Inauguração: 1866
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/CBTU.png)
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/Flumitrens.png)
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/CENTRAL.png)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada e servindo em parte como moradia
A estação Itambi, antiga Vila Nova, fica a poucos quilometros da Parada Amaral e logo após o cruzamento da rodovia Mage-Manilha (BR-493). A estação, inaugurada em 1866, serviu como estação inicial da Linha do Cantagalo até a construção da extensão para Niterói e foi construída no local devido a existência de um porto mais próximo e com melhores condições do que o que havia em Porto das Caixas. De todos as estações e paradas que conhecemos, essa é a que tem mais aparência de construção antiga. Infelizmente, está completamente abandonada e em ruínas, servindo em parte como moradia. No local, existe também uma caixa d'água de ferro e um desvio.
Localização via Google Earth
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/Itambi.jpg)
Fotos
1. A caixa d'água e a estação ao fundo
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06063.jpg)
2. Ano da construção da caixa d'água
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06062.jpg)
3.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06064.jpg)
4.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06066.jpg)
5. Muito mato ao redor da estação e sobre a via
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06069.jpg)
6.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06073.jpg)
7.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06075.jpg)
8.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06076.jpg)
9.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06072.jpg)
10.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06078.jpg)
11. Por dentro da estação
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06079.jpg)
12.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06081.jpg)
13.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06084.jpg)
14.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06085.jpg)
15. Detalhe
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06086.jpg)
16.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06088.jpg)
17. A caixa d'água de outro ângulo
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06090.jpg)
18. Antiga bilheteria
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06092.jpg)
19.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06103.jpg)
20.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/DSC06104.jpg)
Após explorarmos o local, fomos em direção a um bar que vendia caranguejo, onde paramos para descansar e esperar pela chegada do Cleiton, que nos encontrou no local. Mais ou menos uma hora depois, partimos para o nosso próximo destino: Estação Guaxindiba.