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Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

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DadoDJ
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Mai 2011, 09:16

Não confio plenamente no site "Estações Ferroviárias" ... mas não é por culpa do autor que algumas informações aparecem incompletas ou incorretas, nós sabemos que o assunto realmente é muito complexo e pode induzir a interpretações equivocadas.

Nos resta pesquisar nos relatórios antigos da época da inauguração da EF do Norte. Minha certeza até o momento é que existiram duas estações e que existia a baldeação (mas não integrada) entre elas, tanto que os usuários reclamavam a expansão da linha para um local mais próximo do centro da cidade.

Assim que puder vou dar uma olhada nestes relatórios ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

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Melekh
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 26 Mai 2011, 08:54

Saudações a todos.

Linha do Norte:


Coloco aqui foto da Estação de Ramos.

Imagem



Estação de Bonsucesso.

Imagem

Curtam no tempo...


Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:53

Pessoal,
Como eu já disse a algumas pessoas, tenho algumas fotos, mas não vou poder publica-las por enquanto, pois foram resultados de pesquisa. Preciso de autorização para isso.

A foto de São Francisco Xavier mostrada como comparação é de 1908 e mostra um galpão de madeira.
Vocês citaram um vandalismo que ocorreu na estação que fora responsável pela destruição do prédio original. Bom, isso discutiremos mais tarde.

O mais importante é que tenho uma foto muito antiga de São Francisco Xavier, mas deve ser depois de 1908 e a mesma mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira.
Vou verificar em casa o ano dessa foto e o ângulo também.

A mesma mostra um prédio com colunas de ferro e um telhado altíssimo, mas ou menos no estilo da estação de Marechal Hermes, apesar de não ser tão pomposa.

As outras estações do trecho como Engenho Novo, Riachuelo, Méier e Todos os Santos mostram o mesmo tipo de prédio, com um par de colunas e não uma central como hoje em dia.
Imagino que deve ter ocorrido uma modificação para essa fase das estruturas metálicas e que muitos prédios originais possam ter sido de madeira.

Na foto que tenho, aparece a mesma plataforma a direita, mas a sua cobertura é a mesma da foto abaixo.
Acho que são quatro linhas, sendo que na foto só aparecem as duas centrais.
O morro ao fundo deve ser o da Mangueira ou telégrafos na ápoca, não deixando dúvidas sobre sua posição.
Por essa e por outras é que acho que os prédios utilizados como comparação abaixo não são os mesmos.

Vou levantar outra polêmica. Esse possível prédio que atendia a linha do norte, pelo mapa de 1910 era em diagonal à Santos Melo.
O prédio apontado por vocês como sendo da E.F.Norte está a 90º da S.Melo.
O prédio realmente tem cara de estação, mas talvez fosse uma casa de turma. Penso que o predio da E.F.Norte fosse em um ângulo que acompanhasse a margem da Rua João Rodrigues.

Fotos mais antigas da E.F.Norte já mostram uma ferrovia com 2 linhas sendo assim, São Francisco Xavier (E.F.Norte) deveria contar com um pátio ferroviário com 2 linhas no mínimo. Será?


DadoDJ escreveu:Melekh, eu havia dito sobre uma foto que o Anderson tinha me enviado, com uma comparação de uma construção "antes e depois" que seria São Francisco Xavier. Posto abaixo apenas para efeito de comparação:

Imagem

No caso, ele insiste que a casa que fica no Paintball Conquista seria a estação. Veja que ele assinala nas fotos as árvores e também o dístico da estação, escrita em um padrão diferente do usual, que seria inscrito em um detalhe na fachada. Neste caso o nome da estação foi escrito em toda a extensão da fachada ! Vejam na foto antiga. E comparem o antes e depois, se poderia ser realmente o mesmo local ...


Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Mai 2011, 16:58

Melekh,
Das fotos abaixo, não conhecia esse ângulo da estação de Ramos.
Não sei se vocês repararam, mas olhem uma espécia de corrimão a direita, dando a impressão que a foto foi tirada do alto de uma passarela.
Mas todos nós sabemos que o acesso à estação é por uma passagem subterrânea.
Teria ocorrido alguma modificação?
Olhem agora o início da plataforma no ponto mais distante da foto, onde parece ter uma rua cruzando em nível.
Será que ali era o acesso direto à estação (pelos trilhos mesmo) antes dessa possível passarela, caso seja?
MISTÉRIO!!! :ph34r:

Melekh escreveu:Saudações a todos.

Linha do Norte:


Coloco aqui foto da Estação de Ramos.

Imagem



Estação de Bonsucesso.

Imagem

Curtam no tempo...


Melekh
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 10:21

Adenilson


Sobre a foto que tu dizes possuir - a mesma que mostra um prédio totalmente diferente desse galpão de madeira... vamos aguardar, pois paira muitas dúvidas sobre a estação S.F. Xavier da E.F. do Norte, logo tudo que vier poderá ajudar esclarecer este mistério.

Realmente a foto que postei está a 90º da S.Melo, enquanto a outra está em diagonal, logo a dúvida entre uma e outra. Também acredito que houvesse duas linhas, já que não se fala em girador para locomotivas.



Sobre a estação de Ramos, terei que pesquisar, quem sabe isto se deu na época da transição entre Pedro Ernesto (vide mapa abaixo) para Ramos?

Imagem



Veremos....


Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Jun 2011, 11:44

Pessoal,
BOMBA!!! :O

Verifiquei no site da SMU o histórico da Rua Santos Melo e o PAA 251 mostra o exato local da Estação de São Francisco Xavier (E.F.Norte).
O mapa de 1907 mostra que haviam 2 linhas, mas apenas uma margeava a estação.
Ao longo da plataforma havia um desvio e antes da estação, digo entre esta e a Rua Santos Melo, os trilhos se convergiam em um apenas.
Ao longo da plataforma e depois desta em direção aos subúrbios eram 2 linhas, segundo o PAA.

Não estou em casa no momento e no trabalho não é possível acessar o Photobucket, mas a estação ficava exatamente onde a Rua João Rodrigues faz uma curva pequena para a esquerda a partir da Santos Melo.

As coordenadas são: 22º 54' 08,23" S e 43º 14' 36,25" O.
O local parece ser hoje um clube ou algo assim, mas a casa apontada por vocês como sendo a estação 2 de São Francisco era onde os trilhos começavam, antes da estação principal.

Hoje a Santos Melo faz uma curva como se fosse um caracol ou um rabo de escorpião e termina nessa própria João Rodrigues, mas quase nessa mudança de direção.
Em 1907 ela terminava, pelo menos "urbanizada" diretamente no início da João Rodrigues na margem com a ferrovia.

Melekh e pessoal. A foto que possuo de São Francisco Xavier mostra 2 plataformas como na foto antiga com galpão de madeira, sendo que o prédio maior modificado e a pequena cobertura da direita, ainda a mesma das 2 fotos (site do Ralph e a minha).
Ainda digo mais. Parece haver uma espécie de calçadão, que ligava as duas estações, mas vou tentar ampliar a foto que tenho em casa para confirmar isso.
Vou ver o ano da mesma também.

Sobre o acidente, o mesmo foi em 1935 e as fotos são de um período em que esse vandalismo não tinha ocorido e portanto, o prédio foi modificado por conveniência mesmo.
Algo como uma melhoria!

Forte abraço a todos. vv


Melekh
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 02 Jun 2011, 14:00

Adenilson,


Seria a planta abaixo que voce se refere?


Imagem

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DadoDJ
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jun 2011, 14:52

UAU ! ! !
:Y:
Eduardo P. Moreira
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Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jun 2011, 08:33

É isso aí Melekh! <O>
Obrigado pela força. Eu não tinha como mandar a planta para o Photobucket aqui no trabalho, mas acho que consegui descrever razoavelmente o pátio.
A foto que tenho não possui data, mas imagino ser do final da década de 10, talvez no início da década de 20.
A foto mostra uma plataforma baixa com rampa nas bordas, porém muito comprida, mesmo naquela época.
A plataforma que hoje serve os trens paradores para Deodoro e etc era mais humilde, sendo mais estreita e com uma cobertura baixa e mais simples.

