BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Ambaí
Moderador: Caco
-
Autor do tópico - COORDENADOR
[EFCB - Linha Auxiliar] Estação Ambaí
EFCB - Linha Auxiliar - Estação Ambaí
De todas as estações da Linha Auxiliar a que eu pessoalmente tinha mais curiosidade era a Estação Ambaí, onde havia o entroncamento para a Estação São Bento.
Logo que a SD-38M parou na Estação Ambaí (o maquinista sabia exatamente onde era e a quilometragem relativa batia perfeitamente) descemos correndo para fotografá-la a fim de não atrasar a locomotiva.
Foto 1: A velha Ambaí hoje é uma residência. Foi bom tê-la visto de pé. Em frente a esta cobertura do lado esquerdo da foto provavelmente passavam os trilhos rumo à Estação São Bento, visto que o ajudante do maquinista nos informou que naquela direção existem antigas pontes ferroviárias
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5: Geral
Foto 6: A antiga estação, hoje uma residência
Foto 7:
Foto 8: Uma dúvida que me surgiu depois: será que a construção das fotos é mesmo a antiga estação ou ela foi construída sobre o que restou da mesma?
Foto 9:
Foto 10:
Foto 11: A fundação da casa, que lembra muito a estrutura de uma plataforma
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Não sei se passou despercebidos por todos, mas fiquei intrigado com este poste também
Foto 15: Minha tentativa de fazer uma imagem mais ampla possivel de toda a casa
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Seguimos rumo à Estação Santa Rita.
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-3 por Renan Souza, 4-12 por Marcus Vinicius, 13-15 por Bruno Araujo e 16-22 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
De todas as estações da Linha Auxiliar a que eu pessoalmente tinha mais curiosidade era a Estação Ambaí, onde havia o entroncamento para a Estação São Bento.
Logo que a SD-38M parou na Estação Ambaí (o maquinista sabia exatamente onde era e a quilometragem relativa batia perfeitamente) descemos correndo para fotografá-la a fim de não atrasar a locomotiva.
Foto 1: A velha Ambaí hoje é uma residência. Foi bom tê-la visto de pé. Em frente a esta cobertura do lado esquerdo da foto provavelmente passavam os trilhos rumo à Estação São Bento, visto que o ajudante do maquinista nos informou que naquela direção existem antigas pontes ferroviárias
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Foto 5: Geral
Foto 6: A antiga estação, hoje uma residência
Foto 7:
Foto 8: Uma dúvida que me surgiu depois: será que a construção das fotos é mesmo a antiga estação ou ela foi construída sobre o que restou da mesma?
Foto 9:
Foto 10:
Foto 11: A fundação da casa, que lembra muito a estrutura de uma plataforma
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Não sei se passou despercebidos por todos, mas fiquei intrigado com este poste também
Foto 15: Minha tentativa de fazer uma imagem mais ampla possivel de toda a casa
Foto 16:
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21:
Foto 22:
Seguimos rumo à Estação Santa Rita.
Créditos
Texto: Renan Souza, Marcus Vinicius, Bruno Araujo e Guilherme Pinho
Fotos: 1-3 por Renan Souza, 4-12 por Marcus Vinicius, 13-15 por Bruno Araujo e 16-22 por Guilherme Pinho, todos em 26/06/2010
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Contato:
Re: [EFCB - Linha Auxiliar] Estação Ambaí
Essa residência é mesmo a antiga estação ou seria alguma casa de turma ?
A posição dela é peculiar, em relação à linha (seria por alguma retificação ?) ...
Mas isso não tira o mérito da descoberta, claro ... as fotos estão show de bola !
A posição dela é peculiar, em relação à linha (seria por alguma retificação ?) ...
Mas isso não tira o mérito da descoberta, claro ... as fotos estão show de bola !
-
Valeu. Quando o Vinicius, Guilherme e Bruno postarem as fotos deles com certeza o thread ficará espetacular.
Bem, Ambaí de fato é a única que ficava em uma posição diferente. Mas é possível imaginar os trilhos rumo a Caxias (São Bento) passando em curva em frente à Estação Ambaí... Dessa forma ela ficaria bem na curva que a locomotiva faria para manobrar e entrar rumo ao São Bento.
Além das informações do maquinista que conhecia a região temos outros indícios. Bem, nas minhas fotos não dá pra ver, mas a casa tem uma fundação estranhíssima, como se tivesse sido uma plataforma, tipo numa altura bem acima do nível da rua. Vou torcer para as fotos dos outros foristas mostrarem isso
Bem, Ambaí de fato é a única que ficava em uma posição diferente. Mas é possível imaginar os trilhos rumo a Caxias (São Bento) passando em curva em frente à Estação Ambaí... Dessa forma ela ficaria bem na curva que a locomotiva faria para manobrar e entrar rumo ao São Bento.
Além das informações do maquinista que conhecia a região temos outros indícios. Bem, nas minhas fotos não dá pra ver, mas a casa tem uma fundação estranhíssima, como se tivesse sido uma plataforma, tipo numa altura bem acima do nível da rua. Vou torcer para as fotos dos outros foristas mostrarem isso
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
- Contato:
Hummmmmmmmmmm ... é verdade. Com a bifurcação em direção a São Bento, a linha passaria em frente a estação. Mas eu pensava que a estação fazia parte da Linha Auxiliar, o que indicaria uma posição mais próxima a esta, e não em relação a Variante São Bento-Ambaí ... como esta variante foi criada depois ... bem, não sei dizer a razão certa ...
Seguem as minhas fotos da Estação Ambaí:
[ADICIONADO AO PRIMEIRO POST]
Continua...
Continua...
Otimas fotos!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
-
- Contato:
Tem razão, Vinicius !
A fundação da casa parece mesmo com uma antiga plataforma !
Boa observação !
Sem dúvida o local da estação é este mesmo ! Agora se a casa foi a estação ou não ... só perguntando para os moradores mesmo ...
A fundação da casa parece mesmo com uma antiga plataforma !
Boa observação !
Sem dúvida o local da estação é este mesmo ! Agora se a casa foi a estação ou não ... só perguntando para os moradores mesmo ...
-
Quanto mais eu vejo as fotos do Vinicius mais eu me convenço que ele está na profissão errada: tinha que ser fotógrafo!
Excelente cara, como sempre...
Agora, se aquilo ali embaixo foi uma plataforma e construiram a casa em cima, beleza... Mas não desvenda o mistério da posição dela. Mas pessoal, observem o telhado com caimento e tudo mais, isso parece uma estação. Ninguém constrói casas assim... Você vai em qualquer lugar humilde e pode observar: o pessoal lança uma lage reta meio que pra servir de terraço - com esse tipo de telhado tudo o que você tem naquele espaço é um sótão ou um forro - ninguém faz isso.
Bem, fica ai o mistério.
Excelente cara, como sempre...
Agora, se aquilo ali embaixo foi uma plataforma e construiram a casa em cima, beleza... Mas não desvenda o mistério da posição dela. Mas pessoal, observem o telhado com caimento e tudo mais, isso parece uma estação. Ninguém constrói casas assim... Você vai em qualquer lugar humilde e pode observar: o pessoal lança uma lage reta meio que pra servir de terraço - com esse tipo de telhado tudo o que você tem naquele espaço é um sótão ou um forro - ninguém faz isso.
Bem, fica ai o mistério.
-
- Contato:
Sem dúvida ... a construção tem cara de estação sim.
O mistério é realmente a posição da casa ...
O mistério é realmente a posição da casa ...
-
- MEMBRO FREQUENTE
- Contato:
Interessante o poste que o Bruno fotografou. Eu não me lembro dele. Alguém sabe qual seria a sua finalidade?
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
Mais fotos:
-
Na foto 22 o Guilherme conseguiu um ângulo que nenhum de nós tirou. Muito legal cara! app
Caras, esse dia foi memorável. Foi uma honra ter conhecido a emblemática Ambaí e todas essas outras estações com vocês, meus amigos de trilhos Guilherme, Vinicius e Bruno
Ah amigos, se quiserem que algo do texto seja alterado, alguma informação a adicionar, ou qualquer coisa é só falar, hein?
Caras, esse dia foi memorável. Foi uma honra ter conhecido a emblemática Ambaí e todas essas outras estações com vocês, meus amigos de trilhos Guilherme, Vinicius e Bruno
Ah amigos, se quiserem que algo do texto seja alterado, alguma informação a adicionar, ou qualquer coisa é só falar, hein?
-
- MODERADOR RJ
- Contato:
Obrigado Renan, é bom saber que estou pegando jeito
Memorável mesmo, nos vemos na próxima
Memorável mesmo, nos vemos na próxima
Estação Ambaí é deste trecho que se encontra os Ramais da Linha Auxiliar (hoje MRS) e o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri; aqui podemos notar que o trecho do dito ramal, já não possui linha férrea.
Acima Estação Aljezur, abaixo o trecho de onde se separam os ramais da Japeri – Arará (MRS) e o Japeri – São Bento.
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
Ponte do Ramal.
Estação Japeri L. Auxiliar e Ramal São Bento - Japeri.
Abraços.
Acima Estação Aljezur, abaixo o trecho de onde se separam os ramais da Japeri – Arará (MRS) e o Japeri – São Bento.
Aljezur.
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
Ponte do Ramal.
Estação Japeri L. Auxiliar e Ramal São Bento - Japeri.
Abraços.
-
- Contato:
Me parece que Alzejur ainda está de pé ...
Alguém confirma ?
Alguém confirma ?
Dado, o Melekh postou uma foto dela, é a primeira.
-
- Contato:
Vinicius escreveu:
Dado, o Melekh postou uma foto dela, é a primeira.
Esta é a primeira foto...Melekh escreveu:
Então, é Alzejur ou Ambaí ?
Esse é o problema: a legenda da foto diz que é a estação de Alzejur, mas na foto está escrito Ambaí. De qualquer forma, eu acredito que essa não seja Ambaí, já que ela não se parece com a construção que eu, Bruno, Guilherme e Renan encontramos no passeio pela Linha Auxiliar.
-
- Contato:
É, eu notei isso ... mas o Julio percorreu o trecho e fotografou uma casa que não se parece com esta da foto ...