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Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Moderador: Caco
Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Saudações Ferroviaristas.
Estou abrindo este Tópico, após constatar da Planta da Cidade do Rio de Janeiro, publicada em 1910 por Francisco Jaguaribe Gomes de Matos, que segue abaixo, localização das Estações pertencentes à antiga E.F. do Norte.
Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios da antiga estação, de acordo com o Mapa e informação de antigos moradores.
Convido a todos a participar.
Mapa:
Estação São Francisco Xavier – L. do Norte.
Note que acima no local pintado de branco, deveria constar – Estrada de Ferro do Norte – SÃO FRANCISCO XAVIER
Antiga Casa de Turma.
O Antigo Leito era próximo a Estação S. F. Xavier (Linha do Centro)
Foto da Estação da EFCB.
Começo do Antigo Leito.
Fim do Leito, já próximo ao Cruzamento com a Linha Auxiliar, após o Muro.
Local após o Muro, (marcado em vermelho) de onde vinha a Linha.
Mapa indicando o Local da Estação Bemfica – Linha do Norte, local em que a ferrovia cruzava com a E. F. Rio D’Ouro.
Estação Benfica – Foto Interna.
Estação Benfica – Foto do Alto.
Próximo a Estação Manguinhos, notar a elevação da ferrovia e a Bitola Mista.
À frente o Cruzamento da Linha do Norte com a E.F. Rio D’Ouro.
Oficinas e a Estação Triagem ao Fundo.
Abraços a todos.
Estou abrindo este Tópico, após constatar da Planta da Cidade do Rio de Janeiro, publicada em 1910 por Francisco Jaguaribe Gomes de Matos, que segue abaixo, localização das Estações pertencentes à antiga E.F. do Norte.
Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios da antiga estação, de acordo com o Mapa e informação de antigos moradores.
Convido a todos a participar.
Mapa:
Estação São Francisco Xavier – L. do Norte.
Note que acima no local pintado de branco, deveria constar – Estrada de Ferro do Norte – SÃO FRANCISCO XAVIER
Antiga Casa de Turma.
O Antigo Leito era próximo a Estação S. F. Xavier (Linha do Centro)
Foto da Estação da EFCB.
Começo do Antigo Leito.
Fim do Leito, já próximo ao Cruzamento com a Linha Auxiliar, após o Muro.
Local após o Muro, (marcado em vermelho) de onde vinha a Linha.
Mapa indicando o Local da Estação Bemfica – Linha do Norte, local em que a ferrovia cruzava com a E. F. Rio D’Ouro.
Estação Benfica – Foto Interna.
Estação Benfica – Foto do Alto.
Próximo a Estação Manguinhos, notar a elevação da ferrovia e a Bitola Mista.
À frente o Cruzamento da Linha do Norte com a E.F. Rio D’Ouro.
Oficinas e a Estação Triagem ao Fundo.
Abraços a todos.
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Simplesmente, APLAUSOS ! ! !
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Só tenho uma observação: a estação Benfica (EF do Norte) não ficava no cruzamento desta com a EFRdO ? Se sim, o cruzamento não ficava aí onde está a casa branca. Parece uma construção antiga e simples, que bateria com a aparência de uma possível antiga estação, mas tem que ver o detalhe da localização ...
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Só tenho uma observação: a estação Benfica (EF do Norte) não ficava no cruzamento desta com a EFRdO ? Se sim, o cruzamento não ficava aí onde está a casa branca. Parece uma construção antiga e simples, que bateria com a aparência de uma possível antiga estação, mas tem que ver o detalhe da localização ...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Preclaro Melekh.
Parabéns pelas fotos e por procurar por requícios.
Por incrível que pareça outro dia fiquei avegando no Google para ver se encontrava alguma coisa que pudesse ter sido aproveitada da extinta parada Bemfica.
Quero que você também levante a possibilidade da extinta Benfica estar quase em baixo do viaduto ou um pouquinho além deste acompanhando a E.F.Norte no sentido Manguinhos e por quê digo isso?
O viaduto de Benfica não existia na época da sua estação homônima e a Estr.Santa Cruz (futura Suburbana) tinha um traçado mais retilíneo ao chegar na futura Leopoldo Bulhões e o viaduto hoje é mais sinuoso .Pode verificar o mapa de 1910 acima.
O que poderia estar a direita hoje do viaduto (sentido Del Castilho) poderia estar a esquerda com o traçado da futura Suburbana mais retilíneo ao passar pela E.F.Norte.
Não sei se me fiz entender.
De qualquer forma, a construção apontada por você realmente parece algo de cunho ferróviário e que foi modificado.
Um abraço.
Parabéns pelas fotos e por procurar por requícios.
Por incrível que pareça outro dia fiquei avegando no Google para ver se encontrava alguma coisa que pudesse ter sido aproveitada da extinta parada Bemfica.
Quero que você também levante a possibilidade da extinta Benfica estar quase em baixo do viaduto ou um pouquinho além deste acompanhando a E.F.Norte no sentido Manguinhos e por quê digo isso?
O viaduto de Benfica não existia na época da sua estação homônima e a Estr.Santa Cruz (futura Suburbana) tinha um traçado mais retilíneo ao chegar na futura Leopoldo Bulhões e o viaduto hoje é mais sinuoso .Pode verificar o mapa de 1910 acima.
O que poderia estar a direita hoje do viaduto (sentido Del Castilho) poderia estar a esquerda com o traçado da futura Suburbana mais retilíneo ao passar pela E.F.Norte.
Não sei se me fiz entender.
De qualquer forma, a construção apontada por você realmente parece algo de cunho ferróviário e que foi modificado.
Um abraço.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Dado, Adenilson.
Sobre a parada Bemfica, o local sofreu um incêndio ocorrido há muitos anos atrás, conforme me informou um rapaz negro que trabalha no local e que os parentes já estão ali há décadas. Acredito que seja ali mesmo (pode não ser), pois o muro da ferrovia está com emenda diferente, como se o local fosse aberto, uma cancela e após fora fechado, mas pode ser também por causa da obra do Viaduto .
Porem, eu acredito que seja a mesma, resta tentar localizar fotos antigas do local, apesar de ser muito difícil, mas não impossível.
Mas pelo bem da verdade, voltarei lá para ver com mais detalhes, o local dá medo, muito “cracudo” , bandido.
Coloco abaixo outro Mapa.
Em tempo, o viaduto está mais afastado da suposta estação, logo existe a possibilidade de esta ser realmente a Estação, pois ela é a única construção que está em paralelo, com a linha, naquele local.
Um abraço.
Sobre a parada Bemfica, o local sofreu um incêndio ocorrido há muitos anos atrás, conforme me informou um rapaz negro que trabalha no local e que os parentes já estão ali há décadas. Acredito que seja ali mesmo (pode não ser), pois o muro da ferrovia está com emenda diferente, como se o local fosse aberto, uma cancela e após fora fechado, mas pode ser também por causa da obra do Viaduto .
Porem, eu acredito que seja a mesma, resta tentar localizar fotos antigas do local, apesar de ser muito difícil, mas não impossível.
Mas pelo bem da verdade, voltarei lá para ver com mais detalhes, o local dá medo, muito “cracudo” , bandido.
Coloco abaixo outro Mapa.
Em tempo, o viaduto está mais afastado da suposta estação, logo existe a possibilidade de esta ser realmente a Estação, pois ela é a única construção que está em paralelo, com a linha, naquele local.
Um abraço.
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Ainda sobre a Parada Benfica, da EF do Norte, veja abaixo uma imagem de uma planta da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU-RJ) datada de 1911, indicando a própria já como abandonada:
Área em destaque:
Será que ajuda em alguma localização hoje em dia ... repare que logo após a estação, a Av.Suburbana (na época ainda Av.29 de outubro) cruza um rio por uma ponte ... de repente isso ajuda ...
Área em destaque:
Será que ajuda em alguma localização hoje em dia ... repare que logo após a estação, a Av.Suburbana (na época ainda Av.29 de outubro) cruza um rio por uma ponte ... de repente isso ajuda ...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Bom dia Dado.
Eu levantei a questão acima para o Carlos, pois vendo o mapa de 1910, a 29 de Outubro na época passava em nível com a E.F.Norte.
O viaduto construído muito tempo depois teve um traçado mais sinuoso a esquerda e compensando depois a direita para sair no mesmo ponto onde a 29 de Outubro passava. (Isso no sentido Benfica X Del Castilho).
O que eu levantei para o Carlos foi a hipótese da pequena estação, que estava a direita da via (ver mapa de 1910), estar hoje a direita do viaduto, devido a esse "S" no seu traçado para sem mudar muito a inclinação, poder "fugir" em altura da ferrovia.
O que me intriga também é a pequena, mas real diferença da localização entre os mapas de 1910 e do guia postados acima.
No mapa de 10, a parada já abandonada está um pouco mais a esquerda e no outro mapa está quase passando no meio da via (29 de Outubro).
Abraços.
Eu levantei a questão acima para o Carlos, pois vendo o mapa de 1910, a 29 de Outubro na época passava em nível com a E.F.Norte.
O viaduto construído muito tempo depois teve um traçado mais sinuoso a esquerda e compensando depois a direita para sair no mesmo ponto onde a 29 de Outubro passava. (Isso no sentido Benfica X Del Castilho).
O que eu levantei para o Carlos foi a hipótese da pequena estação, que estava a direita da via (ver mapa de 1910), estar hoje a direita do viaduto, devido a esse "S" no seu traçado para sem mudar muito a inclinação, poder "fugir" em altura da ferrovia.
O que me intriga também é a pequena, mas real diferença da localização entre os mapas de 1910 e do guia postados acima.
No mapa de 10, a parada já abandonada está um pouco mais a esquerda e no outro mapa está quase passando no meio da via (29 de Outubro).
Abraços.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Boa Tarde Adenilson.
O viaduto até a ferrovia segue quase reto e a pista em baixo deste segue em reta.
Algum metro após o traçado torna-se mais sinuoso à esquerda, compensando depois à direita para sair na Avenida Dom Helder Câmara. (sentido Benfica X Del Castilho).
O mapa que você cita está quase passando no meio da via é o Guia Briguiet de 1911 e que me parece, nele contem alguns erros de formulação como, por exemplo, a localização da Parada Perna de Pau.
Reforço que o local fotografado seja da Estação Benfica, pois note na Foto abaixo, que o muro parece estar com emenda, subentendendo que ali já fora local aberto ou para o cruzamento dos Ramais da E.F. Norte e Rio D’Ouro ou para alguma cancela.
Foto Interna.
Mas note nesta foto a construção invade a linha que não existe mais, pois a Central Logística ter arrancado (roubado a linha do canto), está deve ser o que restou da estação ou parada.
Abraços.
O viaduto até a ferrovia segue quase reto e a pista em baixo deste segue em reta.
Algum metro após o traçado torna-se mais sinuoso à esquerda, compensando depois à direita para sair na Avenida Dom Helder Câmara. (sentido Benfica X Del Castilho).
O mapa que você cita está quase passando no meio da via é o Guia Briguiet de 1911 e que me parece, nele contem alguns erros de formulação como, por exemplo, a localização da Parada Perna de Pau.
Reforço que o local fotografado seja da Estação Benfica, pois note na Foto abaixo, que o muro parece estar com emenda, subentendendo que ali já fora local aberto ou para o cruzamento dos Ramais da E.F. Norte e Rio D’Ouro ou para alguma cancela.
Foto Interna.
Mas note nesta foto a construção invade a linha que não existe mais, pois a Central Logística ter arrancado (roubado a linha do canto), está deve ser o que restou da estação ou parada.
Abraços.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Nesse final de semana, vou tentar montar um esquema para mostrar o que quero dizer em relação ao possível alinhamento da Suburbana na época e a posição do viaduto atualmente.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Melekh, Dado e pessoal,Quando eu enfatizei que a questão da sinuosidade do viaduto de Benfica pudesse "mascarar" a posição da Parada Bemfica, quis dizer o que está abaixo.Comparem as imagensAbaixo o mapa indicando o local da Estação Bemfica – incluindo o cruzamento da antiga Rio D'ouro com a Linha do Norte e um entroncamento com um rio já do outro lado.Repare como a futura Suburbana (nessa época) tinha uma curva mais suave que o viaduto.
Abaixo, procurei mostrar a região atualmente, porém com a mesma angulação do mapa acima. Procurei "de olho" sobrepor o caminho da futura Suburbana em 1910 e a posição da Parada Bemfica. A parada estaria a esquerda (sentido Del Castilho), porém com a sinuosidade do viaduto, o local poderia estar a direita (sentido Del Castilho).
Isso foi o que quis dizer Melekh.
Fantástico o seu trabalho tem sido fantástico, mas pense nessa possibilidade também, a qual estou somente especulando.
Apontei o rio sobre qual o Dado mencionou.
Parte dele virou um canal e parte foi coberto.
Abraços a todos.
Abaixo, procurei mostrar a região atualmente, porém com a mesma angulação do mapa acima. Procurei "de olho" sobrepor o caminho da futura Suburbana em 1910 e a posição da Parada Bemfica. A parada estaria a esquerda (sentido Del Castilho), porém com a sinuosidade do viaduto, o local poderia estar a direita (sentido Del Castilho).
Isso foi o que quis dizer Melekh.
Fantástico o seu trabalho tem sido fantástico, mas pense nessa possibilidade também, a qual estou somente especulando.
Apontei o rio sobre qual o Dado mencionou.
Parte dele virou um canal e parte foi coberto.
Abraços a todos.
Editado pela última vez por Adenilson em 27 Mar 2011, 12:29, em um total de 1 vez.
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Antigamente eu fazia o traçado da EF Rio d'Ouro seguindo pela Rua Araruá, que é a que passa ao lado do viaduto de Benfica.
Se a ferrovia fosse mesmo paralela à Av.Suburbana, a hipótese pode se tornar verdadeira ... o cruzamento com a EF do Norte e a estação Benfica seria mais a frente do que foi apontado, após o viaduto ...
Melekh, você chegou a percorrer esta rua Araruá ?
Se a ferrovia fosse mesmo paralela à Av.Suburbana, a hipótese pode se tornar verdadeira ... o cruzamento com a EF do Norte e a estação Benfica seria mais a frente do que foi apontado, após o viaduto ...
Melekh, você chegou a percorrer esta rua Araruá ?
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Oi Dado, boa tarde!
Eu editei a foto acima, pois no mapa de 1910, a curva parece estar mais fechada e eu tinha colocado a estação do lado errado da linha.
Fica praticamente imposível traçar com precisão a antiga Futura Suburbana com um mapa de 1910 quase sem referência urbanistica e o google atualmente, mas é totalmente perceptível que o viaduto é muito mais sinuoso que o traçado antigo.
Devido a essa imprecisão também é totalmente possível o que você está dizendo sobre a Rua Aruará.
Na foto atual eu procurei sobrepor o trçado da 29 de Outubro paralela ao viaduto até um trecho que ocorre uma súbita mudança para a direita (sentido Del Castilho) e a partir daí, se dando o cruzamento com a E.F.Norte.
O mapa de 1910 mostra que pouco antes de cruzar com a E.F.Norte, a Rio D'ouro acompanhada da 29/10 faz uma curva mais fechada para a direita, apesar de levar em consideração a pequena escala do mapa.
Eu editei a foto acima, pois no mapa de 1910, a curva parece estar mais fechada e eu tinha colocado a estação do lado errado da linha.
Fica praticamente imposível traçar com precisão a antiga Futura Suburbana com um mapa de 1910 quase sem referência urbanistica e o google atualmente, mas é totalmente perceptível que o viaduto é muito mais sinuoso que o traçado antigo.
Devido a essa imprecisão também é totalmente possível o que você está dizendo sobre a Rua Aruará.
Na foto atual eu procurei sobrepor o trçado da 29 de Outubro paralela ao viaduto até um trecho que ocorre uma súbita mudança para a direita (sentido Del Castilho) e a partir daí, se dando o cruzamento com a E.F.Norte.
O mapa de 1910 mostra que pouco antes de cruzar com a E.F.Norte, a Rio D'ouro acompanhada da 29/10 faz uma curva mais fechada para a direita, apesar de levar em consideração a pequena escala do mapa.
DadoDJ escreveu:Antigamente eu fazia o traçado da EF Rio d'Ouro seguindo pela Rua Araruá, que é a que passa ao lado do viaduto de Benfica.
Se a ferrovia fosse mesmo paralela à Av.Suburbana, a hipótese pode se tornar verdadeira ... o cruzamento com a EF do Norte e a estação Benfica seria mais a frente do que foi apontado, após o viaduto ...
Melekh, você chegou a percorrer esta rua Araruá ?
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Adenilson, Dado, companheiros.
Em minhas caminhadas, muitas das vezes fica difícil, diagnosticar com certeza o local exato de uma determinada estação ou parada, pois muitas das vezes se trata de área de risco social (banditismo), fazendo que nem foto eu tire do local, como exemplo cito Heredia de Sá.
Eu carrego mapas antigos e novos e faço a devida comparação, assim também é com as fotos, que procuro fazer paralelo, passado/presente.
O traçado feito pelo Adenilson pode ser o de fato, mas considerando que TAMBÉM, fiz a comparação caminhando por dentro da linha (E.F. do Norte) e que aquela construção apontada é a única que eu vi, no cruzamento da Suburbana com a Linha, presumi que só poderia ser ali.
Não descarto, porém que pudesse existir uma outra construção que já não exista mais e que fora demolido, logo se eu estaria equivocado.
Dado eu fiz o trajeto pela rua Araruá, mas o seu raciocínio de que o cruzamento com a EF do Norte e a estação Benfica seria mais à frente do que foi apontado, poderia ser verdadeiro se o traçado da EF do Norte fosse outro e hoje estivesse alterado, se não, o local que apontei bateria com as linhas de bitola métrica.
Mas... tudo é conjectura.
Em minhas caminhadas, muitas das vezes fica difícil, diagnosticar com certeza o local exato de uma determinada estação ou parada, pois muitas das vezes se trata de área de risco social (banditismo), fazendo que nem foto eu tire do local, como exemplo cito Heredia de Sá.
Eu carrego mapas antigos e novos e faço a devida comparação, assim também é com as fotos, que procuro fazer paralelo, passado/presente.
O traçado feito pelo Adenilson pode ser o de fato, mas considerando que TAMBÉM, fiz a comparação caminhando por dentro da linha (E.F. do Norte) e que aquela construção apontada é a única que eu vi, no cruzamento da Suburbana com a Linha, presumi que só poderia ser ali.
Não descarto, porém que pudesse existir uma outra construção que já não exista mais e que fora demolido, logo se eu estaria equivocado.
Dado eu fiz o trajeto pela rua Araruá, mas o seu raciocínio de que o cruzamento com a EF do Norte e a estação Benfica seria mais à frente do que foi apontado, poderia ser verdadeiro se o traçado da EF do Norte fosse outro e hoje estivesse alterado, se não, o local que apontei bateria com as linhas de bitola métrica.
Mas... tudo é conjectura.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Saudações Ferroviaristas.
O Dado, postou em outro Tópico o seguinte documento:
Ele aventou a possibilidade da Estação Benfica da E.F. do Norte, fosse compartilhada pela E. f. Rio D'Ouro, o que acredito que seja coerente e isso coaduna com o Mapa Abaixo.
Veja tambem o triangulo marcado pela letra "A" no mapa abaixo, no cruzamento da E.F.Rio D'Ouro com a E.F. do Norte, onde ficava a Estação Benfica, mas que não está assinaladono no Mapa.
Abraços a todos.
O Dado, postou em outro Tópico o seguinte documento:
Ele aventou a possibilidade da Estação Benfica da E.F. do Norte, fosse compartilhada pela E. f. Rio D'Ouro, o que acredito que seja coerente e isso coaduna com o Mapa Abaixo.
Veja tambem o triangulo marcado pela letra "A" no mapa abaixo, no cruzamento da E.F.Rio D'Ouro com a E.F. do Norte, onde ficava a Estação Benfica, mas que não está assinaladono no Mapa.
Abraços a todos.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Boa tarde a todos. Tenho uma duvida nao sei se vocês podem me ajudar. Passando hoje por Triagem, fui tirar a limpo uma suspeita. 100 metros antes de Triagem tem um plataforma baixa estilo como tem na Penha Circular, falo da desativada e claro(para vaporosas) e uma caixa dagua de ferro, 100 metros antes no sentido Centro-Caxias do mesmo lado do trecho onde fica as oficinas ou seja lado direito no sentido de quem vai para Caxias.
Minha pergunta e o seguinte e a antiga estaçao de Triagem ou e uma outra estaçao ou plataforma que serviu uma outra ferrovia tipo Rio d'Ouro? Pois do jeito que vocês analisaram o trecho parece q no passado houve uma orgia de tentativas e acertos na busca de estaçoes mais viaveis como e hoje em dia.
Outra pergunta vocês ja viram uma casa com todo jeito de estaçao na Penha? Construida com tijolos ingleses, possui oculo, esta do lado da ferrovia, possui um distico que ainda nao consegui ler. A mesma so pode ser vista do trem, da rua nao da pois foram construidas casas q a confinaram. Para q vocês se localizem fica a uns 200 ou 300 metros antes da atual estaçao da penha no Sentido Centro-Caxias, fica do lado direito no sentido Caxias. A descoberta dessa casa ou estaçao foi graças a observaçao apurada do Guilhwerme Pinho e do Vinicius.
Minha pergunta e o seguinte e a antiga estaçao de Triagem ou e uma outra estaçao ou plataforma que serviu uma outra ferrovia tipo Rio d'Ouro? Pois do jeito que vocês analisaram o trecho parece q no passado houve uma orgia de tentativas e acertos na busca de estaçoes mais viaveis como e hoje em dia.
Outra pergunta vocês ja viram uma casa com todo jeito de estaçao na Penha? Construida com tijolos ingleses, possui oculo, esta do lado da ferrovia, possui um distico que ainda nao consegui ler. A mesma so pode ser vista do trem, da rua nao da pois foram construidas casas q a confinaram. Para q vocês se localizem fica a uns 200 ou 300 metros antes da atual estaçao da penha no Sentido Centro-Caxias, fica do lado direito no sentido Caxias. A descoberta dessa casa ou estaçao foi graças a observaçao apurada do Guilhwerme Pinho e do Vinicius.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Eu sempre suspeitei disso, ficava intrigada com essa casa. Agora agradeço ao forista MelekhMelekh escreveu:Saudações Ferroviaristas.
Estou abrindo este Tópico, após constatar da Planta da Cidade do Rio de Janeiro, publicada em 1910 por Francisco Jaguaribe Gomes de Matos, que segue abaixo, localização das Estações pertencentes à antiga E.F. do Norte.
Aqui coloco algumas fotos dos locais em que pude observar resquícios da antiga estação, de acordo com o Mapa e informação de antigos moradores.
Convido a todos a participar.
Mapa:
Estação São Francisco Xavier – L. do Norte.
Note que acima no local pintado de branco, deveria constar – Estrada de Ferro do Norte – SÃO FRANCISCO XAVIER
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Nina,
Saudações.
Mais um misterio desvendado.
Vi as suas contribuições, muito bom!
Saudações.
Mais um misterio desvendado.
Vi as suas contribuições, muito bom!
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Melekh, eu havia dito sobre uma foto que o Anderson tinha me enviado, com uma comparação de uma construção "antes e depois" que seria São Francisco Xavier. Posto abaixo apenas para efeito de comparação:
No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...
No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Agora uma coisa dá pra desconfiar não ser a estação da Linha do Norte: a linha dupla ! Tá com cara de ser a estação homônima da EFCB ...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Dado comentou:
Realmente, num primeiro momento existe uma certa similaridade entre as fotos, só que na foto antiga o telhado parece ser mais longo, mas quanto ter árvores, mas na foto abaixo também existe árvore.
Quanto a a ter duas linhas, poderia ser possível, quem sabe, por ser necessário para a manobra do trem, mas se notar na foto antiga, EXISTIA DUAS PLATAFORMAS, logo descarta-se a possibilidade de ter sido aquela do Paintball Conquista. Tudo indica que seja da EFCB.
Em tempo: Note que a foto atual sobreposta sobre a antiga, que o Anderson te enviou, esconde a segunda plataforma, que está na segunda linha.
A informação que eu obtive do respaonsável do Paintball Conquista, é que ali seria "casa de um engenheiro" e que a estação propriamente dita, estaria mais a frente; logo comparando o muro, a construção entre outros, além da parte de cima, que fora repintada, tudo indica que ali seria a Estação S.F. Xavier da Linha do Norte.
Minha opinião, pela conviveência que já tenho sobre o assunto, é que a possível estação é esta que segue abaixo:
Mas posso estar errado...
Comentando:DadoDJ escreveu:Melekh, eu havia dito sobre uma foto que o Anderson tinha me enviado, com uma comparação de uma construção "antes e depois" que seria São Francisco Xavier. Posto abaixo apenas para efeito de comparação:
No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...
Realmente, num primeiro momento existe uma certa similaridade entre as fotos, só que na foto antiga o telhado parece ser mais longo, mas quanto ter árvores, mas na foto abaixo também existe árvore.
Quanto a a ter duas linhas, poderia ser possível, quem sabe, por ser necessário para a manobra do trem, mas se notar na foto antiga, EXISTIA DUAS PLATAFORMAS, logo descarta-se a possibilidade de ter sido aquela do Paintball Conquista. Tudo indica que seja da EFCB.
Em tempo: Note que a foto atual sobreposta sobre a antiga, que o Anderson te enviou, esconde a segunda plataforma, que está na segunda linha.
A informação que eu obtive do respaonsável do Paintball Conquista, é que ali seria "casa de um engenheiro" e que a estação propriamente dita, estaria mais a frente; logo comparando o muro, a construção entre outros, além da parte de cima, que fora repintada, tudo indica que ali seria a Estação S.F. Xavier da Linha do Norte.
Minha opinião, pela conviveência que já tenho sobre o assunto, é que a possível estação é esta que segue abaixo:
Mas posso estar errado...
Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.
Dado... espera um pouco.
Veja o que diz o site:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm
LINHA DO NORTE:
A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em meados dos anos 1960. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
Aqui está se falando em BALDEAÇÃO na estação S.F.Xavier na EFCB, mas que serviria para a E.F. do Norte, será que era uma mesma estação para as duas ferrovias?
Se for, justificaria as 02 linhas e realmente me pareceu ser uma linha de Bitola Métrica e a outra em Bitola Larga.
Realmente as fotos combinadas do Anderson levam a pensar qde que se trata da mesma estação.
Mas... se assim for, como no mapa aparece as duas estações (E.F. Norte e EFCB) separadas uma da outra?
Será que no início as duas ferrovias compartilhavam a mesma estaçao e depois se separaram?
Se for isso, justificaria o local abaixo, como estação posterior da E.F. Norte.
Não podemos esquecer que a altual estação da EFCB de 1928 é nova e que a antiga teri sido destruida por usuarios revoltados, após um horrendo desastre ocorrido em sua plataforma.
E agora?
Veja o que diz o site:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm
LINHA DO NORTE:
A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em meados dos anos 1960. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
Aqui está se falando em BALDEAÇÃO na estação S.F.Xavier na EFCB, mas que serviria para a E.F. do Norte, será que era uma mesma estação para as duas ferrovias?
Se for, justificaria as 02 linhas e realmente me pareceu ser uma linha de Bitola Métrica e a outra em Bitola Larga.
Realmente as fotos combinadas do Anderson levam a pensar qde que se trata da mesma estação.
Mas... se assim for, como no mapa aparece as duas estações (E.F. Norte e EFCB) separadas uma da outra?
Será que no início as duas ferrovias compartilhavam a mesma estaçao e depois se separaram?
Se for isso, justificaria o local abaixo, como estação posterior da E.F. Norte.
Não podemos esquecer que a altual estação da EFCB de 1928 é nova e que a antiga teri sido destruida por usuarios revoltados, após um horrendo desastre ocorrido em sua plataforma.
E agora?
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