Atrás da plataforma maior, acho que dá para ver a tal casa do Paint Ball que está a 90º da Santos Mello.

Juro que assim que tiver uma autorização, eu posto essas fotos aqui.

Um abraço a todos!


Amaral
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 10:06

A casa do Paintball aparece na Planta. É a última construção que aparece na parte de baixo da planta no quase triângulo formado pelas duas ferrovias.

Como há a outra casa muito semelhante, é muito provável que todo aquele quarteirão formado pelo "rabo de escorpião" da Santos Melo e a João Rodrigues fosse o pátio da EF Leopoldina.


Melekh
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 03 Jun 2011, 14:35

Coloco aqui os locais da possível estação São Francisco Xavier - E.F. do Norte.

Peço que me ajude nesta dúvida.

Qaul poderia realmente ser a estação?


Imagem

A - Suposta Estação.

B - Pintbal Conquista



Imagem

Abraços


Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jun 2011, 15:52

Melekh, Dado, Amaral e restante desta ilustre trupe,

Quando disse que há um tempão que estava para mencionar que São Fco Xavier (E.F.Norte) não estava a 90º da Santos Mello, me baseava no mapa de 1910 (vide início do tópico) e o mapa da SMU apenas confirmou isso.

Agora, reparem bem o PAA.
A Rua João Rodrigues começa na Santos Mello e ao fazer a curva para a esquerda (afastando da Santos Mello) está localizada a estação da E.F.Norte.
Todas as duas casas apontadas estão a 90º da Santos Mello e da linha do centro. Isso descartaria os dois imóveis.
Porém a estação estaria muito próxima ao imóvel circundado em amarelo.

Pelo mapa da SMU, e apenas baseando-me no mesmo, nenhuma das duas casas seria a estação.
A mesma estaria próxima ao muro de uma espécie de clube que tem piscina, porém estando dentro deste.
Para mim, a ferrovia seguia mais ou menos onde há um nítido limite formado entre o muro desse clube ou empresa e as casas. Dá para ver esse limite.
A ferrovia se unia ao leito da outrora Melhoramentos de forma equidistante do local apontado pelo Melekh em lilás e a Rua Ana Neri, como também mostra o mapa de 1910.

Sei que é triste, mas a não ser que haja imprecisão no PAA, a tendência é que a estação tenha sido demolida, mas como disse antes, não descarto a possibilidade da casa do Paint Ball ter pertencido à ferrovia, pois antes da estação, em mais ou menos 100 metros, seus trilhos se iniciavam nela (vide PAA).

A rigor, a casa do Paint estaria hoje dentro da área pontilhada (mapa PAA) formando um trapézio, próximo de onde está escrito a expressão: E.F.Leopoldina no mapa invertido pelo Melekh.

Abram o Google e tentem localizar as coordenadas que postei e vocês verão onde na minha opinião era a estação.

De qualquer forma, dêem suas opiniões.


Amaral
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 17:21

Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.

Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.

Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".

A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.

Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.


Amaral
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 03 Jun 2011, 23:24

Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.

Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.

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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Jun 2011, 23:49

Amaral escreveu:Qual o programa que vocês usam para upar imagens? To por fora disso. Usava o ImageShack a muito tempo atrás.

Fiz umas indicações no Mapa e no PAA.
Eu uso o Picasa (http://www.picasa.com)

Quando upar as imagens (que podem ser divididas em álbuns), abra uma e localize do lado direito da tela um link escrito "Link para esta foto". Clique nele e marque abaixo a opção "Somente imagem (sem link)". Escolha logo acima o tamanho da imagem para ser postada e copie o endereço criado no campo "Incorporar imagem". Este endereço é o que você deve postar aqui, dentro das [img]e[/img]
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 04 Jun 2011, 10:09

