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Programa Trens de Minas - PTM

Discussões sobre Projetos e Obras em andamento, e também propostas de novos projetos.

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Inconfidente
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Programa Trens de Minas - PTM

Mensagem não lida por Inconfidente » 15 Jun 2008, 18:55

Imagem


Projeto estadual para trens turísticos, de carga e de passageiros com protocolo de intenções com os estados do Espírito Santo, Goiás (já assinados) e São Paulo.


Imagem APRESENTAÇÃO

Por meio do decreto estadual de 15 de dezembro de 2004, o governo do Estado de Minas Gerais criou o Programa Trens de Minas, que surgiu da necessidade de tratar do Patrimônio da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal), em seu território, a partir do reconhecimento da importância do modal ferroviário para a economia e cultura do Estado de Minas Gerais, constituindo-se como uma ação pioneira dentro de órgãos estaduais.

O Trens de Minas não é, ainda, um projeto estruturador do Estado de Minas Gerais. Entretanto, por se tratar de um programa específico para o modal ferroviário, ele interage com outros projetos estruturadores, em especial com os rodoviários Pro-MG e ProAcesso, promovendo a inter-relação com a logística setorial.

Está organizado na integração das forças estruturadoras da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas a quem cabe o apoio operacional, da Secretaria de Estado de Cultura, do IEPHA-MG e da Secretaria de Estado de Turismo.

As ferrovias têm papel fundamental na redução de custos no transporte de grandes cargas a longas distâncias e no resgate do transporte ferroviário de passageiros, de interesse regional, em projetos de desenvolvimento micro-regionais focados no potencial econômico-cultural-turístico.

Os projetos em implementação no Programa Trens de Minas, em suas duas vertentes de revitalização do transporte ferroviário de cargas e de passageiros em Minas Gerais, buscam atingir tais objetivos.


Imagem ENTIDADES PARCEIRAS

Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA
Ministério dos Transportes - muito
Agência Nacional dos Transportes Terrestres - ANTT
Companhia Vale do Rio Doce - CVRD
Ferrovia Centro-Atlântica - FCA
MRS Logística
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais - INDI
Federação das Indústrias do Estado de MG - FIEMG
Serviço Social do Comércio - SESC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE
Fundação João Pinheiro - FJP
Associação Mineira de Municípios - AMM
Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF
Movimento de Preservação Ferroviária - MPF
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Nacional - ABPF
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais - IEPHA


Imagem PRESERVAÇÃO CULTURAL

Especificamente, o Programa Trens de Minas desenvolve com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IEPHA-MG, um grandioso e também importante projeto de resgate e preservação dos bens históricos culturais ferroviários, que ainda restam no nosso Estado.

Dentro da vertente de trens de passageiros inclui-se o subprograma que diz respeito aos trens turístico-culturais, representando soluções para determinados trechos, de pouca quilometragem, onde a estratégia de resgate do passageiro, que hoje é atendido pelo modal rodoviário, está inserida em projetos de desenvolvimento micro-regional, focado no potencial turístico-cultural local.

As experiências, de uma certa forma bem sucedidas, de trens turísticos culturais já implantados e operados em Minas Gerais pela CVRD/FCA entre São João Del Rey / Tiradentes e entre Ouro Preto / Mariana e pela ABPF entre Soledade de Minas / Passa Quatro / divisa com São Paulo, estão a merecer o tratamento adequado para sua potencialização em projetos que envolvem muito de perto a Secretaria de Estado de Cultura, a Secretaria de Estado de Turismo, o SEBRAE, o SENAC, IEPHA-MG dentre outros.


Imagem TRANSPORTE DE CARGAS

A primeira vertente do Programa que trata da melhoria das condições de trafegabilidade da malha ferroviária existente, tem por objetivo encontrar soluções de comum interesse entre os Governos e as Concessionárias para os problemas existentes que impedem esta melhoria de competitividade dentro da infra-estrutura de transportes e logística.

Quanto à questão orçamentária/financeira esta tem na equação público privado a solução acertada, uma vez que, pela primeira vez, abre-se uma janela no orçamento 2007 aprovado para a SETOP, a qual, ainda que de pequeno valor, dá a oportunidade de ser incrementada ao longo do ano com recursos financeiros destinados a contra partidas do Estado em convênios com o Governo Federal, que destinará recursos para a sua realização (PRONURB, SPNT, BNDES, INPF e outros).

Quanto à questão operacional do Programa Trens de Minas esta merecerá tratamento especifico em processo, que se inicia de licitação, seleção e contratação de empresa de consultoria especializada que dará suporte técnico/operacional ao desenvolvimento dos projetos:

Definição das áreas de influência econômica dos trens de passageiros - Fundação João Pinheiro.
Estudos preliminares, estudos de viabilidade técnica e econômica, e projetos executivos para implantação de trens de passageiros - com a SPNT/muito/BNDES.
Resgate da memória e preservação do patrimônio histórico e cultural das ferrovias em Minas Gerais - IEPHA.
Consultoria Ferroviária.
Quanto à questão das parcerias, o Programa Trens de Minas conta com os benefícios dos Convênios de Cooperação firmados com a Rede Ferroviária Federal S.A., RFFSA, com o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - CENTRAN e com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Entendimentos estão sendo mantidos para assinaturas de convênios de cooperação com o DNIT/PRONURB, com a SPNT/muito, com o SEBRAE e com o DNIT/INPF.

Na realidade, ainda que existam dificuldades naturais no relacionamento com as empresas concessionárias do transporte ferroviário de cargas, não consideramos que existam questões críticas que possam criar obstáculos à conquista das metas do Programa.

Os entendimentos que estão sendo mantidos de forma exitosa, com o DNIT/muito, para a assinatura de Convênios de parceria referentes ao PRONURB e a “implantação em Minas Gerais do Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (Centro em Pesquisas e Tecnologias Ferroviárias) como componente estruturador de um pólo industrial ferroviário”, terão significado especial neste propósito.

O Governo do Estado de Minas Gerais considerando a importância econômica da Região Centro-Leste brasileira, em intenso processo de crescimento do agronegócio e considerando também a sinergia e a interdependência de suas economias com as dos Estados de Goiás e Espírito Santo, para o desenvolvimento integrado da região, entendeu ser necessária a colaboração mutua no planejamento da logística de transportes da região, como uma das ações estratégicas e prioritárias, visando minimizar as dificuldades e o encarecimento do escoamento de seus produtos.

Para isto firmou o Protocolo de Intenções em 31 de Maio de 2006 com aqueles dois Estados, do que resultou, com a colaboração da Companhia Vale o Rio Doce, de proposta de anteprojeto no qual foram identificadas, preliminarmente, as obras necessárias para o eixo de transporte centro-leste, proposta esta que foi entregue em 10 de agosto de 2006, pelo Secretário Paulo Paiva, de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, ao Ministro de Estado dos Transportes Dr. Paulo Sérgio de Oliveira Passos, objetivando a inclusão dos recursos necessários à realização dessas obras prioritárias no Orçamento Geral da União de 2007.

A importância do modal ferroviário nesta proposta está identificada com a inclusão de projetos e obras prioritárias:

eliminação dos pontos críticos, gargalos (rampas e curvas), existentes no trecho de bitola de 1metro que vem de Patrocínio (Serra do Tigre) até Sete Lagoas,
travessia/transposição de Belo Horizonte, com a modernização da linha e duplicação de linha singela, entre Capitão Eduardo e Betim,
revitalização do trecho ligando Corinto a Pirapora, para permitir a futura ligação ferroviária de Pirapora a Unaí.
Nas articulações com o Governo Federal estão a merecer tratamento prioritário, para a eliminação de pontos críticos, os projetos de adequação ferroviária nos perímetros urbanos de Divinópolis, Itaúna, Santo Antônio do Monte, Campo Belo e Montes Claros
.

O Governo do Estado, preocupado com o crescimento da demanda na linha do Centro, inicia entendimentos com o DNIT/muito com o objetivo de resolver os conflitos urbanos ao longo desta Linha, merecendo maior destaque as cidades de Santos Dumont e Juiz de Fora.


Imagem TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

A segunda vertente do Programa é a que dá tratamento aos projetos que vão significar o “retorno dos trens de passageiros que vierem a ser considerados viáveis econômica e tecnicamente”.

Como estes trens de passageiros deverão circular por trechos da malha ferroviária existente, onde em muitas situações trafegam os trens de cargas das concessionárias, justifica-se por isso o tratamento que está sendo dado em relação às concessionárias para a primeira vertente.

Como facilitador para a implementação de tais projetos, o Programa Trens de Minas conta com Convênios de Cooperação com a RFFSA, com a Fundação João Pinheiro, com o Ministério Público do Estado e com o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes – CENTRAN/muito contando ainda com a participação de Consultores Ferroviários.

O trem de passageiros que trafega entre Belo Horizonte e Vitória no Espírito Santo, por ser de longa distância é operado e mantido pela EFVM/CVRD, não se incluindo na característica de trem turístico cultural.

Na realidade o subprograma que trata do resgate do transporte ferroviário de passageiros tem característica própria, tendo como base o "Projeto de Transporte Ferroviário de Passageiros de Interesse Regional" que o BNDES idealizou e vem procurando implantar em conjunto com o Ministério dos Transportes, projeto este que identificou em Minas Gerais, a princípio, nove trechos com alguma perspectiva:

Betim / Belo Horizonte / Sete Lagoas
Ouro Preto / Ponte Nova / Viçosa
Barbacena / Juiz de Fora / Matias Barbosa
Varginha / São Lourenço / Cruzeiro (SP)
Bocaiúva / Montes Claros / Janaúba
Araxá / Uberaba
Araguari / Uberlândia / Uberaba
Uberaba / Ribeirão Preto (SP)
Poços de Caldas / Campinas (SP)


Estão sendo desenvolvidos entendimentos para assinatura do Convênio com a Secretaria Nacional de Política de Transporte do Ministério dos Transportes para a implementação de tais projetos, referentes à vertente de transporte de passageiros.

Fonte: Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais


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Mensagem não lida por Landrail » 15 Jun 2008, 19:20

Ótima notícia inconfidente, vai ser ótimo esses novos trens turísticos, principalmente Barbacena- Juiz de Fora - Matias Barbosa que provavelmente será realizado com a locomotiva zezé Leone que está sendo restaurada em Santos Dumond!!!!
Sem contar ABPF Sul de Minas que vai chegar até Cruzeiro-SP e boa parte da FEPASA em minas que apesar de poucos quilômetros é de grande potencial turístico!!!
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Mensagem não lida por cataclism2 » 16 Jun 2008, 08:18

"ENTIDADES PARCEIRAS

Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA "

:lol: :lol: :lol:

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Mensagem não lida por Inconfidente » 16 Jun 2008, 14:10

LANDRAIL escreveu:Ótima notícia inconfidente, vai ser ótimo esses novos trens turísticos, principalmente Barbacena- Juiz de Fora - Matias Barbosa que provavelmente será realizado com a locomotiva zezé Leone que está sendo restaurada em Santos Dumond!!!!
Sem contar ABPF Sul de Minas que vai chegar até Cruzeiro-SP e boa parte da FEPASA em minas que apesar de poucos quilômetros é de grande potencial turístico!!!
Não Land, essa última lista vai ser comercial mesmo. O projeto tem três objetivos

. Turístico
. Logística de Cargas
. Logística de Passageiros

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cataclism2
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"Próxima parada: Pirapora!"

Mensagem não lida por cataclism2 » 29 Jul 2008, 11:39

Fontes: www.vale.com e "Isto é: Dinheiro"

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Inconfidente
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Mensagem não lida por Inconfidente » 20 Out 2008, 20:14

cataclism2 escreveu:"ENTIDADES PARCEIRAS

Rede Ferroviária Federal SA - RFFSA "

:lol: :lol: :lol:
É a massa falida da RFFSA.

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