Igor Isaias Banlian escreveu:
Como meu primeiro e principal tópico, vou aqui reunir todo o material que encontrei sobre o TIM (Trem InterMunicipal ou Transporte Inter Municipal), um tipo de VLT, composto por um TUE da Toshiba elétrico, puxado por um RSD-8 a diesel (há sérias controvérsias...), que levava passageiros desde 12/07/1990 até julho de 1999 (também há controvérsias sobre a data), desde a Estação Ana Costa em Santos até a Estação Samaritá, em São Vicente.
A começar pelo nome, temos até agora três alternativas para a correta nomenclatura sobre o TIM:
1ª) Trem InterMunicipal (vide Wikipédia)
2ª) Transporte Inter Municipal (Vide estacoesferroviarias.com.br)
3ª) Trem Intra Metropolitano (Vide responsável - anônimo - do Pátio de Presidente Altino)
1ª Questão Secreta da história: Como era realmente o nome oficial do TIM?
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Temos 2 especulações de números de série diferentes dos TUEs Toshiba que supostamente atenderam essa rota:
1º) TUE Toshiba Série 5900 (vide Wikipédia)
2º) TUE Toshiba Série 4800 (vide estacoesferroviarias.com.br)
2ª Questão Secreta da história: Então, qual foi o modelo correto de TUE Toshiba que atendeu essa linha?
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Na própria Wikipédia, no primeiro parágrafo da página sobre o TUE diz:
"(...)possuía 5 estações e contava com cerca de 16,15 km de extensão."
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Segundo a Wikipédia, os TUEs Toshiba eram puxados por RSD-8 a diesel, devido a via não ser eletrificada, porém, nas fotos do site "estacoesferroviarias.com.br", não há nenhum sinal de RSD-8 puxando os TUEs, que andam sozinhos, com via eletrificada.
4ª Questão Secreta da história: Oras, ou as fotos do site "estacoesferroviarias.com.br" não são dos TUEs do TIM, ou toda a história da Wikipédia está errada, ou ambos estão errados, afinal, ou os TUEs são puxados pelos ALCO RSD-8, ou andam em via eletrificada... Qual é a verdade?
Obs: O site "estacoesferroviarias.com.br" também diz que os ALCO RSD-8 puxavam os TUEs (igual a Wikipédia), porém as fotos que ilustram todo o texto não mostram isso...
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respectivamente. O problema é que o TUE em questão é o que supostamente seria o de Santos, do TIM.
1) Onde ficam as estações citadas?
2) Em que data estas fotos foram tiradas?
3) Como o TUE de Santos foi parar lá? (se é que esse realmente era o TUE do TIM - segundo o site "estacoesferroviarias.com.br" era esse mesmo, afinal, as fotos do site e do fórum são de trens idênticos!)
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Alguém poderia me ajudar, listando todas as estações que perteceram ao TIM, desde a Ana Costa (em Santos) até a Samaritá (em São Vicente)?
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Sites em questão, debatidos neste tópico:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp/tim.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem_Intermunicipal
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Fotos à serem debatidas aqui:
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Agora vamos a luta, vamos em busca da verdade sobre esse mistério desconhecido da Baixada Santista!
Qualquer Informação, comentário ou correção de erros é muito bem vinda!!!
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TIM (Trem InterMunicipal) - Linha Santos à Samaritá até 1999
Moderador: Caco
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Autor do tópico - MODERADOR - CARGAS
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TIM (Trem InterMunicipal) - Linha Santos à Samaritá até 1999
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- MODERADOR GLOBAL
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Nada tenho documentado, mas posso dizer que o que sei: As vias eram sim eletrificadas; as fotos do post são da RMSP (a última é claramente em Altino) e não da RBMS; o trem era o mesmo, pois a bitola lá é métrica, e este é o único TUE de bitola métrica da CPTM/FEPASA. TIM- Trem Intra-Metropolitano, designado assim pela própria CPTM e STM (faça a busca nos sítios, não me lembro os links).
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- MODERADOR CPTM
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uma imagem que tinha achado a um tempo mostra que era mesmo "Trem Intrametropolitano"
Estação São Vicente
Estação Ana Costa
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... a_efs.html
Estação São Vicente
Estação Ana Costa
http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... a_efs.html
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Uma vez tive a "sorte" de ver esse trem andando. Era rebocado sim pela Alco. Só não tive a oportunidade de andar nele =/
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
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Os primeiros, que tem a cara que conhecemos e que ficaram carregando a alcunha de "Rio Claro" também faziam a extensão até Varginha.
Andei no TIM uma única vez, entrei nele na estação de Santos (Ana Costa) que tinha uns prolongamentos de plataforma bizarros em madeira. Isso sem contar as manobras do TIM dentro do pátio.
O Sistema tinha outras várias estações que foram montadas exclusivamente pra ele, em madeira, com uma cobertura de fibrocimento. Lembro de uma delas após o túnel sob o Morro do José Menino, e creio que seja a da foto que eu citei.
Na Estação de Santos se pagava passagem, em Samaritá e São Vicente também, mas nas outras, nada. O Serviço era bem precário, mas as portas fechavam. A Via permanente tornava a viagem bem desconfortável.
Andei no TIM uma única vez, entrei nele na estação de Santos (Ana Costa) que tinha uns prolongamentos de plataforma bizarros em madeira. Isso sem contar as manobras do TIM dentro do pátio.
O Sistema tinha outras várias estações que foram montadas exclusivamente pra ele, em madeira, com uma cobertura de fibrocimento. Lembro de uma delas após o túnel sob o Morro do José Menino, e creio que seja a da foto que eu citei.
Na Estação de Santos se pagava passagem, em Samaritá e São Vicente também, mas nas outras, nada. O Serviço era bem precário, mas as portas fechavam. A Via permanente tornava a viagem bem desconfortável.
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Como as fotos mostram , o TIM (Trem Intra Metropolitano) possuía tração a diesel, a cargo de duas locomotivas ALCO RSD-8. O sistema operava entre as estações Ana Costa (Santos) e Samaritá. Se nào me engano, alguns trens da Série 5900 foram reformados com uma frente diferente, exatamente para operarem no TIM. Até há alguns anos atrás, exisit aum TUE do TIM abandonado no pátio da estação Santa Terezinha (Santa Terezinha), porém hoje o mesmo deve ter sido baixado.
No que se refere às fotos:
1°) O TIM na estaçào Ana Costa;
2°) O TIM passando práximo à estação Ana Costa;
3°) idem 2°
4°) Trem Série 4800 já baixado em Presidente Altino, local este onde o mesmo foi totalmente desmontado e cortado;
5°) Trem Série 4800 "Expresso Arte", estacionado na estação de Itapevi;
6°, 7° & 8°) Locomotiva ALCO RSD-8 #3501, locomotiva oficial do TIM, estacionada / baixada no pátio de Presidente Altino;
Outro tópico, citado pelo Francis: as vias da EFS no litoral NUNCA foram eletrificadas... O máximo que a eletrificação chegou na EFS foi o trecho da Mairinque - Santos entre Meirinque e Samaritá, cuja eletrificação foi desativada em 1974, após quedas de barreiras no trecho da serra. E esse era jsutamente o trecho mais novo da eletrificação da EFS. Porém, como estava a pleno vapor a construção (e eletrificação) do corredor de exportação, a eletrificação da serra não foi refeita imediatamente ao ocorrido (e nunca seria, conforme vemos hoje).
No que se refere às fotos:
1°) O TIM na estaçào Ana Costa;
2°) O TIM passando práximo à estação Ana Costa;
3°) idem 2°
4°) Trem Série 4800 já baixado em Presidente Altino, local este onde o mesmo foi totalmente desmontado e cortado;
5°) Trem Série 4800 "Expresso Arte", estacionado na estação de Itapevi;
6°, 7° & 8°) Locomotiva ALCO RSD-8 #3501, locomotiva oficial do TIM, estacionada / baixada no pátio de Presidente Altino;
Outro tópico, citado pelo Francis: as vias da EFS no litoral NUNCA foram eletrificadas... O máximo que a eletrificação chegou na EFS foi o trecho da Mairinque - Santos entre Meirinque e Samaritá, cuja eletrificação foi desativada em 1974, após quedas de barreiras no trecho da serra. E esse era jsutamente o trecho mais novo da eletrificação da EFS. Porém, como estava a pleno vapor a construção (e eletrificação) do corredor de exportação, a eletrificação da serra não foi refeita imediatamente ao ocorrido (e nunca seria, conforme vemos hoje).
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 05 Fev 2009, 15:54, em um total de 1 vez.
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Outro ítem:
Os TUE's Toshiba utilizados inicialmente na extensão Itapevi Amador Bueno (e depois também no trecho Jurubatuba - Varginha) eram numerados na Série UC56xx.
Os TUE's Toshiba utilziados no TIM eram numerados dentro da Série UC59xx.
Até o presente momento, é possível visualizar um TUE Toshiba da Série UC59xx (ex-TIM) no Pátio de Presidente Altino. O mesmo se encontra próximo ao pátio Bolívia, ao lado do TUE UI5009 - UI5015.
Certa vez fui me aventurar a ver esse carro UC59xx localizado em Presidente Altino de perto, e pude visualizar em uma sanca localizada acima de uma das portas as estações do TIM, que eram as seguintes:
- Samaritá;
- Jardim Rio Branco;
- Vila Margarida;
- São Vicente;
- Santos.
Os TUE's Toshiba utilizados inicialmente na extensão Itapevi Amador Bueno (e depois também no trecho Jurubatuba - Varginha) eram numerados na Série UC56xx.
Os TUE's Toshiba utilziados no TIM eram numerados dentro da Série UC59xx.
Até o presente momento, é possível visualizar um TUE Toshiba da Série UC59xx (ex-TIM) no Pátio de Presidente Altino. O mesmo se encontra próximo ao pátio Bolívia, ao lado do TUE UI5009 - UI5015.
Certa vez fui me aventurar a ver esse carro UC59xx localizado em Presidente Altino de perto, e pude visualizar em uma sanca localizada acima de uma das portas as estações do TIM, que eram as seguintes:
- Samaritá;
- Jardim Rio Branco;
- Vila Margarida;
- São Vicente;
- Santos.
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 08 Fev 2009, 15:10, em um total de 1 vez.
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Eu tirei sim, só que estào salvas no meu computador...Lopes escreveu: Caramba Erick! Você é doido!!!!!
você tirou algumas fotos?
Vou ver se coloco-as na net, e aí eu as posto aqui.
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Após verificar em meus arquivos, pude perceber duas coisas:erick_UT440R escreveu:Outro ítem:
Os TUE's Toshiba utilizados inicialmente na extensão Itapevi Amador Bueno (e depois também no trecho Jurubatuba - Varginha) eram numerados na Série UC56xx.
Os TUE's Toshiba utilziados no TIM eram numerados dentro da Série UC59xx.
Até o presente momento, é possível visualizar um TUE Toshiba da Série UC59xx (ex-TIM) no Pátio de Presidente Altino. O mesmo se encontra próximo ao pátio Bolívia, ao lado do TUE UI5009 - UI5015.
Certa vez fui me aventurar a ver esse carro UC59xx localizado em Presidente Altino de perto, e pude visualizar em uma sanca localizada acima de uma das portas as estações do TIM, que eram as seguintes:
- Samaritá;
- Jardim Rio Branco;
- Vila Margarida;
- São Vicente;
- Santos.
1°) A primeira estação depois de Samaritá (sentido Santos) era Jardim Rio Branco, e não Doutor Alarico como eu tinha postado inicialmente;
2°) Pelos mapas existentes acima das portas, é possível verificar que existia um projeto para a construção de mais uma estação. Ela se localizaria entre as estações de Santos e São Vicente, e ela receberia o nome de Itararé. Entretanto, ninguám sabe ao certo sua localização.
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Valeu pela informação, Lopes!!!!Lopes escreveu:Erick, suspeito, que essa estação Itararé, ficaria onde a linha de trem chega mais perto do mar, daí logo que ela "desvia" pra longe da orla marítima, há, ou havia um espaço próprio para estações...
COMO EU GOSTARIA DE TER ANDADO PELO MENOS UMA VEZ....
Eu também, gostaria de ter andado no TIM ao menos uma vez...
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Erick, utilizando o Wikimapia/ Google Maps, localizei as possíveis localizações da então futura estação Itararé
1 - Aqui mostra a faixa ferroviária em evidência, mais centralizado à imagem.
Um pedacinho do mar, pode ser visto no canto inferior esquerdo, enfim...
Esse é o momento que o TIM se distanciava da faixa de areia, praia de itararé, que dá o mesmo nome ao bairro, mais a frente o local se chama então Linha Amarela.
Daí fiz esses dois círculos para ilustrar as possíveis futuras localizações da Estação Itararé, ou até mesmo entre eles...
A seta indica a direção em que está o Mar e o trecho que os trilhos do TIM se aproxima da faixa de areia.
Acredito que o traçado era esse, pois "colado" ao morro, há um barzinho, que foi construido uma "semi - plataforma", hoje esse barzinho non ecziste mais.
1 - Aqui mostra a faixa ferroviária em evidência, mais centralizado à imagem.
Um pedacinho do mar, pode ser visto no canto inferior esquerdo, enfim...
Esse é o momento que o TIM se distanciava da faixa de areia, praia de itararé, que dá o mesmo nome ao bairro, mais a frente o local se chama então Linha Amarela.
Daí fiz esses dois círculos para ilustrar as possíveis futuras localizações da Estação Itararé, ou até mesmo entre eles...
A seta indica a direção em que está o Mar e o trecho que os trilhos do TIM se aproxima da faixa de areia.
Acredito que o traçado era esse, pois "colado" ao morro, há um barzinho, que foi construido uma "semi - plataforma", hoje esse barzinho non ecziste mais.
Rodrigo Lopes
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Valeu Lopes!!!!
Eu me recordo mesmo que a linha do TIM tinha um trecho que era encostado no morro, espremida entre o morro e a avenida (que agora eu não me recordo o nome).
Interessante isso... Estamos recriando a história!!!!
Eu me recordo mesmo que a linha do TIM tinha um trecho que era encostado no morro, espremida entre o morro e a avenida (que agora eu não me recordo o nome).
Interessante isso... Estamos recriando a história!!!!
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É interessante um fato... Com a proposta de implantação de um VLT na Baixada Santista, bem que o Governo do Estado de São Paulo poderia aproveitar a ocasião e denominá-lo com algo como "o TIM do século XXI"!
Digo isso, pois, até onde eu sei, esse projeto de VLT será implantad ono trecho entre Santos e Samaritá... A única diferença é a estação de Santos, que será instalada no Valongo (e não na Ana Costa, como era o TIM).
Digo isso, pois, até onde eu sei, esse projeto de VLT será implantad ono trecho entre Santos e Samaritá... A única diferença é a estação de Santos, que será instalada no Valongo (e não na Ana Costa, como era o TIM).
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