Amaral,
Por isso é importante a opinião de todos. 3 cabeças pensam melhor que 2, 4 melhor que 3 e assim por diante.
Acho que a expressão "cicatriz" não poderia ter aplicação melhor.
Foi justamente o que queria dizer, mas não encontrei uma expressão prática.
Talvez a ferrovia não passasse exatamente ali, mas dentro desse local com piscina. Talvez o limite (cicatriz) com as casas fosse o início da faixa de servidão da ferrovia.
Sobre o pátio ferroviário a a área toda por ali ser da ferrovia, também concordo que é bem provával, justamente pela faixa de servidão da ferrovia.
Fiquei analisando o mapa da SMU e é bem possível que a casa do Paint Ball fizesse parte da ferrovia, além de imaginar que o desvio ao longo da plataforma pudesse ser um "by pass" da locomotiva após a chegada a estação para o seu retorno.
Para isso no final da linha (ao lado da casa de Paint Ball) pudesse ter um girador. Será?

Sobre o programa para baixar fotos, eu ia falar sobre o Photobucket que uso, mas o Dado já seu uma boa dica acima. okk






Amaral escreveu:Adenilson, eu ia falar exatamente sobre a cicatriz entre as casas e o "Clube". O Clube na verdade é uma clínica municipal e a piscina pertence ao CIEP da Mangueira que é o prédio comprído que margeia a EF Auxiliar/EF Leopoldina.

Com certeza aquela cicatriz é o limite da ferrovia e acompanha o leito do ramal até entrar no leito da EF Leopoldina/EF Auxiliar. A Estação ficava onde hoje é o meio da rua em frente à casa do Paitball, no final do "rabo de escorpião" da Santos Melo que deve ter sido aberto à época deste PAA que significou a demolição da estação.

Como disse antes, aquele quarteirão todo devia ser o pátio da estação, que for ser uma estação de baldiação por algum tempo devia ter um razoável volume de tráfego de pessoas. E a casa do Paintball e o imóvel representado no PAA logo abaixo do nome "EF Leopoldina".

A Escala dessa planta é pequena em relação aos mapas tradicionais, então so componentes ficam maiores que o costume.

Em casa eu tento indicar essas afirmações no PAA e no mapa.


Amaral
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Amaral » 05 Jun 2011, 19:35

Upei as imagens.
Na foto do PAA indiquei a construção que seria a casa de Paintball que seria parte do pátio da estação.

Imagem]


Peguei uma imagem do Google e inclusive inclinei ela para ficar no mesmo angulo aproximado do PAA para comparações.
Nela indiquei as posições da estação, da linha até se juntar ao leito atual da EF Leopoldina e do que eu acho ter sido a área do pátio.

Imagem


Aguardo comentários. :beer:


Adenilson
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Jun 2011, 08:46

Amaral,
O comentário que tenho a fazer é que o seu trabalho de superposição das imagens foi perfeito. app
Não é fácil fazer esse tipo de trabalho, sobretudo quando as plantas antigas são rarefeitas em termos de urbanização comparando-se com a situação atual.
Eu fiz esse tipo de trabalho quando quis dar umas explicações no tópico da Rio D'ouro e também no tópico da estação Todos os Santos e realmente ter que ter bastante paciência.
Eu imaginei os traçados de cabeça e ao fazê-lo na prática, acho que você entendeu quando eu quis dizer que talvez o traçado da ferrovia fosse um pouquinho para dentro da tal clínica, sendo o limite com o atual muro com a região das casas, a faixa de servidão da ferrovia.
Eu diria que no caminho da ferrovia até a atual linha tronco da auxiliar, você também foi bastante feliz.
Acho que agora quem ler as nossas explicações e depois consultar a edição feita por você vai entender tudo.
okk


Melekh
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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por Melekh » 06 Jun 2011, 11:31

Pessoal,


Coloco aqui os mapas na mesma posição para uma melhor comparação e assim podermos ter um maior posicionamento da estação.

Imagem



Imagem


Imagem


Locais provaveis. A - B - C


Fiquem a vontade...

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Re: Estrada de Ferro do Norte - - Estações.

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jun 2011, 13:53

Parece ser mesmo no ponto B, Melekh ...

Se a estação ficava onde hoje é uma rua, com certeza ela foi demolida mesmo ...
Eduardo P. Moreira
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