Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

Ramal: Itaboraí.
Plataformas: 1
Quando deixei a Parada Rodo, caminhando pela via eu procurava duas outras paradas: Estrela do Norte e Capim Melado.
Chegando no bairro de Estrela do Norte perguntei a um senhor dono de mercado onde a suposta parada se localizava. Ele infelizmente me disse que ela fora demolida por completo em 2003/2004.
Então eu continuei o caminho e encontrei a Parada Capim Melado com informações de alguns moradores. Ela não passa de uma plataforma sem cobertura.
O dono do mercado havia me contado como era a Parada Estrela do Norte. Pelo que me falou, devia ser muito parecida com a Parada Capim Melado: uma caixa de alvenaria cheia de terra socada (método de construção obviamente mais barato do que plataformas todas de alvenaria ou concreto). Eu já tinha ouvido falar sobre esse método de construção de plataformas, mas foi a primeira que eu vi pessoalmente.
Foto 1: A Parada Capim Melado

Foto 2: Chega a ser difícil imaginar algo mais simples do que essa parada

Foto 3:

Foto 4: Eu fui pro outro lado da rua porque um cachorro que ficava na parada me estranhou

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7: Mas logo o cachorro cansou de latir para mim e eu voltei

Foto 8: Em cima da plataforma. Notem que o embarque é pelo lado esquerdo da foto, ao contrário da maioria que eu estive no Ramal de Itaboraí. A única coisa que eu achei ruim sobre essa terra socada é justamente que favorece o crescimento de mato. Mas deu pra sentir que a terra é bem compactada, tentei chutar pra ver se descolava um pouco de terra mas não aconteceu - a terra foi muito bem socada

Foto 9: Parte dos trilhos não está coberta pelo mato nesse trecho

Foto 10:

Foto 11:

Após essa parada eu continuei rumo à Estação Alcântara, mas fui informado que o trecho que margeia a linha férrea a partir desse ponto era perigoso, então eu fui por uma avenida principal.
Mas eu acabei me perdendo e não voltei a achar o Ramal de Itaboraí. Fora isso eu já estava todo vermelho de sol e exausto por isso voltei pra casa de ônibus.
Mas foi ótimo conhecer essas estações e paradas do Ramal de Itaboraí. Espero um dia ter tempo pra pegar um ônibus direto da Central do Brasil para este local e continuar o passeio até Itaboraí. Foram 22 Km a pé das barcas em Niterói até Capim Melado em uma caminhada de cinco horas, onde conheci as seguintes estações e paradas: General Dutra, Maruí, Barreto, Neves, Porto da Madama, São Gonçalo, Rodo e Capim Melado. Valeu a pena.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-11 por Renan Souza