BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Moderador: Caco
E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Guia de Pacobaiba - Inicio do Ramal
A Barones - Deixando Caiuba.
Estação Cassebú
Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Estação Bongaba.
Trecho entre Cassebú e Bongaba.
Linhas Paralelas dos ramais.
Chegando a Calafate.
Estação Calafate - Resquicios
Foto do Leito.
Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.
Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.
Estejam a vontade para comentar....
A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Guia de Pacobaiba - Inicio do Ramal
A Barones - Deixando Caiuba.
Estação Cassebú
Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Estação Bongaba.
Trecho entre Cassebú e Bongaba.
Linhas Paralelas dos ramais.
Chegando a Calafate.
Estação Calafate - Resquicios
Foto do Leito.
Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.
Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.
Estejam a vontade para comentar....
-
Autor do tópico - MODERADOR RJ
- Mensagens: 2057
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
História esquecida, isso é coisa de Brasil mesmo.
Mas é o país do futuro isso aqui né...
Mas é o país do futuro isso aqui né...
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto?
Aproveitando o tópico, eu estou propondo um encontro para nós percorrermos toda a extensão da E.F. Mauá, entre Guia de Pacobaíba e Piabeta, no dia 3 de abril. Segue o thread onde estaremos combinando tudo:
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =42&t=4801
Aproveitando o tópico, eu estou propondo um encontro para nós percorrermos toda a extensão da E.F. Mauá, entre Guia de Pacobaíba e Piabeta, no dia 3 de abril. Segue o thread onde estaremos combinando tudo:
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =42&t=4801
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Vinicios,
Sua pergunta: --- Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto? ---
Segundo moradores é no lugar com a seta.
Abraços.
Sua pergunta: --- Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto? ---
Segundo moradores é no lugar com a seta.
Abraços.
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Putz nao e aquela plataforma onde pegamos o onibuspara Guapimirim? Vinicius, Nighto, Brunno e Guilherme to ficando doido? Conversamos que ela parecia ate uma plataforma de trem.
Melekh escreveu:Vinicios,
Sua pergunta: --- Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto? ---
Segundo moradores é no lugar com a seta.
Abraços.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Curioso ... não estou conseguindo me situar nesta foto ... não é a Rodovia Rio-Magé-Teresópolis ? Se for, a linha não cruzava a rodovia neste ponto ... me perdoem se estiver equivocado, mas é que não estou me situando em relação a imagem ...Melekh escreveu:Vinicios,
Sua pergunta: --- Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto? ---
Segundo moradores é no lugar com a seta.
Abraços.
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
E a Rio Mage sim Dado, também estou achando estranho sei também q a ferrovia nao cortava esse ponto, foii exatamente nesse ponto de onibus que eu e a galera tomamos o onibus para Guapi.
DadoDJ escreveu:Curioso ... não estou conseguindo me situar nesta foto ... não é a Rodovia Rio-Magé-Teresópolis ? Se for, a linha não cruzava a rodovia neste ponto ... me perdoem se estiver equivocado, mas é que não estou me situando em relação a imagem ...Melekh escreveu:Vinicios,
Sua pergunta: --- Onde estão os resquícios da estação Calafete naquela foto? ---
Segundo moradores é no lugar com a seta.
Abraços.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
app app
Vocês são nossos arqueólogo ferroviários! Vão atrás de tudo!
Parabéns, pessoal!
Obrigado pela dedicação!
Vocês são nossos arqueólogo ferroviários! Vão atrás de tudo!
Parabéns, pessoal!
Obrigado pela dedicação!
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Companheiros queridos.
Algumas das fotos que aqui posto, são baseadas em relatos de moradores do local.
Eu também tenho dúvidas sobre esta localização.
Seguindo pelo leito do antigo ramal, algumas vezes não deu para continuar, tendo em vista propriedades que foram construidas sobre o mesmo.
Porém moradores do local disseram que naquele ponto de onibus, já havia tido uma parada de trem e como me pareceu um resquício, fotografei.
Mas peço a vocês que estão mais inteirados, que façam a devida correção, se for o caso.
Pesquisa é isso.
Abraço a todos.
Algumas das fotos que aqui posto, são baseadas em relatos de moradores do local.
Eu também tenho dúvidas sobre esta localização.
Seguindo pelo leito do antigo ramal, algumas vezes não deu para continuar, tendo em vista propriedades que foram construidas sobre o mesmo.
Porém moradores do local disseram que naquele ponto de onibus, já havia tido uma parada de trem e como me pareceu um resquício, fotografei.
Mas peço a vocês que estão mais inteirados, que façam a devida correção, se for o caso.
Pesquisa é isso.
Abraço a todos.
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Pessoal da Expedição de 01 de maio, Guia de Pacobaiba, veja a foto abaixo:
Quem se lembra da ponte marcada na foto acima?
Lembra deste trole?
Na foto abaixo estava em Maria da Graça, ele é o mesmo que vimos em Guia de Pacobaiba, já sem rodas.
Corrigindo: A foto abaixo NÃO É da estação Calafate, se foi (e qual seria) a estação, não sei dizer. A informação que recebi anteriormente não estava correta.
Breve mais material.
Quem se lembra da ponte marcada na foto acima?
Lembra deste trole?
Na foto abaixo estava em Maria da Graça, ele é o mesmo que vimos em Guia de Pacobaiba, já sem rodas.
Corrigindo: A foto abaixo NÃO É da estação Calafate, se foi (e qual seria) a estação, não sei dizer. A informação que recebi anteriormente não estava correta.
Breve mais material.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
É impressão minha ou esta ponte está perpendicular ao leito onde o trem está passando ? A placa indicativa da passagem de nível está voltada para a mesma direção ... aquela ponte que vimos é com certeza da ferrovia, mas a da foto parece estar em posição diferente ...Melekh escreveu:Pessoal da Expedição de 01 de maio, Guia de Pacobaiba, veja a foto abaixo:
Quem se lembra da ponte marcada na foto acima?
(...)
De qualquer forma pode ser uma ilusão de ótica devido à qualidade da imagem (parece um fotograma, de qual filme será ?) ... mas parece muito ser a ponte que vimos no passeio. Valeu, Melekh !
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 46
- Registrado em: 02 Mai 2009, 09:31
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
DadoDJ escreveu:É impressão minha ou esta ponte está perpendicular ao leito onde o trem está passando ? A placa indicativa da passagem de nível está voltada para a mesma direção ... aquela ponte que vimos é com certeza da ferrovia, mas a da foto parece estar em posição diferente ...Melekh escreveu:Pessoal da Expedição de 01 de maio, Guia de Pacobaiba, veja a foto abaixo:
Quem se lembra da ponte marcada na foto acima?
(...)
De qualquer forma pode ser uma ilusão de ótica devido à qualidade da imagem (parece um fotograma, de qual filme será ?) ... mas parece muito ser a ponte que vimos no passeio. Valeu, Melekh !
Tive a mesma impressão, Dado. Mas a ponte é muito parecida mesmo. Será que haviam pontes como essa ao longo do percurso e nós não reparamos?
Amanda
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Talvez ... passamos por uma ponte mais ou menos neste estilo, com tijolinhos mas pintada de branco, no meio do nada lembra-se ? Uma ponte que eu vi, quando todos já haviam passado por ela ... o Sidney tem fotos dela, vou postar depois.Melekh escreveu: Tive a mesma impressão, Dado. Mas a ponte é muito parecida mesmo. Será que haviam pontes como essa ao longo do percurso e nós não reparamos?
Aproveitando (e rápido, antes que a patroa aqui veja !) encontrei a foto da estação de Guia de Pacobaíba com DOIS PAVIMENTOS ! Ela circulou em um informativo da AFPF de dezembro de 2009 e a qualidade da imagem está ruim, pois é uma xerox. Vejam e tirem suas conclusões ... eu vejo uma estação idêntica a Guia de Pacobaíba nesta imagem e não vejo a chance de ser outro lugar sendo descrito como Guia de Pacobaíba por engano ... inclusive a plataforma, o estilo da construção e a caixa d'água ao fundo levam a crer que realmente é a estação !
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Seria essa ponte?Nogueiraf escreveu:DadoDJ escreveu:É impressão minha ou esta ponte está perpendicular ao leito onde o trem está passando ? A placa indicativa da passagem de nível está voltada para a mesma direção ... aquela ponte que vimos é com certeza da ferrovia, mas a da foto parece estar em posição diferente ...Melekh escreveu:Pessoal da Expedição de 01 de maio, Guia de Pacobaiba, veja a foto abaixo:
Quem se lembra da ponte marcada na foto acima?
(...)
De qualquer forma pode ser uma ilusão de ótica devido à qualidade da imagem (parece um fotograma, de qual filme será ?) ... mas parece muito ser a ponte que vimos no passeio. Valeu, Melekh !
Tive a mesma impressão, Dado. Mas a ponte é muito parecida mesmo. Será que haviam pontes como essa ao longo do percurso e nós não reparamos?
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
A ponte que encontramos tem o arco mais estreito e possui um tipo de canaleta para o escoamento da água sob ela. A da foto antiga tem o arco mais largo e não tem canaleta. Com certeza são duas pontes distintas.
Eu posso estar muito enganado, mas podemos estar diante de uma foto da estação original de Guia de Pacobaíba, construída em 1854:DadoDJ escreveu:Melekh escreveu:
O prédio que hoje ali está não é o mesmo da inauguração em 1854; segundo Eugênio Sciammarella, o prédio atual foi construído em 1896, quando se substituiu o porto de madeira pelo de ferro.
Obrigado pela foto Dado. Interessante notar como a estação era movimentada na época, possuindo em torno de três desvios e até mesmo um guindaste.
-
- MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
A ponte que falei e que poderia ser a da foto antiga é esta abaixo:
Foto © Sidney Lopes
Note que o curso d'água abaixo está assoreado, mas pela largura da ponte creio que ela deva ter o arco maior, como o da foto antiga. Ela fica naquele trecho isolado, pouco antes de cruzarmos o oleoduto.
E em relação à foto de Guia de Pacobaíba, certamente ... parece que é a estação original mesmo !
Foto © Sidney Lopes
Note que o curso d'água abaixo está assoreado, mas pela largura da ponte creio que ela deva ter o arco maior, como o da foto antiga. Ela fica naquele trecho isolado, pouco antes de cruzarmos o oleoduto.
E em relação à foto de Guia de Pacobaíba, certamente ... parece que é a estação original mesmo !
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Pessoal,
Acredito que o Dado esteja coberto de razão, a foto tirada pelo Sidney Lopes, se encaixa com a descrição, só que tem um detalhe. A foto do Sidney Lopes, não é dá ferrovia, mas do cruzamento, pois se repararem bem a ponte da foto antiga faz parte da via que cruzava a ferrovia, notem a Cancela como o sinaleiro.
Já a foto da ponte abaixo, que também foi postada pelo Bruno, só que de outro ângulo, é a da ferrovia.
É isso mesmo?
Acredito que o Dado esteja coberto de razão, a foto tirada pelo Sidney Lopes, se encaixa com a descrição, só que tem um detalhe. A foto do Sidney Lopes, não é dá ferrovia, mas do cruzamento, pois se repararem bem a ponte da foto antiga faz parte da via que cruzava a ferrovia, notem a Cancela como o sinaleiro.
Já a foto da ponte abaixo, que também foi postada pelo Bruno, só que de outro ângulo, é a da ferrovia.
É isso mesmo?
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Continuando,
Coloco aqui fotos, das possíveis (prováveis) estações ou paradas e locais da ferrovia.
Rotunda:
Leito da Ferrovia. (Pontes, trilhos, dormentes, entre outros)
Casa de Maquinas.
Provavel Parada/Estação José Maria.
Leitos: Na reta - E.F. Terezopolis; a direita E.F. Mauá.
Provavel Parada/Estação Calafate.
FOTO (acima) COLOCADA POSTERIORMENTE: 02 de Junho de 2011
Provavel Parada/Estação Cassebu.
Provavel Parada/Estação Inhomirim.
Estas são algimas das fotos.
Coloco aqui fotos, das possíveis (prováveis) estações ou paradas e locais da ferrovia.
Rotunda:
Leito da Ferrovia. (Pontes, trilhos, dormentes, entre outros)
Casa de Maquinas.
Provavel Parada/Estação José Maria.
Leitos: Na reta - E.F. Terezopolis; a direita E.F. Mauá.
Provavel Parada/Estação Calafate.
FOTO (acima) COLOCADA POSTERIORMENTE: 02 de Junho de 2011
Provavel Parada/Estação Cassebu.
Provavel Parada/Estação Inhomirim.
Estas são algimas das fotos.
Editado pela última vez por Melekh em 02 Jun 2011, 09:55, em um total de 2 vezes.
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Otimas fotos. Parabens app
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"
Re: E. F. MAUÁ - Entroncamento - Guia de Pacobaíba
Obrigado, Nina.
Mais fotos virão, creio que o pessoal tem muito material.
Valeu!
Mais fotos virão, creio que o pessoal tem muito material.
Valeu!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 0 visitante