DadoDJ escreveu:Valeu, Nando !
Entretanto, no Wikipedia não encontrei muita coisa, mas nos links relacionados à bibliografia, vi e visitei o excelente blog da Paróquia Nsa.Sra.da Conceição. E lá diz que o ramal de "Bacuburú" continuava por 6 kms à direita.
Agora sei que os trilhos do ramal de Tinguá continuavam por 7kms adiante (indo para Santana das Palmeiras, que é um lugar que quero muito conhecer a tempos !), e o ramal de "Bacuburú", segundo o blog, continuava por 6kms.
Relatórios que postarei futuramente mostram a distância e quilometragem destas linhas e estações ... trarei novidades em breve !
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E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá
Moderador: Caco
Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá
Indo para Santana das Palmeiras? . Esse Ramal de Boa Esperança remonta que data? Sera uma tentativa desesperada de recuperar a agonizante e esvaziada Santana das Palmeiras(para isso teria de ser antes do final do seculo 19) ou de conectar a ferrovia Rio d'Ouro com a Estrada do Comercio visando cria conexao intermodal da ferrovia-diligencias e tropeiros(ja no seculo 20 com o intuito de recuperar a Estrada do Comercio ate entao abandonada,tendo pequenos trechos apenas sendo usados regionalmente)?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
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Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá
Talvez eu não tenha me expressado direito: eu não sei se a ferrovia seguia em direção a Santana das Palmeiras. O que sei e li em documentos antigos, é que a linha de Tinguá seguia por 7kms além da estação de Tinguá. E que do ramal de Tinguá partia um sub-ramal chamado "Ramal da Boa Esperança". Agora a direção que este sub-ramal seguia eu ainda não tenho certeza, nem se compartilhava espaço com a Estrada do Comércio.NANDORJ escreveu:Indo para Santana das Palmeiras? . Esse Ramal de Boa Esperança remonta que data? Sera uma tentativa desesperada de recuperar a agonizante e esvaziada Santana das Palmeiras(para isso teria de ser antes do final do seculo 19) ou de conectar a ferrovia Rio d'Ouro com a Estrada do Comercio visando cria conexao intermodal da ferrovia-diligencias e tropeiros(ja no seculo 20 com o intuito de recuperar a Estrada do Comercio ate entao abandonada,tendo pequenos trechos apenas sendo usados regionalmente)?
O ramal de Boa Esperança é citado em documentos do começo do século XX, na década de 1910.
Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá
Galera ... Saudações !!!
Eu creio que esse antigo leito do Ramal de Bucurubá, parte dele hoje seja a estrada RJ 115 ( TINGUÁ x XEREM ) , que termina na rua chamada Estrada de Ferro Xerém . Talvez houvesse essa ligação ou tentativa entre as ferrovias ...
Pelo o que ví na foto de satélite , quando o suposto leito entra na mata , tem 02 opções : ou sobe a serra ou pega pra leste em direção a Xerém ...
É uma hipótese ...
Eu creio que esse antigo leito do Ramal de Bucurubá, parte dele hoje seja a estrada RJ 115 ( TINGUÁ x XEREM ) , que termina na rua chamada Estrada de Ferro Xerém . Talvez houvesse essa ligação ou tentativa entre as ferrovias ...
Pelo o que ví na foto de satélite , quando o suposto leito entra na mata , tem 02 opções : ou sobe a serra ou pega pra leste em direção a Xerém ...
É uma hipótese ...
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Re: E.F. RIO D'OURO - Ramal de Tinguá
Buda, descobri !
Este ramal partia da praÇa de Tinguá, pra direita. Descobri isso em um mapa antigo do IBGE, que mostra também nesta praÇa um pequeno pátio de manobras (onde fica a caixa d água).
Estou fora da cidade e só consigo acessar a internet pelo celular, na volta vou postar esse mapa.
Valeu !
Este ramal partia da praÇa de Tinguá, pra direita. Descobri isso em um mapa antigo do IBGE, que mostra também nesta praÇa um pequeno pátio de manobras (onde fica a caixa d água).
Estou fora da cidade e só consigo acessar a internet pelo celular, na volta vou postar esse mapa.
Valeu !
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