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Série 2100 - CAF
Moderador: Lipe Andreense
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Série 2100 - CAF
Ficha Técnica
Formação básica do TUE:
Características
Formação TUE: MC+R+RC
Fabricante: CAF
Ano de Fabricação: 1974/1977
Origem: Espanha
Ano Operação: 1998
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 4
Linhas de operação: Linha 9 - Linha 10
Composição Linha 9: 3 Carros
Composição Linha 10: 6 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,682 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,216 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,580 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,927 m
Largura Carro: 2,900 m
Largura Portas: 2,12 m
Comprimento MC: 26,205 m
Comprimento R: 26,160 m
Comprimento RC: 26.205 m
Peso MC: 65.000 Kg
Peso R: 40.000 Kg
Peso RC: 45.000 Kg
Diâmetro das Rodas: CM: 1000 mm / CR: 940 mm
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 12.960 Kgf
Potência Contínua: 1.160 Kw
Velocidade Máxima: 140 Km/h
Aceleração Máxima: 0,40 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,1 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 130 m
Lotação MC: 62+229
Lotação R: 76+245
Lotação RC: 64+249
Lotação TUE: 925
Legenda
MC: Carro Motor com cabine de condução
R: Carro Reboque
RC: Carro Reboque com cabine de condução
Formação básica do TUE:
Características
Formação TUE: MC+R+RC
Fabricante: CAF
Ano de Fabricação: 1974/1977
Origem: Espanha
Ano Operação: 1998
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 4
Linhas de operação: Linha 9 - Linha 10
Composição Linha 9: 3 Carros
Composição Linha 10: 6 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,682 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,216 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,580 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,927 m
Largura Carro: 2,900 m
Largura Portas: 2,12 m
Comprimento MC: 26,205 m
Comprimento R: 26,160 m
Comprimento RC: 26.205 m
Peso MC: 65.000 Kg
Peso R: 40.000 Kg
Peso RC: 45.000 Kg
Diâmetro das Rodas: CM: 1000 mm / CR: 940 mm
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 12.960 Kgf
Potência Contínua: 1.160 Kw
Velocidade Máxima: 140 Km/h
Aceleração Máxima: 0,40 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,1 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 130 m
Lotação MC: 62+229
Lotação R: 76+245
Lotação RC: 64+249
Lotação TUE: 925
Legenda
MC: Carro Motor com cabine de condução
R: Carro Reboque
RC: Carro Reboque com cabine de condução
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Fotos
Externas
01 - Na estação Autódromo
02 - Chegando em Jurubatuba
03 - Detalhe do letreiro
04 - Séria 3000 (esquerda) e 2100 (direita) em Jurubatuba, na época que ainda havia troca de trens
05 -
06 - Na estação Autodromo
07 -
08 - Em Rio Grande da Serra
09 -
10 - Em Guapituba
11 - Em Capuava
12 - No Pátio da Luz
13 -
14 -
15 -
16 - Em São Caetano
Internas
01 -
02 -
03 -
04 - (Ignorem o meu pé na foto...)
05 -
06 - Olhando para o carro seguinte, a partir da porda entre carros
07 -
Externas
01 - Na estação Autódromo
02 - Chegando em Jurubatuba
03 - Detalhe do letreiro
04 - Séria 3000 (esquerda) e 2100 (direita) em Jurubatuba, na época que ainda havia troca de trens
05 -
06 - Na estação Autodromo
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08 - Em Rio Grande da Serra
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10 - Em Guapituba
11 - Em Capuava
12 - No Pátio da Luz
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Internas
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06 - Olhando para o carro seguinte, a partir da porda entre carros
07 -
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 205
- Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
- Localização: Barueri \o/
Um pouco de história dessa série, RENFE UT440 (2100 na CPTM)
Em 1970, RENFE inicia os estudos para a construção de uma nova série de trens-unidade, para reforçar e trazer melhorias para os serviços de Cercanías, e Regionais. No ano de 1972, sai da fábrica da CAF, o protótipo da nova série, composto inicialmente por 2 carros um carro motor e um carro reboque com cabine de condução (MC + RC).
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)
A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)
Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!
A modernização
O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.
A Venda para a CPTM
Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.
Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.
Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!
Vida longa e próspera ao UT440.
Abraços
O equipamento elétrico foi construído pela Westinhouse Espanhola, sob licença da Mitsubishi Eletric Company (MELCO), e as partes mecânicas foram desenvolvidas pela CAF. A novidade na época, eram os truques, que pela primeira vez, passavam a contar com a suspensão secundária Pneumática, sendo construídos na Espanha pela Schindler Wagon. Assim começam os testes com a nova unidade, por todas as linhas da RENFE. Sendo aprovada nos testes, RENFE solicita as empresas o primeiro lote, composto de 80 unidades. (81 unidades se for somado o protótipo.)
A partir de 1974, chegam as primeiras unidades do primeiro lote, ainda com os 2 carros (MC + RC), iniciando a sua prestação de serviço em 24 de Maio de 1974 nas cidades de Madrid e Barcelona. Alguns meses depois, são recebidos os carros reboques intermediários (os RI's), assim agora as unidades passavam a contar com a sua formação definitiva. (MC + RI + RC)
Esses trens foram a série mais numerosa na Renfe, quando em 1984 se recebe a última unidade da fábrica, assim formando um parque de 255 unidades produzidas!
A modernização
O início do processo de modernização, foi iniciado em 1992, quando um RI foi submetido a uma profunda reforma, interna e externa. Ao sair das Oficinas de Vallavoid, esse carro foi acoplado a uma unidade e foi submetido a testes. Após os testes e a sua aprovação, duas unidades são modernizadas e postas em operação em 1993, estas unidades agora contam com Ar-Condicionado, e um interior comparável com as novas unidades que Renfe estava recebendo naquela época. As unidades modernizadas para os núcleos de Cercanias foram matriculadas como UT440R.
A Venda para a CPTM
Em 1997, a CPTM adquire 48 unidades 440R, marcando o início do processo de modernização de suas linhas de trens metropolitanos. Esses trens possuem itens que na época eram uma grande novidade, como Ar-Condicionado, bancos anatômicos "forrados" com tecido, som ambiente, e Vidros (isso mesmo Vidros) com filtro UV. Rodaram em testes por todas as linhas da CPTM, e iniciaram sua prestação de serviço fazendo as linhas que seguem para a zona leste (também há relatos que essa série também prestou serviço na linha A, atual linha 7) e na linha C (atual linha 9 esmeralda). Na CPTM, esses trens receberam a mátricula de série "2100".
Por motivos de vandalismo, foram retirados de operação na zona leste, agora passando a operar na linha D (atual linha 10) com formação de 6 carros e por enquanto ainda rodam na linha 9 Esmeralda. Ainda por motivos de vandalismo, os vidros saíram de cena e deram lugar ao policarbonato, mais resistente as pedradas.
Algumas características únicas dessa série, são o seu deslocamento suave e seu conforto, duas portas grandes na lateral de cada carro, com 2,12M de largura, e também seu carro comprido, sendo a série com o carro mais comprido da frota da CPTM, com 26M aproximadamente, e a única série de trens a ter um toque para abertura de portas.
Esse é um resumo de um pouco da história dessa série, caso houver alguma discrepância muito grande na parte histórica da CPTM, favor entrar em contato que farei o ajuste no texto. Em breve postarei fotos!
Vida longa e próspera ao UT440.
Abraços
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa
http://br.youtube.com/user/Fepasa
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 560
- Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
- Localização: Belo Horizonte
gosto muito da largura das portas desse trem, muito boas!
mas infelizmente o povo tem a mania de nao deixar quem ta dentro sair, pra depois embarcar....entao nem adianta a porta ser grande...uma pena
os avisos que foram colocados no metro, deveriam ser colocados também na cptm, e com ajuda de avisos sonoros e tabmen pq nao dos jovens cidadaos e funcionarios da cptm...pq e' incrivel a briga de quem entra, e de quem sai, mesmo com portas enormes
enfim...belo trem! gostei muito de usar ele durante algumas semanas no inicio desse ano
abçs
mas infelizmente o povo tem a mania de nao deixar quem ta dentro sair, pra depois embarcar....entao nem adianta a porta ser grande...uma pena
os avisos que foram colocados no metro, deveriam ser colocados também na cptm, e com ajuda de avisos sonoros e tabmen pq nao dos jovens cidadaos e funcionarios da cptm...pq e' incrivel a briga de quem entra, e de quem sai, mesmo com portas enormes
enfim...belo trem! gostei muito de usar ele durante algumas semanas no inicio desse ano
abçs
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Isso onde, na linha C ou D ??arqpaulo escreveu:gosto muito da largura das portas desse trem, muito boas!
mas infelizmente o povo tem a mania de nao deixar quem ta dentro sair, pra depois embarcar....entao nem adianta a porta ser grande...uma pena
Eu não vejo muita briga aqui na D, só na Luz mesmo, mas em comparação com as outras é mais "normal" :roll:
Na C o povo parece tão desesperado, parece que nunca mais vai passar outro trem
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Tem coisas que só a psicologia explica. Primeiro: infelizmente, existe muita gente que não tem a mínima educação, não deixa as pessoas saírem para depois entrar, todo mundo quer entrar primeiro para ser mais esperto e ir sentado (é muita IDIOTICE, mas é assim que é o usuário), segundo: os imbecis ficam todos na porta, e por consequência, quem quer ir para o corredor não consegue, e quem precisa sair também não. Em termos práticos, quanto melhor o serviço que você oferece, mais você é cobrado. Na linha 10, realmente o perfil é diferenciado, tanto que tiraram os 2100 da ZL por vandalismo (e lá destruíram mesmo) e na linha 10 ele é muito bem tratado. Os usuários são menos desesperados, e já estão cientes do intervalo do trem, sem stress. Na linha 9 (e no EL também) os usuários tem um intervalo menor, geralmente de 5 minutos (divulga-se 6, mas na prática tá dando menos), e ao invés de ficarem mais sossegados, é onde eles reclamam mais - são as linhas que tem mais reclamações na CPTM. É o mesmo que acontece no Metrô, com 101 segundos de intervalo, olha o que eles fazem em Sé no pico da tarde...lipe_andreense escreveu:Eu não vejo muita briga aqui na D, só na Luz mesmo, mas em comparação com as outras é mais "normal" :roll:
Na C o povo parece tão desesperado, parece que nunca mais vai passar outro trem
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
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- Conta Suspensa
- Mensagens: 68
- Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16
Oi Lipe
exato, e' na antiga linha C - Linha 9! que bom que na linha 10 o povo e' mais inteligente viu, pq chegava a ser ridiculo!
tambem estou ounvindo mais esses avisos no metro "se voce nao for descer na proxima estação....SAIIII DA FRENTE DA PORTa" RSRS
acho que nao adianta reclama, a CPTM e metro tinha, mesmo que seja pra educa quem nao tem muita salvação, por um pessoal treinado (e bem calminho) pra ir tentar "educar" o embarque e desembarque nas estações....
e' dificil....mas acho que nao custa nada
abçs
exato, e' na antiga linha C - Linha 9! que bom que na linha 10 o povo e' mais inteligente viu, pq chegava a ser ridiculo!
tambem estou ounvindo mais esses avisos no metro "se voce nao for descer na proxima estação....SAIIII DA FRENTE DA PORTa" RSRS
acho que nao adianta reclama, a CPTM e metro tinha, mesmo que seja pra educa quem nao tem muita salvação, por um pessoal treinado (e bem calminho) pra ir tentar "educar" o embarque e desembarque nas estações....
e' dificil....mas acho que nao custa nada
abçs
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Não dá prá educar, educação vem de berço. Hoje, o usuário é o rei. Não que isso esteja errado, acho que os clientes tem de ser bem tratados, o melhor possível. Mas os reis abusam. Se você pede algo para eles (eu já fiz muita operação Plataforma em Sé e Paraíso) alguns te olham torto, outros nem olham para tua cara, mas a maioria manda você ir tomar naquele lugar ou algo parecido, que ele está com pressa, e por aí vai... A única coisa que poderíamos fazer seria reprimir, mas aí eu posso ser processado... infelizmente, lidar com o público é bem difícil... O que a gente pode fazer é falar, dar PA (mensagens sonoras) e campanhas educativas, nada mais que isso.arqpaulo escreveu:tambem estou ounvindo mais esses avisos no metro "se voce nao for descer na proxima estação....SAIIII DA FRENTE DA PORTa" RSRS por um pessoal treinado (e bem calminho) pra ir tentar "educar" o embarque e desembarque nas estações....
e' dificil....mas acho que nao custa nada
abçs
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- MODERADOR RJ
- Mensagens: 730
- Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
- Localização: Rio de Janeiro-RJ
- Contato:
Aqui no Rio criaram uma mensagem pré-gravada que tem funcionado, ela é muito simples: "Prezado cliente, deixe as portas livres para embarque e desembarque".
Nas estações os AEs se estressam e mandam o logo no sistema de som sobre a faixa: "A faixa amarela é o seu limite de segurança na plataforma... somente a ultrapasse quando o trem parar e abrir as portas, lembre-se que a sua segurança também depende de você, COLABORE
Também tem o NÃO CORRA PARA EMBARCAR e o OT só de sacanagem fecha a porta na velocidade máxima. :twisted:
Com pessoas que agem como animais, tratemos como animais. :x
Nas estações os AEs se estressam e mandam o logo no sistema de som sobre a faixa: "A faixa amarela é o seu limite de segurança na plataforma... somente a ultrapasse quando o trem parar e abrir as portas, lembre-se que a sua segurança também depende de você, COLABORE
Também tem o NÃO CORRA PARA EMBARCAR e o OT só de sacanagem fecha a porta na velocidade máxima. :twisted:
Com pessoas que agem como animais, tratemos como animais. :x
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Hehehe... eu sou AE. E aqui a gente faz a mesma coisa, mas não funciona muito não...quem não tem educação não se importa em desrespeitar as normas.[D.S.R] David SR escreveu:Aqui no Rio criaram uma mensagem pré-gravada que tem funcionado, ela é muito simples: "Prezado cliente, deixe as portas livres para embarque e desembarque".
Nas estações os AEs se estressam e mandam o logo no sistema de som sobre a faixa: "A faixa amarela é o seu limite de segurança na plataforma... somente a ultrapasse quando o trem parar e abrir as portas, lembre-se que a sua segurança também depende de você, COLABORE
Também tem o NÃO CORRA PARA EMBARCAR e o OT só de sacanagem fecha a porta na velocidade máxima. :twisted:
Com pessoas que agem como animais, tratemos como animais. :x
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Como um feliz usuário da Linha 10, considero os TUE série 2100 umas das melhores séries de TUEs da CPTM.
O belo exterior, combinado às grandes portas, os bancos, grandes e dispostos confortavelmente, o sistema de AC (embora um tanto severo eventualmente ) e a baixa emissão de ruídos do motor para com a parte interior da composição.
Comparada à aparência anterior à grande reforma da RENFE, as diferenças são positivamente berrantes.
O belo exterior, combinado às grandes portas, os bancos, grandes e dispostos confortavelmente, o sistema de AC (embora um tanto severo eventualmente ) e a baixa emissão de ruídos do motor para com a parte interior da composição.
Comparada à aparência anterior à grande reforma da RENFE, as diferenças são positivamente berrantes.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
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