[EFCB - Linha do Centro] Estação Quinta

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

[EFCB - Linha do Centro] Estação Quinta

Mensagem não lida por cataclism2 » 05 Jun 2008, 17:27

Nome: Quinta

Inauguração: 1858
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Dom Pedro II (1858-1889)
Uso Atual: Residência e Estacionamento Comercial

A Estação Quinta foi construida exclusivamente para atender à família imperial e aparentemente foi desativada com a queda do Imperador Dom Pedro II em 1889. Ela também é conhecida como Estação Quinta da Boa Vista e se localiza no bairro de São Cristóvão.

Gostaria de agradecer ao Vinicius por ter me indicado com exatidão onde fica a estação.

O mais impressionante é ver a antiga estação separada apenas por um muro das linhas do Metrô Rio e da Supervia. Essa estação foi construida exatamente ao lado de onde hoje se localizam a Estação São Cristóvão da Supervia e a Estação São Cristóvão do Metrô Rio. Essa região já devia ser estrategicamente importante para fins ferroviários há mais de 150 anos.

Foto 1: Cobertura. Só para vocês terem idéia de como é próxima, eu tirei essa foto da sacada da Estação São Cristóvão do Metrô Rio sem zoom
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: A fachada da estação dá para a Avenida Radial Oeste
Imagem

Foto 5: A porta e sua cobertura. Tudo belíssimo
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: Essa é a plataforma de embarque. Ela é pequenina pois servia apenas à família imperial. O muro ao fundo separa a estação dos trilhos do Metrô Rio
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10:
Imagem

Foto 11: Algumas gerais
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15: Reparem como tudo encontra-se em ótimo estado
Imagem

Foto 16: O terreno da estação hoje é um estacionamento rotativo. A estação em si é uma residência, por isso eu não entrei pela grade da plataforma, mas pedi autorização do morador para tirar as fotos da fachada
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18:
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20: Eu peguei o metrô para ir embora. Essa foto foi tirada da sacada da Estação São Cristóvão do Metrô Rio, pegando parte da cobertura da Estação Quinta, com as plataformas da Estação São Cristóvão da Supervia ao fundo
Imagem

Foto 21: Essa primeira leva de trilhos pertence ao Metrô Rio. Depois do muro é a Estação São Cristóvão da Supervia. A composição da foto provavelmente é do Ramal de Campo Grande
Imagem

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-21 por Renan Souza, em 2007
Contribuições: Marcus Vinicius

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Quinta

Mensagem não lida por Nighto » 24 Dez 2010, 02:54

Estação Quinta no OpenStreetMap e no Google Maps.

[]s

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante