[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Vinicius » 23 Fev 2011, 22:11

Relato pertencente ao encontro do TGVBR do dia 13 de fevereiro de 2011

A travessia do antigo leito da Linha Norte da Leopoldina, entre o Alto da Serra (Petrópolis -RJ) e Vila Inhomirim (Magé - RJ), além de proporcionar belíssimas paisagens, dignas de cartão postal, ainda guarda muitos resquícios da antiga ferrovia, presentes em aterros, contenções diversas, cortes na rocha, mas, principalmente, em suas pontes. Abaixo, a relação de todas que encontramos a partir do Alto da Serra:

A Ponte da Grota Funda é sem dúvidas a mais bela ponte ferroviária que eu já conheci. Construída no século XIX, possui 54 metros de extensão e uma altura de 24,5 metros e é toda feita de pedra. Destaque para os seus belos e imponentes arcos.

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10.

Imagem

11.

Imagem

12.

Imagem

A segunda ponte que encontramos é com certeza a mais nova de todas. Pelo seu desenho e por ser de concreto, chuto que ela deve ter sido construída entre os anos 40 e 50, provavelmente substituindo uma mais antiga, da época da inauguração da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará

13.

Imagem

14.

Imagem

15.

Imagem

16.

Imagem

17.

Imagem

18.

Imagem

A terceira ponte, para olhares mais desatentos, pode passar despercebida, já que a mata sobre e sob ela tomou conta de tudo. Ela também é feita de pedra, mas diferente da Ponte da Grota Funda, a mesma é sustentada por pilares que possuem bases bem grossas. Infelizmente, por causa da vegetação, não foi possível registrar esses pilares, mas eles impressionam pelo tamanho.

19.

Imagem

20.

Imagem

21.

Imagem

22.

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25.

Imagem

A quarta ponte é bem menor que as demais, mas não deixa de ser uma bela construção. Eu a chamo de mini Grota Funda, por causa do pequeno arco.

26.

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29.

Imagem

30.

Imagem

Antes de chegarmos ao local da estação Meio da Serra encontramos esse pontilhão:

31.

Imagem

32.

Imagem

33.

Imagem

34.

Imagem

A quinta e última ponte, que está mais para um pontilhão, fica localizada bem próxima a estação Vila Inhomirim. Infelizmente, restam apenas as bases, já que essa estrutura de concreto é posterior a erradicação da linha.

35.

Imagem

36.

Imagem

É isso. Não deixem de fazer esse passeio algum dia, pois para nós, fãs ferroviários, vale muito a pena. :D

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por LRangel » 24 Fev 2011, 00:06

Show de bola, Vinícius.

Lindas fotos, que vontade de voltar lá de novo.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Fev 2011, 12:56

Falar o quê ?
app app app
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Melekh » 25 Fev 2011, 13:19

Belos registros, pena que pouco sobrou.


CleitonP
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Fev 2011, 02:25

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por CleitonP » 02 Mar 2011, 00:44

Saudações à todos! Sou o Cleiton Pieruccini e finalmente consegui me inscrever no forum após algumas tentativas. Belíssimas fotos! Parabéns!

A propósito algumas literaturas e inclusive fotos antigas que se encontram nos Centros Culturais de Nogueira e Cascatinha (duas estações) apontam a primeira ponte como sendo o Viaduto da Pedra e a ponte de concreto em questão seria o viaduto da Grota Funda, que foi reconstruído nos anos 1930 depois que uma terrivel tromba d'agua destruiu a ponte original que tinha estrutura metálica.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Mar 2011, 01:55

Aeeeeeeeeee Cleiton !

Até que enfim, hein ?
<O>

Seja bem vindo, amigão !

Fique a vontade, a casa é sua ...
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Vinicius » 02 Mar 2011, 09:19

LRangel, DadoDJ e Melekh, muito obrigado. :DD
CleitonP escreveu:Saudações à todos! Sou o Cleiton Pieruccini e finalmente consegui me inscrever no forum após algumas tentativas. Belíssimas fotos! Parabéns!

A propósito algumas literaturas e inclusive fotos antigas que se encontram nos Centros Culturais de Nogueira e Cascatinha (duas estações) apontam a primeira ponte como sendo o Viaduto da Pedra e a ponte de concreto em questão seria o viaduto da Grota Funda, que foi reconstruído nos anos 1930 depois que uma terrivel tromba d'agua destruiu a ponte original que tinha estrutura metálica.
Finalmente! Seja bem-vindo ao Fórum Cleiton. Ah, e muito obrigado. :D

Quanto as pontes, interessantes informações que você trouxe. Eu vou pesquisar mais sobre o assunto, mas fico imaginando como se deu a operação da linha enquanto não se construia uma nova ponte. tnk


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Gustavodc » 02 Mar 2011, 10:04

Belas fotos!
Pena ver carros andando ali.
E achei estranho o leito ter alguns desníveis grandes.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Vinicius » 02 Mar 2011, 14:11

^^

Nós também achamos, em alguns pontos não dá para acreditar que um trem já passou por ali, mas vale lembrar que se passaram quase cinquenta anos desde a desativação da linha, então muito coisa deve ter ocorrido com o local. O Fernando sabe explicar melhor.

Ah, muito obrigado. :DD

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por NANDORJ » 02 Mar 2011, 17:42

Seja bem vindo Cleiton, demorou heim :D . Eu li em alguns lugares que o viaduto da Grota Funda Seria a primeiro, mas prefiro acreditar em você, tipo uma informaçao errada vai passando de boca em boca e acaba virando uma verdade :P :P :P

CleitonP escreveu:Saudações à todos! Sou o Cleiton Pieruccini e finalmente consegui me inscrever no forum após algumas tentativas. Belíssimas fotos! Parabéns!

A propósito algumas literaturas e inclusive fotos antigas que se encontram nos Centros Culturais de Nogueira e Cascatinha (duas estações) apontam a primeira ponte como sendo o Viaduto da Pedra e a ponte de concreto em questão seria o viaduto da Grota Funda, que foi reconstruído nos anos 1930 depois que uma terrivel tromba d'agua destruiu a ponte original que tinha estrutura metálica.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Mar 2011, 20:54

O viaduto da Grota Funda é o que passando o fiat uno branco, certo ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por LRangel » 02 Mar 2011, 23:56

^^ Exatamente, Dado. Eu sempre me refiro a ele como lendário, visto sua imponência, seu estilo e por ter feito parte de uma ferrovia tão bonita. Quando o vi fiquei meio atônito, parecia a realização de um sonho.

Vinícius, essas fotos (de novo, hehehehe....) ficaram maravilhosas. Elas falam por si só. Todo santo dia vejo as fotos desse encontro e me vejo lá.

Quando será o bis desse encontro? Já temos data? O Nando tinha falado em abril. Precisamos dessa vez ir todos daqui, para os que não foram sentir a atmosfera daquele local.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 03 Mar 2011, 01:14

Belas fotos okk

Desculpem-me pela ausencia, estou sem tempo para entrar no forum, por causa da faculdade, mas tentarei por as fotos em dia no carnaval, abraços

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Mar 2011, 08:39

LRangel escreveu:^^ Exatamente, Dado. Eu sempre me refiro a ele como lendário, visto sua imponência, seu estilo e por ter feito parte de uma ferrovia tão bonita. Quando o vi fiquei meio atônito, parecia a realização de um sonho.

Vinícius, essas fotos (de novo, hehehehe....) ficaram maravilhosas. Elas falam por si só. Todo santo dia vejo as fotos desse encontro e me vejo lá.

Quando será o bis desse encontro? Já temos data? O Nando tinha falado em abril. Precisamos dessa vez ir todos daqui, para os que não foram sentir a atmosfera daquele local.
Na próxima vez eu vou até amarrado ! ! !
:D
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra

Mensagem não lida por Vinicius » 03 Mar 2011, 17:09

DadoDJ escreveu:O viaduto da Grota Funda é o que passando o fiat uno branco, certo ?
A maioria das fontes diz que sim, mas de acordo com as pesquisas do Cleiton, o viaduto da Grota Funda seria o de concreto e o que está passando o Fiat Uno seria o Viaduto da Pedra.
LRangel escreveu:Vinícius, essas fotos (de novo, hehehehe....) ficaram maravilhosas. Elas falam por si só. Todo santo dia vejo as fotos desse encontro e me vejo lá.

Quando será o bis desse encontro? Já temos data? O Nando tinha falado em abril. Precisamos dessa vez ir todos daqui, para os que não foram sentir a atmosfera daquele local.
Muito obrigado mais uma vez. :D

Conversando com o Fernando, eu disse que achava melhor primeiro completarmos aquela lista que fizemos ano passado, antes de qualquer bis, até mesmo por causa das mudanças que estão por vir. Mas se vocês quiserem um repeteco desse e do encontro de Itaboraí, tudo bem por mim, mas acho que devemos dar prioridade aos outros trechos.
Guilherme Pinho escreveu:Belas fotos okk

Desculpem-me pela ausencia, estou sem tempo para entrar no forum, por causa da faculdade, mas tentarei por as fotos em dia no carnaval, abraços
Muito obrigado Guilherme.

E não deixe de postar as suas fotos. :DD

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante