Melekh escreveu:Pessoal,
Saudações ferroviaristas:
Coloco aqui dados coletados sobre o Ramal:
Ligação -- Carlos Sampaio (Km 47.819 – Linha Auxiliar) – Austin (Km 44.503 – Linha Centro) – Santa Cruz (Km 30.168 – Ramal Mangaratiba)
Extensão Total:
34.168 km
Período de funcionamento:
1926 – 1948
Trecho: Carlos Sampaio – Austin =>
04.00 km
Trecho: Austin – Santa Cruz =>
30.168 km
Estações/Paradas:
Carlos Sampaio –
Km 0.000
Austin –
Km 4.00
Cabuçu (Passa Vinte) –
Km 5.120
Marapicu – Km
10.400
Engenheiro Araripe –
Km 14.320
Engenheiro Heitor Lira –
Km 23.600
Santa Cruz –
Km 30.000
Matadouro –
Km 34.168
Ponte: Rio São Paulo =>
15 m
Ponte: Guandu Mirim =>
120 m
Pontilhões:
04 de 6.00 m
Pontilhões:
06 de 5.00 m
Bueiros:
80
Mapas do trajeto:
Trecho Carlos Sampaio - Austin.
Trecho completo:
Abraço a todos.
Melekh, permita-me fazer algumas observações ...
1-Primeiramente, devo alertar que as distâncias estão equivocadas. Na verdade, Austin fica a 4,000km de Carlos Sampaio, mas Cabuçu não fica no km 5,120
a partir de Carlos Sampaio, e sim, a partir de Austin. Pode-se perceber isso também no mapa de azulejos que você postou ... veja que o trecho entre Cabuçu e Marapicu tem mais distância do que entre Marapicu e Engenheiro Araripe, mas no mapa está assinalado um trecho maior entre Engenheiro Araripe/Marapicu do que entre Marapicu/Cabuçu.
2-O primeiro mapa (é o do IBGE que enviei o link a você ?) está incorreto ! Parece audácia minha quesionar o trabalho do IBGE, mas o percurso da linha entre Austin e Carlos Sampaio dsenhado no mapa
é impossível ! Há dois morros no caminho e até onde sabemos não há túneis no caminho, para vencer estes morros ... ou há ???
Segundo minhas pesquisas e observações em imagens de satélite, comparando com o traçado do mapa de azulejos (parece até que sou o dono da verdade ... convencido ...
) que considero o mais próximo da exatidão, a linha saía de Carlos Sampaio e seguia até Austin pela Av.Dr.Arruda Negreiros, e não no meio do nada, segundo o mapa antigo (que estimo ser de 1975).
Estou fazendo um dossiê bem detalhado sobre esta enigmática linha ferroviária ... tem dois trechos, e não apenas um, que me intrigam muito, por onde a linha passaria ... vou postar estas dúvidas em breve.