BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Visconde de Itaboraí [Ramal de Niterói]


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Visconde de Itaboraí [Ramal de Niterói]

Mensagem não lida por Vinicius » 15 Dez 2010, 22:09

Nome: Visconde de Itaboraí
Inauguração: 1927
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Imagem (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) Imagem (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) Imagem (1998-Atualmente)
Plataformas: 2
Uso atual: Abandonada

Continuação do relato sobre o encontro dos foristas do "TGVBR - Ferrovias Brasil" e da comunidade do orkut "RESGATE DOS TRENS E FERROVIAS", realizado no dia 11 de dezembro de 2010

Após deixarmos o local da antiga estação de Porto das Caixas, seguimos a linha em direção ao nosso próximo destino: a estação Visconde de Itaboraí, que se localiza a menos de dois quilômetros de distância. Essa estação foi inaugurada em 1927, junto com o a inauguração do trecho Magé-Itaboraí (contorno da Baía de Guanabara), que proporcionou aos trens vindos das linhas do Cantagalo e Litoral alcançar diretamente o Rio de Janeiro. A mesma possui um imenso pátio, com uma vila ferroviária, casa/torre de observação, uma pequena oficina, um triangulo de reversão - usado para as manobras das locomotivas – e a estação propriamente dita, porém, infelizmente, tudo está abandonado. Além disso, encontramos diversos carros de passageiros, inclusive alguns da série Vickers - a primeira do Brasil - vagões tanque, de carga viva da RFFSA, prancha de madeira e um outro para carregar brita, todos abandonados e apodrecendo ao relento. A estação, apesar de tudo, ainda encontra-se em boas condições e possui interessantes mecanismos manuais - eu não sei se eram utilizados para sinalização ou mudança de via.

Localização via Google Earth

1. A estação vista de longe

Imagem

2.

Imagem

3. Alguém sabe do que se trata esse torre?

Imagem

4. A vila ferroviária

Imagem

5.

Imagem

6. A pequena oficina e os carros abandonados da CENTRAL. A construção ao lado servia como administração da estação

Imagem

7.

Imagem

8. Por dentro

Imagem

9.

Imagem

10. Patrimônio público virando quintal

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

13. Placa de patrimônio da RFFSA

Imagem

14. Muitos equipamentos abandonados

Imagem

15. Placa da época da CBTU

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18. Caixa d'água das vaporosas

Imagem

19.

Imagem

20. Detalhe

Imagem

21. Mais casas da vila ferroviária

Imagem

22. Torre de observação do pátio

Imagem

23.

Imagem

24. A estação do alto

Imagem

25.

Imagem

26.

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29.

Imagem

30. Os mecanismos manuais que eu já tinha mencionado

Imagem

31.

Imagem

32.

Imagem

33.

Imagem

34.

Imagem

35.

Imagem

36. Quilometragem

Imagem

37.

Imagem

38.

Imagem

39.

Imagem

40. Interessante poste telegráfico

Imagem

41.

Imagem

42.

Imagem

43.

Imagem

44.

Imagem

Após ficarmos um bom tempo no local, seguimos em direção a Parada Amaral, passando pelo desvio que leva ao contorno, localizado a poucos metros da estação. Porém, a via foi se fechando, o mato ficando cada vez mais alto, então decimos continuar pelo lado, em uma parte mais alta em relação a via. O Guilherme Pinho foi na frente, mas viu que não dava mais para seguir por ali. Decidimos então sair da linha e seguir por uma avenida mais ou menos paralela aos trilhos. Após andarmos um tempo, entramos em uma rua para tentar encontrar novamente os trilhos, mas depois de alguns metros, eu, brunno, Brunoraraujo, Guilherme Pinho e Pablo ITT decidimos seguir para a Parada Amaral de ônibus, enquantos os demais seguiram em frente em busca do ramal. Infelizmente, nós que fomos de ônibus, perdemos a oportunidade de encontrar uma desconhecida parada, não catalogada nos mapas da CENTRAL.
Editado pela última vez por Vinicius em 10 Out 2011, 16:16, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Nighto
MEMBRO PLENO
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Visconde de Itaboraí

Mensagem não lida por Nighto » 17 Dez 2010, 08:44

Estação Visconde de Itaboraí no OpenStreetMap e no Google Maps.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visconde de Itaboraí

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Dez 2010, 16:29

Após sairmos de Porto das Caixas e cruzarmos uma seqüência de várias pontes, começamos a nos aproximar do grande pátio de Visconde de Itaboraí. Vários AMVs e bifurcações eram as principais evidências do que encontraríamos pela frente:
Imagem
Chegando ao pátio de Visconde de Itaboraí e a desolação aumentando:
Imagem
Um vagão-tanque da RFFSA e curiosamente, marcado com a inscrição da ABPF. Será que a associação obteve este vagão ou simplesmente o marcou para tomar posse em seguida, sem autorização ?
Imagem
Um curioso aviso da CENTRAL Logística a alguns dos moradores da região
Imagem
Carros da Flumitrens/CBTU, o prédio da administração da estação (moradia atualmente) e uma pequena oficina
Imagem
Carro da Flumitrens de outro ângulo:
Imagem
CUIDADO ! ! ! CENAS FORTES ! ! !
Imagem

Imagem

Imagem
O grandioso pátio de Visconde de Itaboraí:
Imagem
Caixa d'água da estação:
Imagem
Este prédio é o mais alto do complexo ferroviário.
Imagem
Deve ter funcionado como um ponto de observação de todo o pátio, devido a quantidade de linhas e da existência de um triângulo de reversão, para manobras dos trens, triângulo este que fica em frente a torre. Subimos a escada de acesso e encontramos a porta fechada apenas com um cabo elétrico amarrado. Abrimos e entramos. Dentro, algum mobiliário (mesa e cadeiras), alguns documentos da época da Flumitrens (cadernetas de horários e freqüência para os funcionários) e um banheiro, nos fundos. Do alto desta torre pude fazer ótimas fotos:
Imagem

Imagem

A bela estação:
Imagem
Uma das plataformas:
Imagem
Detalhe da estação:
Imagem
Um engenhoso mecanismo de sinalização ou manobra, semelhante ao que existe em Bongaba. Provavelmente um cabo de aço ficava preso a estas alavancas e se ligava a um poste com uma roldana, posicionado do outro lado da primeira linha, a mais próxima da plataforma. Provavelmente um funcionário acionava estas alavancas para mudar o posicionamento de algo a partir deste poste, de repente até um AMV, como era feito em Bongaba:
Imagem

Imagem

Minha foto de despedida, com a estação, a torre de observação e caixa d'água juntas na mesma imagem
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Visconde de Itaboraí

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 08 Jan 2011, 00:02

Mais fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Visconde de Itaboraí

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 08 Jan 2011, 11:46

Visconde de Itaboraí tem uma ótima infra-estrutura, eu particularmente não imaginava q ela fosse assim...



Agora umas coisas que reparei:
Na 9ª foto na qual tem um vagão de carga(será que ele serviu ao ramal para o transporte de animais acoplado a composição?) o Pidner logo atrás está pichado com o número ER 1096. Será que realmente é dele?

Imagem

Reparem no carro a esquerda. Raríssima pintura da Flumitrens!

Agora uma perguntinha: Será que o governo teria tanta ousadia para reformar esses carros para o provável serviço de passageiros de Itaboraí a Magé/Saracuruna?(falei besteira? é pq não estou bem lembrado dessa situação...)

E tomara que o monotrilho não descaracterize a estação...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: Visconde de Itaboraí

Mensagem não lida por Vinicius » 10 Jan 2011, 09:29

^^

André, esses carros já tem destino certo: o corte. Isso já foi anunciado pelo Governo do Estado. Os vagões eu não sei, já que os mesmos estão como inscrições da ABPF, ou seja, existe uma chance dos mesmos estarem protegidos.

É ótimas fotos Guilherme.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante