ANÁLISE
Incertezas sobre o projeto poderão explodir prazos e custos
--------------------------------------------------------------------------------
A METRÓPOLE ESTÁ EM CONTÍNUO PROCESSO DE EXPANSÃO, EXIGINDO FLEXIBILIDADE DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE
--------------------------------------------------------------------------------
SERGIO EJZENBERG
ESPECIAL PARA A FOLHA
O monotrilho da zona leste terá que transportar mais de 40 mil pessoas simultaneamente no pico da manhã, segundo o estudo de impacto ambiental do projeto.
Não resta dúvida de que na cidade de São Paulo, com o sistema de metrô mais lotado do mundo, o monotrilho suspenso já nasce saturado.
Os sistemas elevados leves operam com capacidade de até 25 passageiros por hora por sentido. Assim, o monotrilho, para atingir a demanda prevista, será uma aventura tecnológica sem similar.As incertezas e contingências decorrentes poderão explodir prazos (obra interminável aos olhos da população) e custos (já custando metade do que custaria o metrô convencional enterrado). Para nascer saturado.
Pensando em custo por passageiro transportado por quilômetro, o metrô, sistema testado e confiável, é imbatível perante altas demandas, como no caso presente.
O sistema de corredores de ônibus expressos com ultrapassagem custa, por quilômetro, 1/13 do sistema monotrilho suspenso -sem aventura tecnológica.
A metrópole paulistana está em contínuo processo de expansão da mancha urbana e aumento do número de viagens, exigindo flexibilidade dos sistemas de transporte.
Os sistemas de ônibus e mesmo o metrô atendem plenamente ao requisito de flexibilidade, ao contrário do sistema VLT (veículo leve sobre trilhos), que tem capacidade e dificuldade de integração com outras linhas de VLT (as estruturas das estações de transferência suspensas seriam monstruosas).
O impacto urbanístico deletério dos sistemas suspensos de transporte pode ser apreciado nos baixos do Expresso Tiradentes e do Minhocão.Os problemas e desvantagens dos sistemas suspensos de monotrilhos, aliados às vantagens de menor custo, menor tempo de implantação e maior capacidade dos corredores de ônibus, fez com que o Ministério das Cidades, nos projetos de mobilidade incluídos no chamado PAC da Copa, optasse por corredores exclusivos de ônibus em 9 das 12 cidades-sede do Mundial de 2014.
Além disso, o VLT consome recursos que deveriam ser alocados prioritariamente na ampliação do superlotado sistema de metrô, que tem muito maior capacidade de transporte de passageiros.
--------------------------------------------------------------------------------
SERGIO EJZENBERG é engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Monotrilho - parte 2
-
Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Monotrilho - parte 2
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Monotrilho - parte 2
Sinto atacar alguém que é mestre pela minha escola mas... comparar o ET e o Minhocão com monotrilho é forçar - e muito - a barra.
Um elevado de monotrilho é mais estreito do que o de metrô pesado e é vazado no meio. Ninguém vai construir barraco embaixo dele, não dá nem pra se esconder da chuva!
E outra: a solução é investir em em corredores de ônibus!? Estranho...
Um elevado de monotrilho é mais estreito do que o de metrô pesado e é vazado no meio. Ninguém vai construir barraco embaixo dele, não dá nem pra se esconder da chuva!
E outra: a solução é investir em em corredores de ônibus!? Estranho...
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Monotrilho - parte 2
Eduardo, respeito totalmente a sua colocação opinativa, porém tenho que ressaltar que um corredor de ônibus, pela menor complexidade, é uma obra que acaba por ser concluida mais rapidamente que o monotrilho. Ainda mais quando se tem urgência por obras de infraestrutura, por estarmos a três anos da Copa.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Monotrilho - parte 2
Minha estranheza vem do fato de os críticos do monotrilho ao mesmo tempo falarem que a demanda da região é de metrô pesado e que o monotrilho "já vai nascer saturado". E como solução, a proposta é priorizar a construção de corredores de ônibius
Sinceramente, tá sobrando corredor de ônibus, muitos precisam ser remodelados por terem sido feitos nas coxas ou desafogados por modos de capacidade média/alta decentes, como monotrilho, VLT ou metrô pesado. Agora, o que não dá pra continuar é ficar pintando faixas exclusivas aqui e ali, chamar de "corredor" e depois reclamar que não funciona direito.
Sinceramente, tá sobrando corredor de ônibus, muitos precisam ser remodelados por terem sido feitos nas coxas ou desafogados por modos de capacidade média/alta decentes, como monotrilho, VLT ou metrô pesado. Agora, o que não dá pra continuar é ficar pintando faixas exclusivas aqui e ali, chamar de "corredor" e depois reclamar que não funciona direito.
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Monotrilho - parte 2
Isso é bem verdade.
O que foi feito nas duas ultimas gestões municipais aqui em são Paulo, não da pra chamar de corredor nem aqui e nem na China. Ou melhor, é corredor de ônibus só pra inglês ver na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente, e já está mais que provado que essa coisa de ficar pintando faixa aqui e ali, não funciona.
Corredor de ônibus de verdade, tem que ser segregado que nem o São Mateus-Jabaquara, não vou falar do Diadema-Brooklin, porque aquilo é outra porcaria que fizeram para politico dizer "ah, fizemos uma obra em nossa gestão".
O que foi feito nas duas ultimas gestões municipais aqui em são Paulo, não da pra chamar de corredor nem aqui e nem na China. Ou melhor, é corredor de ônibus só pra inglês ver na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente, e já está mais que provado que essa coisa de ficar pintando faixa aqui e ali, não funciona.
Corredor de ônibus de verdade, tem que ser segregado que nem o São Mateus-Jabaquara, não vou falar do Diadema-Brooklin, porque aquilo é outra porcaria que fizeram para politico dizer "ah, fizemos uma obra em nossa gestão".
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Re: Monotrilho - parte 2
Feito pelo município, o único que se pode dizer isso é um corredor de ônibus é o Expresso Tiradentes, que é segregado como o ABD... agora o resto, são tudo faixas exclusivas...Correia431M escreveu:Isso é bem verdade.
O que foi feito nas duas ultimas gestões municipais aqui em são Paulo, não da pra chamar de corredor nem aqui e nem na China. Ou melhor, é corredor de ônibus só pra inglês ver na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente, e já está mais que provado que essa coisa de ficar pintando faixa aqui e ali, não funciona.
Corredor de ônibus de verdade, tem que ser segregado que nem o São Mateus-Jabaquara, não vou falar do Diadema-Brooklin, porque aquilo é outra porcaria que fizeram para politico dizer "ah, fizemos uma obra em nossa gestão".
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Re: Monotrilho - parte 2
O Santo Amaro-Nove de Julho também era segregado em alguns pontos.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1059
- Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
- Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
- Contato:
Re: Monotrilho - parte 2
Falou bem Rafael.
ERA
Agora é um lixo, como os demais feitos entre 2004 e 2010.
ERA
Agora é um lixo, como os demais feitos entre 2004 e 2010.
***Dom Moreira 1178***
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Monotrilho - parte 2
Ah vá, o Vereador José Diniz-Ibirapuera nem é tão ruim assim, hahaha . Agora falando do monotrilho, é interessante notar que as obras do pátio em breve vão começar.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante