Saudações Ferroviaristas
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Croqui:
Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883
O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.
Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi
Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911
Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento
Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947
Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro
Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]
Resquicios.
Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.
Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911
Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.
Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911
Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.
João Pinto (Mantiquira): Km 52.668 – 19m – 22/9/1911
Estação Piedade
Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Abraços a todos.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Moderador: Caco
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Editado pela última vez por Melekh em 27 Set 2011, 14:32, em um total de 3 vezes.
-
Autor do tópico - MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
- Mensagens: 1018
- Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Grande Melekh !
Fabuloso tópico ! Legal !
Tomo a liberdade de fazer algumas observações, caro amigo:
1-Segundo o sr.Ranulfo, pesquisador e antigo usuário do citado ramal da EFRdO que foi entrevistado por mim e pelo Nando ano passado, entre Babi e Xerém existiam várias paradas, praticamente uma a cada quilômetro ! Sendo que havia as oficiais da EFCB/RFFSA e algumas da Inspetoria de Águas. O Nando tem esta relação de paradas, acho que no tópico sobre Curiosidades e Descobertas da EFRdO tem esta relação também.
2-você postou algumas fotos sendo próximas a Aurora, mas na verdade seria de Nova Aurora, como foi assinalado logo depois, sem problemas. Mas aproveitando, não sei se você foi pelo caminho do antigo leito no bairro Babi. Digo isso porque pelas fotos me parece um local meio isolado quando na verdade a linha passava meio que por dentro do bairro, inclulsive acredito que a antiga parada/estação ainda possa estar lá, ou algum vestígio. O que acontece é que ali é meio confuso ... após Nova Aurora a via se divide, e para esquerda é a Rua Alberto Sampaio, e pra direita a Avenida Alberto Sampaio. A ferrovia passava pela avenida, e depois de uma grande curva, chegava a Estrada de Xerém. A estação ficava (segundo a quilometragem aferida, aproximadamente) próxima a esquina desta avenida com a Estrada de Babi.
3-Esta foto da antiga estação Brejo é interessante, mas parece uma casa normal ...
4-Na Ponte do Iguaçu, a caixa d'água pertencia a Bayer, que a construiu para bombear a água do Rio Iguaçu até sua indústria em Belford Roxo, segundo sr.Ranulfo. Ótima e correta informação sobre a ponte original, ela realmente não existe mais e na segunda foto dá pra ver o que restou da sua fundação !
5-A ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto fica no bairro Capivary, em Duque de Caxias ? Tenho foto do Google Street View mostrando uma ponte ferroviária da EF bairro) ... lembrando que também existia uma parada no bairro !
6-Falando em Capicary e Km43, até ano passado eu pensava que toda a estrada \atual que liga o bairro Amapá a Xerém fosse o leito ferroviário, mas no bairro Capivary (antes do bairro na verdade) a linha entrava a direita ...
Precisamos percorrer o trecho ! ! !
Grande abraço ! Grande tópico !
app
Fabuloso tópico ! Legal !
Tomo a liberdade de fazer algumas observações, caro amigo:
1-Segundo o sr.Ranulfo, pesquisador e antigo usuário do citado ramal da EFRdO que foi entrevistado por mim e pelo Nando ano passado, entre Babi e Xerém existiam várias paradas, praticamente uma a cada quilômetro ! Sendo que havia as oficiais da EFCB/RFFSA e algumas da Inspetoria de Águas. O Nando tem esta relação de paradas, acho que no tópico sobre Curiosidades e Descobertas da EFRdO tem esta relação também.
2-você postou algumas fotos sendo próximas a Aurora, mas na verdade seria de Nova Aurora, como foi assinalado logo depois, sem problemas. Mas aproveitando, não sei se você foi pelo caminho do antigo leito no bairro Babi. Digo isso porque pelas fotos me parece um local meio isolado quando na verdade a linha passava meio que por dentro do bairro, inclulsive acredito que a antiga parada/estação ainda possa estar lá, ou algum vestígio. O que acontece é que ali é meio confuso ... após Nova Aurora a via se divide, e para esquerda é a Rua Alberto Sampaio, e pra direita a Avenida Alberto Sampaio. A ferrovia passava pela avenida, e depois de uma grande curva, chegava a Estrada de Xerém. A estação ficava (segundo a quilometragem aferida, aproximadamente) próxima a esquina desta avenida com a Estrada de Babi.
3-Esta foto da antiga estação Brejo é interessante, mas parece uma casa normal ...
4-Na Ponte do Iguaçu, a caixa d'água pertencia a Bayer, que a construiu para bombear a água do Rio Iguaçu até sua indústria em Belford Roxo, segundo sr.Ranulfo. Ótima e correta informação sobre a ponte original, ela realmente não existe mais e na segunda foto dá pra ver o que restou da sua fundação !
5-A ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto fica no bairro Capivary, em Duque de Caxias ? Tenho foto do Google Street View mostrando uma ponte ferroviária da EF bairro) ... lembrando que também existia uma parada no bairro !
6-Falando em Capicary e Km43, até ano passado eu pensava que toda a estrada \atual que liga o bairro Amapá a Xerém fosse o leito ferroviário, mas no bairro Capivary (antes do bairro na verdade) a linha entrava a direita ...
Precisamos percorrer o trecho ! ! !
Grande abraço ! Grande tópico !
app
Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Dado,
Sobre as paradas entre Babi e Xerém seria bom enumerá-las, até porque enriqueceria o croqui das ferrovias (aquele que eu te enviei) que eu venho elaborando e também para na primeira oportunidade, refazer numa expedição todo o traçado, já com mais atenção e critério.
Vide o que diz sobre o Ramal:
Falando de Nova Aurora/Aurora, eu neste trecho não cheguei a tirar fotos, pois a primeira vista não me ative para qualquer resquício. É verdade, já em Aurora tinha bastante movimentação. Não chegamaos (eu e o Sr. Lentulio Bernardo Umile) a perguntar sobre a estação/parada. Já estava quase anoitecendo.
O traçado do ramal de Xerem, por ser um local de pouca habitação, passando pela Estrada da Rio D’Ouro, Estrada de Xerem... nos obrigou a procurar muito, pois no local tinha poucas pessoas, inclusive em uma das casas (sítio) em que procuramos informações, um senhor nos atendeu com um rifle, acredito que estava com medo.
Temos que procurar por Paradas ou vestígios, acredito não ser difícil achá-las, conheço bem o leito.
Sobre a foto da Estação Brejo, é mais uma daquelas que eu recebi no CD em Vila de Cava, mas veja o que diz sobre a mesma abaixo:
Eu tenho dúvidas sobre a Estação Ponte do Iguaçu, mas... eu acredito no sr.Ranulfo, como usuario ele deve estar bem a par do Ramal.
A foto da ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto, no bairro Capivary, em Duque de Caxias, da foto do Google Street View, você me enviou por e-mail.
Falando em Capicary... como disse e repito, precisamos localizar tudo.
Nós expedicionários do fórum) temos a obrigação moral de checar cada detalhe.
Precisamos percorrer os trecho das represas ! ! !
Vide:
Grande abraço para você também.
Sobre as paradas entre Babi e Xerém seria bom enumerá-las, até porque enriqueceria o croqui das ferrovias (aquele que eu te enviei) que eu venho elaborando e também para na primeira oportunidade, refazer numa expedição todo o traçado, já com mais atenção e critério.
Vide o que diz sobre o Ramal:
Falando de Nova Aurora/Aurora, eu neste trecho não cheguei a tirar fotos, pois a primeira vista não me ative para qualquer resquício. É verdade, já em Aurora tinha bastante movimentação. Não chegamaos (eu e o Sr. Lentulio Bernardo Umile) a perguntar sobre a estação/parada. Já estava quase anoitecendo.
O traçado do ramal de Xerem, por ser um local de pouca habitação, passando pela Estrada da Rio D’Ouro, Estrada de Xerem... nos obrigou a procurar muito, pois no local tinha poucas pessoas, inclusive em uma das casas (sítio) em que procuramos informações, um senhor nos atendeu com um rifle, acredito que estava com medo.
Temos que procurar por Paradas ou vestígios, acredito não ser difícil achá-las, conheço bem o leito.
Sobre a foto da Estação Brejo, é mais uma daquelas que eu recebi no CD em Vila de Cava, mas veja o que diz sobre a mesma abaixo:
Eu tenho dúvidas sobre a Estação Ponte do Iguaçu, mas... eu acredito no sr.Ranulfo, como usuario ele deve estar bem a par do Ramal.
A foto da ponte fotografada entre Lamarão e João Pinto, no bairro Capivary, em Duque de Caxias, da foto do Google Street View, você me enviou por e-mail.
Falando em Capicary... como disse e repito, precisamos localizar tudo.
Nós expedicionários do fórum) temos a obrigação moral de checar cada detalhe.
Precisamos percorrer os trecho das represas ! ! !
Vide:
Grande abraço para você também.
Re: E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Pessoal.
Fotos retiradas de "O Malho"
Mantiquira - João Pinto
Leito da Linha
Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão
Breve mais fotos.
Fotos retiradas de "O Malho"
Mantiquira - João Pinto
Leito da Linha
Separação da Linhas após João Pinto (Mantiquira), seguindo uma para Xerem e a outra para Galrão
Breve mais fotos.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes