Vinicius
Lembra muito as estações da Supervia. E aquela construção ao lado da via era a antiga estação de Magé, da época da antiga Estrada de Ferro Teresópolis.
lipe_andreense
Muito bom David !!!
Esse mezanino me lembra a estação de Poá, daqui.
LANDRAIL
Parece algumas estações da SUPERVIA,o predio da administração parece estações do interior!!!!
E essa placa da CBTU, muito louca!!!!
HGPFILHO
Lembra mesmo algumas estruturas da CPTM aqui... é engracado como nas fotos praticamente nao se veem pessoas nem trens....Como dinamizar e vitalizar a Central é o desafio. A linha 3 do metro carioca contribuirá em parte mas e o restante das linhas e ramais?
[D.S.R] David SR
Esqueci de citar um detalhe, iria deixar pra falar quando postasse as fotos que faltam, mas como o HGP citou...
A estação estava vazia no dia porque o ramal estava fechado e a estação também, eu invadi de certa forma, as bilheterias estavam fechadas mas a passagem de nível ao lado da estação não. , sem previsão para partida dos Trens de Guapimirim ou Saracuruna, logo depois de tirar essas fotos eu fui a Guapimirim e o Trem que circula no trecho estava lá parado, sem nenhuma locomotiva para tracioná-lo.
E quanto a este ramal, ficará do jeito que está, o governo não vai mover um dedo por ele por enquanto, a Central já perdeu o ramal de Itaboraí.
No fim só restará a Central os Bondes de Santa Tereza e o ramal de Guapimirim.
HGPFILHO
temerário isso David. Interrupçoes assim sao um prato cheio para a desativacao total....
[D.S.R] David SR
A única solução futura que vejo para este ramal é a duplicação das vias e pra ficar mais barato ainda, por VLTs a diesel como fizeram no Ceará.
LANDRAIL
Concordo com você David!!!
neste caso especificamente um VLT diesel iria ficar bem melhor e econômico!!!!!
LANDRAIL
mas discordo, a duplicação não vai ficar mais barata, tanto a duplicação quanto a manutenção, isso iria duplicar os gastos, para uma linha de pouca demanda!!!!
[D.S.R] David SR
Eu tinha essa visão quando não conhecia o leito do ramal, mas depois que estive lá e acompanhei vários quilômetros pela janela do ônibus pude ver que o leito não existe, podem por até 3 vias paralelas, não existe praticamente nada delimitando a faixa de dominio da ferrovia, só fizeram um caminho de brita, colocaram os dormentes, os trilhos e pronto, acredito eu que em algum momento o ramal teve 2 vias em todo o trecho, pois a partir da estação Magé que tem 2 vias uma grua ferroviária ocupa uma das vias a anos impossibilitando o uso das duas.
Acho que os resto já de se imaginar, os moradores do entorno removeram a via inutilizada por conta própria para vender os trilhos.
Se for contar desapropriações para fazer a duplicação é só afastar a casa das pessoas uns 10 metros, pois as casas ficam relativamente distantes umas das outras ao longo da via.
Acho que fica barato pelo fato do gasto em desapropriações ser praticamente nulo, manutenção então... mas um zero, e a carência de Transporte da região é um insentivo a mais para as pessoas utilizarem o serviço já que atualmente a qualidade do mesmo é praticamente zero, dando a falsa impressão que teria baixa demanda.
A única coisa que deixaria o ramal inviável sem subsídios do governo é que a entradas nas estações e paradas é preferencialmente gratuito, isto torna o ramal 100% deficitário.
HGPFILHO
Porra David, nem preciso dizer qual foto deve ser o thumbnail de Magé. Parabens cara!
Vinicius
David, essa penúltima foto ficou ótima. Parabéns.
renanfsouza
Perfeitas as suas fotos, David !
Adorei a estação. Realmente bem parecida com as da Supervia. Quando estive no ramal de Itaboraí não encontrei nenhuma como essa.
Mas pelo que parece, Magé é uma das únicas estações desse ramal (a maioria são paradas) né ?
Cara, parabéns. Li a sua PM. Farei a thumbnail com a foto que você mais gostou ali.
É o TGVBR desbravando CENTRAL Logística !!!
Vinicius
O que eu não entendi é porque essa estação é tão parecida com as da Supervia. Pelo que eu saiba, as outras estações desse ramal são simples paradas ou pequenas estações. Será que a modernização dela fez parte de algum plano de melhoramento desse ramal?
Elias
"Encontrei essa placa em uma das portas, não sei porque mas tem o logotipo da CBTU e o nome Gramacho, sendo que o ramal começa em Saracuruna. "
Esta placa era da época em que a SuperVia não havia construído o trecho de bitola larga (1,60m) entre as estações terminais Gramacho e Saracuruna. Na época os trens elétricos seguiam somente até a estação terminal Gramacho. Nesse ponto, havia transferências pa ra a bitola estreita como há hoje em Saracuruna. A placa deve ter sido colocada em 1994 e as bilheterias em funcionamento também são dessa época. Hoje as bilheterias estão sempre fechadas. Ninguem paga para entrar na estação. A tarifa é cobrada no interior dos trens.
Elias
Há outras estações que não são símples paradas: Bongaba, Suruí, Jororó alem´de Magé e Guapimirim.
Esqueci de informar-vos que a estação Bongaba (km.42,092) foi desativada recentemente devido a falta de segurança e de movimento dos usuários. Eu fui o ultimo passageiro a embarcar nessa estação. Em breve relatarei o estado dela (um dos motivos para o trem não parar lá). Trarei fotos também da parada da Meia Noite.
renanfsouza
Opa ! Beleza cara... Mostra ai pra gente !!
Eu adorei ter conhecido as estações que estive e as fotos de Magé. Esse é um dos meus sub-fóruns favoritos.
Elias, você sabe se é perigoso andar pela via no ramal de Guapimirim ? Eu gostaria de fazer partes do percurso a pé um dia.
Elias
Renan, NÃO faça isso! Em alguns pontos da via não há nada nem "ninguem". Com sua câmera digital, voce poderá ser assaltado! Nas proximidades da Estação Bongaba, por exemplo, só há capim e uma casa abandonada. A Rodovia Rio-Teresópolis fica a uns 800 metros da estação e não é possivel andar até lá, devido ao mato alto e ao lamaçal. Se um assaltante aparecer com uma faca, voce não terá meios para pedir socorro.
Elias
Claro que é perigoso, pois, em muitos lugares, se um assltante te aparecer, você não terá meios para pedir socorro.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.