundária para abastecimento de água com o nome de Anna Nery,então eu acredito que o sub-ramal ferroviário tenha sido construído com a intenção de auxiliar na construção desta adutora. Entretanto, a duração desta obra deve ter sido curta, pois na época um dos reservatórios (acho que o do Morro do Pedregulho, em São Cristóvão) estava em mau estado, ruindo. Quando foi reformado, esta adutora deve ter sido desativada ou subaproveitada. Outra evidência do seu pouco tempo de uso é que pouquíssimos mapas mostram este ramal ferroviário de Anna Nery (acho que apenas um ou dois mapas que tenho mostram esta linha).

Infelizmente estava (ainda estou) com pouco dinheiro e não comprei o livro ...
:(

Tenho a impressão que li sobre essa adutora na internet também ... vou procurar !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Nov 2010, 14:35

Não estou em casa, mas mesmo assim estou postando alguns trechos de Diários Oficiais antigos,com referências ao Matadouro da Penha e sobre a Av.dos Democráticos:

Imagem
^^ 30/10/1948

Imagem
^^ 12-03-1955

Imagem
^^ 26-10-1945

Imagem
^^ 29-08-1950

Imagem
^^ 22-02-1939 (destaque para a intimação direcionada à empresa de ônibus)

Não sei se estes documentos servem como informação às nossas pesquisas, mas fica o registro.

Em casa tenho alguns documentos gravados ... postarei posteriormente.

E em relação aos documentos da SMU, estou pesquisando os da Av.Brasil, que são muitos. Acredito que até amanhã eu termino a pesquisa. As novidades eu postarei aqui !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2010, 00:58

Falando sobre os documentos da SMU:

Av.Brasil: nada de relevante encontrado. Apenas algumas plantas mostrando os viaduto de Coelho Neto e de Deodoro sobre as linhas férreas.
Rua Uranos: arrisquei pesquisar documentos nesta rua para ver a possibilidade de uma linha ter passado por ali vinda da Av.dos Democráticos. Apenas UMA planta mostra algo parecido com uma linha, mas acredito ser um canteiro central da via ... depois eu posto esta planta aqui.

Entao ... continuemos as pesquisas ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Correia431M » 22 Nov 2010, 01:15

Desculpem-me por cair de para-quedas nesse tópico, mas me ocorreu uma duvida:

Essa pesquisa de vocês sobre a EF Rio do Ouro, está focada especificamente no bairro da Penha (onde ficava o matadouro), ou vai mais além? Pois olhando no Google Earth, notei que ao lado das vias operacionais da SuperVIA, existe uma via de bitola métrica (a primeira olhando de cima pra baixo), aparentemente abandonada e sem uso.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Nov 2010, 11:52

Não ... na verdade estamos estudando sobre todos os ramais da extinta ferrovia, e não apenas sobre a região da Penha.

Essa via de bitola métrica é concessão da FCA, que abandonou a linha há alguns anos.

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


bordoni
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Out 2010, 13:51

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por bordoni » 23 Nov 2010, 15:04

Olá a todos. Me interessei recentemente pela EFRdO, e tenho acompanhado o fórum há aproximadamente dois meses.
A respeito da dúvida em torno da localização do Caminho Maria Angu, encontrei o seguinte no link http://www.museudapessoa.net/sescrio/ar ... enha.shtml

"O primeiro cinema da Leopoldina ficava em Ramos: era o Cinematógrafo Ideal, na Rua Uranos, inaugurado em 1914. Em 1920, junto à linha do trem surgia o Cinema Olaria, da firma Elísio, Caruso & Mota Ltda., que ali funcionou até 1926. Mas a verdadeira "pérola" foi o Cinema Oriente, na então Estrada Mariangu, hoje Rua Alfredo Barcellos. Os bairros também tinham seus teatros elegantes. Em Ramos, o primeiro teatro surgiu com a família Bassob, e ficava na Rua Barreiros. Em 1914, por iniciativa dos fundadores do bloco Prontos de Ramos surgia o Teatro Ramos Clube, no local onde se encontra o prédio do Cinema Ramos, hoje tombado."


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Correia431M » 23 Nov 2010, 16:07

Achei dois tópicos interessantes aqui mesmo no forum. Vou disponibilizar os links, caso ó assunto já tenha sido citado, favor desconsiderar o post.

Estação Cava (a unica da EF Rio do Ouro, que ainda está de pé): http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtop ... f=5&t=3386

Trecho Areia Branca x Figueira (inclui Miguel Couto): http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtop ... f=5&t=3385

Foi o que eu encontrei até aqui. Se eu achar mais alguma coisa, postarei na sequência.
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 23 Nov 2010, 18:51

Correia desculpa discordar de você, tem varias estaçoes em pe ainda:

Tronco principal:
Francisco Sa estaçao inicial abandonada na Praça da Bandeira.
Triagem mesmo nao existindo mais a estaçao, teve o leito compartilhado com a Linha Auxiliar , hoje em dia estaçao da Supervia
Vieira Fazenda(Jacarezinho) mesmo nao existindo mais ha estaçao, teve leito compartilhado com a Linha Auxiliar, hoje em dia estaçao da Supervia)
Maria da Graça estaçao ainda em pe, muito descaracterizada, uso atual moradia e oficina
Del Castilho mesmo nao existindo mais a estaçao, teve o leito compartilhado com a Linha Auxiliar, hoje em dia estaçao da Supervia
Coelho Neto moradia no meio de uma favela.
Pavuna Supervia
Coelho da Rocha Supervia
Vila Rosali Supervia
Agostinho Porto Supervia
Belfort Roxo Supervia

Ramal de Jaceruba
Vila de Cava caindo aos pedaços, moradia.
Adrianopolis pouco descaracterizada e um bar na atualidade
Rio d'Ouro esta restaurada sede da AMORDA
Jaceruba mau estado de conservaçao se uso
Miguel Couto alguns creem que a mesma esteja de pe, sendo um comercio na atualidade

Ramal do Tingua
Tingua estaçao restaurada uso indefinido

Ramal da Represa
Parada Represa em bom estado de conservaçao dentro dos terrenos da CEDAE

Ramal de Xerem
Nada restou

Variante antiga Caju- Suburbana
Muitos de nos acreditam que a estaçao Engenho do Mato ainda esteja em pe.

Alguns vao me criticar por incluir estaçoes hoje da Supervia, mas no to nem ai :lol: , o trecho de Pavuna a Belfort Roxo historicamente pertencia a Rio d'Ouro, sendo cedido uso também a Auxiliar, Vieira fazenda e outras, sao historicamente da Auxiliar, mas a Rio d'Ouro o compartilhou também, no periodo da segunda variante
Mesmo tendo estaçoes separadas, tendo apenas em comum uma linha em bitola mista.
Editado pela última vez por NANDORJ em 23 Nov 2010, 20:59, em um total de 5 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante