Espaço será climatizado e terá sistema extra de segurança na plataforma de embarque
Rio - O ponto final do metrô na Tijuca vai mudar de endereço 28 anos após a inauguração da Estação Saens Peña. Ontem, no lançamento da pedra fundamental, foi anunciado o trabalho de sondagem que dará início à construção da Estação Uruguai, a primeira a receber sistema de ar refrigerado que climatizará todos os ambientes, inclusive a plataforma de embarque e desembarque.
O sistema de refrigeração vai seguir o modelo da linha 4 do metrô de São Paulo. “As portas de vidro vão permitir que o ar seja poupado e não escape pelos túneis, garantindo a climatização de toda a estação. Isso dará maior conforto ao usuário”, anunciou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.
Com 7 mil m² de extensão, a nova estação terá cinco saídas a 250 m da Rua Uruguai. Duas delas ficarão na esquina das ruas José Higino e Conde de Bonfim e as outras três na esquina das ruas Itacuruçá e Conde de Bonfim.
“A estação será vital para diminuir os congestionamentos no entorno da Saens Peña, com a transferência dos terminais de ônibus de integração para as proximidades da Rua Uruguai”, analisou Júlio Lopes.
Cinco linhas de integração metrô-ônibus, que saem da Saens Peña em direção ao Andaraí, Grajaú, Muda e Usina (duas), serão transferidas para a Rua Uruguai. “Haverá portas na plataforma de embarque, que só serão abertas com a liberação simultânea das portas dos trens”, adiantou Júlio Lopes. Nas outras 35 estações do metrô, só uma linha amarela, demarcada no chão, indica o limite para o embarque dos passageiros.
Para a professora aposentada Ana Maria das Rosas Cunha, 64 anos, as obras do metrô não trazem boas recordações. “Quem viu a estação da Saens Peña ser construída deve lembrar daquele enorme buraco que parecia que nunca seria fechado”, reclama. Mas, segundo o secretário, a ideia é reduzir o transtorno. “Será uma obra o menos evasiva possível, até porque já existe o túnel e vamos sempre contactar os moradores, como fizemos em Ipanema, para evitar maiores problemas”, prometeu.
Previsão é de atender 20 mil por dia
Com previsão de atender 20 mil passageiros por dia, a estação Uruguai será construída no espaço conhecido como Rabicho da Tijuca, área de manobra dos trens e de estacionamento subterrâneo para automóveis, desativado em 2007. Das 880 vagas disponíveis aos carros, só 600 deverão ser mantidas pela concessionária.
A nova parada do metrô terá dois níveis subterrâneos, com bilheterias e sala de supervisão de segurança no andar superior e uma plataforma central no inferior. A estação terá 390 m de comprimento e 7 de largura. As obras integram o pacote de investimentos de R$ 1.15 bilhão da Metrô Rio, fechado em 2007 com o governo do estado.
http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 38740.html
Pena q para ver portas de plataforma e ar-condicionado nas outras estações da Linha 1 vai demorar e bastaaaaante...
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
É dada a largada para a construção da Estação Uruguai
Moderador: Guilherme Pinho
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
É dada a largada para a construção da Estação Uruguai
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante